Autor Tópico: ATI com FGLRX somente com o Windows!?!?!  (Lida 1226 vezes)

Offline LoboSchmidt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
ATI com FGLRX somente com o Windows!?!?!
« Online: 12 de Abril de 2007, 21:46 »
Saudações,

venho relatar-vos um problema movido sobretudo pelo impeto de informação e compartilhação de um estranho fato que ocorre comigo, pois não tenho esperança de que alguém possa socorrer-me.

Ocorre que estou a usar o Ubuntu Feisty Fawn e instalei o driver FGLRX proprietário de minha placa ATI Radeon.

Como é notório, esse driver é deveras problemático e o que ocorre comigo não deixa de o ser, além de, também, incomum.

Para que o driver funcione corretamente, faz-se necessário que eu reinicie minha máquina, logue no Windows, reinicie, logue no Ubuntu. Se fizer isso, não sendo relevante quanto tempo fiquei no Windows, terei minha placa de vídeo devidamente reconhecida com aceleração 3d opengl.

Todavia, se eu estiver no Ubuntu, com ou sem aceleração 3d e reiniciar a máquina, logando direta e novamente no Ubuntu (isto é, sem passar pelo Windows), minha placa de vídeo não será carregada, não terei aceleração 3d open gl e aparecerá aquele maldito driver mesa3d.


Offline lmx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: ATI com FGLRX somente com o Windows!?!?!
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2007, 10:39 »
Boas!!
Sou novato nisto e ainda nao percebo muito bem como e que as coisas funcionam a nivel de drivers em Linux, mas parece-me que tens um problema com memorias ou algo do genero, pois se ao carregares o windows te detecta os drivers depois em linux (talvez um problema de comunicação com a placa)ja te aparece tudo ok, pode dever-se ao facto de ficar alguma informação residente na placa ou em RAM(quando reenicias), que permita que depois sejam instalados os drivres q queres.
Tenta correr windows, depois em vez de reeniciares a maquina , desliga mesmo por um tempo e depois volta a liga-la e corre logo de inicio linux e ve se os drivers estao correctos.
Se estiverem secalhar esquece o que eu disse... !
Se nao estiverem entao devo ter razão, agora nao sei como ultrapassar este problema!
Digo-te isto porque ja tive problemas em windows de reeniciar a maquina e ficar la informação residente(na RAM) e nao conseguir fazer o que queria.Solucionei isso da seguinte forma:depois de instalar o que queria, em vez de reeniciar a maquina desligava-a mesmo por um pouco e depois ligava-a e voilá......!!
Cumprimentos

PS--->desculpa o facto de nao te poder ajudar a nivel de instalação e ficheiros pois nao conheço muito de linux