Autor Tópico: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!  (Lida 6444 vezes)

Piras

  • Visitante
O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Online: 08 de Abril de 2007, 15:08 »
Finalmente, após "séculos" de desenvolvimento, o Debian veio à luz. O anúncio oficial, muito conciso está aqui:

http://www.debian.org/News/2007/20070408

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2007, 18:33 »
lançaram o debian etch? 1º de abril é?

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2007, 19:47 »
PQP!!!! :D
*Tem um orgasmo*
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2007, 20:11 »
Eu li o anúncio de lançamento e achei que o Etch até que está atualizado (kernel 2.6.18 e X.Org 7.1, por exemplo). Boa notícia para quem curte o Debian e não quer um sistema jurássico.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Piras

  • Visitante
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2007, 21:56 »
Vencendo a minha má-vontade em relação a uma versão nascida após um ciclo de desenvolvimento tão longo como este - 21 meses! - instalei hoje mesmo a nova versão estável do Debian.

Algumas impressões iniciais:

 /O instalador gráfico funcionou à perfeição desta vez. Em pouco mais de 20 minutos, todos os pacotes necessários à instalação do desktop estavam transferidos e instalados! Fiz a instalação via imagem netinstall, composta apenas pelo instalador e o sistema básico. Rápido e fácil.

/Embora a versão do Gnome disponível no Etch seja mesmo a 2.14, você demorará a percebê-lo pois ela conta com vários módulos do 2.16.

/O sistema é em geral mais reativo que o Ubuntu: o Gnome e o OpenOffice abrem com mais rapidez que no Ubuntu e o Firefox - aliás, "Iceweasel" - aparece quase que instantaneamente.

/Não notei diferença de tempo no boot, que, aliás, é mesmo em modo texto, isto é, sem bootsplash, usplash, splashy ou coisa parecida!

/Como já vêm instalados o Totem-Xine, Totem-Mozilla e vários decodificadores e bibliotecas para suporte de mídia, tive menos trabalho para deixar o meu sistema completo que no Ubuntu!

/A instalação do Ambiente Sun Java, Flash da Macromedia e outros aplicativos não livres requer a inclusão do repositório
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ etch main contrib non-free

/Alguns dos meus "queridinhos", como o Audacious e o Nicotine Plus, já estão incluídos nos repositórios oficiais do Etch, este último em bom Português Brasileiro!

/A versão nacional do OpenOffice - o BrOffice - já vem instalada por padrão no Debian quando se escolhe o Português Brasileiro como idioma do sistema.

/Em pouquíssimo tempo, meu Debian ficou a cara do Ubuntu! Infelizmente - pelo menos para os "debianos" mais fanáticos - as novas versões do Ubuntu, Fedora e Mandriva estarão em breve na praça, deixando o Etch precocemente envelhecido. No entanto, é bem possível que, para quem aposta no equilíbrio entre rapidez, leveza, estabilidade e segurança, o Etch seja uma excelente alternativa.



Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2007, 22:48 »
Piras, como vc baixou? CD ou DVD? Tem versão Live para se testar antes de instalar?
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Piras

  • Visitante
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2007, 00:29 »
Caro R,

Eu baixei a imagem iso do netinstall, de aproximadamente 160 MB. Durante a própria instalação, são baixados os demais pacotes necessários para o Gnome. Sem dificuldades!

O endereço para baixar o dito cujo é este aqui:

http://cdimage.debian.org/cdimage/daily-builds/daily/arch-latest/i386/iso-cd/

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2007, 04:35 »
Hein? Dá pra baixar o Debian no disco através do Ubuntu e instalar por este canal? Estou pensando em fazer isso, só pra testar. Quero ver como é o visual do Debian e perder o medo de precisar do Windows caso não consiga me adaptar a essa mudança que já é evidente. O esquema de instalação junto com outro sistema operacional é o mesmo? Duas partições para comportá-los no futuro quando o segundo também estiver operando?

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2007, 14:59 »
Qual a vantagem de se ter o Ubuntu ao inves do novo Debian se como voce mesmo disse,

/O sistema é em geral mais reativo que o Ubuntu: o Gnome e o OpenOffice abrem com mais rapidez que no Ubuntu e o Firefox - aliás, "Iceweasel" - aparece quase que instantaneamente.

/Em pouquíssimo tempo, meu Debian ficou a cara do Ubuntu!

/Em pouquíssimo tempo, meu Debian ficou a cara do Ubuntu!

?
Temos que fixar o bug #1.

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2007, 15:12 »
A vantagem é o maior poder de customização permitido, e o desempenho superior.
De resto, nem faz tanta diferença assim, tirando algumas coisas que terão q ser configuradas "by the hand".
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2007, 16:09 »
Ótima notícia, já estou baixando, Debian é Debian e a estabilidade e rapidez não se discutem, de resto só espero que tenhamos novas versões a pelo menos cada 18 meses, mas para mim o que mais importa é a estabilidade, pois nem ambiente gráfico eu uso, então ter um monte de programas novos e frescuras não me interessam muito.

[ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline Manawyddan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2007, 19:18 »
Olá pessoal!!
Eu sei que este forum é dedicado ao Ubuntu, mas como estão a falar do Debian 4.0(Etch) aproveito para tentar tirar uma dúvidas. Já fiz o download e já o instalei. mas ao contrário do Ubuntu, quando eu começei a instalar alguns pacotes adicionais, tanto através do synaptic como através do apt-get, não consegui instalar muitos deles por causa de dependencias que nenhum dos programas mencionados conseguiu resolver, dando sempre a mensagem de que realmente os encontrou nos repositórios mas dando a mensagem a dizer que não vão ser instalados!!!!!
Alguém sabe a que é devido este comportamento, tenho de configurar alguma coisa? Obrigado pela vossa atenção.

Ricardo,
"A mente que se abre para uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho natural."
                                                                       Albert Einstein

Offline raz0r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2007, 12:49 »
É isso ae, foi nosso presente de páscoa.  ;D

Debian rulez...
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Piras

  • Visitante
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2007, 22:37 »
Qual a vantagem de se ter o Ubuntu ao inves do novo Debian se como voce mesmo disse,

/O sistema é em geral mais reativo que o Ubuntu: o Gnome e o OpenOffice abrem com mais rapidez que no Ubuntu e o Firefox - aliás, "Iceweasel" - aparece quase que instantaneamente.

?



/Em pouquíssimo tempo, meu Debian ficou a cara do Ubuntu!

/Em pouquíssimo tempo, meu Debian ficou a cara do Ubuntu!

O "cara de Ubuntu" refere-se à configuração do ambiente gráfico e aos aplicativos que costumo instalar. Também prefiro configurar o sudo do mesmo modo como ele funciona no Ubuntu, já que me acostumei a digitar "sudo comando" para fazer quase tudo no terminal.

Para mim, que já uso o Linux há algum tempo, não há grande problema em substituir o Ubuntu pelo Debian. Já sei me virar no Debian o suficiente para dispensar o conforto do Ubuntu. Mas não aconselharia a mesma troca a um usuário iniciante. No Ubuntu o sistema vem mais "pronto" como estação de trabalho que o Debian. Além disso, há muito material na Internet a respeito dos acréscimos e configurações necessárias para facilitar ainda mais o uso e administração do sistema. A comunidade de usuários é mais ativa que a do Debian - neste último, forte mesmo é a cooperação entre os desenvolvedores - e oferece contribuições excelentes para comodidade do principiante, como os guias, EasyUbuntu e Automatix.

Desse modo, eu poderia concluir o seguinte:
/o usuário principiante deveria ainda hoje preferir o Ubuntu, principalmente com as facilidades esperadas por intermédio do Feisty;
/o usuário intermediário que se preocupa com o desempenho do sistema em termos de rapidez e leveza pode sem medo instalar o Debian Etch: o desempenho deste último compensa largamente as dificuldades adicionais na administração do sistema em relação ao Ubuntu.



Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: O Debian 4.0 (Etch) nasceu!
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2007, 14:35 »
Já baixei a imagem netinstall mas to esperando chegar o fim-de-semana para instalar. Alguém sabe quanto tempo leva? Também recebi o meu DVD do Solaris e to querendo testar.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum