Autor Tópico: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?  (Lida 32364 vezes)

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #15 Online: 06 de Maio de 2007, 21:53 »
sou contra facilidades. é das facilidades que a praga do ser humano se aproveita para f*d*er os seus próximos com vírus e malícias que roubam dados.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #16 Online: 07 de Maio de 2007, 10:14 »
Acho que devem sim existir facilidades, mas não acho que o uso de sudo e su seja automatizado. Mas é preferível que se use o gksudo (ou similares em outros ambientes) para que o usuário final não precise ir  para a linha de comando.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2007, 02:18 »
O principal defeito do linux são os fabricantes
jogos, muitos rodam só em linux pq os desenvolvedores tem preguisa de fazer algo multisistema, salvo boas exeções como o MMORPG Regnum Online que jogo e é excelente...

Hardware, o mesmo, na verdade pior... acho que deve ser mais dificil portar um jogo todo desenvolvido pra directX do que um simples driver de dispositivo.. posso ta enganado, mas tenho esse impressão...

mas tudo isso ta mudando, cada vez mais jogos são lançados pra varios sistemas(win, mas, *nix)
hardware também, a ATI é um exemplo, tem um driver proprietario que ela deveria ter vergonha de fazer uma coisa porca dakela
mas li umas noticias que ela vai fazer um driver descente, e talvez até libere dados do hardware pra ser melhorado o driver opensource... tomara que ocorra logo, pois tenho ATI no meu note e só o fato de não poder usar o AIGLX por falta do composite ja me irrita...


Ta... mas tirando essas peculiaridades, o linux é o melhor.
não é nem de longe mais dificil e sim diferente... digamos, é tipo um outro idioma, não existe idioma melhor ou pior, todos as pessoas nativas se comunicao perfeitamente.. mas quem vai aprender tem que fazer o que tava acostumado de um jeito, passar a falar de outro .. só isso..

Faz o seguinte, ja que mostrou interesse em entrar no mundo linux...
faça um desafio para si mesmo, o de usar só linux, digamos, por uns 3 meses, nem que pra isso ter que se afastar de algum jogo,
ou algo assim, com certeza será até bom... nesse tempo, se só vc usar o micro, deixe linux como padrão, qd precisar de algo ira pesquisar sobre como fazer.. não é dificil, só diferente.
Vc vai perceber que é tipo um vicio... no comessou vc pode ficar com raiva do linux em alguma situação, vai ser tentado a entrar no windows, mas resista, descubra como fazer no linux.. vai perceber que depois de um tempo vc comessa a perder a necessidade do windows, primeiro vai achar que os 2 são semelhantes, funciona o que mais usa nos 2, depois de mais um tempo, vai comessar a ter mais rendimento usando linux. e por fim vai ver que ele vale a pena usar...
Comigo foi assim mais ou menos, ja fiquei mais de 6 meses sem precisar do windows pra nada...
até minha mulher não faz distinção dos 2... usa do mesmo jeito, e ela não fez nenhum curso de linux nem estdou nada dele, só criei uma conta pra ela, monstrei como entra e abre o menu e pronto, ela navega, manda emails faz os trabalhos dela... alias, esses dias tava reclamando qd no windows foi abrir 2 sessões e não conseguia trocar entre elas facilmente, coisa que no linux um ctrl+alt+F8 e ctrl+alt+F7 ela faz isso ....

compartilhar rede, existe varios meios, alias, da pra fazer isso acho que numa linha de comando, mas quem prefere interface grafica, ainda não precisei então esqueci como é, mas lembro que é facil, o firestarter tem essa opção...

Mouse, se não me engano, boa parte dos mouse ja tem os botões extras configurados, só não tem nenhum atalho ou função associados a eles... se for este o caso só editar os atalhos que quiser...
isso acontesse com meu note, um acer, ele tem um direcional de 4 direções entre os botões do touchpad,  no windows serve pra scrol vertical e horizontal, no linux ele funciona como scrol vertical e avançar e voltar do firefox.. isso ja configurou sozinho, outros aplicativos não vi função configurada ainda, mas se eu precisar só configurar facilmente...

qt aos jogos....
bem, procure alternativas nativas do linux, no site www.portalcriativa.com.br (uma lan house toda em linux) na lista de jogos tem varios que rodam nativos e também os que rodam emulados...
se realmente quiser um jogo que só emulado mesmo, o cedega permite vc usar ele sem pagar se vc mesmo compilar do repositorio SVN ou CVS, não lembro agora... da um pouco mais de trabalho sim, mas vale a pena...


Faz o seguinte, diz tudo que vc precisa no computador e o que não conseguiu fazer no linux, tipo, navegar, jogar counter strike, sei la o que... quem sabe a galera aki tem dicas de como fazer tudo, pra que vc não precise do windows...

Se vc não quiser se dar o esforço de aprender que um botão que era de um lado, no linux fica em outro, então meu caro, fica no windows mesmo, não podemos fazer nada por vc. só peço que depois não fale mal do linux só pq vc não quiz aprender ;)

espero ter dado alguma sugestão util amigo :D
t+
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline damyhonn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Be Free!
    • Ver perfil
    • Ubuntu Guia
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2007, 15:10 »


a questão do root eu admito que um script para isso (eu uso para deletar alguma coisa nas partições NTFS)
eu sei que não é bom ... só que toda vez que eu quero deletar uma pasta nessa partiçao eu tenho que abrir o console e digitar sudo rmdir --ignore-non-empty /media/sda5/nome da pasta e isso me irrita um pouquinho .rs..



pq não instala o automatix (www.getautomatix.com) ??
Nele tem a opção de instalar o Automatix read/write NTFS .. daí vc pode apagar nas partições ntfs pelo nautilus
« Última modificação: 15 de Maio de 2007, 15:15 por damyhonn »

Offline thiagofanfoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #19 Online: 15 de Junho de 2007, 18:57 »
Bom ... o meu pc está quase funcionando como deveria, o ntfs-3g ta funcionando porem não estava vendo pastas com acentuação e eu dei um modprobe fuse e resolveu , o imwheel ta funcionando agora corretamente no nautilus e no firefox (eu alterei os botões 4 e 5 que era a roda para 6 e 7 que é a roda agora com o imwheel instalado).
O problema do  compartilhamento eu resolvi adquirindo um router da linksys e está funcionando corretamente e estou compartilhando arquivos com o win via samba.
A questão dos jogos eu instalei o cedega depois que eu vi que disseram que os jogos rodam melhor no Linux do que no Windows , descobri que é mentira ..rs.. (usando driver beta Nvidia e tentei inúmeras configurações no cedega e nenhum jogo chegou perto do desempenho que eu tenho no WinSP2).
Meu teclado funciona parcialmente (todas as teclas normais + botão da calculadora , volume , play, pause Skip, stop, Internet, email, Logoff e Hibernar), alavanca de zoom , botão do messenger , 5 botões dos favoritos , meus documentos , minhas músicas, minhas figuras, e os botões F-lock NO WAY.
Beryl funcionando redondo , aceleração 3d razoável, os lmsensors estão funcionando corretamente, etc ..
mais ainda não pode ser o meu S.O #1, ja usei diversas distros , acompanhei o desenvolvimento delas , acredito que daqui poucos anos (o ubuntu pelo menos) , o Linux superará o Windows.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #20 Online: 15 de Junho de 2007, 20:55 »
A resposta para esse tópico, na minha opinião, é a seguinte:

- o Linux (distros atuais e com maior penetração) pode ser usado por qualquer um, especialmente se for disponibilizado pré-instalado em hardware selecionado pela compatibilidade;

- o Linux têm vantagens, especialmente no que toca à segurança, mas também tem desvantagens, já que tudo ou quase tudo que é fabricado tem foco no widows;

- a principal desvantagem está ligada aos jogos e a programas específicos que não têm versões *nix;

- a principal vantagem está na filosofia por trás do sistema, de inclusão independentemente da capacidade financeira de quem usa ou pretende  usar.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #21 Online: 16 de Junho de 2007, 13:09 »
A questão dos jogos eu instalei o cedega depois que eu vi que disseram que os jogos rodam melhor no Linux do que no Windows , descobri que é mentira ..rs.. (usando driver beta Nvidia e tentei inúmeras configurações no cedega e nenhum jogo chegou perto do desempenho que eu tenho no WinSP2).

Pelo que tenho lido aqui no tópico. Eu recomendo uma coisa: Não use linux. Você não tem nenhuma motivação para usá-lo:
- seu hardware foi desenvolvido especificamente para Windows;
- sua necessidade de programas (jogos, etc) é essencialmente "eme-essiana";
- quer que o linux se comporte como o Windows;
- tem a predisposição de achar o Windows melhor;
- tem a predisposição de achar o linux mais difícil.

No dia que você pensar "linux é diferente", talvez seja uma boa razão para tentar usá-lo. Antes disso, você só vai se frustrar, porque existe distro cheia de wizards como a Mandriva e interfaces como o Blade2000 que parecem muito com o que se está acostumado a ver da MS, mas o linux continua sendo um *nix.

Eu até diria que há solução para o teu teclado com o XBindKeys e uma porção de outras coisas, mas a questão é a mentalidade Windows, até escrevi um texto sobre isso recentemente. Se você quer algo MS, não vai adiantar nada oferecermos soluções diferentes.

Quanto a intuitividade. Há algum tempo minha namorada instalou o Ubuntu 5.04, nunca tinha usado um linux na vida, hoje com o 7.04, todo o notebook está configurado, inclusive o winmodem. Há uma semana tenho usado o Ubuntu 7.04, nunca usei Ubuntu na vida (ou qualquer coisa derivada do Debian e o computador já está completamente configurado, inclusive serviços como samba, sshd, cups, imprimindo de linux pra linux, linux para Windows e vice-versa.

Isso é intuitivo? Talvez. Eu não uso produtos da MS há um bom tempo. Certo dia fui usar e o layout do teclado estava errado, penei MUITO para descobrir onde estava escondido o programa que o configurasse. Montar um cluster com produtos da MS é um trabalho herculiano. Eu não consigo nem imaginar como faço para montar uma iso dentro de algum diretório fora do linux. Se você souber como, por favor me avise que eu vou ficar andando com o kubuntu.iso por aí no meu pendrive.

Há problemas no linux como no Windows, tanto que o problema que você relatou no primeiro post é um bug relatado pelo próprio fundador do Ubuntu, mas no Windows também tem. Inclusive essa foi a razão de um computador aqui estar com o Ubuntu: não consegui fazer o DHCP dele funcionar no XP, já reinstalei os drivers, mudei o slot da placa, e tudo o mais que você possa imaginar, mas não pega IP. No Ubuntu funciona corretamente.

Agora, se você pegar uma pessoa mediana que não tenha preconceitos, ela não vai saber mexer e configurar um sistema Mac, MS ou Linux da mesma forma: Uso = com o tempo; Configuração = zero a princípio. Digo isso porque trabalho com pessoas que nunca usaram computador na vida, e nossa rede é LTSP com um servidor Ubuntu. Quem nunca usou MS, não reclama do sistema, já quem sempre usou MS, tem mais dificuldade de adaptar-se.

Existe uma tira em http://cad-comic.com que aparece a foto do Ethan (o protagonista) vestido de noiva, em seu casamento com a MS. Para esses casos, linux é tão recomendável quanto a aspirina é para quem tem dengue. Eu espero que esse não seja o seu caso, mas posso te afirmar que enquanto você procurar a MS dentro de uma distro, nenhuma irá te satisfazer.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Daniel_Kyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
apoiado!
« Resposta #22 Online: 17 de Junho de 2007, 08:51 »
apoiado thiagofanfoni! Concordo com tudo que você disse!
O Ubuntu 7.04 nem reconheceu meu mouse... só o 6.06

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #23 Online: 18 de Junho de 2007, 18:57 »
Pessoal, pode até ser que vou escrever asneira, mas lá vai! Primeiro é necessário relembrar a pergunta inicial: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?

Acredito que em sistemas Linux existe sim algum impedimento para pessoas que não tem nenhum traquejo com computador. Vou dar um exemplo imagina se uma senhora trabalahdora rural de 60 anos , semi-analfabeta fosse ao caixa eletrônico sacar seu benefício de aposentadoria e de repente no meio da transação ela tivesse de digitar um comando, assumir o usuário root, e digitar mais um comando para sacar seu dinheiro (não sei se estou sendo feliz no meu exemplo, mas continuo). Iria ser muito dificil ela conseguir sacar sozinha e o banco teria que aumentar o número de funcionários para ajudar nos caixas eletrônicos. Mesmo assim isso não garantiria a eficácia de atendimento do sistema. Assim como a senhora do exemplo (extremo) que citei, existe um perfil de usuários que não pretendem se esforçar para aprender a usar um S.O. ou não têm a mínima vocação para assuntos relacionados a informática, apenas o uso.

Creio que sistemas Linux estão restritos a uma fatia de usuários menor realmente justamente por  seu uso não ser tão simplório quanto em outros sistemas operacionais.

Por exemplo aqui em casa todos me vêm usando o Ubuntu, tentei ensinar meu Pai ele se esforçou por 15 minutos, mas a diferença de estrutura das pastas dentre outras fez o velho arrepiar. Ele ainda é relutante ao uso do Linux.

Acredito que algumas versões como o UBUNTU já facilitam bem a vida de muitos (não é atoa a manutenção do 1 lugar no distrowatch). Mas para um mero usuário ainda há procedimentos "complexos". Desmontar uma pendrive ainda pode exigir o uso de comandos, e isso para um leigo é coisa pra técnico, Hacker ou afins. O leigo quer clicar com o botão e pronto desconectou!

Acho que poderia sim existir uma distro com um nivel "usabilidade" mais alto para o público leigo. Contando com pacotes para instalação de drives a utilitários (de certa forma isso já existe mas difusamente).

Acredito que discussões como essa são importantes para o desenvolvimento de sistemas Linux. Estou até pensando em anotar as dificuldades que pessoas que estou aplicando no linux tenham para postar em espaços como este tópico.

Linux ainda está com um percentual baixo diante ao Windows devido a características próprias e ao forte marketing que a Microsoft vem praticando ao longo de anos.

Eu escreveria muito mais mas vou parar por aqui!!

Linux nas vêias.
« Última modificação: 18 de Junho de 2007, 19:03 por CGaldino »
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #24 Online: 18 de Junho de 2007, 19:09 »
Provavelmente a solução para os nossos problemas existe, porém dá um trabalho danado ficar horas procurando e testando as alternativas. Eu já consegui deixar meu computador um pouco mais antigo funcionando redondinho, mas tive que queimar muita pestana para fazê-lo. Agora que troquei meu PC para AMD64, não estou conseguindo configurar as principais coisas (som, conexão automática, flash para firefox). Portanto, em minha modesta opinião, o windows continuando sendo bem mais amigável e isso por uma razão simples: todos os hardwares fazem drives para ele, então é só colocar o CD de configuração no drive e mandar ver. Aí está a resposta ao tópico.

Abraços.

Acho até que para hardware mais novos isso pode ser verdade. Mas para coisas convencionais, e rodando num ambiente 32 bits, acho o Ubuntu mais mais fácil de Instalar/Configurar Drives, sendo que enquanto no windows necessitamos colocar um CD para reconhecer alguns componentes no Ubuntu vem tudo praticamente reconhecido.

Acho também que existem muitas coisas muito mais complicadas no Linux, mas acho também que quem esta disposto tem muito mais chances de aprender com ele sobre como funcionam as coisas no PC (e na informática em geral), e tudo acompanhado de uma segurança inquestionavelmente maior.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #25 Online: 19 de Junho de 2007, 10:10 »
Acredito que em sistemas Linux existe sim algum impedimento para pessoas que não tem nenhum traquejo com computador. Vou dar um exemplo imagina se uma senhora trabalahdora rural de 60 anos , semi-analfabeta fosse ao caixa eletrônico sacar seu benefício de aposentadoria e de repente no meio da transação ela tivesse de digitar um comando, assumir o usuário root, e digitar mais um comando para sacar seu dinheiro (não sei se estou sendo feliz no meu exemplo, mas continuo). Iria ser muito dificil ela conseguir sacar sozinha e o banco teria que aumentar o número de funcionários para ajudar nos caixas eletrônicos. Mesmo assim isso não garantiria a eficácia de atendimento do sistema. Assim como a senhora do exemplo (extremo) que citei, existe um perfil de usuários que não pretendem se esforçar para aprender a usar um S.O. ou não têm a mínima vocação para assuntos relacionados a informática, apenas o uso.

Creio que sistemas Linux estão restritos a uma fatia de usuários menor realmente justamente por  seu uso não ser tão simplório quanto em outros sistemas operacionais.

Por exemplo aqui em casa todos me vêm usando o Ubuntu, tentei ensinar meu Pai ele se esforçou por 15 minutos, mas a diferença de estrutura das pastas dentre outras fez o velho arrepiar. Ele ainda é relutante ao uso do Linux.

O que eu disse lá atrás, vale para a velhinha do seu caixa eletrônico: ela não sabe qual o sistema que está funcionando e usa sem preconceito e sem descontentamento. O mesmo ocorre na empresa que tem terminais LTSP e a maioria dos funcionários nunca usou computador na vida. Mas lembre-se que sempre existe um funcionário no auto-atendimento para guiar pessoas com dificuldades.

A questão de aprender algo novo é altamente relativa. Lembra do Windows 3.11? Dele para o Windows 95 ocorreu um salto estúpido! Eu tive que reaprender a fazer muitas tarefas. E para o XP? Eu orientava clientes com problemas simples no Win98 pelo telefone, dizendo de cor o caminho das pedras e hoje, no XP, eu confesso que não sei nem para onde vai! E você já viu o Vista? Aquilo sim é que é mudar. A estrutura das coisas é tão absurdamente diferente que tenho até medo de chegar na frente de um.

Não estou dizendo que mudanças são ruins, mas isso não é o real fundamento do bloqueio. Se ninguém quisesse mudar, estavam todos usando Win3.11 até hoje!
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline thiagofanfoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #26 Online: 27 de Junho de 2007, 00:39 »

Bom ... faz um tempinho que não estou usando o Windows e estou abrindo a minha mente, ja estou ficando amigo do console, estou usando o Cedega para rodar um programa do meu trabalho que não funciona no Wine, compilei o meu kernel (2.6.21.5) otimizado para a minha máquina (P4 3.2 HT @ 3.4 HT,Asus P4P800-X,  Nvidia G-Force XFX 5700, HD Seagate Barracuda 160 GB sata, 4 GB de RAM, Mouse logitech MX310 , Teclado Microsoft Pro Internet Keyboard e Monitor de 17 Genérico.
Estou usando o Ubuntu-Studio, o sistema está bem redondo (só o teclado que continua naquelas...) eu só achei estranha uma coisa:
Eu tenho 2 cameras digitais (uma Olympus e uma Cybershot) e 1 PenDrive de 4GB.
Instalei o Pmount, e o afuse, se eu ligo uma coisa reconhece; agora se eu ligo as 2 cameras e o pendrive o ubuntu não reconhece nenhum, dei um catusb e está tudo la, ja tentei reiniciar e nada, só que se eu desplugo todos e ligo um só funciona (não estou usando um Hub USB).
A minha dúvida é a seguinte.
Isso é bug ou Limitação ?

Tipo ... eu ainda tenho que afirmar que o Linux ainda está um pouco difícil, estou com um caderninho para anotar os comandos que eu mais uso (não aperto para cima porque eu quero decorar), adorei ter instalado no meu notebook (reconheceu tudo) só precisei digitar a senha da minha rede wireless (só fiquei chateado pq preciso deigitar todas as vezes). estou muito contente com o meu notebook só fico um pouco chateado com o meu pc principal e a única coisa que me deixou um pouco mais feliz foi o Compiz Fusion (nossa que velocidade ... fiquei realmente impressionado).
Olha ... humildemente falando mais eu acho que o Ubuntu está vingando mais que o Vista, porém, agente ainda fica a mercê dos programadores que desenvolvem jogos para windows apenas.

Ahh ... já ia me esquecendo. na questão de facilidades eu acho que o ubuntu deveria vir com um assistente para o ExplorerPS2 ja que ele tem assistentes para os atalhos de teclado, o script não é grande porém é chato escrever isso toda vez que instala o Ubuntu, e a questão dos lm-sensors, poderia ter um reconhecimento automático (script grande e muitos comandos) e até hj eu não consegui configurar os alarmes.

Código: [Selecionar]

thiago@Churrasqueira:~$ sensors
w83627thf-isa-0290
Adapter: ISA adapter
VCore:     +1.36 V  (min =  +0.00 V, max =  +3.84 V)             
+12V:     +11.55 V  (min =  +0.12 V, max =  +0.00 V)       ALARM 
+3.3V:     +3.31 V  (min =  +0.00 V, max =  +2.11 V)       ALARM 
+5V:       +5.01 V  (min =  +0.43 V, max =  +0.64 V)       ALARM 
-12V:      +0.47 V  (min =  -4.05 V, max =  -9.32 V)       ALARM 
V5SB:      +5.00 V  (min =  +0.22 V, max =  +1.77 V)       ALARM 
VBat:      +0.03 V  (min =  +1.12 V, max =  +0.51 V)       ALARM 
fan1:     2556 RPM  (min = 337500 RPM, div = 4)              ALARM 
CPU Fan:  2576 RPM  (min = 42187 RPM, div = 4)              ALARM 
fan3:        0 RPM  (min = 135000 RPM, div = 2)              ALARM 
M/B Temp:    +29°C  (high =   +32°C, hyst =    +0°C)   sensor = thermistor           
CPU Temp:  +63.5°C  (high =   +80°C, hyst =   +75°C)   sensor = thermistor           
temp3:     +63.0°C  (high =   +80°C, hyst =   +75°C)   sensor = thermistor           
vid:      +1.375 V  (VRM Version 10.0)
alarms:   
beep_enable:
          Sound alarm enabled
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 01:02 por thiagofanfoni »

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #27 Online: 27 de Junho de 2007, 04:44 »
Eu tenho 2 cameras digitais (uma Olympus e uma Cybershot) e 1 PenDrive de 4GB.
Instalei o Pmount, e o afuse, se eu ligo uma coisa reconhece; agora se eu ligo as 2 cameras e o pendrive o ubuntu não reconhece nenhum, dei um catusb e está tudo la, ja tentei reiniciar e nada, só que se eu desplugo todos e ligo um só funciona (não estou usando um Hub USB).
A minha dúvida é a seguinte.
Isso é bug ou Limitação ?
Antes de tudo, parabéns pelo progresso!

Sobre os dispositivos USB, já tentou colocar as câmaras com conexão PTP em vez de normal?
Assim que você coloca um dispositivo USB, o dmesg "avisa". Para ver, basta digitar esse comando no terminal, para ver as últimas 10 linhas digite dmesg |tail; se quiser ver as últimas 15 linhas, dmesg |tail -n 15.
No Nautilus, entre em "Computador" que ele verá os dispositivos encontrados, no Konqueror existe o "devices" que faz a mesma tarefa. Já o kdf, um interface gráfica do df (terminal) é muito boa para visualizar e montar as partições.

No mais, você pode procurar os /dev/sd[abcde]* que tiver instalado no sistema. Eles somem quando o dispositivo não está plugado. Assim, eu só vou ver meu /dev/sda1 se o pendrive for plugado.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline thiagofanfoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #28 Online: 27 de Junho de 2007, 15:08 »

Sobre os dispositivos USB, já tentou colocar as câmaras com conexão PTP em vez de normal.

O que seria PTP ? as cameras eu coloco em ambas para o computador reconhecer como leitor de cartões. (não uso aquelas funções auto porque nunca funcionou no Linux.)
Uma coisa que eu acharia legal se tivesse no Linux seria a opção de formatar discos removíveis no menu do botão direito.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #29 Online: 27 de Junho de 2007, 15:34 »
O que seria PTP ? as cameras eu coloco em ambas para o computador reconhecer como leitor de cartões. (não uso aquelas funções auto porque nunca funcionou no Linux.)
Uma coisa que eu acharia legal se tivesse no Linux seria a opção de formatar discos removíveis no menu do botão direito.

Quando você coloca uma câmara digital ligada a uma USB ela se comunicará com o computador de duas formas "normal" e "PTP", isso é uma configuração da própria câmara, não do Linux.

Quando você abre o Nautilus, e vai em computer:/// aparece uma série de dispositivos e se clicar com o botão direito vai aparecer "Formatar", "Montar Volume", entre outros.

For no Gnome em Sistema > Preferências > Unidades de disco removíveis > Armazenamento (e outras abas) tem uma série de opções interessantes para deixar o seu sistema agindo de forma automática.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.