Tenho um grande respeito pelo Debian, usei ele por bastante tempo considero excelente distribuição.
Ja usei quase toda distribuição Linux pra falar a verdade, e sinceramente, gosto de todas (ou quase todas). Eu sempre adorei Red Hat, gostava pacas da interface realmente padronizada dele, onde programas KDE ou Gnome pareciam usar as mesmas bibliotecas. A estabilidade tbm é boa.
O Debian gostei pelo apt-get, facilidade de gerenciamento de pacotes, estabilidade e velocidade.
Já Ubuntu eu gostei por ser fácil e me poupar de configurar um monte de coisas que eu simplismente não quero configurar, além de vir com versões mais novas de pacote.
Gente, não é difícil entender que existem diversos sistemas operacionais poraí, cada qual com o seu cada qual... rs. Pra cada pessoa tem um sistema que se adapta melhor.
Uns se adaptam melhor ao Ubuntu, outros ao Debian, outros ao Slackare, outros ao BSD, outros ao Solaris, outros ao DOS (conheço gente que só usa DOS até hoje), outros ao OSX e outros ao Windows.
Eu sempre digo que cada um é livre pra usar o que quiser! Agora pra levantar a voz e dizer: "TAL SISTEMA É MELHOR" o mínimo que ele deve ter feito é testado a fundo todos os outros pra tirar essa conclusão. Portanto pra um cara que só usa Windows a vida todo dizer que Windows é o melhor OS de todos é fácil, mas não merece meu respeito (não a pessoa, mas a idéia dela).
Se vc testou Ubuntu e Debian e gostou mais de Debian, respeito totalmente sua opinião. Agora pra vc dizer por exemplo que Debian é melhor que OSX, só se conhecer o OSX a fundo e usar por um bom tempo, o mesmo com o BSD, Solaris, etc.
[]s