Autor Tópico: Debian, Ubuntu e likes... onde termina e recomeca.  (Lida 2372 vezes)

Offline neofito_ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Debian, Ubuntu e likes... onde termina e recomeca.
« Online: 14 de Abril de 2007, 15:32 »
ola, a todos.

recentemente fiquei pensando a respeito do mundo livre dos softwares e dos negocios. pensei no linux, q conheco desde a versao 3.3 do guarani linux (o antigo e finado conectiva). e penso na M$, q me ensinou os primeiros alfabetos da operacao em computadores...

embora meu namoro com o linux seja antigo, apenas nestes ultimos anos (leia-se 05 e 06), consegui realmente trabalhar com ele. e meu dual boot eh quase totalmente esquecido para acessar a M$ (tenho 2 distros linux e o antigo e velho sistema que todos conhecem).

algo me preocupa, porem, quando penso no futuro... a conectiva, pioneira empresa no mundo linux, faliu (ou simplesmente foi vendida, para amenizar a situacao). uma outra antiga distribuicao, desapareceu, chamada caldera. e a empresa q (na epoca) poderia mudar o linux em se falando de mundo grafico-profissional, abandou sua divisao (falo da corel). todas, de certa forma, sumiram por questoes praticas em se falando de grande negocios empresariais.

hoje em dia, quase todas as novas (e antigas) distros, baseam-se no Debian. Inclusive a Ubuntu. esta ultima, porem, passou a ter seus proprios repositorios (e me parece que nem tudo do mundo debian roda 100% no mundo ubuntu e vice-versa...). e ha quem diga q a solucao para as debian-likes, seria abandonar o debian e vincular-se ao ubuntu.

ate onde sei, a unica distro "realmente e 100%" livre, seria a debian. por isso (entre outros fatores), todos a peferiam como base (e evitariam 100% futuros processos legais de alguma forma...). Isso, porque a "empresa" por tras do debian, são todos o desenvolvedores linux e aqueles que acreditam no linux, desde o  inicio, como software livre (livre e nao apenas gratuito).

ora, sabemos q empresas precisam (e querem) lucro. por isso existe uma luta de guerrilha para saber qual padrao tecnologico o mundo seguirah. a novell conseguiu nao fechar as portas por conta do linux, e a M$ tenta nao fechar as portas (exagero da minha parte, eh claro) por conta do linux. ou nao eh recente um acordo entre novell e m$ (nao seria a m$ vendo o potencial claro do mundo linux nos negocios?)...

nao seria apenas boato que algumas funcionalidades sao melhores entre novell e m$ quanto optamos por "pagar" alguma coisa?... e como vai ficar a Mandriva, quando o proprio governo frances, optou por outra distro... assim como o governo brasileiro, optou por suporte tecnico da m$ ao inves da conectiva (um dos ultimos golpes de misericordia na empresa brasileira).

como vai ficar o debian, quando uma outra distro, fundamentada nele, comeca a chamar mais a atencao? e nao esquecamos que quem esta por tras dela (a outra distro) eh uma empresa (que precisarah, cedo ou tarde, lucrar).

os usuarios brasileiros (de um modo geral), nao querem pagar por projetos (lucrativos ou nao). o grande lance do mundo linux para os domesticos, eh o fato de nao pagamos por ter tudo q queremos e precisamos. mas, serah q pensamos em fazer o mundo livre, realmente livre? eu mesmo, usei o kurumin por muito tempo, e nunca paguei por ele. e o proprio morimoto, um dia, escreveu que o usuario brasileiro nao esta disposto a pagar por qq coisa que possa ser obtido "de" ou "quase" de graca. Ou seria imprudencia minha dizer q parte dos sistema proprietarios sao descaradamente copiados e as pessoas ainda se justificam por isso dizendo que fazem o que podem ou simplesmente dizem q nao sabem o que eh ou nao pirataria. tipo: "comprei o computador que ja veio o sistema instalado e nao paguei mais por ele..." ou "um amigo me arrumou..." ou pior "pra q pagar mais se posso conseguir tudo ali na paulista ou na feira perto de casa".

esse mesmo comportamento, de outra forma, tambem afeta o mundo livre (e digo livre e nao gratuito). porque isso eh um comportamento vicioso e imprudente.

adorei o ubuntu, principalmente o beta 7.04... mas lembro que existe uma empresa por tras disso, e o debian, que para mim eh bem mais complicado, instavel, desatualizado etc etc etc (sempre tive algum tipo de problema com a distro, ateh travamento e coisa e tal), tem pessoas, mas perde espaco, para ubuntu, opensuse, mandriva... (isso eh uma opniao pessoal, formada por muitas buscas e indagacoes sobre os linux usados "por ai", como sistema prnicipal, ou secundario.)

talvez, a propria M$ resolva (um dia) criar o seu M$linux, por força do inevitavel. lembram-se que o M$ nada mais eh que um punhado de programas comprados, melhorados e adaptados para rodar num DOS, que comecou sua vida "preso" num PC?... e ai, com o M$linux, talvez gratuito, talvez livre, talves qq coisa, o mundo livre se torne o mundo livre da M$ (mais uma vez... lembram-se, q ha pouco tempo quase todo pc soh tinha um sistema operando?), por que muitos pensarao, talvez, que finalmente o linux encontrou o lugar "certo" e será o "melhor".

isso tudo sao especulacoes. especulacoes sem proprosito, quem sabe. mas, paises como o brasil estao revendo muito dos seus conceitos, mas vejo que muitos ainda pensam em gratuidade, e nao liberdade. e a grande sacacao do mundo linux eh o opensource, e nao a gratuidade. mundo onde muita gente trabalha junto pra juntos fazerem um mundo melhor. como esse forum, o melhor de todos, onde as pessoas sao prestativas e amaveis, e auxiliam aos outros sem esculacharem com ninguem... coisas q no mundo gratuito soh ha o interesse do baixo valor... e algum lucro.

bom... queria escrever mais e mais, e dizer que o que desejo eh uma discussao mais filosofica e menos tecnica, sobre onde podemos chegar... e desejo vida longa a todos que pensam livremente e livremente ajudam a todos sem esperar lucros. longa vida a comunidade open e que o debian possa produzir ainda muitas outras distros, como produziu a Ubuntu.

abraco a todos.

ps: editado do original.
« Última modificação: 14 de Abril de 2007, 23:12 por neofito_ubuntu »

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Debian, Ubuntu e likes... onde termina e recomeca.
« Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2007, 17:33 »
Debian é mais instável? nunca!
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Debian, Ubuntu e likes... onde termina e recomeca.
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2007, 20:09 »
neofito_ubuntu,

eu acho importantes algumas das questões que você coloca no seu texto: a relação do brasileiro com a pirataria e a preocupação com a difusão da do embate software livre X gratuidade.

Mas tenho que te dizer que em alguns pontos eu discordo e outros acho que não condizem coma realidade:

Citar
uma outra antiga distribuicao, desapareceu, chamada caldera. e a empresa q (na epoca) poderia mudar o linux em se falando de mundo grafico-profissional, abandou sua divisao (falo da corel). todas, se forma, sumiram por questoes praticas em se falando de grande negocios empresariais.

Sobre o que seria o Corel Linux, há informações de que a microsoft barrou o projeto, lançando incentivos financeiros na empresa para que fosse descontinuado. Outros ainda argumentam que criar uma distro linux e mantê-la seria muito dispendioso pra a Corel, que então não vivia um bom momento, por isso o projeto foi arquivado, e que as iniciativas seguintes dentro da empresa foram barradas pelos próprios acionistas por não ser um investimento tão interessante do ponto de vista mercadológico.   

Já no caso do caldera/SCO, que era uma distro relativamente grande em sua época, os caminhos que    a empresa resolveu seguir determinaram sua derrocada. É um assunto tão complexo, e tão cheio de detalhes jurídicos, finaceiros e especulativos, que eu diria que é difícil simplificar a situação ou comparar com o destino da conectiva. 

Citar
a unica distro "realmente e 100%" livre, era a debian. por isso, todos a peferiam como base

Há várias distros que têm esse tema como preocupação, não somente o debian, cito como exemplo o gnewsense (baseado ubuntu, que por sua vez não considerado totalmente livre).
E ainda tem de se considerar, que esse conceito do que é 100% livre ou não, costuma não ser tão exato no mundo linux. As diretrizes que determinam o que é software livre, são diferentes para o debiam e para a free software fundation.
E ainda, os fatores que fazem com que muitas distros escolham o debian como base, não se resumem ao fato de nutrir tal preocupação. A estabilidade e respeitabilidade do projeto contam, além das facilidades dos pacotes "deb" e do apt-get, com sua destacável eficiência no gerenciamento de dependências, entre outros  critérios.   

Citar
e como vai ficar o debian, quando uma outra distro, fundamentada nele, comeca a chamar mais a atencao,

Citar
e o debian, que para mim eh bem mais complicado, instavel, desatualizado etc etc etc, tem pessoas, mas perde espaco. para ubuntu, opensuse, mandriva.

O público do debian, em sua maioria os vários tipos de servidores, preza por estabilidade. Estabilidade esta, que distros como ubuntu, mandriva e opensuse não capazes de proporcionar, não ao nível do debian, que carrega isso como mote. O debian pode estar em crise, mas por outros motivos ligados a organização interna, e não perderá espaço com o avanço do ubuntu (ou de outras distros end-user)no mundo desktop, o público majoritário do debian é outro.


Citar
e a M$ tenta nao fechar as portas por conta do linux

Apesar do linux, e demais sistemas livres, representarem uma ameaça a soberania absoluta (apenas à soberania) da microsoft a longo prazo - talvez 10 ou 20 anos, estimam alguns - é difícil imaginar que uma empresa que domina mais de 90% de qualquer tipo de mercado corra risco de falência. E realmente não é esse o caso da microsft. 

-----

Espero que tenha te esclarecido algumas coisas. Caso eu tenha falado alguma besteira, eu gostaria que alguém do fórum, com mais conhecimento que eu, pudesse também me esclarecer.

Como eu te falei, acho importantes alguns dos pontos que você colocou. Talvez, para não se perder esse foco, fosse o caso de você abrir um outro post, mais específico. É só uma sugestão.

Boa sorte.
gabriel0085
 

 
« Última modificação: 14 de Abril de 2007, 21:58 por gabriel0085 »

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Debian, Ubuntu e likes... onde termina e recomeca.
« Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2007, 21:29 »
bem.... lendo o texto tenho muitas coisas a comentar
mas como estou sem tempo, eu entao argumento o que vc disse
Citar
mas vejo que muitos ainda pensam em gratuidade, e nao liberdade
eu uso porcausa dos 2. odeio capitalismo e prefiro linux do que windows, onde cobra caro por um lucro altissimo eca, e tals.... mas também mudei pro Linux pq liberdade é sinonimo de ANARQUISMO

Offline raz0r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Debian, Ubuntu e likes... onde termina e recomeca.
« Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2007, 22:25 »
"Debian é mais instável"

Truco!!! 6 mil ladrão...   :D

ps. Procure adicionar alguns parágrafos no seu texto, já que o mesmo é grande e torna a leitura cansativa.
« Última modificação: 14 de Abril de 2007, 22:31 por raz0r »
"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Offline neofito_ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Debian, Ubuntu e likes... onde termina e recomeca.
« Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2007, 22:59 »
Espero que tenha te esclarecido algumas coisas. Caso eu tenha falado alguma besteira, eu gostaria que alguém do fórum, com mais conhecimento que eu, pudesse também me esclarecer.

Como eu te falei, acho importantes alguns dos pontos que você colocou. Talvez, para não se perder esse foco, fosse o caso de você abrir um outro post, mais específico. É só uma sugestão.

Boa sorte.
gabriel0085

oh, valew, mesmo.

como nao sou especificamente da area tecnica, penso muito no mundo linux pelo lado socio-cultural da coisa toda... sei que tenho um certo ar de exagero (como fechar as portas da M$, sei que isso eh bem dificil de acontecer), e apenas pretendi com esse topico chamar as pessoas que fazem o movimento pensarem junto comigo e me esclarecerem (e a outros) que direcao esta tomando o mundo linux...

escrevi em outros lugares aqui no forum, tambem, sobre essas questoes "socio-culturais" que envolvem a todos nos, nao tecnicos. pois por tras de todo esse movimento estao pessoas, como o proprio nome ubuntu sugere.

nao sei se esse tipo de questionamento eh pertinente num forum com esse, mas acredito que sao questoes insteressantes para serem pensadas e discutidas com quem esta realmente envolvido com todo o processo, ajudando, inclusive, a torna-lo cada vez mais humano e nao somente tecnico.

lembram de quando o linux surgiu como sistema "concorrente"? semprem diziam sobre a superioridade tecnica dele, mas agora discutem como ele pode mudar a vida de muita gente...

eh isso ae.

ps: como seria um post mais específico (se eh que vale a pena). obrigado.
« Última modificação: 14 de Abril de 2007, 23:18 por neofito_ubuntu »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Debian, Ubuntu e likes... onde termina e recomeca.
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2007, 12:19 »
"Debian é mais instável"

Truco!!! 6 mil ladrão...   :D

Truco 9!!! E já subi na mesa!!!!  ;D ;D ;D
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline neofito_ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Debian, Ubuntu e likes... onde termina e recomeca.
« Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2007, 13:03 »
"Debian é mais instável"

Truco!!! 6 mil ladrão...   :D

Truco 9!!! E já subi na mesa!!!!  ;D ;D ;D
olha, guri, tu podes nao acreditar, mas comigo o debian sempre deu alguns problemas, inclusive de travamento e mensagens que, para mim, eram indecifraveis...  ???
com outras distros ou nao aconteciam, ou aconteciam menos...
acho que nao tive sorte com o debian  :'(