Acho que pra mim, infelizmente, a pergunta deveria ser por que eu ainda tento usar Linux, depois de uns 7 anos apanhando para ter um sistema alternativo ao Windows!
Hoje eu quero apenas um sistema que faça 4 coisas: navegue na internet, faça downloads, acesse disposistivos externos ( HD externo, pendrive, celular, câmera.. ) e reproduza arquivos de mídia ( música e filme ). São só as minhas 4 pretensões com Linux. Mas está difícil, pois as frequentemente tenho tido problemas que não me deixam fazer essas coisas simples.
No Ubuntu recentemente eu não conseguia abrir mais pendrives nem HD externo. Dizia que eu não era proprietário dos mesmos, não salvava nada e para ejetar com segurança pedia senha! Não foi possível resolver, e a tentativa disso detonou mais ainda o sistema. Formatei e instalei de novo o Ubuntu, mas na instalação deu erro de Grub.
No MInt, não rodava de jeito nenhum alguns formatos de vídeo, como mp4, mpg, wmv. Ou tinha só o vídeo sem o áudio, ou só o áudio. Instalei de novo codecs, instalei outros players, tudo possível. Não deu, formatei e instalei de novo. 3 dias depois, os problemas com vídeo começaram de novo. Instalei o LMDE e aconteceu a mesma coisa que no Ubuntu edititon.
No Mageia não instalava absolutamente nada, nem os codecs, não tocava música nem vídeo.
O Manjaro não instalou de jeito nenhum no meu PC. Apenas o botão de instalar estava apagado, eu tinha configurado tudo, idioma, região, teclado abnt2, escolhi a partição, tudo tudo, mas o maldito botão de instalar apagado. Até baixei de novo de outra fonte, gravei em um pendrive dessa vez, fui lá de novo e novamente a mesma coisa.
O Antergos aconteceu a mesmissima coisa que o Manjaro. Acho que os derivados do Arch não instalam mesmo no meu PC.
O último que eu tentei foi o PCLinuxOS, que vem com todos os codecs, mas não atualiza o Firefox ( versão 34 ), não instala outro navegador, não instala nada, dá aviso de erro. Tentei pelo Synaptic, terminal, baixando rpms da internet, tudo que eu pude e não instala. Não entendo como pode, o PCLinuxOS não é uma distro rolling release?
Enfim é isso, agora minha próxima tentativa é o PC-BSD, vamos ver se vai dar certo. Se não der, vou ficar com Windows mesmo, que se danem os vírus e corrupções eventuais dos arquivos. Faz parte.