Autor Tópico: dicas para iniciantes  (Lida 667121 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #465 Online: 24 de Outubro de 2017, 17:07 »
[...] Instalei o Lubuntu em um pentium 4, mas n]ao consigo ver vídeos pelo you tube ou qualquer outro aplicativo, também nao consigo baixar imagens do meu celular. Podem me dar uma dica

Pois então, @Lcampos,

Num pentium 4 tentaria instalar o Lubuntu 14.04.5, ou então talvez fosse melhor até ir buscar uma versão ainda mais antiga que usasse a série 3 do kernel, isto é, instalar a partir do iso 14.04 original.

Talvez seja esse link para baixar o Lubuntu 14.04 original kernel série 3:

wget -c http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/14.04.1/release/lubuntu-14.04-desktop-amd64.iso

Quanto a questão da transferência de arquivos do celular, se este for um Android a partir da versão jellybean 4.1 (9/julho/2012), eventualmente esse tópico possa ajudar:

Acesso Android usando MTP Media Transfer Protocol no Ubuntu

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,122221.msg671730.html#msg671730


No que diz respeito às restrições de vídeo comece por confirmando se está instalado:


Código: [Selecionar]
sudo apt install ubuntu-restricted-extras

De qualquer forma você não disse qual é a versão do Lubuntu que instalou aí.

Código: [Selecionar]
lsb_release -rd&&echo "${XDG_CURRENT_DESKTOP}"

Se as tentativas não andarem bem pode ser melhor abrir um tópico específico para você e lá relatar de forma mais detalhadas as dificuldades trazendo subsídios para análise.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Agnaldo330

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #466 Online: 27 de Outubro de 2017, 12:19 »
Muito bom os links, tem bastante coisa pra ver e aprender além de um revista bem pra iniciante, muito bom.

Offline Lcampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #467 Online: 30 de Outubro de 2017, 16:53 »
[...] Instalei o Lubuntu em um pentium 4, mas n]ao consigo ver vídeos pelo you tube ou qualquer outro aplicativo, também nao consigo baixar imagens do meu celular. Podem me dar uma dica

Pois então, @Lcampos,

Num pentium 4 tentaria instalar o Lubuntu 14.04.5, ou então talvez fosse melhor até ir buscar uma versão ainda mais antiga que usasse a série 3 do kernel, isto é, instalar a partir do iso 14.04 original.

Talvez seja esse link para baixar o Lubuntu 14.04 original kernel série 3:

wget -c http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/14.04.1/release/lubuntu-14.04-desktop-amd64.iso

Quanto a questão da transferência de arquivos do celular, se este for um Android a partir da versão jellybean 4.1 (9/julho/2012), eventualmente esse tópico possa ajudar:

Acesso Android usando MTP Media Transfer Protocol no Ubuntu

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,122221.msg671730.html#msg671730


No que diz respeito às restrições de vídeo comece por confirmando se está instalado:


Código: [Selecionar]
sudo apt install ubuntu-restricted-extras

De qualquer forma você não disse qual é a versão do Lubuntu que instalou aí.

Código: [Selecionar]
lsb_release -rd&&echo "${XDG_CURRENT_DESKTOP}"

Se as tentativas não andarem bem pode ser melhor abrir um tópico específico para você e lá relatar de forma mais detalhadas as dificuldades trazendo subsídios para análise.


A versao do Lubunto é a 12.04.5 LTS como faço para atualizar para versao 14.04, isso é possível

Nao encontrei o
Código: [Selecionar]
sudo apt install ubuntu-restricted-extras na versao que bqixei nem na central de programas para baixar.

Desde já agradeco

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #468 Online: 30 de Outubro de 2017, 17:23 »
A versao do Lubunto é a 12.04.5 LTS como faço para atualizar para versao 14.04, isso é possível

Pois então, @Lcampos,

A forma gráfica comum para fazer o upgrade de versão é acionar Alt F2, digitar update-manager na lente de pesquisa, deverá aparecer que uma nova versão está disponível, então é clicar em upgrade e seguir as instruções.

Desabilite antes ppas que acaso tenha instalado, nada obstante o instalador geralmente consiga fazer isso automaticamente.

Experimente aí, vê se vai, realmente a versão 12.04 está vencida, já era, não tem mais suporte, então precisa mesmo ir para uma versão mais atual que possua atualizações.

Também veja esse tópico, o assunto lá é outro, porém nele especialmente a post #13 o qual explica bem a questão das versões, releases e suas validades, indicando links que ajudam a melhor compreender a questão.

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,122368.0.html
« Última modificação: 30 de Outubro de 2017, 17:25 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #469 Online: 30 de Outubro de 2017, 17:56 »
Nao encontrei o sudo apt install ubuntu-restricted-extras na versao que bqixei nem na central de programas para baixar.

Adicionalmente, @Lcampos

Depois que fizer o upgrade de versão, para ativar o pacote restricted-extras precisa que o repositório Multiverse esteja habilitado.

Vá em:

Citar
Configurações do sistema/Programas e atualizações/aba Aplicativos Ubuntu

ou então num terminal chame diretamente fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo software-properties-gtk
que irá abrir a mesma janela dos repositórios.

Deixe habilitadas os checkbox das quatro opções: main universe restricted multiverse

Click em Fechar e em seguida em Recarregar para atualizar a lista dos repositórios.

Uma vez marcados adequadamente os checkbox também se pode atualizar a lista de repositórios fazendo numa janela de terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt update
E a atualização do sistema, além da forma gráfica comum e periodicamente automática, também se pode fazer por terminal fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo apt upgrade
Se o caso, ambos os comandos acima devem terminar sem erros de quaisquer espécie.

Não precisa trazer ao tópico o resultado do processamento dos comandos acima, não ajuda em nada, a menos que apresentem algum erro, aí sim precisará examinar, mas nesse caso, se isso vier a ocorrer, é melhor você abrir um tópico específico para tratar da questão e não nesse tópico generalista de dicas para iniciantes.

Além disso, no seu caso com se trata do Lubuntu, então o pacote específico para os extras é esse:


Código: [Selecionar]
sudo apt install lubuntu-restricted-extras

Ou seja, não é 'ubuntu' como antes mencionado e sim 'lubuntu' (com a letra 'ele' minúscula antes)

« Última modificação: 30 de Outubro de 2017, 18:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Lcampos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #470 Online: 31 de Outubro de 2017, 20:39 »
Boa noite, obrigado pelas dicas. Atualizei para o Lubuntu e ficou show, mesmo em um pentium 4 é muito bom.
Valeu, obrigado.
Abrs
 

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #471 Online: 31 de Outubro de 2017, 23:31 »
[...]Atualizei para o Lubuntu e ficou show, mesmo em um pentium 4 é muito bom.


Então, @Lcampos,

O nosso colega @galactus, que é campeão nessas questões de otimização e hardware jurássico, tem mencionado como boa opção para hardware mais antigo o Puppy Linux.

Dê uma olhada no que ele disse nesse tópico abaixo, nele especialmente no post #3

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,122376.msg672657.html#msg672657

Eventualmente será algo a ser experimentado.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Mouser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #472 Online: 10 de Novembro de 2017, 15:46 »
Bom dia galera, sou novo no fórum e novo no universo Linux. Espero poder contar com ajuda de todos e poder ajudar no que for necessário também. Como devem saber, meu sistema é o Ubuntu versão 16.04 LTS, estou com um notebook mas ainda não fiz o teste do driver Touchscreen, caso seja necessário a atualização/instalação do driver teria algum comando do terminal ou link para fazer a atualização caso ele não funcione? Driver de vídeo tanto a On Board quanto a Nvidia está aparentemente perfeito, vou só confirmar o software da Nvidia se esta na versão correta. Aproveitando também da nobreza de estar aqui, bluestack, tem a versão para Linux deste emulador? (Sem celular :'(, mais ou menos a 1 ano e pouquinho).

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #473 Online: 10 de Novembro de 2017, 16:53 »
[...]  bluestack, tem a versão para Linux deste emulador? (Sem celular :'(, mais ou menos a 1 ano e pouquinho).

Então, @Mouser,

Não tem versão do bluestack para Linux, o que o pessoal que precisa mesmo faz é uma adaptação.

Consulte esse tópico para ter uma ideia inicial da questão:

Como usar o Whatsaap no Ubuntu com um emulador tipo BlueStacks 2

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121490.msg667389.html#msg667389

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Mouser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #474 Online: 11 de Novembro de 2017, 13:18 »
Obrigado DruidaObelix, estive lendo bastante a respeito das regras do fórum, desculpa se descumpri algum logo na minha chegada, obrigado pelas instruções.

Offline felipemartins210

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #475 Online: 14 de Novembro de 2017, 00:44 »
Obrigado!

vou visitar! quero ser mais ativo na comunidade!

@everyone

alguem pode me direcionar para algum topico explicando como instalar o driver de placa de video da nVidia?

Tenho um processador ADM phenon II, e minha placa é uma gtx 560( eu acho e acredito fortemente kkk)
« Última modificação: 14 de Novembro de 2017, 01:15 por felipemartins210 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #476 Online: 14 de Novembro de 2017, 04:32 »
alguem pode me direcionar para algum topico explicando como instalar o driver de placa de video da nVidia?
Tenho um processador ADM phenon II, e minha placa é uma gtx 560( eu acho e acredito fortemente kkk)

Então, @ felipemartins210,

Verifique o hardware do seu sistema fazendo:

Código: [Selecionar]
lspci | grep -i vga
Se for de fato nvidia e o modelo irão aparecer.

Em seguida também pode fazer:

Código: [Selecionar]
sudo shw -c display
Igualmente será possível conferir fabricação e modelo e driver que está usando.

Para instalar o driver para nvidia, o que tem a fazer é bastante simples, basta ir em:

Código: [Selecionar]
Configurações do sistema/Programas e atualizações/aba Drivers Adicionais
Estando nessa janela, o restante é auto-explicativo.

Se isso que é o padrão não funcionar de primeira então você ainda pode experimentar usar a ppa-graphics e, finalmente, instalar o próprio driver binário proprietário.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline felipemartins210

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #477 Online: 14 de Novembro de 2017, 09:31 »
alguem pode me direcionar para algum topico explicando como instalar o driver de placa de video da nVidia?
Tenho um processador ADM phenon II, e minha placa é uma gtx 560( eu acho e acredito fortemente kkk)

Então, @ felipemartins210,

Verifique o hardware do seu sistema fazendo:

Código: [Selecionar]
lspci | grep -i vga
Se for de fato nvidia e o modelo irão aparecer.

Em seguida também pode fazer:

Código: [Selecionar]
sudo shw -c display
Igualmente será possível conferir fabricação e modelo e driver que está usando.

Para instalar o driver para nvidia, o que tem a fazer é bastante simples, basta ir em:

Código: [Selecionar]
Configurações do sistema/Programas e atualizações/aba Drivers Adicionais
Estando nessa janela, o restante é auto-explicativo.

Se isso que é o padrão não funcionar de primeira então você ainda pode experimentar usar a ppa-graphics e, finalmente, instalar o próprio driver binário proprietário.

Código: [Selecionar]
felipe@Felipe-Desktop-Ubuntu:~$ lspci | grep -i vga
01:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GF114 [GeForce GTX 560] (rev a1)
felipe@Felipe-Desktop-Ubuntu:~$ sudo shw -c display
[sudo] password for felipe:
sudo: shw: command not found

Estou usando a versão do ubuntu 17.10

não achei esse lugar onde voce falou. Achei no menu principal Softwares & Updates

Resolveu meu problema! muito obrigado!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #478 Online: 14 de Novembro de 2017, 13:13 »
sudo: shw: command not found
[...] Resolveu meu problema! muito obrigado![/b][/color]

Pois então, felipemartins210,

Ótimo que tenha resolvido.

Passei o segundo comando errado, digitei errado, por isso que não retornou nada e deu a mensagem "command not found".

Não é shw, isso não existe, o correto é lshw, ou seja, faltou a letra ele na frente, sorry.  :-[

O comando correto é assim:

sudo lshw -c display

Mas de uma forma ou de outra se resolveu, resolvido está.  :D

não achei esse lugar onde voce falou. Achei no menu principal Softwares & Updates

O tal Softwares & Updates que você achou nada mais é que a expressão em inglês do "Programas e atualizações" que havia mencionado.
Mesma coisa, idioma diferente, só isso.  ;)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline felipemartins210

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re:dicas para iniciantes
« Resposta #479 Online: 15 de Novembro de 2017, 00:36 »
Essa nova versão de "thema" acho que é gnome esta me deixando perdido.

todos os tutorias que achamos na internet mencionam o antigo.