Autor Tópico: VMWare no ubuntu, me esclareçam algumas dúvidas pls.  (Lida 2873 vezes)

Offline tiagomac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
VMWare no ubuntu, me esclareçam algumas dúvidas pls.
« Online: 23 de Setembro de 2006, 10:51 »
Olá,

eu tava usando o ubuntu por um certo tempo aqui em casa, mas para mim é um verdadeiro encomodo precisar toda hora reiniciar o computador para ir no windows fazer alguma coisa, até minha mãe quando vai sentar no computador só sabe usar o windows, e não tem quem consiga faze-la acessar seu e-mail pelo ubuntu, ai tome-lhe reset :(! podem imaginar o encomodo né?
então, eu gostaria de rodar o vmware no ubuntu, de maneira que, eu não emule um disco nele, mas eu rode uma partição que já tá criada e com o windows instalado certinho e tal... apenas para esses momentos ou até mesmo quando eu precisar do windows, a dúvida que eu tenho é que eu andei pesquisando sobre o assunto e vi muita gente com problemas para instalar ele... é difícil assim mesmo para instalar ele? eu to usando o ubuntu mais novo, tem algum tutorial de instalação pelo qual alguém já passou antes e funcionou direitinho para eu repetir o processo aqui :O?
acerca do registro dele, no windows foi tranquilo para registar, mas lembro que quando eu instalei no linux eu não consegui realizar o registro o que limitou bastante o programa, assim, um amigo um dia desses me falou que não precisa mais registrar o vmware pois ele tá com a licensa free, alguém poderia me confirmar isso?

valeu, um forte abraço.
Ajuda, tem que ser dada de bom grado. assim como o sexo, que não pode ser comprado nem exigido.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: VMWare no ubuntu, me esclareçam algumas dúvidas pls.
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2006, 11:15 »
Dá uma olhada neste post do Julio.. tá bem explicado e tem até um link para o download de uma máquina virtual...

http://www.monteiro.eti.br/2006/09/12/maquina-virtual-em-branco-para-o-vmware/

boa sorte, espero ter ajudado

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: VMWare no ubuntu, me esclareçam algumas dúvidas pls.
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2006, 15:26 »
Em relação à licença é freeware mas é necessário obter a licença por email.
O registro é tão fácil de fazer como em Windows, alias durante a instalação ele pergunta a licença.
Nota: Que o VMWare não vai servir grande coisa se a intenção for jogar jogos Windows em 3D .
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline tiagomac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: VMWare no ubuntu, me esclareçam algumas dúvidas pls.
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2006, 10:42 »
Valeu pela ajuda pessoal, eu dei uma olhada no link que o  felix passou, assim, pelo que entende o workstation permite que se crie máquinas virtuais enquanto o player permite roda-las correto?
e se eu tiver, como já expliquei antes uma partição com o windows rodando certinho já feita no hd, eu posso atraves desses sites que criam máquinas virtuais emular essa únidade ao invez de criar uma outra e instalar um novo windows?
Ajuda, tem que ser dada de bom grado. assim como o sexo, que não pode ser comprado nem exigido.

Offline tiagomac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: VMWare no ubuntu, me esclareçam algumas dúvidas pls.
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2006, 00:24 »
olá, instalei ele certinho pelo procedimento descrito no link acima, agora eu to com uma dúvida, não consigo inicializar meu windows 2003 que já tem uma partição, ele dá a seguinte mensagem:

"Could not open /dev/vmmon: No such file or directory.
Please make sure that the kernel module `vmmon' is loaded."

como assim?
Ajuda, tem que ser dada de bom grado. assim como o sexo, que não pode ser comprado nem exigido.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: VMWare no ubuntu, me esclareçam algumas dúvidas pls.
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2006, 09:03 »
tiagomac,
fez actualizações do ubuntu recentemente ?
Se fez tem que actualizar os modulos do vmware com o comando:
Código: [Selecionar]
sudo /usr/bin/vmware-config.plIsto tem que ser feito sempre que há uma actualização de kernel no Ubuntu.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline tiagomac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: VMWare no ubuntu, me esclareçam algumas dúvidas pls.
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2006, 09:59 »
Opa Lamego, valeu cara, eu consegui instalar por outro processo, pegando o .tar do site...
agora vem uma dúvida:

 eu consegui criar uma máquina virtual pelo EasyVMX e rodar ela... mas eu não consegui rodar a partição já criada do meu windows, eu lembro que quando instalei o vmware no windows havia essa opção...
assim, eu não quero instalar um novo windows, apenas abrir um windows de uma partição que já existe tipo o /dev/hda1.. como eu faço nesse caso?

alguém me ajuda porfavor, só tá faltando isso mesmo...
Ajuda, tem que ser dada de bom grado. assim como o sexo, que não pode ser comprado nem exigido.

Offline andrewandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: VMWare no ubuntu, me esclareçam algumas dúvidas pls.
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2007, 14:04 »
não gosto de ficar ressuscitando topicos, mas...tiagomac, você conseguiu resolver seu problema?

eu instalei o VMWare Player e segui as instruções desse tuto:
http://www.advicesource.org/ubuntu/Run_Existing_Windows_Instalation_On_Ubuntu_With_Vmware_player.html

eu queria fazer a mesma coisa que o tiagomac, rodar o Rwindows que eu tenho numa partição, em uma VM dentro do ubuntu

eu criei o arquivo windows.vmdk, com os parametros do tuto, mas quando eu abro ele no VM Ware ele não consegue carregar, sempre diz que o arquivo não pode ser encontrado  :-\

tem alguma outra forma de conseguir fazer isso?

desde já agradeço a qualquer ajuda

Offline Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: VMWare no ubuntu, me esclareçam algumas dúvidas pls.
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2007, 15:03 »
Afinal...

Existe ou não uma maneira de carregar via VMWARE uma instalação do Windows já existente em uma partição NTFS? Ou, de fato, é necessário criar uma máquina virtual e reinstalar novamente o Windows a partir do VMWARE?

Alguém nos ajude... please!