Autor Tópico: Algum IM para áudio e vídeo conferência?  (Lida 12059 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Algum IM para áudio e vídeo conferência?
« Resposta #15 Online: 22 de Abril de 2007, 00:11 »
É cara tá difícil de encontrar, but 
"The answer, my friend,  is blowin in the wind", =P

Imigrante,  eu tou realmente interessado que você encontre uma solução, porque eu tou pensando em comprar uma webcam, mas só uso linux, e sem um programa viável não rola.

Eu dei uma pesquisada pra te dar uma força, mas não tenho como testar se funcionam. Se tu ainda tiver com paciência pras deficiências do linux, lá vai:

------------------------------------------

1. Yahoo messenger 8 (pra windows):

http://br.messenger.yahoo.com/download.php 

- Na versão 8 os usuários podem também podem conversar com contatos do MSN. Só não sei se a podem se contatar via webcam também.
-Eu consegui instalar normalmente via wine. Mas não consegui rodar, porém eu acho que é um problema aqui no meu feisty, porque outros programas que funcionavam perfeitamente no edgy, via wine, também não estão funcionando.
-Há uma versão pra linux, mas na hora da instalação ele começa a dar erros de dependência e pedir bibliotecas que não há nos repositórios. Não vale a pena sair procurando no google  pois Parece ser uma versão velha e com poucas funções, o que infelizmente é bem comum, empresas fazerem seus softwares pra linux com qualidade inferior às versões pra windows.

------------------------------------

2. Bitwise:

http://www.bitwiseim.com/index.php

-Ele diz ter função voz e vídeo e tem versão pra linux.

-----------------------------------

3. Tapioca IM:

http://tapioca-voip.sourceforge.net/wiki/index.php/Tapioca

-Parece-me ter ao menos suporte a voz, (na documentação ele diz como habilitar o microfone). É feito pra linux.

-----------------------------------

4. Qnext:

http://qnext.com/

-Tem versão pra  linux e diz dar suporte a vídeo.

-----------------------------------

5. gaim-vv (voice and video):

http://gaim-vv.sourceforge.net/install.html

-Esse é um fork do gaim para dar suporte a voz e vídeo. O problema é que o desenvolvimento parou em 2005, mas há uma versão pra download. Não sei se conseguiram o que pretendiam.


----------------------------------

Uma última coisa, se por acaso você não conseguir que nada disso funcione, talvez seja o caso de você abandonar o ubuntu e não o linux. Pelo que li em fóruns, parece-me que com o amsn, mercury e kopete, é realmente possível comunicação voz e vídeo com usuários msn, (não posso dizer com certeza pois não tenho o webcam), mas talvez fosse o caso de você tentar ao menos esses 3 softwares em outras distros linux. Nesse caso eu te recomendaria openSuse, mandriva ou big linux , que são focadas em usuários domésticos como o ubuntu.

Boa sorte.
« Última modificação: 22 de Abril de 2007, 00:21 por gabriel0085 »

Offline Imigrante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
    • Ver perfil
Re: Algum IM para áudio e vídeo conferência?
« Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2007, 01:00 »
Pois é Gabriel,
Realmente não está fácil.
Vou dar uma olhada nestes softwares que vc citou. Valeu pelas dicas!
Há uns anos atrás utilizei o Kopete com áudio conferência pelo KDE rodando no Suse. Não me lembro das versões de nenhum deles, porém não seria o caso de utilizar softwares tão desatualizados para obter conversa via voz. Creio eu!
Quanto ao Ubuntu, dificilmente gostei tanto de uma ditru como gosto dele, mas, de repente o negócio vai ser partir p/ outra mesmo. Para isto vou dar uma pesquisada melhor, pois estou bem desatualizado sobre o que está rolando no momento. Farei um balanceamento dos pros e contras para não ter que ficar batendo tanta cabeça e perdendo tempo.
Por coincidência, baixei o BIG Linux para conhecer, mas ainda nem dei boot nele. Quem sabe não será ele o substituto?!?!

OBS.: Eu possuo uma WebCam da Creative (NX). Foi reconhecida automaticamente pelo Gnome no Feisty e está configurada no aMSN 0.97b. Porém o mesmo não possui suporte bidirecional, como citei anteriormente.
Então é isso... Novamente te agradeço pela ajuda e quando possuir algum resultado, postarei aqui mesmo.
Abraços...
Imigrante

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Algum IM para áudio e vídeo conferência?
« Resposta #17 Online: 30 de Abril de 2007, 18:24 »
Bem, em outro tópico você pediu algumas informações.

Citar
Cristiano,
Concordo com a maneira que sua comunidade lida com este tipo de caso.
A propósito, no tópico "http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=18599.msg100785#msg100785" vc disse que seu aMSN funciona com áudio conferência.
Bah, eu estou quase louco de tanto tentar fazer algum programa funcionar desta forma e não obtive resultado positivo.
Poderia entrar lá no tópico e passar as versões que estás utilizando e alguma configuração especial que tenhas efetuado?
Abraços...

Olha, que fique claro primeiro, eu não tenho webcam, mas já conversei com pessoas que tem. Então a pessoa me ouvia, e eu ouvia e via a pessoa.

Mas vamos lá, você quer saber as versões do meu sistema... Vamos lá.

- Ubuntu 7.04 (Atualizado do Edgy)                      - Ubuntu 6.06
- aMsn 097b (16/06/2006)                                     - aMsn 097

Não realizei nenhuma configuração especial. Segue abaixo as descrições de hardware, quem sabe não ajuda também.

Notebookt Acer TravelMate 4222WLMi (Ubuntu 7.04)
- Intel Core Duo 1,66 Ghz
- 2MB Cache L2
- 15,4" WXGA wide TFT LCD
- Intel Graphics Media Accelerator 950
- 120 Gb HD
- Gravador DVD
- 1 Gb DDR2
- etc, etc, etc

Micro (Ubuntu 6.06)
- Athlon XP 64 bits 3000+
- Placa Mãe Asus K8V-se Delux
- 2 Gb Ram
- Video Radeon 9600 PRO 256 mem.
- Placa Som 5.1 (Não lembro a configuração)
- HD (sata1) 120 Gb
- HD (sata2) 80 Gb
- HD (ide1) 120 Gb
- HD (ide2) 80 Gb
- Gravador DVD Lg Dual Layer
- Combo Lg
- etc etc etc

Não fiz nenhuma configuração especial em lugar nenhum, a instalação do aMsn foi feita pelo automatix, e acho mesmo que devo ter é sorte, já que tudo funciona e sempre sem problemas, mas como te disse a qualidade de vídeo não foi boa nas vezes que usei o recurso, não sabendo se o problema é no aMsn ou na webcam do contato.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Imigrante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
    • Ver perfil
Re: Algum IM para áudio e vídeo conferência?
« Resposta #18 Online: 08 de Maio de 2007, 12:15 »
Pessoal,
Só pra ficar constando...

Entrei em contato com o clcampos para ver se o aMSN funcionava com áudio conferência: Não funciona!
Testei também o Bitwise e o Tapioca IM, programas sugeridos pelo Gabriel: Ambos só funcionam com áudio entre si.

Abraços...
Imigrante

Offline Imigrante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
    • Ver perfil
Re: Algum IM para áudio e vídeo conferência?
« Resposta #19 Online: 13 de Maio de 2007, 00:20 »
Constatado que o Mercury também não funciona para áudio conferência com usuários do WLM!
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=19594.0
Abraços...
Imigrante

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Algum IM para áudio e vídeo conferência?
« Resposta #20 Online: 28 de Junho de 2007, 13:30 »
Imigrante, a luta tá dificil, hein? Nossa... cara, vou dar um palpite horroroso, e posso ser altamente criticado, pq sou um dos que nao concorda com a solução que vou propor, mas se vc tentou tudo qto é jeito e não tá dando certo, emula o Live Messenger pelo Wine.

Posta aí pra ver se deu certo, pois tbm nao comprei minha webcam exatamente por essa ausência de suporte.

O Gaim nao tem, mas... Ah, o Pidgin tem suporte nao?

só dei ideias, nao testei nenhuma delas... mas vai que funciona, neh?

boa sorte, imigrante... espero ter ajudado. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Imigrante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
    • Ver perfil
Re: Algum IM para áudio e vídeo conferência?
« Resposta #21 Online: 28 de Junho de 2007, 14:06 »
Imigrante, a luta tá dificil, hein? Nossa... cara, vou dar um palpite horroroso, e posso ser altamente criticado, pq sou um dos que nao concorda com a solução que vou propor, mas se vc tentou tudo qto é jeito e não tá dando certo, emula o Live Messenger pelo Wine.

Posta aí pra ver se deu certo, pois tbm nao comprei minha webcam exatamente por essa ausência de suporte.

O Gaim nao tem, mas... Ah, o Pidgin tem suporte nao?

só dei ideias, nao testei nenhuma delas... mas vai que funciona, neh?

boa sorte, imigrante... espero ter ajudado. [ ]s

Oi Eunir,
A webcam funciona, mal e porcamente, mas funciona. Infelizmente não há suporte bidirecional.
Quanto à áudio-conferência com o WLM, esqueça... não há suporte, deixando de ser uma questão de sorte.
Já não possuo o Linux em minhas estações pois não atende minhas necessidades. Por enquanto o Linux só serve para os meus servidores.
Mas se por acaso vc fizer a áudio-conferência do WLM funcionar emulado, por favor, poste aqui p/ matar a curiosidade.
Abraços...
Imigrante

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Algum IM para áudio e vídeo conferência?
« Resposta #22 Online: 28 de Junho de 2007, 14:13 »
blza, mas vou fazer isso só mes que vem hehe estou descapitalizado agora rs

vlw, Imigrante, [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)