Dell venderá desktop e laptop com Linux
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007 - 16h33
SÃO PAULO - A Dell anunciou, esta semana, que prepara uma linha de desktops e notebooks com distribuições Linux da Novell.
De acordo com comunicado da empresa, a decisão de vender computadores com Linux atende às sugestões de “milhares de usuários que escrevem todos os meses para o serviço de atendimento ao consumidor”.
A Dell explica que selecionou 1,8 mil idéias de seus clientes enviadas para o serviço “Dell IdeaStorm Web” e vai avaliar a viabilidade de cada uma delas. A primeira sugestão a ser aceita, diz a Dell, será a venda de PCs com Linux.
“É empolgante ver como a comunidade IdeaStorm está interessada em soluções de código aberto, como Linux e OpenOffice. Há muita demanda para oferecer maior variedade de sistemas operacionais”, diz a Dell em comunicado.
Inicialmente, os computadores Dell com Linux sairão de fábrica com distribuição Novell. A empresa não descarta, no entanto, certificar outras distribuições para uso futuro. Os notebooks da linha Latitude e os PCs da linha Precision serão os primeiros a sair das fábricas com Linux.
Em janeiro deste ano, a Dell anunciou que venderia computadores sem o sistema operacional Windows. A justificativa, na ocasião, foi reduzir o custo final do PC. A integradora também afirmou que deseja atender um número crescente de clientes que desejam comprar um Dell, mas querem escolher livremente qual sistema operacional vão usar.
Os PCs sem Windows ou Linux saem de fábrica com o sistema operacional FreeDos pré-instalado.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO