O raz0r abriu um tópico semelhante no Fórum Debian BR, claro que dizendo que deu Adeus ao Ubuntu.
Vamos evitar FlameWar pessoal.
Uso de distro é questão de gosto.
Quiseram me matar lá no Fórum do Debian porque eu disse que os filhos do Debian, hoje, ajudam mais ao Debian que o Debian aos seus filhos.
http://www.forumdebian.com.br/topico-1955-0-asc-0.htmlEu não diria que o Debian é decadente, mas o atraso do lançamento do Etch é devido a brigas internas. O pessoal no Fórum Debian Br não quis acreditar, afimam que é por questão de correção de Bugs, mas achei alguns artigos bastante esclarecedores sobre o assunto (tudo em Inglês):
http://distrocenter.linux.com/distrocenter/07/03/08/1636224.shtml?tid=106http://www.linux-watch.com/news/NS7543606709.htmlhttp://forums.debian.net/viewtopic.php?t=12686&sid=fc0166a84456f3d07c2fb5510019841f E mais, os desenvolvedores do Debian admitem que:
- o Debian perdeu apelo frente aos usuários
- que o desenvolvimento do projeto se encontra com problemas sim
- que o Debian perdeu base de seus usuários e desenvolvedores para outras distros e
- que ele não pode ficar apenas conhecido como a distribuição base para outras distros!
O Debian é mais estável, é mais leve, mas também é mais difícil de usar que o Ubuntu. Ele também tem pacotes mais desatualizados que o Ubuntu (a versão estável dele), o rigor nos testes dos pacotes é muito maior para se fazer parte da versão estável. Então pode ancontecer dele não funcionar pois não reconhece o hardware pelos pacotes atrasados! Daí sobrou o quê? Usar uma versão instável do Debian?
Sóca um Sarge num Chipset P965 ou 975 pra tu ver o que vira. Se o 6.10 do Ubuntu já tem problemas, e tem pacotes mais novos para reconher o Hardware, imagine o Sarge.
Além do gosto, o usuário (seja final ou expert) vai usar aquilo que funcione para ele.
Dá para deixar o Ubuntu mais leve e rápido também. Igual ao Debian não fica, claro, mas dá para deixar sim.
Mas aí você estaria saindo de um dos objetivos do Ubuntu, ser fácil de lidar, não precisar ficar mexendo.
São publicos alvos difentes. Eu nunca recomendaria o Debian para um Iniciante do mundo Linux, assim como o Slackware ou o Gentoo. São ótimos, mas são muito complicados para usuários novatos.
Depois que o camarada passa do aprendizado básico, geralmente quer outra distro onde ele possa ter mais controle do sistema.