Autor Tópico: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?  (Lida 5782 vezes)

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Online: 13 de Abril de 2007, 12:31 »
Bom, a pouco tempo resolvi testar outras distribuições além do Ubuntu; as que mais me charam a atenção foram o Debian e o OpenSuse 10.2.
Essas duas distribuições tem vantagens que deveriam ser aplicadas ao Ubuntu.
Vou citar algumas coisas que gostei em ambas distros:

Debian
  • Instalador Gráfico simples e funcional
  • NetInstall. Excelente função!
  • Velocidade em boot. Aqui todo o sistema iniciou em 19 segundos!!

OpenSuse 10.2
  • Design Gráfico do Sistema.
  • Painel de Controle --YAST2--

Essas funções são excelentes, principalmente o instalador gráfico e o netinstall do Debian.
O pessoal do Ubuntu bem que poderia fazer algo parecido, assim não seria necessário iniciar o Live-CD para fazer a instalação.
Eu sei que existe o Alternate-CD, mas várias pessoas recem chegadas do Windows se assustam com aquela forma de instalação.
Não custaria nada o pessoal da Canonical fazer algo parecido.
E o netinstall é algo que deveria existir, seria uma maravilha poder baixar uma mídia de entre 100mb e 200mb e fazer uma instalação mais limpa. Imagine poder escolher quais pacotes vão ser instalados e quais não vão ser.
Outro problema é o tempo de boot, não sei como está essa nova versão, pois ainda não a testei, mas no Edgy demorava quase 40 segundos para iniciar o sistema!
Agora, com relação a arte gráfica do Ubuntu...
Caramba, sou só eu ou mais alguém acha aquele tema laranja e aquele papel de parede duas coisas ridículas?
Po, a primeira coisa que eu faço após instalar o Ubuntu é trocar aquele tema deles...
Compreendo que é algo da distro, mas bem que eles poderiam disponiblizar um sistema de cores, onde você seleciona-se qual cor mais gosta e ele muda-se o tema para ela... Sim "roubei"  ;D essa idéia do novo MSN, vi minha irmã usando esse novo msn e gostei do sistema de cores dele, e fiquei pensando, porque não existe isso nas opções de tema do Ubuntu?
Seria algo interessante não?
Assim não precisariamos ficar instalando vários temas, Ubuntu Blue por exemplo, que mudam apenas as cores de LARANJA para AZUL.
E por último, o painel de controles.
Quando usei o openSUSE pela primeira vez eu fiquei surpreso com a versatilidade do YasT2!
Muito bem feito e distribuido, eu posso fazer tudo nele, desde pequenas configurações em hardware até configurações mais complexas em servidores.
Enfim, essas são algumas idéias que tive e acho que ficariam legal no Ubuntu...
E você, onde acha que o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
Até mais  ;)

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2007, 12:47 »
Caramba, sou só eu ou mais alguém acha aquele tema laranja e aquele papel de parede duas coisas ridículas?
eu tambem axo!

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2007, 13:41 »
Concordo em gênero e grau.
Principalmente na parte do Debian, é isso que me motivou a usar ele ;p
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2007, 13:58 »
não gosto do yast, e gosto das cores do ubuntu !

viu que problema eh ??? tem que  agradar mta gente
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2007, 14:11 »
não gosto do yast, e gosto das cores do ubuntu !

viu que problema eh ??? tem que  agradar mta gente

Por isso que eu disse, não precisa USAR O YasT, só se basear nas facilidades dele.
E quanto ao tema, foi o que eu disse, tentar criar um sistema onde você pudesse escolher as cores, mas claro, que viesse por DEFAULT o Laranja.
Entendeu?
Assim agrada a todos.

Editando:

Outra coisa que eu acho que seria interessante, ao invés de ter um cd para cada distribuição K/X/Ubuntu poderia ter apenas 1, onde o usuário escolhia a gerenciador de janelas.
Isso poderia ser feito em um NETINSTALL.
« Última modificação: 13 de Abril de 2007, 14:15 por Kwezer »

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2007, 15:00 »
Debian

    * Instalador Gráfico simples e funcional
    * NetInstall. Excelente função!
    * Velocidade em boot. Aqui todo o sistema iniciou em 19 segundos!!

 :o :o :o :o 19 segundos p iniciar o SO???
Isso é verdade???  ;D ;D ;D ;D

Debian em 3 DVD ??? Esse SO é enorme!!!  :'( :'( :'(
« Última modificação: 13 de Abril de 2007, 15:27 por rayabusa »

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2007, 16:40 »
Debian

    * Instalador Gráfico simples e funcional
    * NetInstall. Excelente função!
    * Velocidade em boot. Aqui todo o sistema iniciou em 19 segundos!!

 :o :o :o :o 19 segundos p iniciar o SO???
Isso é verdade???  ;D ;D ;D ;D

Debian em 3 DVD ??? Esse SO é enorme!!!  :'( :'( :'(

É verdade sim, 19 segundos.
A versão FULL dele realmente é enorme, mas tente puxar o NETINSTALL, tem apenas 160mb --que eu me lembre-- e depois ele puxa somente o necessário.

Offline wilson_p_junior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2007, 16:51 »
o ubuntu esta no caminho certo ....
lembrem-se como era o ubuntu um ano atraz , veja q ele esta desenvolvendo em uma grande velocidade ....
e vemos q a aceleração media não e constante , e sim Crescente .... o que o ubuntu deveria melhorar:
- Sistema de detectecção de erros . ( Assim nenhum usuario presisaria entrar no Terminal para concertar erros ...)
- Sistema de Cores como disse o usuario acima
- acho q existir 5 tipos de ubuntu e desperdicio de tempo . ( Poderia Haver um Dvd com um instalador que oferece-se a opção de selecionar Xfce , Kde ou Gnome... com WM Padrão)
- Acho q o Resto e Tempo e Vemos q o Ubuntu e Superior a Varias Distros

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #8 Online: 13 de Abril de 2007, 17:58 »
- acho q existir 5 tipos de ubuntu e desperdicio de tempo . ( Poderia Haver um Dvd com um instalador que oferece-se a opção de selecionar Xfce , Kde ou Gnome... com WM Padrão)

É, a idéia do DVD eu acho ruim, pois teriamos que baixar um baita DVD para escolher 1 gerenciador só...
Por isso comentei de se fazer um NETINSTALL, onde a pessoa selecionaria o gerenciador que mais gosta e ai o sistema baixava somente ele da internet...
Entendeu?
Ficaria mais fácil e simples do que baixar 1 DVD com 4 ou 5 gerenciadores e depois escolher 1 só.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #9 Online: 13 de Abril de 2007, 18:35 »
DVD é segregação. Eu, por exemplo, não tenho DVD player aqui no PC. As pessoas às vezes esquecem que não é todo mundo que tem acesso às facilidades da maioria, como é o caso da internet discada, que muita gente ainda usa.

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #10 Online: 13 de Abril de 2007, 18:49 »
- Sistema de detectecção de erros . ( Assim nenhum usuario presisaria entrar no Terminal para concertar erros ...)
Esse aí sonha alto pra caramba o.o
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #11 Online: 13 de Abril de 2007, 18:50 »
ser mais leve, mais fácil de utilizar (muitas coisas q em um mandriva ou opensuse da vida se configura graficamente, no ubuntu ainda precisa-se de configuração manual), ter um centro de controle, vir com os compiladores (quem precisa compilar driver de um winmodem sofre no ubuntu, pq não vem com nada pra compilar, que até a bosque do kurumin tem), ter um netinstall.
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #12 Online: 13 de Abril de 2007, 18:51 »
DVD é segregação. Eu, por exemplo, não tenho DVD player aqui no PC. As pessoas às vezes esquecem que não é todo mundo que tem acesso às facilidades da maioria, como é o caso da internet discada, que muita gente ainda usa.


bom eu tenho net rapida e leitor de dvd , mais o que o alexmatos falo eh fato !
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #13 Online: 14 de Abril de 2007, 01:35 »
DVD é segregação. Eu, por exemplo, não tenho DVD player aqui no PC. As pessoas às vezes esquecem que não é todo mundo que tem acesso às facilidades da maioria, como é o caso da internet discada, que muita gente ainda usa.

Não esqueci de quem utiliza a discada, a minha idéia do NETINSTALL é ADICIONAL e não substutiva.
E a versão DVD sempre existiu, o usuário apenas citou uma possivel MELHORIA na mesma.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Onde o Ubuntu precisa melhorar e/ou inovar?
« Resposta #14 Online: 14 de Abril de 2007, 02:12 »
Pra mim o que mais pega no Ubuntu, principalmente para o usuário final, é o uso de disquetes.

Onde trabalho migramos as estações de Win 2000 para o Conectiva Linux10, e depois para Ubuntu. Nesta última parte da migração (CL10 -> Ubuntu) todos os usuários reclamaram do uso do disquete, já que o CL10 usa o supermount (se não me engano). Para eles que são usuários windows (pois vieram dele e acredito que a maioria em casa tem PC's com apenas o windows, exceto eu, que uso Ubuntu tanto em casa como no trabalho) existe uma grande dificuldade e simplismente não acostumam, ou não querem acostumar, com a necessidade de montar, desmontar disquetes....

Ja tentamos usar o submount, tendo até discutido o tópico aqui no fórum, mas tem máquinas que a montagem de um disquete, ou desmontagem demora muitos minutos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!