Autor Tópico: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?  (Lida 32365 vezes)

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #45 Online: 20 de Julho de 2007, 16:01 »
thiago, tu pode usar o Gparted pra formatar.
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #46 Online: 21 de Julho de 2007, 00:52 »
Todo mundo tá careca de saber que o percentual baixo do Linux em relação ao Windows se deve ao sistema em que vivemos e ao monopólio da M$ que se criou nos últimos anos e, não ao SO Windows...se houvesse igualdade de condições eu não tenho nenhuma dúvida de que o Linux estaria muito na frente.
Agora, sem querer ser chato eu acho que muita coisa (técnica) que já foi falada aqui, poderia ser mais útil a todos, se fosse discutida em tópicos próprios...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #47 Online: 21 de Julho de 2007, 01:59 »
EU AINDA ACHO QUE O LINUX SUPERARÁ O WINDOWS COM O TEMPO, mas só se o Ubuntu não parar no tempo como o Debian que ficou com a mesma versão por anos, porquê o Windows está cada vez mais idiota de se mexer (quem usou o Windows Vista vai concordar comigo), e espero que o Linux também seja assim.

 Peguei aqui o exemplo do thiago apenas pra tecer este comentário...

 Muitos de vcs podem discordar do que vou dizer agora mas eu acho que, justamente o Vista é o que vai fazer com que muitos deixem o sistema operacional MS. Pelo menos por aqui...

 Digo isso pelo simples motivo de que isso já acontece com as pessoas ao meu redor... A aceitação do Vista por parte de quem usava o XP não foi das melhores devido a problemas diversos: imcompatibilidade com programas, drivers, periféricos...

 Tudo bem que a mudança do 2000 para o XP também não teve muita aceitação no começo... os usuários mais antigos reclamaram de um monte de coisas... Mas lembro que a mudança foi um pouco mais gradual. Eu tenho aqui jogos de 98 que funcionam no XP numa boa, mas que não rodam no Vista nem mesmo mudando a versão nas propriedades.

 Pode ser que os usuários novos, que comprem as máquinas com o sistema jah instalado, possam até estar gostando do sistema... Mas pelo que vi até agora, enquanto eu trabalhava no ramo de vendas 50% dos clientes voltavam pra trocar o computador justamente por não terem se adptado ao Vista. Mesmo ele sendo "mais fácil de usar". :o  Isso acontecia principalmente por que as pessoas compravam máquinas potentes e quando ligavam o sistema a máquina parecia um 386 mais bonito.

 Conheço muitos clientes que trocaram seu sistema Vista original por Xps piratas por que não aguentavam a lerdeza do sistema.

 Minha esposa mesmo ficou impressionada quando viu a velocidade em que o Ubuntu rodava na minha modesta máquina. Eu aconselhei a instalar na dela, ela ficou com receio. Mas depois que ela viu que até o desempenho na internet do pc dela melhorou uns 50% ela preferiu o novo sistema. Tudo bem que eu tive de instalar o Mandriva por que a máquina dela é até mais modesta que a minha e eu ainda não tenho o Xubuntu.

 E depois que eu instalei uns ícones toons e mudei as janelas para algo mais "feminino", ela adorou mais ainda! ;D Mesmo por que ela semre quis fazer isso no XP, mas sempre ficava pesado^^

 Tem um amigo meu que jah instalou. Tem um outro que ficou muito chateado quando soube que a máquina dele não ia rodar o Vista com uma boa performance... E não é maquininha, não! É um p4 ht 3,6ghz com 512 mb, placa 3D Radeon de 128 e tudo o mais. :o Mas quando mostrei os vídeos do Beryl, mostrando o que ele poderia fazer com o que já tem... ele já está considerando a idéia de instalar o Ubuntu e deixar o Windows só pra jogar.

 Pra terminar a ladainha: Aos poucos as pessoas estão percebendo o descaso que a microsoft está tendo com elas. Daqui uns meses já não vai haver XP pra vener nem em camelô. E com certeza, a partir da hora que o suporte para o windows xp expirar (daqui um ano mais ou menos acaba o suporte), e essas pessoas perceberem que tem coisa nova no mercado que elas podem aproveitar com o que já tem o interesse delas vai crescer. Aí meus amigos, a migração pra outros sistemas vai ser em massa... Quando se trata de dinheiro acaba a preguiça de aprender^^

 Podem escrever o que eu tô falando^^

Um abraço a todos e desculpa tomar todo esse espaço^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline Daniel_Kyo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #48 Online: 21 de Julho de 2007, 06:01 »
Porque o LInux não é tão intuitivo como Windows e existe muita gente burra.
Exemplo:
Citação de: icarocd,Jul 5 2007, 10:35 PM
olá,
eu mexo com computacao (trabalho e estudo em) e realmente prefiro usar e recomendo windows pra quase tudo.
só uso linux pra administracao de servidores, pra desenvolvimento, essas coisas, porque sao especificas da area e sao melhor em linux.
mas como desktop pela mor de deus nao há o que se discutir. a instalacao e configuracao completos de ambos tem uma diferenca absurda, eu instalo um windows completo todo configurado nos detalhes em algumas horas e sem qualquer necessidade de internet (só pra pegar os mais recentes confesso)
em linux tudo é muito especifico de distribuicao, precisa de internet toda hora pra baixar 30 pacotes pra um unico programa. enfim nao é pratico pra mim e muito menos pra um usuario convencional. o problema é justamente esse a praticidade das coisas.
dessa forma linux pra mim é uma ferramenta, eu uso restritamente pra fazer coisas e nao vem em minha mente trocar pela facilidade, disponibilidade de aplicacoes, suporte a hardware e outras varias vantagens em windows. nao importa, se alguem vem dizendo eu pergunto: quanto tempo demorou pra fazer em linux? quantos arquivos configurou? quantas tentativas fustradas realizou ate dar certo? etc
windows -> pra desktop em geral, uso coditiano e rotineiro (90% dos casos)
linux -> pra profissionais da area, aficcionados ou curiosos
[snapback]375264[/snapback]

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #49 Online: 21 de Julho de 2007, 06:13 »
Porque o LInux não é tão intuitivo como Windows e existe muita gente burra.
Exemplo:
Citação de: icarocd,Jul 5 2007, 10:35 PM
olá,
eu mexo com computacao (trabalho e estudo em) e realmente prefiro usar e recomendo windows pra quase tudo.
só uso linux pra administracao de servidores, pra desenvolvimento, essas coisas, porque sao especificas da area e sao melhor em linux.
mas como desktop pela mor de deus nao há o que se discutir. a instalacao e configuracao completos de ambos tem uma diferenca absurda, eu instalo um windows completo todo configurado nos detalhes em algumas horas e sem qualquer necessidade de internet (só pra pegar os mais recentes confesso)
em linux tudo é muito especifico de distribuicao, precisa de internet toda hora pra baixar 30 pacotes pra um unico programa. enfim nao é pratico pra mim e muito menos pra um usuario convencional. o problema é justamente esse a praticidade das coisas.
dessa forma linux pra mim é uma ferramenta, eu uso restritamente pra fazer coisas e nao vem em minha mente trocar pela facilidade, disponibilidade de aplicacoes, suporte a hardware e outras varias vantagens em windows. nao importa, se alguem vem dizendo eu pergunto: quanto tempo demorou pra fazer em linux? quantos arquivos configurou? quantas tentativas fustradas realizou ate dar certo? etc
windows -> pra desktop em geral, uso coditiano e rotineiro (90% dos casos)
linux -> pra profissionais da area, aficcionados ou curiosos
[snapback]375264[/snapback]


só queria deixar bem esclarecido, que algumas horas, tendo em conta todos os drivers, é obra, ou seja, precisa pelo menos de umas 3 ou 4 horas, e nem sempre fica tudp direito, passado um mÊs ou 2, é necessario instalar outro driver, já para não falar de ter de ir ao site do fabricante buscar os novos drivers.

EU, faço todo esse trabalho em 20 minutos (incluido formatação (que é raro fazer, agora no linux)) e se precisar de updates simplesmente pede para fazer e eu faço (fazendo um simples click de uma botão). No windows? pede SÒ para fazer updates para as vulnarabilidades. realmente há pessoas burras! dizer isto e dizer que trabalha em linux é mentira, é impossivel, ele já deve ter trabalhado no linux, agora de certeza k não trabalha! >:(

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #50 Online: 21 de Julho de 2007, 11:57 »
[Uma coisa que eu fiqui intrigado foi com um email que eu recebi de um screenshot de um menu do botão direito em cima de um pendrive com a opção formatar.
Fui tentar fazer o mesmo para mandar a resposta do email para mostrar o que eu vejo, e para minha surpresa não funcionou  :o, tipo, eu aperto ALT+PrtScn e não acontece nada enquanto eu estou com o diálogo do menu do botão direito aberto, quando eu fecho funciona e pergunta aonde eu quero salvar.
Alguem sabe porquê está acontecendo isso ?

Provavelmente o menu interativo está capturando o seu keypress tente capturar a tela sem pressionar teclas, mas por decurso de tempo acho que tanto o ksnapshot, gimp e o  gnome-screenshot --window --include-border --delay=15 (para 15 segundos)

Existe o programa nautilus-actions-config que você pode usar para adicionar entradas ao seu menu interativo, por exemplo: ao selecionar um ou vários arquivos zipar para a pasta /home/user:
Rótulo: Criar arquivo zip
comando: zip arquivocompactado
parâmetro: %m
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #51 Online: 27 de Julho de 2007, 14:00 »
Gostaria de dar o meu depoimento. Após anos usando primeiro DOS e após Windows, inclusive como beta-tester, me vi numa situação que precisava dar um passo além (e digo isso porque estava usando o Vista Beta e que após a data fatídica passava a funcionar apenas por duas horas para depois se autodesligar). Ou seja o sistema estava dominando a máquina e não eu mesmo.

Fui procurar alternativas dentre as distribuições Linux e cheguei no ótimo - a meu ver - UBUNTU! Estou a usar desde meados de maio deste ano, não sem problemas de adaptação, porém com surpresas extremamente positivas. Desde então, testei o OPENSuse 10.2, estou a testar o Gutsy no meu laptop (problemático A75S229 Toshiba), onde instalei por primeiro o Feisty.

Nessa primeira instalação, tive alguns incovenientes como por exemplo o cedilha, a resolução de tela e ainda o dirve para a placa Atheros. Contudo, com a ajuda desse e de outros foruns, bem como o Google, ajustei tudo. A surpresa boa foi o Gutsy, achou de início a Atheros, levantou inclusive meu SSID, foi brincadeira de criança.

Por dever de honestidade devo dizer que a utilização do Windows, principalmente para quem já é usuário é bem prática, contudo, como já dito acima, em algumas situações você fica sem solução nenhuma.

Mas na verdade o que me trouxe a dar esse depoimento foi que há uma coisa melhor ainda que o Linux, que é esse forum. Aqui se aprende muito, todos sempre com espirito de ajuda, o que, espero também poder fazer em breve após estudar mais o Linux.

Era isso.

Abraço a todos.

Offline jbaojunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #52 Online: 15 de Agosto de 2007, 11:51 »
Sou novo ainda no linux. Mudei definitivamente faz uns 4 meses. Já aprendi coisa pra caramba. Formatei algumas vezes sim pelas burradas mas tudo isso em prol de aprender um SO descente. Eu acho que o windows ainda ta em alta pela preguiça de aprender linux. Vc nasce no Brasil aprende a falar português, certo? Para aprender inglês é uma bosque!!! Eu não tenho muita paciência mais preciso. Foi a mesma coisa. Ganhei o meu primeiro computador com windows. Logo, só saberia mexer com windows, mas a minha vontade de conhecer esse pinguim além de um bom sistema operacional sem tela azul, sem milhões de drivers para instalar, sem formatar pq o sistema estava carregado me forçou a conhecer Linux e eu não me arrependo. Gosto e aprovo, e acho mais fácil msm com todas a dificuldades de webcam, jogos e algumas coisas que ainda não funcionam. Na verdade a culpa é das empresas que fazem tudo voltado para o windows e esquecem dos outros SO. Qq coisa de informatica vem com aquele marca: COMPATIVEL COM WINDOWS XP................. Que se dane o windows. Cadê a marca: COMPÁTIVEL COM QUALQUER DISTRO LINUX!!!! É uma bosque isso!!! Muitas pessoas tem preguiça e falta de vontade ou algumas só conhecem aquilo. O usuário ARKANJO tava certo!!! Linux é viciante!!!
Eu prefiro sacrificar algumas coisa para usar linux, e se essas coisas forem necessárias uso o Virtualbox.

Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
R: Preguiça e falta de vontade aprender uma outra SO.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 11:55 por jbaojunior »

Offline euripedesdark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #53 Online: 18 de Agosto de 2007, 10:34 »
Bem, o que eu penso é o seguinte, para o Linux ter maior atenção dos "leigos" é necessário dar uma caprichada bem maior (bem maior mesmo) na parte multimídia e games de todas as versões voltadas para o usuário doméstico. Isso por que eu percebo por exemplo, quanto a parte multimídia, que não tem um tocador de midia do Linux que me agrada totalmente. Por exemplo, para tocar videos ou musica no Linux dizem que o melhor é o VLC, concordo, mas não gosto nem da versão dele para Linux, nem para Windows. Motivo: o crossfading dele, pessoalmente para mim, o melhor crossfading é o do WMP seguido do Winamp. Outro motivo: eu costumo encodar vídeos, até hoje não encontrei um encoder no Linux capaz de substituir o Virtual Dub e o megui, todos são inferiores em relação a recursos ( sinto muito mas é verdade, testei mesmo, usando scripts AVS meus e de colegas meus), não é muito inferior mas quando se fala em encode qualquer coisa que falte faz diferença. Pessoalmente acho uma bobagem o pessoal do Virtual Dub e do megui não terem uma versão pra Linux sendo que esses softwares não são de licença comercial. Quanto aos tocadores de audio, eu gosto do xmms, mas ele parece também carecer de recursos que eu encontro em quantidade em todos os softwares parecidos para Windows e para Linux não. O Amarok é ótimo para organizar músicas, principalmente se usar o MySql, porém eu acho que ele poderia ter recursos de  equalização mais avançados. O Mplayer parece até bonzinho, mas ele de também assim como os outros players do Linux poderia ter um recurso de crossfading melhor. Quanto aos codecs eu gostaria de dizer que acho que o pessoal que faz essas versões para LInux, que eles deveriam caprichar mais neles, as vezes eu toco um video que no RuWindows funfa legal com uma mancha verde na lateral ou no meio. Isso quem encoda sabe que o problema é de codec, não que isso afete o desempenho do video que vc está tocando, mas é chato conviver com isso. Quanto aos games, eu acho que enquanto o povo tiver usando DX9-10 para fazer jogos e para quem joga por enquanto vai ser difícil ver muitos lançamentos pintarem no Linux, assim esse povo deve ficar jogando no windows mesmo ( e não me venham com papo de emular pq pra mim ou algo roda nativo ou não roda). Quanto aos softwares de imagem eu sei que o pessoal que faz o GIMP e entre outros que mexem com imagem são esforçados e tal, fazem um bom software, mas trocar o Adobe Photoshop ou o Corel que tem experiência de anos no tratamento de imagem é loucura, principalmente para profissionais. Gostaria que essas empresas fizessem suas versões para Linux também.
O Linux tem tudo para ganhar os lares das familias de todo mundo, mas para isso, é preciso ousar mais para conseguir alcançar patamares mais altos.

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Porque o Linux ainda está com um percentual baixo em relação ao Windows ?
« Resposta #54 Online: 23 de Agosto de 2007, 22:53 »
A única desvantagem é a grande variedades de programas que existem para win. não querendo dizer que no linux existam poucos. mas, comparado ao win, é quase nada. no mais, é só vantagem.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2007, 09:50 por koianiskatsi »