Autor Tópico: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!  (Lida 102259 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: O Open Suse 10.2 temos que seguir esse exemplo.
« Resposta #30 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 11:55 »
eu acho  que vc desmereceu o trabalho do Morimoto, que é louvável e merece todo respeito.

Longe de mim, eu acho que o Morimoto é uma das pessoas mais importantes do cenário Linux Brasileiro. O homem que disseminou o software livre entre milhares de leigos vindo do Windows. Quando digo amador, digo que é o trabalho de um homem só, que a distro não tem repositórios próprios, e a comparação que eu fiz foi técnica de um projeto para o outro. A Suse "Novell" e a Canonical tem centenas de programadores trabalhando em tempo integral, já investiram milhares ou talvez milhões de dolares em seus respectivos projetos.

Pode ser que o termo amador seja forte mais se comparamos por esse parâmetro veremos que é verdade. Mais de todo modo, concordo com você que o tratamento de amador pode ter sido forte. Inclusive disse em posts anteriores que uso o Kurumin para recuperação em PCs com o Windows barreado.

Ok,
Um abraço amigo.

Ps: Depois posta sua experiência nesse fórum.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #31 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 11:59 »
Comparando com o KDE realmente é mais pesado, usei o Gnome no caso.Nem me fale do Hasta La Vista, prefiro deixar meu PC como está, roda tudo perfeitamente, o que ocorre é que depois de ter um excelente desempenho no linux, e depois usar o Windows, a gente vê o quanto somos felizes  ;D.

É verdade amigo, pelo menos as nossas duvidas entre o Suse e o Ubuntu estão dentro da boa causa, que é o Software Livre. Quero mais uma vez re-inteirar que o Ubuntu será a melhor distro de todas, vamos ter o que o Suse tem de bom e melhorar o que já temos. Não terá vista ou Mac OS X que dê testa. rsrsrsrrs...

Ok,
Amigo....
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #32 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 12:07 »
Agora 100 % de acordo  :D
Assim que instalar e usar ele um pouco, eu dou minha opinião.

Grande abraço e sorte para nós !

Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #33 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 12:39 »
Agora 100 % de acordo  :D
Assim que instalar e usar ele um pouco, eu dou minha opinião. Grande abraço e sorte para nós !

Que bom amigo, aguardo seu relato.
Um abraço.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #34 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 13:50 »
Bom tópico!
Muito bem feito e detalhado, parabéns.
Quanto ao sistema, eu nunca o vi com outros olhos, mas depois de ver esse post fiquei com vontade de testa-lo!
Já estou baixando, assim que terminar volto para relatar o que achei.
Até mais

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #35 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 14:01 »
Bom tópico!
Muito bem feito e detalhado, parabéns.
Quanto ao sistema, eu nunca o vi com outros olhos, mas depois de ver esse post fiquei com vontade de testa-lo!
Já estou baixando, assim que terminar volto para relatar o que achei.
Até mais

Obrigado amigo! Que viva a liberdade, com o Windows não temos isso, mais no mundo Linux isso é mais que possível. Deixa em Dual Boot com o Ubuntu, e vai usando. Você vai gostar. Instala de preferência com o Gnome.

Depois deixa um post com suas impressões e experiência. Você vai gostar do SUSE.
Um abraço,
Ok.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline tadeucruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #36 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 14:51 »
tentar abrir um MOV e nao ter o plugin e o sistema instalar altomaticamente.

Amigo, isso não acontece... Mais diante de tantas vantagens uma ou outra se tira de letra, o tempo que sobra por não ter problemas com Desktop 3d, Grub, ADSL, X11, Xorg etc... você insere esses codecs que faltan. No post inicial citei o Hacking openSUSE 10.2 um site que dá tudo mastigado já em RPM para se instalar todos os "proprietary audio and video codecs, and DVD playback capabilities" e muito mais...

Resumindo o sistema deixa muito pouca coisa para se preocupar, e quando os problemas aparecerem são mais fáceis de se resolver.

Nem o Vista já tem tudo que o Open Suse 10.2 tem.
Ok, amigo.

hehehehehe este do plugin acontece no feisty(proxima versao do ubuntu), eu vi acontecendo na minha frente :P
tambem existe um CD do openSuse que ja vem com este codecs,flash e java sem se preucupar em mexer com o Zen, bom pelo menos tinha na versao 10.1

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #37 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 15:33 »
É. realmente as distros que falei, apenas o Dreamlinux não é baseado no Ubuntu. Mas mesmo assim, isso demosntra que o Ubunut tem contribuído muito para o desenvolvimento do Linux. E acho que em breve chegraremos a um padrão em empacotamento das distribuições (acho que o deb irá reinar, e o rpm irá desaparecer).

Essa eterna briga entre deb e rpm só vai acabar com a convergência, nenhum dos dois vai morrer, nos EUA o padrão RPM é muito forte. O que vai acontecer na minha opinião é um padrão único, que sirva para as duas plataformas.

O Autopackage:
O Autopackage foi criado com a intenção de resolver o problema de incompatibilidade entre sistemas nativos de pacotes, facilitando tanto a vida de usuários como desenvolvedores.

Este projeto pode ser sintetizado neste trecho retirado do site: 'Se você sempre tem se frustrado por não existir nenhum pacote disponível para sua distro, assim você teve que gastar horas para instalar o software que você queria pelo código-fonte, ou ainda pelo 'inferno da dependência RPM' então o autopackage é para você.'. O projeto ainda está bem imaturo mas o seu esforço parece ser a solução mais agradável para facilitar a instalação de pacotes, com direito até a uma interface estilo Windows."

Resumindo Samuel, o que você quer já existe, basta a comunidade abraçar a causa.
http://www.autopackage.org/



Pra que melhor? Esse instalador é no esquema next > next > next.... No mais puro estilo Windows.... Não precisamos re-inventar a roda e sim usa-la.

Veja uma animação em flash de como ele funciona....
http://www.autopackage.org/flash-demo-install.html

Ok,
Um abraço amigo....

É, eu já conhecia esse projeto. Mas eu tinha lido em algum lugar que ele não ia pra frente. E pelo que vemos tem um tempinho que não é lançada uma nova versão. Eu não sabia que rpm era tão forte assim nos EUA. Mas aqui no Brasil, com certeza, o que mais se utiliza é DEB. Todas as distros nacionais mais famosas usam essa forma de empacotamento.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #38 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 15:35 »
hehehehehe este do plugin acontece no feisty(proxima versao do ubuntu), eu vi acontecendo na minha frente :P
tambem existe um CD do openSuse que ja vem com este codecs,flash e java sem se preucupar em mexer com o Zen, bom pelo menos tinha na versao 10.1

Cada distribuição tem suas novidades, seus encantos. Seria bom se uma pegasse o que é de bom da outra. Que agradeceria seriamos nos. Não vejo a hora do Ubuntu ter tudo que o Suse tem e o Suse algumas novidades do ubuntu e uma comunidade tão participativa "Pelo menos no Brasil" é claro.

Eu não sei a quanto tempo você usa Linux, mais meu primeiro contato foi em 98, usei uma das primeiras versões do Kde, onde pra se usar um cd tinha que montar com mount mnt, e por ai vai. A instalação era um sacrilégio. Hoje estamos aqui discutindo que uma distro tem a que outra deveria ter, configuradores gráficos do Xorg, X11, ADSL, Xgl/ desktop 3d, etc... Temos instaladores a lá Windows como o Autopackage, a instalação do Linux hoje pode ser feita por uma criança de 8 anos de idade, nosso desktop tá mais belo que o vista e que o mac osx, sem contar que é personalizavel ao extremo. E por ai vai, a 9 anos atrais isso tudo era sonho. Hoje nosso único entrave são os driveres de periféricos "poucos por sinal" scanners, web cans, e programas proprietários como a Adobe por exemplo.

Veja que os nossos problemas são infinitamente menores do que antes! Ou melhor problemas não e sim detalhes....

Ok, amigo
Um abraço.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #39 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 15:41 »
É, eu já conhecia esse projeto. Mas eu tinha lido em algum lugar que ele não ia pra frente. E pelo que vemos tem um tempinho que não é lançada uma nova versão. Eu não sabia que rpm era tão forte assim nos EUA. Mas aqui no Brasil, com certeza, o que mais se utiliza é DEB. Todas as distros nacionais mais famosas usam essa forma de empacotamento.

Se o projeto está devagar a culpa e das grandes distribuições que querem transformar seus padrões próprios em globais, e da comunidade que não apóia e também dos desenvolvedores. Se cada um disponibilizar seus programas nesses formatos em Autopackage nos seus respectivos sites isso não acontecia. Acabaria essa odisséia sem fim, o cara ia no site do desenvolvedor baixava o programa em Autopackage e pronto.

Sem contar que os programas proprietários ou independentes não fazem parte da lista dos repositórios do Debian. E temos o caso clássico do Firefox, que não está presente. Fora uma boa gama de programas livres, mais oriundos de uma plataforma proprietária com o Xara Xl.

Ok,
Amigo....
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2007, 16:27 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #40 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 17:58 »
Mais um review do Opensuse 10.2: http://www.guiadohardware.net/analises/opensuse-10/

Tô começando a me interessar. Lembrando que o Debian não tem Firefox nos repositórios por causa da briga que tiveram com o pessoal da Mozilla foundation. Eles tem o Iceweasel, que é muito parecido.

Onde acho repositórios para adicionar Plana Nvidia? Ele já vem com todos os codecs?
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Agora que também se encantou com o Open Suse 10.2 foi Morimoto
« Resposta #41 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 21:12 »
Agora que também se encantou com o Open Suse 10.2 foi Morimoto

Morimoto publicou esse artigo no seu site....

http://www.guiadohardware.net/analises/opensuse-10

Apesar de não ser muito usado no Brasil, o openSUSE é largamente utilizado lá fora, tendo uma vasta documentação, inclusive em português. Entrando no site Opensuse.org, dá para se ter uma idéia. Lá consegui achar todos os repositórios que queria, configurar o que quiser, sem medo; por lá tirei todas as minhas dúvidas antes da instalação. E, mesmo se restasse alguma, correria para o fórum internacional ou a comunidade brasileira - o Susebr.org - que também possui um fórum de mais de 4000 usuários e uma organização excepcional.

Bom, corri logo pra testar, e baixei a versão em DVD, que continha 3.8 GB. O interessante é que o site dá apenas um link para todos os mirrors. Parece estranho, mas não é: os servidores do openSUSE tratam de escolher qual o site mais rápido, e já redireciona você automaticamente. Apesar dos pesadões 3.8GB, você se vê com a comodidade de ter todos os pacotes que precisa na mão, inclusive os de desenvolvimento, sem precisar baixá-los da Internet.

Queimando o DVD, coloquei pra dar o boot e fiquei impressionado com a beleza da tela inicial, já demonstrando como seria a distribuição. A instalação segue o padrão do SuSE, usando a interface em QT baseada em etapas. Não é preciso conhecer nada especificadamente de Linux para conseguir instalar, afinal a interface é amigável e bem explicada. No instalador já é feita também toda a configuração do sistema, após uma reinicialização automática, logo depois da cópia e aplicação dos pacotes. Um outro fato interessante foi a identificação do meu hardware, sendo a distro que conseguiu detectar mais facilmente todos os meus periféricos. Até a marca da minha placa mãe encontrou (Foxconn).

Terminada a instalação, nos deparamos com um Grub animado, o Grub GFXBoot, que inclusive cheguei a escrever uma dica . Tanto o tema do Grub, quanto o bootsplash e o KSplash possuem temas semelhantes, apenas mudando a posição do logotipo.



YaST

Um dos grandes pilares do sucesso do openSUSE é o YaST (Yet another Setup Tool), sem sombra de dúvidas. Este aplicativo, totalmente exclusivo desta distribuição, é um lugar onde estão reunidas todas as tarefas de administração do sistema, desde atualização de pacotes até particionamento. Veja as telas:

Software: aqui é possível gerenciar os pacotes e repositórios, atualizar o sistema, configurá-las, programar atualizações, etc:



Hardware:
onde configura-se todo e qualquer tipo de hardware na máquina:



Sistema: serviços, energia, particionamento, entre outros:



Dispositivos de rede: configuração de placa de rede e conexão:



Serviços de rede: servidores, compartilhamento, Samba, roteamento, e uma série de tipos de serviços. Esta parte é uma das que mais facilita a vida, pois reúne quase todos as ferramentas de rede em um local só:



Miscelânea: registros do sistema, notas e outras opções:


Gostaria de mostrar dois programas que para mim foram destaque, o gerenciador de pacotes e o configurador de serviços.

Querendo economizar memória RAM, tive o desejo de desativar alguns serviços, mas sabia que o openSUSE possuia algum método que não fosse "na raça". No YaST, em Serviços > Serviços do sistema, consegui, de modo muito simples, desativar vários serviços que não me faziam falta:

Modo simples:


Modo avançado:


Ou aspecto que foi destaque foi a atualização, muito competente e rápida. Um sistema interessante do openSUSE é a utilização dos patches e dos deltas. O primeiro serve como uma correção de segurança para determinado aplicativo. Por exemplo, se o meu kdebase está com um bug, não é preciso baixar o pacote inteiro para corrigi-lo. O gerenciador trata de baixar o patch, que possui tamanho pequeno, que vai tratar de substituir somente os arquivos afetados.

O delta trabalha da mesma maneira, porém, para subir a versão. Por exemplo, atualizei meu Firefox do 2.0.0 para o 2.0.1. Ao invés de baixar todo o pacote do Firefox, bastou baixar o pacote delta, com menos de 1 MB, que atualizou a versão. Como isso? Quando um aplicativo muda de versão, somente alguns arquivos são modificados, então o delta trata somente de atualizar estes.

Veja o gerenciador trabalhando na atualização da lista de pacotes dos repositórios, ação feita toda vez que uma operação envolvendo pacotes é executada:



O gerenciador de pacotes também é muito amigável, lembrando um pouco o Synaptic:
http://www.guiadohardware.net/imagens/img-4ae2bd4c.jpg

Um item facilitador dele é a divisão em categorias. Ou seja, para instalar o GNOME, por exemplo, basta selecionar na lista "Ambiente GNOME", ao invés de ficar procurando todos os pacotes:


Um dos pontos que ressalto antes de finalizar é q questão dos repositórios. Uma das facilidades é ter sempre a última versão (ao contrário de distribuições como Debian e Ubuntu) de drivers como o da nVidia e ATI em repositórios, ou seja, as empresas responsáveis possuem repositórios para o openSUSE com as últimas versões de seus drivers, sem precisar compilar, instalando-os como pacotes. Aqui bastou eu adicionar o repositório ao YaST, mandar instalar o pacote, reiniciar o X, e prontoa: já tinha meu driver da nVidia 1.0-9746 funcionando a todo o vapor.

Sugiro que adicionem somente os repositórios oficiais do openSUSE e da nVidia ou ATI. No meu caso, para obter pacotes como o w32codecs e o aMule, adicionei o PackMan, que possui milhares de pacotes extras, além de ser muito organizado também.

Para quem quer ter sempre as últimas versões dos aplicativos, e ambientes como o KDE ou GNOME, pode adicionar os repositórios do BuildService. Sempre que sai uma versão nova de algum programa eles já tratam de compilar e já disponibilizar para download através deste serviço. Para isso, basta ir até a página http://en.opensuse.org/Package_Repositories. Outros links:

http://en.opensuse.org/Additional_YaST_Package_Repositories
Para os não pertencentes ao openSUSE, e

http://en.opensuse.org/Build_Service
Para o BuildService

Um ponto que queria destacar é a quantidade de memória RAM: no meu caso, me senti lento com 256 MB. Então, sugiro 512 MB para poder fazer todas as tarefas tranquilamente.

Bom, este basicamente é o openSUSE, que possui temas muito temas muito bem desenvolvidos (inclusive tem splash no OpenOffice), todos os pacotes otimizados para a arquitetura i568, personalizados e bem compilados, etc. É uma distribuição profissional, muito bem feita, aos mínimos detalhes, e muito bem organizada, ideal para quem não quer ter dor de cabeça nenhuma com o seu Linux, é fácil e robusto.

Como disse Roberto Muller: "funciona como um reloginho". Depois de testar, o openSUSE se tornou meu sistema operacional padrão :-)

Fonte: http://www.guiadohardware.net/analises/opensuse-10/

Um abraço a todos.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2007, 11:52 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline jkennedyjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • Blog e Portfólio de jkennedyjr
Re: Agora que também se encantou com o Open Suse 10.2 foi Morimoto
« Resposta #42 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 22:24 »
Agora que também se encantou com o Open Suse 10.2 foi Morimoto

Parece que temos uma pessoa ilustre no cenário Linux Brasileiro que teve excelentes impressões do Open Suse 10.2, abaixo segue o texto que o próprio desenvolveu com suas impressões. Estão no link que o Samuel indicou. http://www.guiadohardware.net/analises/opensuse-10/

Texto Morimoto:
Apesar de não ser muito usado no Brasil, o openSUSE é largamente utilizado lá fora, tendo uma vasta documentação, inclusive em português. ...

Só uma correção... Não foi o Morimoto que escreveu esse texto não.. Foi o Júlio César Bessa Monqueiro (juliocbm).. Dê uma olhadinha http://www.guiadohardware.net/analises/opensuse-10/

[]´s

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Agora que também se encantou com o Open Suse 10.2 foi Morimoto
« Resposta #43 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 22:46 »
Só uma correção... Não foi o Morimoto que escreveu esse texto não.. Foi o Júlio César Bessa Monqueiro (juliocbm).. Dê uma olhadinha http://www.guiadohardware.net/analises/opensuse-10/
[]´s

O que me ficou claro é que ele cita que Roberto Muller diz "funciona como um reloginho", depois ele dá um ponto na frase e começa outra. Nessa outra frase ele reporta sua opinião.

Como disse Roberto Muller: "funciona como um reloginho". Depois de testar, o openSUSE se tornou meu sistema operacional padrão :-)

Citação do que Roberto Muller disse.
Finalização do texto reportando sua decisão.

Bem, pelo menos foi isso que eu entendi, lendo o texto. O único jeito será perguntando a Morimoto pois fica a duvida.
Ok,

Um abraço,
Amigo....

« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2007, 23:16 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Open Suse 10.2 - O Ubuntu tem que seguir esse exemplo. Seriamos perfeitos!
« Resposta #44 Online: 27 de Fevereiro de 2007, 22:56 »
Pelo que entendi foi o Júlio César Bessa Monqueiro mesmo.