Autor Tópico: Como liberar Amule em rede interna  (Lida 2333 vezes)

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Como liberar Amule em rede interna
« Online: 21 de Abril de 2007, 16:51 »
Olá a todos, vou explicar antes como está configurada minha rede aqui, para depois fazer a pergunta!
Vamos lá.

Meu servidor está configurado com Debian Etch e nele tenho o seguinte script de compartilhamento:

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

# Limpando as tabelas
iptables -F
iptables -t nat -F
iptables -t mangle -F

# Macarando conexões da rede
# se sua conexao estiver na interface ppp0 basta trocar o eth0 por ppp0
# a interface ppp0 é usada também em dial-up, entao, neste caso, troque o eth0
# por ppp0
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

Nesse servidor eu também tenho configurado um servidor DHCP.
Pois ele recebe em sua ETH0 a conexão com a internet --Vivax-- e em sua ETH1 funciona a distribuição de ip do servidor DHCP.
Dito isso, vamos para a pergunta.
Instalei em minha máquina --Ubuntu 7.04 SEM firewall configurado-- a última versão do Amule e, por indicação de um amigo, configurei ele para funcionar nas portas --TCP-- 50010 e --UDP-- 53020, pois segundo meu amigo essas portas não são bloqueadas pela Vivax.
Ok, fiz isso e mandei logei em um servidor, porém obtive LowID.
Então, pensando que o problema poderia ser a Vivax bloqueando essas portas também, retirei o cabo de internet do servidor e coloquei em meu computador, fazendo assim com que ele tivesse o ip navegável --200.XXX.XXX.XXX ---, quando fiz isso consegui obter HighID no Amule.
Então entrei no canal do Ubuntu --irc.freenode.com-- para perguntar se alguém sabia o porque e um usuário me aconselhou a fazer o redirecionamento da porta 50010 do servidor para a minha máquina --DMZ-- utilizando a tabela nat.
Então fui até o Google e pesquisei como que eu deveria fazer isso e encontrei uma resposta que parecia ser bem coerente.
Então li todo o artigo e após compreender o parâmetro do redirecionamento adicionei a seguinte linha ao final do meu arquivo de compartilhamento

Código: [Selecionar]
#Redirecionando porta 50010 e 53020
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 50010 -j DNAT --to 192.168.1.7

Rodei o script novamente, entrei no Amule e novamente obtive LowID.


Após tudo isso, continuo a procurar uma solução para fazer com que o Amule, através de minha máquina interna, funcione com HighID. Porém está meio complicado de achar algo que realmente funcione, então vim até o fórum recorrer a ajuda dos mestres  :D.
Caso alguém saiba como solucionar esse problema e poder compartilhar não só comigo, mas com toda a comunidade. ficarei extremamente agradecido.
E se por acaso eu achar a solução antes de alguém me responder aqui eu edito o post e coloco a solução certinha.
Agradeço desde já pela compreensão!
[]'s  ;)
« Última modificação: 22 de Abril de 2007, 14:13 por Kwezer »

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Como liberar Amule em rede interna?
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2007, 13:37 »
Olá amigos!
Como havia prometido, abaixo está a linha que estava faltando no meu script para que fosse possível adquirir id alta no Amule.
-- Vou adicionar a linha completa para não haver problemas! --

Código: [Selecionar]
#Redirecionando porta 50010 e 53020
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 50010 -j DNAT --to 192.168.1.7
iptables -t filter -A FORWARD -p tcp -d 192.168.1.7 --dport 50010 -j ACCEPT
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p udp --dport 53020 -j DNAT --to 192.168.1.7
iptables -t filter -A FORWARD -p udp -d 192.168.1.7 --dport 53020 -j ACCEPT

Qualquer problema basta perguntar que se eu souber respondo  :D
Obrigado ao cyperbios --se não me engano era assim o nick dele  :D-- que me ajudou!
O pessoal do canal #ubuntu-br da Freenode é show!!

Só mais uma coisa, nunca perguntem nada no canal #linux da rede Brasnet.
Fiz a mesma pergunta que havia feito no canal #ubuntu-br da Freenode e a resposta foi um kick/ban com o seguinte motivo

Citar
Roteie isso _|_

 ;D ;D ;D engraçado, mas lamentável né?
Pessoas assim que estragam a imagem do Linux, mas o bom é saber que a cada uma pessoa assim, existe outra que não é assim!

Até mais galera, espero que a dica ajude alguém algum dia, como me ajudou!
 ;)