Autor Tópico: Travamento do sistema por HD lotado/pouco ou nenhum espaço em disco.  (Lida 2272 vezes)

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Boa tarde.


          Estou com um problema e queria saber se alguma boa alma saberia me instruir sobre como proceder. Depois que eu lotei o HD de arquivos baixados no amule, o computador, na inicialização disse que não podia criar a senha de root, ou coisa semelhante, e que não seria possível também criar outro usuário. Então travou completamente. Agora fica sempre na janela laranja com aquele cursor/ampulheta/associador psicológico de tempo parado no meio da tela. O que eu poderia fazer? Alguém já teve esse problema e saiu sem precisar reinstalar o sistema, sem perder os arquivos gravados no disco? Como fazer o Ubuntu parar de travar na instalação?
          Tentei deletar uns arquivos e vou continuar a fazer essa seleção, pra ver se ele aceita rodar. Não tenho memória swap, pois não havia criado na instalação. O pobre computador surtou depois de eu forçar ele a rodar aplicativos e trabalhar como condenado. O que acontece quando ele é forçado a inicializar sem ter a memória suficiente? Hoje de manhã ele iniciou a sessão normalmente, não sei porque não está fazendo mais...
         Não quero instalar o sistema de novo. Algúem tem aí uma dica de como mexer (mexer ou mexer? Nesse windows não tenho meu corretor ortográfico pra internet) no prompt de comando pra resolver o problema? Será que só deletar/remover alguns arquivos basta pra ele inicializar ou algo já foi desconfigurado a essas alturas?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Travamento do sistema por HD lotado/pouco ou nenhum espaço em disco.
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2007, 20:06 »
Já me aconteceu uma coisa parecida como essa no 6.10, tive que reinstalar tudo novamente!  Tentei de tudo antes. >:(
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Travamento do sistema por HD lotado/pouco ou nenhum espaço em disco.
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2007, 23:12 »
Talvez se você acionar o CTRL+ALT+Backspace, e, na no ambiente texto acionar CTRL+D para reparar. Talvez dê certo, porque esse tipo de erro para ser solucionado com esse comando eu utilizei para corrigir erros de inicialização depois de configurações incorretas das partições.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Travamento do sistema por HD lotado/pouco ou nenhum espaço em disco.
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2007, 23:17 »
Quando deletou os arquivos quanto espaço deixou sobrando no disco?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Travamento do sistema por HD lotado/pouco ou nenhum espaço em disco.
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2007, 01:22 »
Assim, removi uns 500 MB (aproximadamente) e ele ( O gnome-Ubuntu)  voltou a funcionar.  Pelo menos cheguei naquele ninho que é o Linux. Que coisa estranha. Aquilo que vejo ele chama apenas de display. Gnome, Kde, Kernel, são manifestações da coisa em seu estado larval. Felizmente meu computador voltou a funcionar. Gravei todos os arquivos em disco. O que estou achando estranho é que havia deixado pelo menos 10 GB pro Ubuntu. Não sabia que ele ocupava tanto assim. 1 GB de arquivo ele já apontou 99 % da coisa ocupada. Estou aprendendo na pancada.  O que é que vocês costumam adotar por procedimento num travamento do sistema? Dessa vez eu esperei e fui dar um passeio, queimar uma erva sagrada e tocar violão com os neo hyppies da cidade, quando voltei o sistema pegou no tranco. Eu não sei, no entanto, o que é certo fazer.