Autor Tópico: acabei de instalar  (Lida 19378 vezes)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
acabei de instalar
« Online: 09 de MAR?O de 2007, 20:13 »
devo adverti-los que já procurei em 'Pesquisa' algum topico relacionado à isto.
depois de uma tarde exaustiva em que tive muitas vitórias e derrotas para instalar o Ubuntu, finalmente aqui estou eu.
tive vários problemas principalmente para rodar o CD que pedi no site shipit.ubuntu.... quando estava no windows, ele nao queria rodar, alem da minha desinformação e ignorancia sobre o assunto procurando um particionador se o proprio instalador do Ubuntu tinha o gpparted(nao tenho certeza se é assim que se escreve).
alem de outros probleminhas pequenos...
mas agora que iniciei meu PC pela primeira vez, tive a impressao que as setas para escolher qual partição entrar, nao estava funcionando
depois de alguns segundos, entrou no ubuntu, que era o primeiro, e agfora estou fazendo as atualizações devidas..
estou com receio de que ouve algo errado e teria de reinstalar de novo, perdendo algumas coisas que eu ja fiz na memória desta partição

acho que estou postando no lugar errado, pois o lugar certo seria no ''Hardware e Periféricos'' mas decidi criar aqui o topico ja que eu sou iniciante e para eventuais outras duvidas que com certeza surgirão.
o outro problema é as palavras assublinhadas em vermelho, dando a impressão que eu só estou escrevendo errado:

nao entendo porque as palavras escritas certas e erradas ficam sublinhadas :/
agradeço as respostas desde ja
vlw

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2007, 20:37 »
Vc. precisa instalar o dicionário em português do Firefox. Clique em "ferramentas -> complementos" no menu do Firefox, depois em "mais extensões" na janela que vai se abrir. Na página aberta pelo link "mais extensões" (https://addons.mozilla.org/firefox/extensions/) clique em "Dictionaries" e escolha o seu (Português do Brasil ou de Portugal) e instale. Reinicie e, se ainda assim, as palavras continuarem em vermelho, clique numa delas com o direito do mouse e configure o dicionário/idioma para português.

T +.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2007, 21:45 »
valeu pela ajuda. também consegui conserar o problema com o Grup
agora minha duvida é porque aparecem 7 partições quando vou ligar ou reiniciar o computador.
5 de ubuntu, 2 repitidos, 1 do priemiro, e o outro de outra partição do ubuntu que nao reconheço
é como se fosse assim:
Ubunu
Ubuntu(alguma coisa que nao me lembro)
Ubuntu
Ubuntu(alguma coisa que nao me lembro)
ubuntu mais outra cosia escrita
alguma coisa nada a ver com todos
win xp

ja é o preciso ou é encessario mais informações?
so fiz 3 partições: swap, ubuntu e o XP
valeu

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2007, 22:38 »
O caso de aparecer 4 ubuntus é o seguinte: o sistema é instalado com o kernel x, e como você disse que fez algumas atualizações, certamente ele pegou um kernel mais novo por isso aparece Ubuntu 2.6.17-11-386 (no meu caso é assim que aparece) e logo abaixo vem o recovery mode, acho que pode ser chamado como um modo de segurança. O "alguma coisa nada haver com os outros" deve ser algo nominal dizendo "Outro sistema Operacional" que no caso não é linux. Não se preocupe com as partições, só foram criadas as que você mandou criar! :D
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2007, 22:44 »
pois eh, isso eu verifiquei e ja sabia que so havia 3 mesmo, swap, ubuntu e xp
mas o que me chamou atenção é que aparecem 2 linux e 2 ''modos de segurança'' sendo que destes 5, 4 sao desnecessarios  ???
valeu vitor!

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #5 Online: 09 de MAR?O de 2007, 23:01 »
Não que seja desnecessário, exemplo: eu instalo o driver da nvidia pelo envy (programa que instala os drivers) para o kernel 2.6.17-11-386, então há uma atualização pra esse kernel, talvez o X desabilite para aquele kernel, mas para o kernel que você não tinha instalado o driver da nvidia fica tudo normal. Se estiver errado por favor me corrijam! :D
nada..qualquer coisa estamos ae!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #6 Online: 10 de MAR?O de 2007, 11:11 »
ok...
mais algumas dúvidas:
na Área de Trabalho a apenas o hda1, nem sei porque, pq nao pedi para que tivesse ali
aperto com o botao direito, aparece 'Criar Pasta', 'Criar Lançador' e 'Criar Documento' cujo nao há modelos instalados e um outro dizendo 'Arquivo Vazio'
como eu poderia colocar alguns ícones para 'facilitar minha vida' tipo meu computador, um bloco de notas que smepre uso nomeado 'Lembretes'
dai eu 'Desmontei volume'
e agora nao posso mais acessar hda1 pelo ubuntu :o
alias, ainda nao reiniciei pra ver se fiz derma no hda1.....

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #7 Online: 10 de MAR?O de 2007, 12:16 »
bom cara..pra montar tu faz o seguinte, abre o terminal em Aplicações >> Acessórios >> Terminal e digita o seguinte:
Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/hda1 /media/hda1O hda1 ficou lá, por que na instalação tem a opção de montar ele..por isso ele está lá. Mas também é muito fácil criar os ícones na área de trabalho.
Pressione ALT + F2 e digite gconf-editor, depois siga os passos:
apss >> nautilus >> desktop >> marque as caixas computer_icon_visible, se desejar também pode marcar documents_icon_visible.
Para um bloco de notas faça: Aplicações >> Acessórios >> Editor de Texto com o botão direito você pode clicar nele e escolher para adicionar a área de trabalho. ;)
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #8 Online: 10 de MAR?O de 2007, 12:36 »
bom cara..pra montar tu faz o seguinte, abre o terminal em Aplicações >> Acessórios >> Terminal e digita o seguinte:
Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/hda1 /media/hda1O hda1 ficou lá, por que na instalação tem a opção de montar ele..por isso ele está lá. Mas também é muito fácil criar os ícones na área de trabalho.
Pressione ALT + F2 e digite gconf-editor, depois siga os passos:
apss >> nautilus >> desktop >> marque as caixas computer_icon_visible, se desejar também pode marcar documents_icon_visible.
Para um bloco de notas faça: Aplicações >> Acessórios >> Editor de Texto com o botão direito você pode clicar nele e escolher para adicionar a área de trabalho. ;)
perai cara, mas depois que coloco o código no terminal, o que eu faço? fecho, salvo? alias, tem como salvar??? oq eu eu faço???
quanto a segunda parte, eu fiz o que vc falou e apareceu o 'Computador'

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #9 Online: 10 de MAR?O de 2007, 12:44 »
Quando você aplica o comando sudo mount /dev/hda1 /media/hda1 ele vai está montando, então vai ficar montado até você desmontar novamente, neste caso não precisa salvar! ;D
se acontecer isso:

vitor@ubuntu:~$ sudo mount /dev/hda1 /media/hda1
vitor@ubuntu:~$


É porque deu tudo certo!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #10 Online: 10 de MAR?O de 2007, 12:56 »
 :o
pois eh. eu nao sabia que tinha apertar enter e escrever minha senha....
agora nao cobra a minha senha, e o hda1 sumiu das minha opções:

eu preciso de ter a opção de entrar no hda1 no ubuntu
qual o codigo?

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #11 Online: 10 de MAR?O de 2007, 13:11 »
Ah sim foi mal cara não ter dito pra apertar enter e escrever sua senha. A senha é a mesma que você criou na instalação..Eu acho que se você reiniciar o hd vai ser montado. Mas se não..é só dá o comando que eu te disse: sudo mount /dev/hda1 /media/hda1.

E quando for colocar alguma imagem no fórum, utiliza desse site: facilita pra quem tem internet discada:
http://www.imageshack.us/
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #12 Online: 10 de MAR?O de 2007, 13:22 »
eu postei foi nesse site ai mesmo, o que tem um sapo de simbolo
mas agora reiniciei e esta perfeito quanto ao hda1
quanto a MSN, eu baixei o amsn 0.96, mas o setup nao quer abrir, da erro ???
diz assim: ''Cannot open /home/zoroastro/aMSN-0.96-windows-installer.exe: No application suitable for automatic installation is available for handling this kind of file.''
tenho que fazer algum comando antes?

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #13 Online: 10 de MAR?O de 2007, 13:41 »
Neste caso tu pegaste o aMSN para windows, veja que ele é um executável (.exe), Eu não acho o aMSN muito legal, então não sei como ajudar, o fato é que você precisa pegar os arquivos como extensão ou .tar.gz ou .tar.bz2 ou .deb ou .package - estes dois últimos bastante simples de instalar - veja também este tópico e leia um pouco sobre o linux:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=168.0
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: acabei de instalar
« Resposta #14 Online: 10 de MAR?O de 2007, 13:53 »
bem que eu estranhei que nos tutoriais de instalação que achei aqui neste forum e em outros sites fala de package e tals... e nao de executavel...
vc sugere algum aplicativo de messenger??