Autor Tópico: Ativando Area de trabalho remota no UBUNTU  (Lida 15906 vezes)

Offline thivasco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Ativando Area de trabalho remota no UBUNTU
« Online: 01 de MAR?O de 2007, 13:09 »
 ;D Bem Galera, consegui acessar o servidor Ubuntu pela rede via vnc apenas ativando em Preferencias > Area de trabalho Remota. Mas isso só posso fazer no próprio servidor e tenho um outro servidor em outra cidade que também coordeno só que lá o servidor esta MUDO (sem ninguém usando ele) e não tenho acesso ao mesmo a não ser se for por SSH. Quero saber se tem como eu ativar essa função de area de trabalho remota (acessar a tela grafina (GNOME)  usando o vnc) por comando atraves do SSH?
Também quero saber qual porta q tenho q routear pro servidor ser acessado via internet? Se for pra acessar o ubuntu pela rede usando vnc é só colocar "servidor:0", não entendi "0" essa porta existe?
Se aqui nao for o lugar certo de postar me perdoem!! nao sabia onde!!
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2007, 13:14 por thivasco »

Offline Nitibailoff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Ativando Area de trabalho remota no UBUNTU
« Resposta #1 Online: 01 de MAR?O de 2007, 16:08 »
A porta do VNC é a 5900. Nao acredito em porta '0', mas voce pode conferir as portas em www.abusar.org - menu a esquerda, la embaixo tem 'PORTAS'.

Para acessar um ambiente linux, voce pode optar por algumas ferramentas semelhantes ao vnc: $ apt-cache search vnc

Para cliente eu uso o 'vncviewer', sem problemas, acredito que tenha várias opções ali.
Voce também pode baixar um sistema semelhante bem leve e simples, só tem q baixar (free) o client, server e a versão free também, mas se optar por esse, depois lhe dou mais detalhes :D  http://www.nomachine.com/download.php

Se for usar o NX MACHINE, instale primeiro o nxnode, depois nxclient e ai o nxserver
Dúvidas: http://www.guiadohardware.net/guias/10/index6.php

Ele tem um 'client' para acesso via SSH, como voce deseja!!!!!!!!

Espero ter ajudado de alguma forma
abraços
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2007, 10:52 por Nitibailoff »

Offline thivasco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Ativando Area de trabalho remota no UBUNTU
« Resposta #2 Online: 02 de MAR?O de 2007, 11:24 »
Na verdade o acesso remoto para acessar via vnc já tem nativo no ubuntu versao 6 mas tem que ativa-lo por tela grafica e quero saber se tem como ativar por commando pois nao tenho acesso ao servidor, apenas por ssh!
E ai sera q tem como?

Offline Nitibailoff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Ativando Area de trabalho remota no UBUNTU
« Resposta #3 Online: 02 de MAR?O de 2007, 13:08 »
O nxserver reinicia com o ubuntu, ele fica no /etc/init.d

O nxclient tem opções de acesso via ssh, é só dar uma lida la no link do guiadohardware que te passei acima.

O lance seria baixa-los, instalar nesse servidor e depois fazer acesso via ssh. Mas pelo jeito o problema é instalar no servidor né? Bem, a principio o que eu conheço de acesso remoto, via ssh, é com o 'nomachine' mesmo, com essas tres opções que passei acima, mas tem que instalar o nxserver na máquina né!
Vou pensar em alguma coisa e ai te falo


Offline Nitibailoff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Ativando Area de trabalho remota no UBUNTU
« Resposta #4 Online: 02 de MAR?O de 2007, 14:21 »
cara, que distribuição tem nesse teu servidor? O lance seria voce procurar uma outra opção nativa do linux: $ apt-cache search vnc (se for debian ou derivados)
qdo instala, ele já vai pro init.d e aí ja fica rodando, então é só pegar o ip de conexão e mandar brasa, tudo pelo ssh