Do blog de Mark Shuttleworth:
Um pouco menos de xiismo e um pouco mais de pragmatismo não faz mal a ninguém. Enquanto o projeto Nouveau não produzir frutos, é o que tem que ser feito, mesmo.
Não acho que seja xiismo (ou seria xiitismo, não sei), pra mim parece apenas coerência com a proposta da distro de "oferecer um sistema operacional/operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas.
A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa." (Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_Linux, grifo meu). E tem mais:
...when we reviewed the status of the free software applications that depend on that hardware functionality we found that they were not ready for inclusion by default in Feisty. Neither Compiz nor Beryl have the requisite stability and compatibility to be a default option in Feisty.
It was this which blocked the decision to enable proprietary video drivers by default, not an aversion to their inclusion.
(trecho do blog do Mark Shutleworth:
http://www.markshuttleworth.com/archives/95)
Tradução minha:
"...quando revisamos o status das aplicações livres que dependem da funcionalidade do hardware descobrimos que não estavam prontas para inclusão por default no Feisty. Nem o Compiz nem o Beryl tem a estabilidade e a compactibilidade necessárias para ser uma opção default no Feisty.
Foi por isso que bloqueamos a decisão de habilitar drivers de vídeo proprietários por default, e não por uma aversão à sua inclusão."
Acho que aqui ele deixou bem claro que a decisão por optar pela não inclusão foi principalmente técnica. Também acho que por uma questão pragmática os drivers de vídeo proprietários devem ser usados no estado atual das coisas, eu mesmo uso o da nVidia, sem ele eu não teria como acessar todos os recursos que a placa tem a me oferecer. Eles podem e poderão sempre ser instalados via repositório quando necessários. Sei que a configuração deles pode ser complicada em alguns casos, mas não é assim justamente por ainda não estarem plenamente desenvolvidos? (os drivers da nVidia com aceleração 3D não são beta ainda? Alguém me corrija se eu estiver errado).
Pra ficar coerente com a proposta de entregar software totalmente gratuito e livre que possa ser utilizado por qualquer pessoa, considero importante que o Ubuntu (as pessoas e organizações que estejam relacionadas à ele) estimule a produção de drivers livres e funcionais que possam ser incluídos por default, e de softwares igualmente livres e funcionais que tenham a estabilidade e compactibilidade necessárias com o sistema pra que também possam estar na distro por default. Nunca testei o Beryl nem o Compiz, mas por tudo que li até agora sobre eles fica claro pra mim que ainda não são recursos estáveis, apesar de achar que são muito bacanas.
Acho que entre ter no sistema recursos que apesar de muito legais sacrificam sua estabilidade por não estarem maduros o suficiente, ou, pelo menos por hora abrir mão desses recursos pra ter um sistema funcional e que possa ser confiado independente da habilidade inicial de seu utilizador, a segunda alternativa me parece mais sensata, pelo menos até que estes recursos possam ser incorporados sem deixar o sistema instável ou suprimir suas possibilidades de uso.