Autor Tópico: Similar do Autocad  (Lida 54713 vezes)

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #15 Online: 14 de Novembro de 2006, 10:50 »
Gente,

sou engenheiro civil e uso Linux, tanto em casa quanto no trabalho.

O dilema do Autocad é enorme mesmo. Mas o problema não está em liberar o arquivo .dwg para ser OpenSource ou não. O problema do Autocad não é que o arquivo .dwg é privado , mas sim que o programa em si mesmo não tem para Linux.

O Autocad grava em outros arquivos sem ser necessariamente o dwg. Então, grande lance do programa não é o método com que ele grava em disco as informações, mas como ele constroi as informações em tempo de execução.

Por mais que tenha surgido almas caridosas para contribuir com o QCad, eu não concordo quando dizem que esse programa é bom. O QCad , em minha opnião, ainda não faz 5% do que o AutoCAD é capaz de fazer. E outra, além dos vários recursos que faltam, o paradigma de desenho e trabalho do AutoCAD é zilhões de vezes mais superior do que o QCad.

O PythonCAD ainda é uma piada comparado com o AutoCAD. Não merece nem comentários.

O único OpenSource que chega mais próximo mesmo é o tal do QCad, mas como eu disse, não chega nem aos pés do AutoCAD. E o próprio autor do QCad diz que o seu programa não chega a 10% do AutoCAD da Autodesk, veja:

"Please note that AutoCAD is the result of 25 years of efforts by the many employees of Autodesk Inc. QCad was mainly created by one guy in a few years. Comparing the two is not really appropriate. QCad targets a different type of user than AutoCAD does. However, if you find yourself using only about 10% of the tools that AutoCAD offers, you might want to give QCad a try."
Fonte: http://www.ribbonsoft.com/qcad_doc_faq.html#25

O tal do BricsCAD parecia ser uma ótima solução, mas o programa parece só rodar no redhat, já tentei mil vezes rodar em sistemas debian, mas dá pau, o programa não roda. E mesmo assim, parece ser feito usando bibliotecas do wine, ou seja, não é nativo.

Enfim, enquanto não lançam um AutoCAD para Linux, a melhor solução é instalar um Windows98 dentro de uma máquina virtual como o Qemu ou o VMware (aki é com o Qemu) e rodar o autocad nele. O Autocad 14 com o Windows98  dentro de um Qemu tem até um desempenho relativamente interessante.

Bem , é isso aí, não podemos tampar o sol com a peneira , temos que admitir, para nós engenheiros, o Linux ainda deixa muito a desejar em programas. E olha que estou falando do AutoCAD, se eu começar a falar nos programas de cálculo estrutural...

Abraços a todos.

Cristiano M. Magalhães

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #16 Online: 14 de Novembro de 2006, 16:39 »
No conisli fiquei sabendo do projeto Archimedes (não pude estar na palestra =[ ). Ainda esta longe do autocad mas tem tudo para chegar longe. Vale a pena conferir.

http://archimedes.incubadora.fapesp.br/portal/projeto/bla/
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #17 Online: 14 de Novembro de 2006, 18:51 »
já entrei em contato com o pessoal do archimedes a algum tempo.

fui informado que o programa tem interesses apenas acadêmicos.

 :(

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Similar do Autocad
« Resposta #18 Online: 16 de Novembro de 2006, 20:17 »
Olha, o fato de rodar um software numa máquina virtual não isenta ninguém de ter que pagar licença, inclusive do sistema operacional que estiver rodando nessa máquina virtual. O mesmo vale para o Wine ou Cedega. Me parece que até mesmo para rodar o Internet Explorer no Wine você precisa ter uma licença do Windows, pois o Internet Explorer não é um freeware, mas é parte integrante do Windows. Pelo menos é isso o que diz na licença de uso.

E quem iria querer rodar o Internet Explorer? Nem no Windows se usa essa coisa... heheheheh :D
Ae, sem stress. (:


Offline kropco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #19 Online: 17 de Novembro de 2006, 17:17 »
E eu ja mandei uns 10 e-mails para o pessoal do IntelliCAD, para incentiva-los a desenvolver uma ver~so para Linux, mas nem resposta eu tive...nem nada..
é o programa mais "igual" ao CAD que eu conheço, e trabalha com .dwg...as ferramentas são praticamente clonadas, e é mais ligeiro...além de a versão atual vir com um gerenciador de documentos e projetos...docmanager...me pareceu bem legal...e o preço é até humano, perto do preço do AutoCAD...1000 contra 14000...achei até justo...
Mas...só para as janelas...pro pinguim...nada...
Vamos aguardando...
tem uma biblioteca chamada opendwg, mas eu ainda não entendi qual a intenção deles, ja que é tudo pago, e de open não tem nada...tipo..pague e pegue...isso não é open..é?...o archimedes acho que usa essa bib...e tem mais uns 2 ou 3 que tbem usam, mas a usabilidade é péssima...

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2006, 16:00 »
Citar
2) Instalamos um VMWare Player (ou server - muito bom), uma VM do WinXP básica com 10mb, e instalamos o bom e velho AutoCAD, com tudo que a gente usa diariamente, além de um SAMBA, um NTFS-3G, e mais alguns pacotes, e usamos assim..em rede com o Ubuntu, e ficamos aqui, torcendo para alguem da AutoDesk ler estas mensagens, e topar fazer alguma coisa...

nada a ve com o topico mais como eh q se instala esse windows basico aki to rodando a instalaçao normal e também nao consegui, faze conversa com o ubuntu ainda nao rsrs. so entre mais de uma makina virtual so q ai fica muito pesado, so servidores...

Offline macl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #21 Online: 25 de Novembro de 2006, 00:05 »
Atenção usuários de AutoCad vocês esqueceram que este software importa arquivo DXF "Drawing Interchange File", isto é, o mesmo padrão utilizado pelo QCad. Portanto, existe comunicabilidade entre os softwares.

Se alguem for enviar um arquivo DWG para vocês, peçam o arquivo no formato DXF-2000.

Desta forma poderão trabalhar no QCAD.

Bom trabalho a todos!!!!

Offline kropco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #22 Online: 27 de Novembro de 2006, 10:49 »
Não, eu não me esqueci...
Mas eu agarantio que mais da metade dos escritórios de arquitetura e engenharia que trabalham com e para a empresa onde eu trabalho, não seriam capazes de fazer estas conversões...podem me xingar, mas o nível técnico da grande maioria da população (e aí se enquadram arquitetos e engenheiros mais simples, que ainda nem sabem direito que dá para fazer projetos em 3D e encher os olhos dos clientes de alegria, e vender muuuuuito mais - conheço vários que ainda desenham na prancheta...com normógrafo...podem acreditar) não permite que estas peripécias sejam feitas de modo comum e usual para todo mundo...infelismente...
Eu passo cada apuro aqui...
Outro dia pedi a uma empresa, para salvar alguns documentos .doc que eles me mandavam (tipo memoriais descritivos, seguro de obras, e etc...) em .pdf, pois seria mais seguro para eles, e tals...(veja que nem estou falando de Cad ainda)
Recebi a seguinte informação:

Olha, o nosso programa só salva nesta versão de arquivos, que é o padrão mundial (!!!)
O que o senhor poderia estar fazendo, é estar salvando esses arquivos juntamente com o e-mail, numa pasta separada, para consultar quando precisar, e se o senhor mesmo não alterá-los, não tem perigo nenhum, afinal, só mandamos para o senhor...

Tirando o gerúndio da frase (sim, eu odeio gerundismo), imagina se eu pedisse para essa empresa me salvar os projetos em .dxf??...a moça iria me chamar de louco...

Estamos ha anos luz dessa facilidade toda...mas
Eu também sou brasileiro (e teimoso) e não desisto nunca...hehehe

Abraços

Adriano

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #23 Online: 27 de Novembro de 2006, 11:16 »
Mesmo convertendo os arquivos.. o QCad não tem nem metade das funções do autocad...
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Similar do Autocad
« Resposta #24 Online: 28 de Novembro de 2006, 02:38 »
Tenho certeza de que alguns dos mais importantes softwares para engenharia e design rodam em sistemas *nix...
Exemplo disso são os produtos pro/engineer e o tecplot. Que são aplicativos comerciais estupidamente caros... Assim como Autocad. :D
Não é possível que não exista algo que possa substituir o Autocad, mesmo que seja pago.

Mas como a pergunta era um que fosse "livre", vai ai um link para uma lista de programas livres desta área.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2006, 02:47 por zohguy »


Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #25 Online: 29 de MAR?O de 2008, 20:06 »
Pessoal,
como alguns de vocês, também trabalho com CAD e sabemos bem a falta que um BOM programa de Cad faz no Linux.
Como já não faço há algum tempo uma pesquisa na área, resolvi pesquisar hoje e me surpreendi com uma mensagem no fórum americano do Ubuntu.
Um dos usuários conta que conseguiu instalar o ZWCad no Ubuntu 7.10 apenas com a última versão do Wine! (Sem ter que baixar DLLs extras!) ;D
O ZWCad (www.zwcad.org) é baseado no IntelliCad, que é o CAD mais próximo do bem sucedido AutoCad. Não consegui ver direito na imagem, mas parece que o usuário em questão está usando o Wine 0.9.58 + ZWCad 2008!

Ainda não testei, pois minha versão é a 7.04. Mas com essa boa notícia, vou até instalar o 7.10 pra ver se realmente funciona!
Se realmente funcionar, o Linux acabou de ganhar um rio de usuários, assim como o ZWCad.
PS. O preço do ZWCad é 1000x mais acessível que o do AutoCad!

Segue o Link do fórum americano onde li a notícia!
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=318101


Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #26 Online: 29 de MAR?O de 2008, 21:58 »
AutoCAD 2000 roda via wine sem problemas
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #27 Online: 29 de MAR?O de 2008, 22:53 »
AutoCAD 2000 roda via wine sem problemas

Carlos,
O bom desse ZWCad é que ele abre arquivos do AutoCad 2007. Fora o preço dele... :o
Nunca testei ele, mas parece que ele tem uma área de trabalho muito parecida com o Autocad 2005, que é mais incrementada que o AutoCad 2000.


Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #28 Online: 29 de MAR?O de 2008, 23:17 »
Também trabalho com cad e estou nessa expectativa de algo de muito bom acontecer.

7355


edit: só reafirmando o que os colegas falaram: Não tem como utilizar o Qcad...para quem trabalha mesmo com Cad, não dá.
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2008, 23:23 por fabiovalinhos »
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Similar do Autocad
« Resposta #29 Online: 30 de MAR?O de 2008, 12:36 »
AutoCAD 2000 roda via wine sem problemas

Carlos,
O bom desse ZWCad é que ele abre arquivos do AutoCad 2007. Fora o preço dele... :o
Nunca testei ele, mas parece que ele tem uma área de trabalho muito parecida com o Autocad 2005, que é mais incrementada que o AutoCad 2000.



Sim, eu conheco esse CAD.

Em tempo, até hoje, todos os derivados do IntelliCAD (inclui-se o zwcad), rodam via wine sem problemas. Já testei vários, inclusive o gratuito progecad.

A única ferramenta que o Progecad nao possui, é a possibilidade de inserir arquivos Raster, e o 3D. Fora isso, roda tudo. Abre inclusive os dwgs da vida...

Site oficial:
http://www.progecad.com/index.asp
Download da versão gratuita em:

http://www.download3000.com/download_47915.html
Ou senao, no site oficial, em
http://www.progecad.com/compra/index.asp?left=prodotti/eng_progecad2008smart&abspage=1&lang=eng

Ressalto de novo: Roda via Wine. Quem usa AutoCAD vai se sentir em casa.

Carlos
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2008, 12:42 por carlosaluisio »
Ubuntu Lucid é 10 !!!