Autor Tópico: Como instalar sem perder dados?  (Lida 3454 vezes)

Offline jpmelos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Como instalar sem perder dados?
« Online: 14 de Abril de 2007, 20:02 »
A nova versão do Ubuntu está vindo por aí, e consequentemente uma reinstalação do sistema para muitos. Tem como eu reinstalar o sistema sem perder as configurações e a Pasta Pessoal (/home)? Seria interessante se fosse possível manter ao menos a /home.

Eu não sei se eu instalei a /home em outra partição, pois eu segui a instalação (quase) automática do Ubuntu... Obrigado!

Offline zoroastro

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Como instalar sem perder dados?
« Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2007, 20:08 »
e teria que reinstalar todos os programas que instalei depois de meu 1 mes de ubuntu?

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2007, 22:11 »
Por isto, entre tantas outras coisas, que discordo da opinião da maioria de que uma instalação "limpa" seja o melhor. Acho que teria que ter um suporte melhor para a migração de uma versão para a outra.

Então o meu micro até hoje tem o Dapper e meu note não deve deixar o Edgy um bom tempo. Depois de todo o trabalho para deixá-los como quero começar do zero é algo que não penso.

Por favor, entendam que é uma opinião minha, claro!
« Última modificação: 14 de Abril de 2007, 22:14 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Darcamo

• Visitante
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2007, 03:31 »
A cada versão o dist-upgrade parece melhorar.
Vc pode tentar ele, mas mesmo assim acho bom fazer um backup. Melhor prevenir que remediar.

Eu estou pensando em fazer isso quando sair a versão final do 7.04.

Offline rayabusa

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2007, 18:03 »
Para ter o seu home preservado, vc precisa ter estalado o Ubuntu com home separa, criando uma partição p o Ubuntu "/" e a outra partição "home".
Dessa forma que citei acima, vc consegue instalar o SO sem perder os seu dados salvos no home e nem as suas configurações, lembrando q atualizações e programas q vc estalou vão se perder.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline cavera37

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2007, 20:24 »
Para ter o seu home preservado, vc precisa ter estalado o Ubuntu com home separa, criando uma partição p o Ubuntu "/" e a outra partição "home".
Dessa forma que citei acima, vc consegue instalar o SO sem perder os seu dados salvos no home e nem as suas configurações, lembrando q atualizações e programas q vc estalou vão se perder.
qusntos aos programas q tu vai perde  tu pode usar o aptoncd  q jah da uma bela ajuda

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2007, 21:32 »
Fiz a atualização do Dapper pro Edgy, e do Edgy pro Feisty sem problemas.
O caminho é esse. E deixar o home separado por via das dúvidas.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Darcamo

• Visitante
« Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2007, 14:21 »
Fiz a atualização do Dapper pro Edgy, e do Edgy pro Feisty sem problemas.
O caminho é esse. E deixar o home separado por via das dúvidas.

É exatamente isso que pretendo fazer quando sair a versão final do Feisty. Quando instalei o Edgy eu mudei para home separada já pensando no Feisty. Mas como o dist-upgrade tem ficado cada vez melhor ao longo das versões vou tentar ele primeiro e não acho que vá dar nenhum problema.

Offline jpmelos

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2007, 21:34 »
O dist-upgrade atualiza até para versões diferentes? eu pensava q atualizava só aquela mesma versão para bugs que ali fossem axados... Alguem pode confirmar se o dist-upgrade vai atualizar o Edgy para o Feisty? Se fosse, seria uma boa. Muito boa.

Offline Felix

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
« Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2007, 21:41 »
O dist-upgrade atualiza até para versões diferentes? eu pensava q atualizava só aquela mesma versão para bugs que ali fossem axados... Alguem pode confirmar se o dist-upgrade vai atualizar o Edgy para o Feisty? Se fosse, seria uma boa. Muito boa.

eu por diversas vezes utilizei o dist-upgrade com sucesso, dê uma pesquisada e arrisque (eu aconselho),claro que podem haver alguns problemas. Um tópico pequeno, mas interessante é este

Offline Cofor

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2007, 13:50 »
Aprendi a usar o /home em partição separada por causa do Kurumin quando ele ainda utilizava o unstable do Debian e eu ( ainda extremamente n00b na época ) fodia o sistema com regularidade e não gostava de perder minhas configs ;D