Autor Tópico: Finalmente, estragaram o Linux  (Lida 13011 vezes)

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Finalmente, estragaram o Linux
« Online: 29 de MAR?O de 2007, 10:42 »
" Ontem a noite, tive a oportunidade de instalar o Ubuntu 7.04 Beta, que tem previsão para lançamento da versão final no fim do mês que vem.

Optei por uma instalação completa, pois minha partição de dados fica separada da partição do sistema (modelo altamente recomendado) e nunca tive muita sorte com atualizações para betas, uma vez que customizo muito meu sistema.

Depois de baixar e queimar a imagem do CD, a instalação ocorreu de maneira prática e rápida, como nas versões anteriores.

Bastou dar o boot pelo CD e 25 minutos depois estava com o sistema rodando perfeitamente.

Uma coisa me chamou muita atenção logo de cara, tanto a inicialização quanto o desligamento ficaram bem mais rápidos que a versão 6.10.

A aparência ficou muito mais polida, bem ao estilo WEB 2.0, com cantos arredondados em praticamente todos os lugares e muito (não sei se este é o termo mais correto) espelhamento.

Eu esperava que já viesse com o driver proprietário para rodar o desktop 3D de cara, mas não veio, porém, bastou acessar o menu de configuração e com 4 cliques (contando o do menu e um de confirmação) e a digitação da minha senha, estava instalado o driver proprietário, já com o suporte a 3D.

O único problema é que baixou minha resolução para 1024x768, mas isso, também foi simples de resolver.

Infelizmente, o desktop 3D, ainda não estava ativado, novamente, bastou ir no menu e mais alguns cliques, instalado e funcionando.

Em menos de 5 minutos, tudo funcionando, sem problemas.

Mas eu queria mais, queria o Beryl funcionando, com seus efeitos de neve, água, fogo etc...

Esse eu não achei no menu, mas fui no gerenciador de pacotes, uma pesquisa e mais alguns cliques, estava com o Beryl instalado, configurado e funcionando.

Que coisa chata, estragaram o Linux, agora não dá mais para dizer que precisa ter cérebro para usar, em 40 minutos tudo funcionando perfeitamente, cheio de belezuras que colocam muitos sistemas operacionais comerciais no chinelo e eu não tive que abrir o terminal uma única vez.

Vou parar de usar o Linux, está ficando chato.

Brincadeiras a parte, gostaria de lembrar que esta versão é beta, ainda, não é para uso diário em produção, muitas coisas estranhas podem acontecer (nenhuma até agora, mas nunca se sabe).

Para baixar o CD: http://releases.ubuntu.com/7.04" (...)

fonte: http://ww.meiobit.com
url para post completo: http://www.meiobit.com/finalmente_estragaram_o_linux

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #1 Online: 29 de MAR?O de 2007, 11:10 »
Nossa, quando li que "estragaram o linux" pensei que fosse algo sério (do tipo da meleca que a Novell fez, por exemplo). Gostei do texto. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #2 Online: 29 de MAR?O de 2007, 11:18 »
Meu, nunca aguentei esperar o lançamento da versão final do Ubuntu. Sempre acabei instalando uma versão beta ou mesmo uma alfa. Contudo, das outras vezes, meu sistema sempre "deu pau". Quase todos os dias há uma nova atualização e essas estragaram a configuração do meu sistema muitas vezes. Por isso, dessa vez, estou me segurando até a data do lançamento para poder atualizar o Ubuntu. Daí... Caramba! Na vez que decido esperar, o pessoal faz um beta que parece estar funcionando perfeitamente. Fico na maior vontade de instala-lo. Contudo, iria me odiar se me entregasse a tentação e meu sistema acabasse desconfigurado. Eu tenho que resistir!  ;D
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2007, 17:20 por AlexBR »

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #3 Online: 29 de MAR?O de 2007, 11:29 »
Poisé! Vocês beta-testers também não ajudam! Toda hora vem alguém dizendo "nossa! Como o Feisty é estável" ou "o melhor Ubuntu até agora!". To me segurando... :o

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #4 Online: 29 de MAR?O de 2007, 11:59 »
Mais esse tipo de coisa eu já vinha falando para alguns amigos. Muito em breve o Linux não será mais exclusivo de pessoas astutas, safas, que gostam de pesquisar e resolver seus problemas sozinhos.

Quando o Ubuntu tiver o configurador gráfico para o xorg, x11, grub, ect... Vai ser mais amigável ainda, e praticamente impossível de se encontrar dificuldades para se usar o sistema.

Na pinha opinião o grande entrave do Ubuntu é a sua dependência da internet,
pois quem não tem a mesma não poderá solucionar nada, sendo que as suas soluções prontas dependem de uma conexão “e rápida por sinal”.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #5 Online: 29 de MAR?O de 2007, 13:39 »
Bom texto... gostei!

Só para provocar: instalei o Feisty Beta para AMD 64 em um Notebook que dava o maior problema para instalar o Edgy (segundo relatos na internet). Tudo funcionando perfeitamente, inclusive Beryl. Para ser sincero só o monitor de bateria não está marcando, o resto está perfeito. Uma bala!

Vou ter problemas com Flash e Java, mas isso faz parte da estrutura 64 em qualquer SO atualmente.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #6 Online: 29 de MAR?O de 2007, 14:15 »
Sou daqueles que preferem esperar sair a versão definitiva para baixar. 19 de Abril está aí! Já to começando a fazer a lista dos programas que terei que instalar que atualmente tenho no meu Edgy.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Curioso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Curioso de nascença...
    • Ver perfil
    • BLOG:
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #7 Online: 29 de MAR?O de 2007, 14:27 »
Gostei da crônica, você escreve com propriedade. Gosto disso.

Esta crônica me fez recordar o contundente tópico (que nem sei se ainda existe aqui), algo como 'abolir o terminal'

É importante esta implementação de facilidades pois, realmente, pra que um usuário final precisa saber como que o driver da placa de som interfere no gerenciamento do aplicativo que renderiza a rebimboca da parafuzeta, esta encaixada no slot 3 do barramento CHZM presente no driver de vídeo? Usuário final precisa entender de word, excell, writer, presentation, racer, gimp, corel... Ele definitivamente não precisa entender como funciona o SO.
Por isso o Kurumin -que é realmente uma excelente distribuição, embora não largue o querido Ubuntu (paixão arrebatadora)- é tão visado em máquinas domésticas. Tudo é explicado 'tim-tim-por-tim-tim' lá.

Bem, algumas dúvidas, pra vc que já testou o beta:

Roda mp3 desde o início?
o driver para nvidia, está instalado por padrão?
Roda DVD desde o início?
O gaim ainda é o aplicativo padrão de mensg. inst. para o SO?

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #8 Online: 29 de MAR?O de 2007, 17:21 »
Arrisco-me a responder sem ter testado, por conhecer a filosofia do Ubuntu:

Roda mp3 desde o início?

Não e nunca rodará. Mas nada que um ou dois cliques não resolvam.

o driver para nvidia, está instalado por padrão?

Idem, embora a pergunta só seja relevante para quem tem placas da nvidia.

Roda DVD desde o início?

Se estiver em algum formato proprietário, idem.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #9 Online: 29 de MAR?O de 2007, 17:26 »
Vou ter problemas com Flash e Java, mas isso faz parte da estrutura 64 em qualquer SO atualmente.

Meu, como você faz então? Fica sem Flash e sem Java?! Não é melhor instalar a versão 32 bits então?

Só por curiosidade, tá?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #10 Online: 29 de MAR?O de 2007, 17:31 »
(...)
Felix, também achei que você ia descascar em cima de algum linux, aí começou a falar do Feisty  :'(, pensei "vão xingar ele até a morte", depois já deu pra ver a brincadeira. Bem legal o texto.

Gostei da crônica, você escreve com propriedade. Gosto disso.
(...)

Hei, por favor, eu agradeceria os elogios ao texto, mas infelizmente não posso, visto que não é meu, o link para a matéria original (e completo) está logo abaixo da matéria.

Bem, algumas dúvidas, pra vc que já testou o beta:

Roda mp3 desde o início?
o driver para nvidia, está instalado por padrão?
Roda DVD desde o início?
O gaim ainda é o aplicativo padrão de mensg. inst. para o SO?

Caro curioso, eu também estou que não me aguento para testar, mas estou com "problemas técnicos" e acho que até resolvê-los o nosso querido 7.04 já estará em sua versão final, mas, segundo o que já li por aí, o suporte a mp3, dvd, e codecs afins será "on demand" (não sei se é o termo correto), isto é, caso não tenha o codec instalado, ao tentar executar o arquivo o ubuntu baixa e instala automaticamente o codec necessário...

Espero ter ajudado

Offline Tuxtu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #11 Online: 29 de MAR?O de 2007, 18:20 »
Quando li "finalmente estragaram o linux", cliquei até seco no link pra ler o que tinha acontecido, afinal, leio notícias o dia todo e não tinha visto nada a respeito!
Me assustei viu?! Isso não se faz amigo! Ufaa.... Um dia você mata um do coração aqui no fórum!  ;D ;D ;D

Gostei muito do que li, isso fez minhas mãos cossarem mais pra instalar o 7.04!
Avatar removido por ultrapassar o limite regulamentado nas regras do fórum
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #12 Online: 31 de MAR?O de 2007, 10:53 »
Que coisa chata, estragaram o Linux, agora não dá mais para dizer que precisa ter cérebro para usar, em 40 minutos tudo funcionando perfeitamente, cheio de belezuras que colocam muitos sistemas operacionais comerciais no chinelo e eu não tive que abrir o terminal uma única vez.

Vou parar de usar o Linux, está ficando chato.

Brincadeiras a parte, gostaria de lembrar que esta versão é beta, ainda, não é para uso diário em produção, muitas coisas estranhas podem acontecer (nenhuma até agora, mas nunca se sabe).
gostei da cronia deste ]site que vc tirou a fonte. mas se vc nao quer facilidades, va logo para o slackware ué  ;D

Sou daqueles que preferem esperar sair a versão definitiva para baixar. 19 de Abril está aí! Já to começando a fazer a lista dos programas que terei que instalar que atualmente tenho no meu Edgy.
eu também sou assim. estou ansioso

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2007, 08:54 »
aproveitando o topico, e sem puxar o saco do ubuntu, caramba, eu nao aguento esperar a versao final, tou usando desde o alfa 3, e tá rápido pra caramba, tanto o boot, quanto o desligamento, nao chega nem a 10 segundos, bugs minimos.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Finalmente, estragaram o Linux
« Resposta #14 Online: 01 de Abril de 2007, 13:01 »
Sugestão para quem não se agüenta de esperar o Feisty Fawn ficar pronto: testar alguma outra distro. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil