Autor Tópico: Servidor DNS (bind) duvidas  (Lida 17324 vezes)

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Servidor DNS (bind) duvidas
« Online: 16 de Abril de 2007, 23:03 »
ola!!!

tenho um endereço registro  .org, estou querendo manter ele a partir do meu servidor...

já tentei usar o bind, mais não acho dicas muito claras, queria um tutorial ou ajuda mesmo, para rodar o server

meu IP não é fixo ( BrasilT.....M...)  sei que tem como usar domínios no no-ip para fazer a config, mais não acerto;;;;;

obs: estou começando nesta parte de servidores;;;;;;;;;

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2007, 20:02 »
tambem sou usuario de adsl com IP dinamico, e tenho dominios registrados, uso um server no USA, mas queria colocar um dominio de teste rodando aqui em casa e poder usar o http e principalmente FTP.

Na rede interna já tenho os serviços funcionando normalmente, preciso liberar para funcionar externamente.

Alguém pode nos dar uma dicas, links?

abraços.
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

Offline joaotime

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2007, 14:37 »
nao sei se so a pessoa mais ideal para dizer isto mais vou tentar explicar para vcs
quem usa ip dimanico nao tem como colocar na maquina linux porque toda vez que vc liga o modem ele troca automaticamente o ip renovando ele na rede existe forma de vc colocar seu site na rede que usando o noip
www.no-ip.com ele serve para pegar seu ip e ti da um numero de ip fixo ai vc podera configurar seu apache para que resolva por este numero
qualquer duvida mande

Espero ter achudado

joao

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2007, 16:26 »
Obrigado pela resposta João.

eu não fui específico na minha colocação também. Sei que o Ubuntu por si só não tem como gerenciar o site por IP dinamico, e que tem que ser usado serviços do tipo no-ip ou dyndns.

sei que o caminha das pedras deve ser mais longo, como configurar o modem ADSL e a maquina (tenho uma rede com 3 maquinas usando conexao sem fio, e a base sem fio está ligada no hub, mais a maquina com ubuntu ligada por cabo no hub.

Já coloquei uma placa de rede a mais na maquina com ubuntu, dai quero deixar ela como maquina principal controlando o acesso das outras e hospedando o meu site de teste..

Li sobre o dyndns, e acho que é isso que eu preciso, tipo:
Eu tenho um dominio meusitedeteste.com.br pra fazer testes, no registro.br o dns está ns1.nomedomeuhost.com e ns2.nomedomeuhost.com...

O processo que terei que fazer seria: (?)

- abrir uma conta no Dyndns
- Instalar o IPcheck no ubuntu
- dai no registro.br eu colocarei o dns que é fornecido pelo dyndns.org

isso?

« Última modificação: 23 de Julho de 2007, 16:41 por ogreoggy »
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

Offline joaotime

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2007, 09:27 »
ola caro amigo me diga qual modem vc tem se pode estar acessando o site
www.abusar.org que tem como vc fazer um roteamento do seu modem ai vc podera fazer o que vc precisa

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2007, 09:46 »
Olá João

Meu modem é um USRobotics 8550. Já visitei o abusar.org, mas achei bem confuso pra achar informações lá.

bem vamos aos processos que já realizei:

- eu já abri uma conta no dyndns.org
- eu já instalei o ddclient no ubuntu e configurei assim:
Citar
# Configuration file for ddclient generated by debconf
#
# /etc/ddclient.conf

daemon=150
pid=/var/run/ddclient.pid
protocol=dyndns2
use=if, if=
server=members.dyndns.org
use=web
login=meuusuario
password=minhasenha
meusite.dyndns.org

- no modem eu entrei em LAN SETTINGS, dai em NAPT, então digitei o numero da porta 2121 no protocolo TCP, o ip 192.168.1.4 que é o da maquina com ubuntu (nela está como DHCP), dei um ADD, Salvei as configurações e rebutei o modem. Então fiz o mesmo processo só que pra porta 22, pois usei o 2121 pra FTP e queria liberar o 22 pro SSH.
- no arquivo /etc/hosts acrescentei a linha: 127.0.1.1 meusite.dyndns.org 192.168.1.4

Agora quando tento acessar http://meusite.dyndns.org ele tenta entrar na pagina de configuração do modem, como se eu tivesse digitado 192.168.1.1... e o FTP também não está funcionando.

Obrigado pela ajuda!

Abraços
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2007, 14:38 »
vc ja testou o no-ip, acho ele bem mais facil

http://www.no-ip.com/comecar_com_pt.php

depois de criar a conta e registrar o site que quiser faça o seguinte:

sudo apt-get install no-ip
 depois de instalado de um:

sudo no-ip -C

coloque email ( registrado lá no site do no-ip)
coloque a senha
 e depois de enter na proximas perguntas

depois de um:
sudo no-ip

verifique se ele ta ativo com teu sie escolhido:
sudo no-ip -S

e pronto,,, ele automaticamente inicia junto com o Ubuntu,,,,

bem se gostar use ele,, prefiro ele acho ele mais facil,,,, qto ao modem vou dar uma pesquisada.....

editado,,,,,,   só uma pergunta vc configurou teu apache?  se sim,,, tente colocar teu ip:porta  ( localhost:8002) algo assim, como foi configurado o apache.... bem para resolver isso de não passar para os amigos os endereço com :8002 fiz um  segundo site no no-ip linkando para o primeiro: Ex:  meusite.no-ip.org:8002   meusite.no-ip.info  >> este segundo chama o primeiro, deve ter outro metodo mais este quebrou o galho....
obs: não precisa mexer no no-ip p/ isso,,, pois ao iniciar ele ja reconhece os dois sites......
obs2: pode tentar fazer com o dyndns
« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 14:43 por lueneberg »

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2007, 15:07 »
Olá Lueneberg,

Instalei o no-ip com todos os passos que você passou, e também esbarro no mesmo problema ao ditigar http://meusite.no-ip.org pede login e senha pra entrar na pagina do modem.
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #8 Online: 24 de Julho de 2007, 15:24 »
Olá Lueneberg,

Instalei o no-ip com todos os passos que você passou, e também esbarro no mesmo problema ao ditigar http://meusite.no-ip.org pede login e senha pra entrar na pagina do modem.

sim,,,, aqui acontece o mesmo,,,, vc tem que estar com o apache ok,,,, e sempre colocar a porta no final,,, senão ele vai tentar abrir o modem..

http://meusite.no-ip.org:8002  ( dependendo da porta que vc configurou o apache) vc pode usar a opção que te falei acima,um segundo endereço linkando para o primeiro

só um detalhe, para vc acessar o teu site pela tua maquina mesmo vc tem que mudar o arquivo hosts no /etc se não ele so vai acessar localmente  (localhost) 

ex: do arquivo /etc/hosts
127.0.0.1 meusite.no-ip.org localhost
10.1.1.5 usuario
                 <------- este IP depende da faixa de IP que teu modem usa


« Última modificação: 24 de Julho de 2007, 15:27 por lueneberg »

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2007, 11:39 »
coloquei como porta no apache 8080.

Acho que é importante colocar como está minha rede aqui.

- O modem é ligado a um HUB
- Do Hub vai um cabo pro Pentium III com ubuntu
- Do Hub vai um cabo para uma base wireless airpot, esta base fornece conexão para 2 notebook com OS X apple e para um Pentium 4 com winXP.

No momento o que estou precisando fazer funcionar mesmo nem é o http, mas vou querer ele funcionando também, mas o que tenho mais urgencia é fazer o FTP funcionar.
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2007, 12:45 »
hummm,  o problema deve ser por causa do HUB,,, aqui coloco direto, tenho modem direto na placa de rede,,, no meu serviço uso algo parecido,,,, so que lá também faz o esquema,,,,    modem >> placa de rede >> servidor >> placa de rede >> HUB , pois uso um micro como servidor,,, no teu caso é diferente,,, ele ta se perdendo no HUB.... vou dar uma pesquisada... post resultados...

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #11 Online: 26 de Julho de 2007, 13:51 »
vou mudar aqui também, fazer direto no PC com ubuntu pra ver como fica.
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

Offline ogreoggy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2007, 14:17 »
Olá Lueneberg,

Finalizando meu problema com o dns e no-ip.
- Coloquei a rede assim:
- modem -> Placa de Rede do Micro com Ubuntu

Desta maneira consegui fazer funcionar o apache digitando http://meusite.no-ip.org:8080 e também funcionou o ssh que testei na casa do meu irmão, por lá eu consegui conectar ao micro aqui em casa com ssh e também visualizar o conteúdo no apache.

O que não funcionou foi o FTP, mas acho que isto está relacionado a rede e sua configuração. Meu problema agora ficou em fazer a rede funcionar assim:
- modem -> Placa de Rede entrada Servidor -> segunda placa de rede de Saída do Servidor -> HUB -> base aiport wireless.

Ou seja, a conexão chegar no servidor com ubuntu e dele distribuir a internet e rede interna para base wireless e as outras maquinas...

Mas dai o topico já é pra redes...

Valeu pelas dicas.
Abraços
MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2007, 21:19 »
opas,,, fico contento com a metade do problema resolvido.... qto a rede é complicado,,,, vou falar com um amigo que tinha algo parecido usava um servidor kurumin,,,hoje ele tem net normal via model DSL,,,mais deve saber alguma dica....

Offline tom-zc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Servidor DNS (bind) duvidas
« Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2007, 02:55 »
Olá pessoal, tenho lido em alguns sites que operadoras de adsl bloqueiam portas padrões para evitar
o uso de servidores em contas residências de adsl, tente sempre trocar as portas padrões por outras,
estou tentando configurar um servidor ubuntu em uma maquina virtual rodando no ubuntu e não consigo acessar minha página pela máquina hospedeira da maquina virtual, quando digito o endereço abre o login do roteador, estou acessando a página por um servidor proxy para navegar anônimo, tem funcionado, um pouco demorado mas tudo bem, assim consigo verificar a página se está tudo ok.
Eu tenho como configurar para acessar normalmente a página e não o roteador?