Autor Tópico: modem ADSL-USB não reconhecido no edgy...  (Lida 3249 vezes)

Offline inesLOTR

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
modem ADSL-USB não reconhecido no edgy...
« Online: 22 de MAR?O de 2007, 18:45 »
Instalei o Edgy Eft há poucos dias (pela primeira vez) num dos meus computadores e tentei configurar o meu modem, mas parece que não estou a conseguir. É um ADSL por USB da SpeedTouch, por isso segui as instruções do próprio site do Ubuntu (https://help.ubuntu.com/community/UsbAdslModem/SpeedTouch), mas continua a não funcionar. Andei há procura e penso que o problema está no facto de, quando acedo a Sistema>Administração>Ferramentas de Rede, só me aparecer na lista de ligações a configurar uma ligação por modem dial-up, ou seja, por alguma razão o OS não me reconhece o modem ADSL... Bem, não sei bem porque razão isso sucede, por isso preferi pedir ajuda antes que "estrague" alguma coisa...

Agradecia qualquer informação que me pudessem dar e se precisarem de mais alguma informação específica, peçam, porque sinceramente é a primeira vez que utilizo qualquer Linux e não sei ainda muito bem que tipo de informações podem ser ou não relevantes...  ;)

P.S. - preciso urgentemente de ter a internet a funcionar, uma vez que a utilizo frequentemente para trabalhos, por isso se me puderem dar alguma dica rapidamente, agradecia, embora eu saiba que todos têm muito que fazer... mas estou mesmo perdida aqui...  ???

Edit - Encontrei aqui no fórum alguém que tem um problema similar ao meu aqui, mas não percebi nada da resposta... e no meu caso pura e simplesmente o OS não me devolve nenhuma mensagem... segundo me posso aperceber, nem sequer tenta fazer ligação à net... e os scripts foram todos inseridos como indicado no site do Ubuntu e não nada deu sinal de erro, só que não se estabelece ligação alguma! :-[ se me pudessem explicar o que eu fiz mal, agradecia imenso!
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2007, 08:48 por inesLOTR »

Offline inesLOTR

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: modem ADSL-USB não reconhecido no edgy...
« Resposta #1 Online: 25 de MAR?O de 2007, 09:27 »
bem, acabei por tentar seguir os passos no tópico em sticky    
ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
, mas logo após inserir o primeiro comando (ie "sudo pppoeconf") aparece-me uma mensagem de erro em que basicamente o OS não encontra a minha placa ethernet e se quero correr o mdconf... bah! agr sim estou perdida... não percebo porque aquilo não me reconhece o modem...  :-[

continuo à espera de uma tábua de salvação...  ;)

Offline jomafras

• Usuário Ubuntu
  • *
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 25 de MAR?O de 2007, 14:41 »
Eu acho que a sua placa de rede é que está causando o problema.
Vc tem que encontrar um driver para a sua placa de rede ou então mudar para uma que o Ubuntu reconheça...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline inesLOTR

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 25 de MAR?O de 2007, 14:51 »
e como é que encontro a driver que preciso? ou melhor, como sei qual a driver que preciso? é que supostamente os passos que segui no site do Ubuntu deveriam servir para instalar as drivers que o meu PC precisa para reconhecer o modem, não é? mas então se não funciona é porque essas drivers não são as correctas? então quais são as que eu deveria instalar?  ???

e muitíssimo obrigada por responder ao meu pedido de ajuda!  :)

Offline jomafras

• Usuário Ubuntu
  • *
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 25 de MAR?O de 2007, 15:42 »
Dê uma olhada nesse tópico...

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=16459.0

Se não conseguir pesquise por Placa de Rede aqui no Fórum.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline inesLOTR

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 26 de MAR?O de 2007, 05:49 »
bem, segui as instruções do tópico "placa de rede", mas parece-me que a minha sorte não foi muita...
aqui estão os resultados:

-após comando sudo ifconfig ethX up
ethX: ERRO ao obter marcadores da interface: Não há tal dispositivo

-após comando sudo pppoeconf
┌──────────────────┤ NENHUMA INTERFACE ENCONTRADA ├──────────────────┐                                           

Desculpe, nenhuma placa ethernet funcional pôde ser encontrada,
  Caso você possua uma placa que não foi auto-detectada, você
  provavelmente deseja carregar o controlador para a mesma
  manualmente usando o utilitário modconf. Executar o modconf
  agora ?

<Sim>                     <Não>
└────────────────────────────────────────────────────────────────────┘

só que quando escolho "Sim", a mensagem retornada é a seguinte:
/usr/sbin/pppoeconf: 447: modconf: not found

-tentei então como aconselhado no outro tópico o comando lspci, mas os resultados são pouco animadores...
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8363/8365 [KT133/KM133] (rev 02)
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8363/8365 [KT133/KM133 AGP]
00:07.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C686 [Apollo Super South] (rev 22)
00:07.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 10)
00:07.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 10)
00:07.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 10)
00:07.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C686 [Apollo Super ACPI] (rev 30)
00:07.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT82C686 AC97 Audio Controller (rev 20)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV5M64 [RIVA TNT2 Model 64/Model 64 Pro] (rev 15)

espero que possa manter esta placa de rede... sinceramente não percebo porque tive logo o azar de ser das mais chatinhas de instalar, mas espero que ela, mesmo que me dê muito trabalho, seja reconhecida, porque não me dá mesmo jeito nenhum comprar uma nova...  :'(

Offline dlfollmann

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 27 de MAR?O de 2007, 18:50 »
poste aqui o resultado dos comandos 'lsusb' e 'ifconfig -a', vamos ver.

Tente também 'sudo route add defaul ppp0' e 'sudo route add default nas0', e poste o resultado aqui.

Vamos ver se chegamos a algum lugar ... tenho um problema parecido com o seu, mas meu modem é outro.

Offline R.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 27 de MAR?O de 2007, 19:41 »
ola , quanto á placa ethernet na sei  ajudar  :( , mas o modem speedtouch deu-me também algum ( Muito ) trabalho a configurar , depois de tentar vários scripts (i.e. : http://s1x.homelinux.net/documents/fc2_speedtouch/  ), consegui finalmente ligar à net  o linux/ubuntu  seguindo as instruções da pág. http://www.linux-usb.org/SpeedTouch/ubuntu/index.html , boa sorte  ;)

Offline inesLOTR

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 29 de MAR?O de 2007, 14:08 »
1) em resposta a dlfollmann:

resultado de lsusb
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 003: ID 06b9:4061 Alcatel Telecom SpeedTouch ISDN or ADSL Modem
Bus 001 Device 002: ID 03f0:7404 Hewlett-Packard
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000 

resultado de ifconfig -a
lo         Encapsulamento do Link: Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:2 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:2 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:100 (100.0 b) TX bytes:100 (100.0 b)

sit0       Encapsulamento do Link: IPv6 sobre IPv4 
          NOARP  MTU:1480  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:0 (0.0 b) TX bytes:0 (0.0 b)

resultado de sudo route add default ppp0
SIOCADDRT: Não há tal dispositivo

resultado de sudo route add default nas0
SIOCADDRT: Não há tal dispositivo

copiei os resultados directamente da consola para o editor de texto, por isso não me parece que tenha feito algum erro na passagem para aqui...  :)
___________________________________\\ _______________________________________

2) em resposta a R.: obrigada pela dica, mas estive a ver esse link e parecem-me ser os mesmos passos que vêm descritos no site do Ubuntu. mas fico mais aliviada por saber que é possível configurar modems Speedtouch com sucesso... pelo menos espero que o problema seja só meu e que o OS acabe por reconhecer o meu modem e a minha placa de rede...  ;)
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2007, 14:11 por inesLOTR »

Offline R.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2007, 16:40 »
Bem eu sou iniciante no q diz respeito ao Linux/ubuntu mas se de facto o S.O. não reconhece nenhum deles devido a algum conflito , há sempre a hipótese de tentar re-iniciar o p.c. com 1 live cd  com um deles removido do sistema  ( modem OU placa ethernet ) e depois tentar instalar o outro periférico. Não sei que kernel usas ( para 32bits ou 64bits) mas acho que também pode  influenciar na detecção de hardware.

nota : Eu não uso o Edgy , mas sim o 6.06 Lts  e  ele detectou sempre o modem  ( em 3 re- instalações que fiz ).

« Última modificação: 06 de Abril de 2007, 22:21 por R. »