Autor Tópico: Dificuldades em instalar driver em ATI RADEON X1950XT  (Lida 2825 vezes)

Offline z3cU3c4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Dificuldades em instalar driver em ATI RADEON X1950XT
« Online: 04 de MAR?O de 2007, 22:22 »
Olá pessoal do forum ubuntu...
Sou novo no mundo do linux e escolhi o ubuntu pois é muito bem falado em revistas e internet e recomendam ele pra quem está começando
Instalei o SO som e outros dispositivos foram reconhecidos ( menos a controladora de raid), e aceleração de vídeo não estava ativada ( tava em vesa), aí pesquisei pelos fóruns.  Instalei pelos pacotes depois pelo comando modifiquei na parte de "devices" trocando "vesa" para "fglrx" até aí estava muito feliz , as janelas estavam "suaves". Depois fui tentar rodar o beryl ( que confesso que foi uma das coisas que me fez testar o linux, depois de ver videos no youtube do ambiente grafico do Linux dando um banho de soda no vista) , só que não consegui rodar ele, ele não ativa, mesmo abrindo ele e setando ele como gerenciador de janelas. Segui à risca as regras do forum de sempre pesquisar muito antes de postar uma duvida, tanto é que ja tive que formatar o HD 2 vezes depois de fuçar ( me desculpe mas sou assim mesmo) no terminal para tentar fazer a renderização da VGA funcionar no beryl ( pra mim o opengl tá funcionando, mas como o beryl nao tava, achei que ia resolver algo mudando de drivers) depois tentei usar o envy que baixou o driver, mas ainda o Beryl não funciona... Drivers da ATI pra linux nunca foram bem falados, chegou ao ponto de ficar em duvida se o beryl roda em placas ATI ...
Peço a ajuda  do pessoal que saiba como fazer rodar o beryl na minha placa, é possivel?
Estou postando isso no windows pois acabo de perder novamente o amb grafico, o ubuntu não inicia , pergunto tambem se é possivel recuperar o amb grafico sem ter que formatar novamente, usando o console de recuperação?? qual comando??

Vejo o Linux como um SO que tem tudo pra dar certo no ambiente pessoal, primeiramente que a comunidade se ajuda, o melhoramento do SO não depende de só uma "comunidade" (como no windows), é como se fosse uma democracia ( feito pelo povo para o povo). Mas devo confessar que ele tem muito caminho pra andar até alguem "normal" ter coragem de usá-lo como seu SO primario,  eu que mexo com assistencia técnica vendo o pessoal que não sabe o que é um boot ou até mesmo instalar um driver de video via executavel, imagino essas 99% das pessoas diante do LINUX, certeza que não conseguirão se satisfazer... Mas ja estamos caminhando pra um sistema unica baseado no LINUX  e quem sabe daqui a alguns anos a médio prazo poderemos usar o famoso Next Next Finish numa unica distro do linux...

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar driver em ATI RADEON X1950XT
« Resposta #1 Online: 04 de MAR?O de 2007, 22:51 »
Salve!
Seja bem vindo ! ;D
Infelizmente não tenho uma ATI (*Ai de TI ,que maldade !) para poder ajudar , mas....talvez esse link ajude http://wiki.beryl-project.org/wiki/Install_Beryl_on_Ubuntu_Edgy_with_XGL_and_ATI
Em relação a recuperação do X (ambiente gráfico) você pode tentar esse comando:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg*Desculpe a brincadeira

Boa sorte! ;)

arlei

  • Visitante
Re: Dificuldades em instalar driver em ATI RADEON X1950XT
« Resposta #2 Online: 05 de MAR?O de 2007, 11:20 »
z3cU3c4,

você não informou qual versão do Ubuntu instalou, mais acredito que deva ser o Edgy Eft (6.10).
Eu tenho uma ATI Radeon X1600XT rodando redondinho só que no meu Dapper Drake (6.06) e configurei minha placa e instalei o XGL e Beryl fazendo uso do guia abaixo.

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Xgl

T+
Arlei

Offline z3cU3c4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar driver em ATI RADEON X1950XT
« Resposta #3 Online: 05 de MAR?O de 2007, 15:30 »
Obrigado os dois pela resposta..
Segui os tutoriais, instalei os drivers novamente passo a passo...
Só que ainda não consegui rodar o beryl  :-\
No tutorial Para instalação dos drivers ATI no edgy tem uma parte que fala pra testarmos se está funcionando... E no tutorial fica assim

Código: [Selecionar]
fglrxinfo
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: RADEON 9600 Generic
OpenGL version string: 2.0.6011 (8.28.8)

So que o meu em vez de aparecer a ATI tec.... fica assim
Código: [Selecionar]
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: Mesa project: www.mesa3d.org
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect
OpenGL version string: 1.2 (1.5 Mesa 6.5.1)
Entrei no site e se trata "The Mesa 3D Graphics Library"
Tentei reinstalar o driver pra ver se ATI aparecia mas nada., o link do tuto que usei é ( http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_edgy#Instalar_os_Drivers_Propriet.C3.A1rios_ATI_FGLRX_no_Ubuntu_6.10_Edgy_Eft_.288.28.8.29 )
Tentei o de instalação via script ( automatico ) fica a mesma coisa!



arlei

  • Visitante
Re: Dificuldades em instalar driver em ATI RADEON X1950XT
« Resposta #4 Online: 05 de MAR?O de 2007, 16:41 »
z3cU3c4,

tenta reconfigurar o X novamente com o comando abaixo e tendo cuidado de na hora em que perguntar qual driver de vídeo usar escolher o "fglrx".

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
T+
Arlei

Offline z3cU3c4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em instalar driver em ATI RADEON X1950XT
« Resposta #5 Online: 05 de MAR?O de 2007, 22:01 »
Arlei, instalei agora pelo envy e parece que as coisas estão melhorando....
pelo comand fglrxinfo agora está correto:
Código: [Selecionar]
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: Radeon X1900 Series Generic
OpenGL version string: 2.0.6286 (8.33.6)

Agora o beryl, pelo command beryl-manager ele dá failed:
Código: [Selecionar]
* Beryl system compatiblity check                            *
**************************************************************

Detected xserver                                : AIGLX

Checking Display :0.0 ...

Checking for XComposite extension               : failed

No composite extension
beryl: No composite extension

Como mudar de AIGLX para XGL



« Última modificação: 05 de MAR?O de 2007, 23:12 por z3cU3c4 »