Autor Tópico: Estão metendo o pau no ubuntu  (Lida 9208 vezes)

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Estão metendo o pau no ubuntu
« Online: 24 de Fevereiro de 2007, 16:40 »
http://br-linux.org/linux/ubuntu-drivers-de-video-nao-livres

deixei só o link pra vcs verem os comentários.

antes de tudo, eu gosto do ubuntu, foi a primeira e (por enquanto) única distro que usei efetivamente, e só agradeço por eu ter me livrado do ruindow$

mas acho que por um lado, o pessoal q usa distro mais difícil e se acha, se aproveita disso e mete o pau, mas por outro, a comunidade e os desenvolvedores do ubuntu deveriam aceitar essa crítica e, principalmente o shuttleworth, q tah tão teimoso em não abrir mão de drivers proprietários inclusos quanto o Patrick Volverding e a não aceitação de um sistema de pacotes pro slackware que resolva dependencias.

eu sei q tem q se criticar com a cabeça, mas acho um crime hediondo, por exemplo, uma distro tipo kurumin ou resulinux, q convenhamos, são mais fáceis de usar e tem uma gama maior de programas que o ubuntu, serem mais leves que o mesmo... além de não ter incluso os compiladores, que é um inconveniente pra várias pessoas que instalam drivers compilando.

me desculpem se fui ofensivo, mas a mesma mão que acaricia é a mesma que fere.

ps: daqui a uns dias, deixarei o ubuntu de molho, ficarei com o resulinux e experimentarei o slackware... só voltarei quando sair o feisty... pq aguentar esses bugs do edgy eh osso, e não me venham com dapper pq alem de ter pacotes com versões ultrapassadas (exceto gaim xD), é bem mais pesado (outro motivo pra eu deixar o ubuntu de molho), mesmo se usarmos o xubuntu.
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Estão metendo o pau no ubuntu
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2007, 23:40 »
Do blog de Mark Shuttleworth:

"We will actively support Nouveau and other efforts to develop free software drivers that enable the requisite functionality. I am happy for folks working on these efforts to contact me directly or to follow the community channels in Ubuntu. Either way, we will provide financial and development support for those groups and will integrate their work as soon as it does the necessary hardware magic. Proprietary drivers are not the preferred solution and will be eliminated once the community delivers a free alternative."

Tradução minha:

"Suportaremos ativamente o Nouveau e outros esforços para desenvolver drivers livres que ativem a funcionalidade necessária. Fico feliz que pessoas que trabalham nesses esforços me contatem diretamente ou através dos canais da comunidade no Ubuntu. De qualquer modo, daremos suporte financeiro e de desenvolvimento para tais grupos e integraremos seu trabalho assim que ele faça a necessária mágica ao hardware. Drivers proprietários não são a solução preferida e serão eliminados assim que a comunidade entreque uma alternativa livre."

Um pouco menos de xiismo e um pouco mais de pragmatismo não faz mal a ninguém. Enquanto o projeto Nouveau não produzir frutos, é o que tem que ser feito, mesmo.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Estão metendo o pau no ubuntu
« Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 02:03 »
Do blog de Mark Shuttleworth:

Um pouco menos de xiismo e um pouco mais de pragmatismo não faz mal a ninguém. Enquanto o projeto Nouveau não produzir frutos, é o que tem que ser feito, mesmo.

   Não acho que seja xiismo (ou seria xiitismo, não sei), pra mim parece apenas coerência com a proposta da distro de "oferecer um sistema operacional/operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. A distribuição deve ser constituída totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa." (Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_Linux, grifo meu). E tem mais:

Citar
...when we reviewed the status of the free software applications that depend on that hardware functionality we found that they were not ready for inclusion by default in Feisty. Neither Compiz nor Beryl have the requisite stability and compatibility to be a default option in Feisty.

   It was this which blocked the decision to enable proprietary video drivers by default, not an aversion to their inclusion.
(trecho do blog do Mark Shutleworth: http://www.markshuttleworth.com/archives/95)

   Tradução minha:

"...quando revisamos o status das aplicações livres que dependem da funcionalidade do hardware descobrimos que não estavam prontas para inclusão por default no Feisty. Nem o Compiz nem o Beryl tem a estabilidade e a compactibilidade necessárias para ser uma opção default no Feisty.

   Foi por isso que bloqueamos a decisão de habilitar drivers de vídeo proprietários por default, e não por uma aversão à sua inclusão."

   Acho que aqui ele deixou bem claro que a decisão por optar pela não inclusão foi principalmente técnica. Também acho que por uma questão pragmática os drivers de vídeo proprietários devem ser usados no estado atual das coisas, eu mesmo uso o da nVidia, sem ele eu não teria como acessar todos os recursos que a placa tem a me oferecer. Eles podem e poderão sempre ser instalados via repositório quando necessários. Sei que a configuração deles pode ser complicada em alguns casos, mas não é assim justamente por ainda não estarem plenamente desenvolvidos? (os drivers da nVidia com aceleração 3D não são beta ainda? Alguém me corrija se eu estiver errado).

   Pra ficar coerente com a proposta de entregar software totalmente gratuito e livre que possa ser utilizado por qualquer pessoa, considero importante que o Ubuntu (as pessoas e organizações que estejam relacionadas à ele) estimule a produção de drivers livres e funcionais que possam ser incluídos por default, e de softwares igualmente livres e funcionais que tenham a estabilidade e compactibilidade necessárias com o sistema pra que também possam estar na distro por default. Nunca testei o Beryl nem o Compiz, mas por tudo que li até agora sobre eles fica claro pra mim que ainda não são recursos estáveis, apesar de achar que são muito bacanas.

   Acho que entre ter no sistema recursos que apesar de muito legais sacrificam sua estabilidade por não estarem maduros o suficiente, ou, pelo menos por hora abrir mão desses recursos pra ter um sistema funcional e que possa ser confiado independente da habilidade inicial de seu utilizador, a segunda alternativa me parece mais sensata, pelo menos até que estes recursos possam ser incorporados sem deixar o sistema instável ou suprimir suas possibilidades de uso.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Estão metendo o pau no ubuntu
« Resposta #3 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 07:59 »
Eu nem dou mais confiança para os comentários no Br-Linux. Tem muito xiita lá dando palpite. Não perca seu tempo com isso lá também.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Estão metendo o pau no ubuntu
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 20:24 »
Citar
mas acho que por um lado, o pessoal q usa distro mais difícil e se acha, se aproveita disso e mete o pau, mas por outro, a comunidade e os desenvolvedores do ubuntu deveriam aceitar essa crítica e, principalmente o shuttleworth, q tah tão teimoso em não abrir mão de drivers proprietários inclusos quanto o Patrick Volverding e a não aceitação de um sistema de pacotes pro slackware que resolva dependencias.
Não concordo com sua interpretação, o Mark está apenas a defender aquela que é a base do GNU/Linux, software livre, ele deixa bem claro que os drivers não são inclusos porque *nesta versão* não existe nenhum software tido como fundamental que dependa do suporte 3D e justifique assim a inclusão de um driver proprietário, algo que mudará após a inclusão do compiz/beryl.

A utilização de drivers/software não livre é um assunto muito melindroso e exige bastante capacidade de comunicação, a promoção do software não livre é (logicamente) criticada pelos apoiantes do software livre, a sua utilização só pode ser num contexto fundamental, caso contrário a Ubuntu ganha uma guerra entre mãos.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Estão metendo o pau no ubuntu
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 21:09 »
ok, e o que me dizem dos compiladores não estarem presentes?

pq pow, até o SLACKWARE vem com eles, como é q o ubuntu não vem?
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Estão metendo o pau no ubuntu
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 09:36 »
Citar
pq pow, até o SLACKWARE vem com eles, como é q o ubuntu não vem?
Está é uma pergunta frequente e que o grupo técnico do Ubuntu já respondeu
1 - Compilar programas não é uma tarefa frequente para um utilizador "comum", qualquer programador sabe instalar um compilador
2 - No contexto de servidores a não existência de um compilador por padrão torna o mesmo mais seguro, uma vez que uma grande parte dos programas que permitem explorar falhas do sistema têm que ser compilados

Isto poderá ser alterado no futuro, mas é bom termos em mente que o Ubuntu é desenvolvido mais para utilizadores "comuns" do que para programadores...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Estão metendo o pau no ubuntu
« Resposta #7 Online: 05 de MAR?O de 2007, 17:47 »
sim, e pq no kurumin tem, que é uma distro considerada mais voltada pra usuários iniciantes?
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Estão metendo o pau no ubuntu
« Resposta #8 Online: 30 de MAR?O de 2007, 09:05 »
Pq o kuruma tem de tudo, ate hoje nao consigo entende como o Moritmoto coloco aqele monte d app dentro de um cd so...=pp...magica...entao, o kurumin vem com compiladores pq alem de ser uma distro para iniciantes, ele tenta ser completo para todo tipo de pessoa.

O Ubuntu tenta ser simples e completo em outros aspectos...como disse o Lamego, qualquer programador sabe instalar um compilador...
Temos que fixar o bug #1.