Autor Tópico: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??  (Lida 9498 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Online: 05 de Abril de 2007, 01:49 »
-Kurumin
-kalango
-BIG Linux
-Resulinux
...


E a velha pergunta...pra que tantas distros?

Todas se dizem com o mesmo objetivo, distros destinadas a desktops de iniciantes e winusers.
Então por que não unir esforços (e unificar os fóruns também) para produzir algo de melhor qualidade e ampliar sua popularidade?   

Alguém já propôs isso em seus fóruns?
alguém conhece esses ambientes mais de perto para nos dar um comentário mais embasado a respeito?

Costumo ler muitos comentários de usuários que se iniciaram com alguma destas e acabaram partindo pra um ubuntu, opensuse, mandriva ou fedora, procurando um algo mais, menos amadorismo, mais profissionalismo, melhor estrutura...
O que será que falta para essas distros se tornarem definitivas? Distros de primeira categoria?
Talvez um pouco mais de trabalho colaborativo...   
« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 01:51 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2007, 01:51 »
Antes de qualquer comentário gostaria de fazer uma menção honrosa a duas distros nacionais, com identidade e propostas interessantes que dão sentido a sua existência:  gobolinux e Dream Linux.

No primeiro, eles fazem uma experiência com a organização da hierarquia de diretórios, que talvez seja largamente adotada futuramente no mundo linux. É uma idéia interessante baseada no modelo do MacOSX, e é muita válida pelo que a proposta pode possivelmente acrescentar.

O segundo, apesar de pouco valorizado por aqui, é muito elogiado lá fora. Costuma está sempre entre os 25 primeiros no distrowatch, e render um bom número de resenhas positivas, em sites não brasileiros é claro (exceção para o fórum do ubuntu). É visualmente muito bonito, oferece-se como estação de trabalho multimídia, e presa pela leveza do sistema, com xfce, mplayer e xmms como padrões por exemplo.
Isso sim é uma distro que tem algo a dizer...
 
« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 12:31 por gabriel0085 »

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2007, 03:59 »
Infelizmente....quem tem mais dinheiro...faz o melhor sistema operacional...isso inclui propaganda ! Por que você acha que o windows é melhor que linux ? Simplesmente porque o bill gates é o homem mais rico do mundo...mas eu acredito no linux...se não eu não estava aqui no fórum ajudando a construir uma comunidade melhor...um cara postou ai no fórum para enviarem um CD pra ele..eu enviei sem cobrar nada...eu acredito numa comunidade....mas infelizmente o que domina é o dinheiro....por isso que eu digo...como o Kurumin vai concorrer com a canonical Ltd. ?? Não tem como....


PS: Sem contar que o nome "Kalango" eu nunca usaria uma distro com esse nome ¬¬

EDIT:

sobre o dream linux... realmente...uma distro orientada pra multimedia ! O pessoal ta de parabens mesmo !

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2007, 04:28 »

hey pãozinho, se o dreamlinux pode, as outras podem também....

Não cheguei a instalar big linux e resulinux, mas gostei do que vi: aparência, features, boas idéias...

Eu só acho que 5 desenvolvedores fazem mais do que 1...e melhor...

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2007, 05:45 »
Antigamente eu achava que tinha mesmo que ter essas 300 distros...mas atualmente eu vejo que o que você fala é verdade. Se todas as distros se unissem em uma só, com versões para servidor e talz...não teria problemas de dependências...você não precisaria compilar o programa, por exemplo. E isso facilitaria muito a vida do usuário comum. Imagina o usuário comum instalando tudo com dois cliques ^^. Infelizmente não é o que acontece hoje. Vai no site da nvidia e vê os drivers para linux...tem uns 10. Um pra Red Hat, um pra open suse, um pra não sei o que lá....pô ! Talvez isso até desencoraja os criadores de softwares...Uma distro seria o ideal...eu afirmo com convicção, a microsoft iria temer o Linux !! Se não chama-se "Ubuntu" nem "Kurumin" nem "Kalango"...se não tivesse "nome" nem distribuição...se apenas chamase "Linux"...A micro$oft tava fu**** ! : )


EDIT:

Mas cara, o que temos que fazer, é sempre trazer pessoas pro Ubuntu, quem sabe um dia todos usaremos ela =)

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2007, 09:37 »
Por que você acha que o windows é melhor que linux ?

Eu não acho. Pra falar a verdade, eu tenho certeza que não é. O único motivo pelo qual o Windows é muito mais popular que o Linux, é que a Microsoft sempre se esforçou em criar uma interface que seja simples para o usuário final (leia-se leigo), mesmo que isso acarretasse um monte de problemas por trás dos panos (leia-se bugs). O Linux tem tudo para, em poucos anos, bater o Windows. Eu acredito e faço minha parte para que isso seja possível.


Quanto às distros nacionais, a primeira distro que eu tive contato foi o Kurumin (faz uns 4, 5 anos) e em menos de um mês já tinha trocado pro Conectiva. O Kurumin é uma "mistureba" com opções demais. Acho que acaba atrapalhando e confundindo o usuário. Eu só consegui aprender a mexer no Linux, efetivamente, com o Ubuntu (acho que hoje em dia existem mais facilidades para isso do que ha 5 anos atrás).

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2007, 09:53 »
1 - voce inverteu. pelo seu texto, da a entender que a dreamlinux é a distro com inovação nos diretórios, e a gobolinux é a distro voltada a multimidia. e é o contrario.

2 - uma distro unificada, ou uma diminuição na quantidade de distros é utopia. Eu também acho que seria saudavel nao unificar todas, mas pelo menos dar uma enxugada. Só que, isso nunca vai acontecer. Em primeiro lugar, porque existe um jogo de egos, e os desenvolvedores de uma distro jamais aceitariam se unir a outra. Em segundo lugar, porque o próprio conceito de software livre da espaço para a criação de mais e mais distros. sempre existirão pessoas descontentes com um programa padrão, ambiente gráfico ou cor padrão de uma distro (eu odeio o marrom do ubuntu), e esses descontentes criarão forks. A tendência, infelizmente, será o número de distros aumentar. O mais próximo que chegaremos do nirvana vai ser quando definirem aqueles padrões do linux. mas, mesmo assim, vai ter sempre os do contra que farão algo fora desses padrões. bem vindo à vida em sociedade.

3 - A equipe do kalango não aceita críticas, e o carlos morimoto é a personificação do ego, e não deixa ninguém se meter na carreira solo dele. Não existe, nessa dimensão, uma maneira desses dois seres se unirem numa única distro.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2007, 10:16 »
HAEHAEAEHAEHAEHAE desculpa, mas eu ri muito quando vi "Carlos morimoto é a personificação do ego" hahaha achei muito boa ! E é verdade ! Não tiro os seus créditos por falar isso....mas que o windows é melhor que o linux....não tenho dúvidas....em relação ao Usuário final...ele é bem mais produtivo...claro...que como o código é fechado...pode ter 200 programas do tio bill rodando por trás para roubar suas senhas e você nem sabe...mas eu quero dar foco em uma coisa....eu sempre falo da minha avó : ) Poem ela no linux e no windows...ela mexe no windows....agora poem no linux, se acontece uma atualização de kernel....e reinicia a maquina... da "X server não pode iniciar, o gdm será desativado..." imagina ! Quando você vê, 95% das pessoas que tem computador, usam Windows...por que será ? Porque ninguém manja de computador...graças a Deus eu estou muitoo feliz no linux ^^

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2007, 10:55 »
pq a maioria não se "profissionaliza" e se baseia no instável knoppix... se fosse pelo menos o debian puro, ou outra distro... mas distro knoppix eh instavel demais... não gostei do kurumin, achei o resulinux mto melhor... seria bem melhor se deixassemos escolher um wm que quiséssemos (tentem colocar o xfce4 no kurumin ¬¬)
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline maul

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2007, 11:29 »
Só pra deixar claro...

Citar
Todas se dizem com o mesmo objetivo, distros destinadas a desktops de iniciantes e winusers.
Citar
Costumo ler muitos comentários de usuários que se iniciaram com alguma destas e acabaram partindo pra um ubuntu, opensuse, mandriva ou fedora, procurando um algo mais, menos amadorismo, mais profissionalismo, melhor estrutura...

Como vc mesmo disse, essas distros se auto-destinam para desktop de iniciantes e winusers... Quando essas pessoas já estão mais acostumadas ao linux tendem mesmo a procurar por distros mais "pro"'s.
Concordo com a idéia de que uma distro nacional de peso seria realmente interessante. É só verificar a quantidade de fóruns e materiais disponiveis produzidos nacionalmente pra ter uma idéia de como uma distro dessas seria interessante.

flw.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2007, 12:45 »
A principal razão das distros nacionais não serem levadas a sério é não serem tão profissionais quanto algumas gringas, como Ubuntu, Suse, etc. A única que tínhamos era o Conectiva, porém hoje não é tão brasileira assim por causa do Mandrake. E não sei se é impressão minha, mas parece que o pessoal aqui não sabe que Mandriva é a antiga Conectiva aqui no Brasil. Então não vejo tanto aqui como era antes. Também não se vê mais tanta propaganda como era antes na época da Conectiva, quando vinha em várias revistas. Kurumin é muito show, mas é muito focado em usuário que está migrando de Windows para Linux. Então é comum ver usuário depois de um tempo saindo do Kurumin para outro. E pessoalmente não sou muito fã de tantos scripts igual no Kurumin. Parece que com o tempo, um script parece tropeçar no outro e começa a dar alguns paus. Já via alguns problemas esquisitos com amigos meus que utilizaram o Kurumin. Também falta um repositório próprio, ser mais enxuto e ter um perfil mais profissional.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2007, 13:13 »
Maul
Citar
Como vc mesmo disse, essas distros se auto-destinam para desktop de iniciantes e winusers... Quando essas pessoas já estão mais acostumadas ao linux tendem mesmo a procurar por distros mais "pro"'s.

Maul, a questão é que ubuntu, opensuse e mandriva além de serem distro de longa duração ("no pc da da galera"), também me parecem bem mais aptas a proporcionar facilidades e atrair visualmente os inicantes.

Eu não recomendaria - a qualquer um que me perguntasse - que começasse com o kurumin e depois passasse para o ubuntu. Eu diria para começar com ubuntu ou mandriva. Eu vejo o kurumin, por exemplo, como uma péssima porta de entrada no linux 
« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 13:25 por gabriel0085 »

Offline maul

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2007, 13:22 »
Eu vi que vc fez esse mesmo comentário em um outro tópico que criou, não lembro qual agora. E concordo plenamente. Na minha opinião, Ubuntu é a melhor distro para quem vai conhecer o linux.
Existem outros tópicos que discutem essa questão de ubuntu ou kurumin, qual a melhor para quem quer conhecer o linux. Usei o kurumin apenas uma ou duas vezes (e axo q nem instalei, foi só no live cd mesmo) mas a muito tempo. Era uma versão simples e facil de usar. Mas depois q vi o ubuntu, não tenho pq dizer para alguem q kurumin é mais facil. Inclusive pq antes mesmo eu defendia a conectiva, e não o kurumin. Nesse caso nem tanto pela facilidade, mas por gostar da distro.
Só defendi a idéia de que essas versões não se propoe a ser distros completas e avançadas, e sim, distros simples para se começar (mesmo que existam outras ainda mais simples).

flw.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2007, 15:12 »
Bem, o BIG é bom pois é baseado no Ubuntu. Só que também sinto falta de repositórios próprios. Outra que testei e gostei muito foi o Resulinux. O Dreamlinux gostei também, mas achei o ambeinte Xfce mais difícil de configurar.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Por que as distros nacionais não são levadas a sério??
« Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2007, 15:47 »
O Big Linux e seu mentor, Bruno Gonçalves, merecem uma menção mais que honrosa. É a única distro (até onde sei) que usa o também brasileiro TDE como gerenciador gráfico (também com opção pelo KDE), que achei eficiente e é bastante leve. Foi a distro que me permitiu transformar um computador velho numa eficaz máquina multimídia e também a introduzir minha mãe (quase totalmente leiga) ao mundo Linux. E, para quem tem uma máquina razoavelmente moderna, ele já vem com tudo pronto para o 3D.

De propósito vou ficar só com o que escrevi; poderia dizer muito mais. Mas, peço uma coisa: quem puder, que teste-o.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil