Autor Tópico: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??  (Lida 9495 vezes)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #15 Online: 05 de Abril de 2007, 16:50 »
1 - voce inverteu. pelo seu texto, da a entender que a dreamlinux é a distro com inovação nos diretórios, e a gobolinux é a distro voltada a multimidia. e é o contrario.

2 - uma distro unificada, ou uma diminuição na quantidade de distros é utopia. Eu também acho que seria saudavel nao unificar todas, mas pelo menos dar uma enxugada. Só que, isso nunca vai acontecer. Em primeiro lugar, porque existe um jogo de egos, e os desenvolvedores de uma distro jamais aceitariam se unir a outra. Em segundo lugar, porque o próprio conceito de software livre da espaço para a criação de mais e mais distros. sempre existirão pessoas descontentes com um programa padrão, ambiente gráfico ou cor padrão de uma distro (eu odeio o marrom do ubuntu), e esses descontentes criarão forks. A tendência, infelizmente, será o número de distros aumentar. O mais próximo que chegaremos do nirvana vai ser quando definirem aqueles padrões do linux. mas, mesmo assim, vai ter sempre os do contra que farão algo fora desses padrões. bem vindo à vida em sociedade.

3 - A equipe do kalango não aceita críticas, e o carlos morimoto é a personificação do ego, e não deixa ninguém se meter na carreira solo dele. Não existe, nessa dimensão, uma maneira desses dois seres se unirem numa única distro.
no 2 - concordo com genero, numero e grau. qqr um deve ter a liberdade de criar sua distro, modificar, personificar, mexer, fuçar. pena que para isso também é necessario autorizar a criação de muitas distros para a distribuição para outros usuarios... mas acho que isso é uma caracteristica do anarquismo... 'bagunça' liberdade, software livre....

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #16 Online: 05 de Abril de 2007, 17:00 »
HAEHAEAEHAEHAEHAE desculpa, mas eu ri muito quando vi "Carlos morimoto é a personificação do ego" hahaha achei muito boa ! E é verdade ! Não tiro os seus créditos por falar isso....mas que o windows é melhor que o linux....não tenho dúvidas....em relação ao Usuário final...ele é bem mais produtivo...claro...que como o código é fechado...pode ter 200 programas do tio bill rodando por trás para roubar suas senhas e você nem sabe...mas eu quero dar foco em uma coisa....eu sempre falo da minha avó : ) Poem ela no linux e no windows...ela mexe no windows....agora poem no linux, se acontece uma atualização de kernel....e reinicia a maquina... da "X server não pode iniciar, o gdm será desativado..." imagina ! Quando você vê, 95% das pessoas que tem computador, usam Windows...por que será ? Porque ninguém manja de computador...graças a Deus eu estou muitoo feliz no linux ^^
as pessoas ignorantes so sabem mexer em windows pq pra elas é a unica bonita, que presta etc..... alem de o linux por ser copyleft e distribuição livre sem fins lucrativos, nao faz merchandising, e a manipulação windou$iana continua....

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #17 Online: 05 de Abril de 2007, 18:59 »
Acho que o problema maior das distros nacionais é porque todas são iniciativas de pessoas físicas, sendo que as grandes são de pessoas jurídicas, o Ubuntu mesmo é da empresa sul-africana Canonical.

Se eu tivesse uma empresa grande, iria adotar alguma distro brasiliera legal, como o Big...

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #18 Online: 05 de Abril de 2007, 20:51 »
Citar
Acho que o problema maior das distros nacionais é porque todas são iniciativas de pessoas físicas, sendo que as grandes são de pessoas jurídicas, o Ubuntu mesmo é da empresa sul-africana Canonical.

madrigal,
isso não é uma regra, grandes distros podem se manter sem a escuderia de uma grande empresa, como: gentoo, debian, DSL, sabayon....

Mas também é bom lembrar que as mais populares tem sua empresa por trás: ubuntu, opensuse, mandriva, fedora...

Apesar desse fato, acho que muitos dos problemas que enxergamos nelas poderiam ser resolvidos por outras alternativas, sem a necessidade de um mecenas.   
« Última modificação: 11 de Abril de 2007, 18:07 por gabriel0085 »

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #19 Online: 05 de Abril de 2007, 20:55 »
Acho que o problema maior das distros nacionais é porque todas são iniciativas de pessoas físicas, sendo que as grandes são de pessoas jurídicas, o Ubuntu mesmo é da empresa sul-africana Canonical.

Correção: a Canonical Ltd é baseada na britânica Ilha de Man, com principais escritórios em Londres. Agora, sobre distro nacional com iniciativa de pessoa jurídica, tínhamos a Conectiva, mas todos sabem no que deu: tio Mandrake abriu os olhos, sugou e nada sobrou.

Se eu tivesse uma empresa grande, iria adotar alguma distro brasiliera legal, como o Big...

Se eu tivesse uma empresa grande, iria adotar alguma distro nacional apenas se ela fosse adequada às necessidades de minha empresa. Não acho que nacionalidade tenha que ser critério principal para se escolher uma distro.
« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 20:58 por celsofaf »
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #20 Online: 06 de Abril de 2007, 12:46 »
Acho que o problema maior das distros nacionais é porque todas são iniciativas de pessoas físicas, sendo que as grandes são de pessoas jurídicas, o Ubuntu mesmo é da empresa sul-africana Canonical.

Se eu tivesse uma empresa grande, iria adotar alguma distro brasiliera legal, como o Big...

Madrigal,

Lembrando que na próxima versão do BIG Linux já devem ter scripts para instalação de programas empresariais (ERPS, gerenciamento, etc). Temos um tópico dedicado a isso no fórum e se você ver a quantidade de programas disponíveis para empresas no Linux, irá até assustar. Recomendo a todos darem uma olhada lá: http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=2043&highlight=empresarial
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #21 Online: 10 de Abril de 2007, 10:10 »
Citar
Acho que o problema maior das distros nacionais é porque todas são iniciativas de pessoas físicas, sendo que as grandes são de pessoas jurídicas, o Ubuntu mesmo é da empresa sul-africana Canonical.

Mas também é bom lembrar que as mais populares tem sua empresa por trás: ubuntu, opensuse, mandriva, pclinuxos,fedora...
   

ha-ha!


ai é que está o problema. na verdade, nao existe desculpa nenhuma pras distros brasileiras serem tao nao profissionais. o PCLinuxOS, citado por voce, é uma das distros mais populares do distrowatch (quase alcancando o ubuntu), e é uma iniciativa privada. Texstar é o nick do cara, nao o nome de uma empresa. Como é que ele conseguiu? duas coisas: em primeiro lugar, o cara é um perfeccionista. todos lancamentos do PCLinuxOS sao praticamente livres de bugs, nao é porque o cara nao trabalha pra uma empresa que ele tem que fazer um servico porco. em segundo lugar, ele é aberto a opinioes alheias. dessa forma, ele conseguiu atrair um grupo de desenvolvedores (coisa que o Morimoto nao conseguiu - ou nem quer), e, o mais importante, uma comunidade bacana e ativa (coisa que o Kalango nao conseguiu). O terceiro motivo, apesar de estar relacionado com o segundo, tem um pouco da nossa culpa. O PCLinuxOS possui voluntarios da propria comunidade criando páginas de ajuda, equipes de embelezamento, equipes de traducao e outras coisas assim, criando uma comunidade tao fervilhante e ativa quanto a do ubuntu. Se formos pensar, a graca do Ubuntu, por exemplo, está nisso: ele nao possui grandes méritos tecnologicos. apesar de usar o gnome, ele é mais pesado que algumas distros com KDE, nao possui algumas ferramentas graficas existentes em outras distros, e é um parto fazer multimidia funcionar nele (problemas que estao sendo corrigidos, lógico). O bom do Ubuntu é a comunidade. em cada canto pipocam pessoas fazendo scripts, programas e tutoriais para resolver os problemas do ubuntu, e isso atrai mais gente, aumenta a comunidade, e surgem mais pessoas para ajudar. é um circulo vicioso. da mesma forma que a pergunta é "tostines é mais gostoso porque é mais fresquinho, ou é mais fresquinho porque é mais gostoso?", pode-se dizer "O Ubuntu tem a maior comunidade porque é o melhor, ou é o melhor porque tem a maior comunidade?". o mesmo está acontecendo com o PCLinuxOS, e o mesmo nao ocorre com as distribuicoes nacionais. parte da culpa é nossa (eu digo: minha também) por nao valorizar essas distros, e parte da culpa é delas próprias, por nao acenderem a chama que atrai a comunidade. sabem, as pessoas nao saem simplesmente pela net procurando comunidades para se engajar, sem nem gostar do que tal comunidade trata. elas devem ser atraidas de algum modo, seja com uma página bonita, com um sistema bom, seja com qualquer coisa. o resto é consequencia.

o resumo do post longo e confuso pra quem nao quis ler é: parte da culpa das distros nacionais nao serem valorizadas é dos desenvolvedores, por nao fazerem algo excelente e que atraia pessoas, e parte da culpa é das comunidades dessas próprias distros, que nao sao tao engajadas quanto as comunidades, por exemplo, do ubuntu e do pclinuxos.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #22 Online: 11 de Abril de 2007, 14:09 »
Recomendo você visitar o fórum do BIG Linux. A comunidade é muito ativa e existe uma equipe de Design também (estamos tentando melhorar o design para a próxima versão).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline anakimsk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #23 Online: 11 de Abril de 2007, 16:06 »
Infelizmente....quem tem mais dinheiro...faz o melhor sistema operacional...isso inclui propaganda ! Por que você acha que o windows é melhor que linux ? Simplesmente porque o bill gates é o homem mais rico do mundo...mas eu acredito no linux...se não eu não estava aqui no fórum ajudando a construir uma comunidade melhor...um cara postou ai no fórum para enviarem um CD pra ele..eu enviei sem cobrar nada...eu acredito numa comunidade....mas infelizmente o que domina é o dinheiro....por isso que eu digo...como o Kurumin vai concorrer com a canonical Ltd. ?? Não tem como....


PS: Sem contar que o nome "Kalango" eu nunca usaria uma distro com esse nome ¬¬

EDIT:

sobre o dream linux... realmente...uma distro orientada pra multimedia ! O pessoal ta de parabens mesmo !

aff kra fala besteira nao, windows melhor q linux? viaja kra tu ta viajando. fala oq tu nao sabe nao !!!

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #24 Online: 11 de Abril de 2007, 17:31 »
Recomendo você visitar o fórum do BIG Linux. A comunidade é muito ativa e existe uma equipe de Design também (estamos tentando melhorar o design para a próxima versão).

pretendo sim visitar o forum de vcs uma hora dessas, eu usei o BigLinux a uns dois anos, numa edição que veio junto com uma PCLinux Expert (era esse o nome da revista? faz tempo que eu nao vejo), e achei bastante interessante. na época, era a única distro brasileira a contar com os primeiros recursos de desktop 3D (nada de cubos psicodélicos, era só os esquemas de transparencias e de mexer nas janelas como se fossem folhas de papel), e eu achei bastante interessante essa inovação. eu só achei a distro meio cru na época, e, como eu nao era assim meio noob em linux eu parti pra outra. mas há de se dar uma nova chance a essa distro, que parece estar acertando os passos, e, talvez, com um pouco mais de tempo e esforço, ja vai estar andando sozinha...

*quando eu me refiro a andar sozinha, me refiro a usar repositórios próprios. nao existe nada errado em usar outra distro como base, é perda de tempo reinventar a roda. as duas distros mais populares dos últimos tempos no distrowatch, Ubuntu e PCLinuxOS são ambas baseadas em outras distros, mas contam com um desenvolvimento próprio, com pacotes e repositórios próprios. Se não fosse assim, o Ubuntu seria apenas um Debian com outra cara e instalador gráfico, e o PCLinuxOS seria só um Mandriva customizado. O BigLinux só tem que tomar cuidado para nao virar só um Ubuntu com programas diferentes...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Cambuci-RJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #25 Online: 11 de Abril de 2007, 20:13 »
Testei todas essas distros:
Ubuntu, Kurumin, Kalango, Resulinux, Dizinha, Biglinux, DreamLinux, Tupiserver e Famelix. Posso afirmar
que em nenhuma delas vi "trabalho porco". Todas com suas peculiaridades e com o suor da equipe ou criador.
Algumas com grau de desenvolvimento mais avançado que outras, isto é claro. Triste é ter que ler e ouvir comentários de desprezo e amargura de usuários que desconfio nem usam "Linux". E o meu desktop é LINUX. 

Offline neofito_ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #26 Online: 12 de Abril de 2007, 01:10 »
ola pra todos...
sou novo no mundo linux, mas o conheci quando (aki em Belem) o guarani 3.0 ainda era do tempo da iracema!... e era muito complicado... depois fui passando aos outros, tipo mandrake, suse, caldera (alguem lembra?) corelinux (agora xandru), e tantas outras... sempre larguei de mao pode faltava alguma coisa (principalmente no setor gráfico-profissional, como ainda falta).
quando chegou o conectiva 10, vi coisas otimas, e quando vi o kuruma 5.1, comecei a gostar mais, pela simplicidade de instalacao, um forum legal, e muitas facilidades. mas sempre achei o visual horroroso... e pouco profissional (sem kerer ofencer ao mestre morimoto), e ainda hoje o kuruma eh meu sistema favorito.
agora acho se deve pensar em termos empresariais.  A conectiva foi vendida por que nao teve como se sustentar, já a novell nao faliu porque encontrou no linux a salvacao... experiencias diferentes para um mesmo produto.
o morimoto um dia escreveu q os usuarios do brasil nao estao dispostos a pagar por um OS, muito menos por um suporte telefonico ou outra coisa... quem aqui comprou o CD do linux...? ou quem aqui nao usou um piratex do outro sistema...? agora, alguem sabe me dizer como a Canonical ganha dinheiro com Ubuntu, ou a Novell com o Suse, ou qq outra distro?... Bom, penso q sejam com empresas, e nao com usuarios domesticos.
Por isso, acho q as distros brasucas sao voltadas para os usuarios domesticos... embora possam arrebatar algum empresariado. Sempre ouvi dizer q se ganha dinheiro vendendo suporte ou coisas do genero, e uma empresa (e um produto) precisam de dinheiro, para melhorar e crescer...
alguem ja pensou q os macs soh continuam no mercado porque o o Tio Bill "deu" dinheiro pro jobs? e q a corel soh continua no canada porque o tio Bill "deu" dinheiro pelo "aborto" do corel-linux?
as distros brasucas sao otimas, mas acredito q nao tenham um "plano" para abocanharem uma fatia de mercado (e estou falando de mercado, nao usuarios). quem sabe alguma empresa como a novell, a Red Hot, ou mesmo a Mandriva, nao compra o Big, o Kalango, ou kuruma... o jogo eh empresarial, e o peixe tem q ser grande... eu, pessoalmente falando, gosto da ideia de ter uma empresa por tras de um produto. assim eu sei q tem gente sendo paga para pensar em solucoes, e nao alguem q faz algo nas horas extras de folga e q pode simplesmente abandonar o barco na hora q achar q deve... e nao acontece isso com alguns programas q perdem o "pai" e nao conseguem arrumar um "substituto"...?
desculpem o texto longo, e espero q nos proximos anos um padrao exista, e as distros nacionais continuem a ter seu espaco, seja entre iniciantes, iniciados, e todos mais q kiserem...
que a forca esteja com todos.