EU AINDA ACHO QUE O LINUX SUPERARÁ O WINDOWS COM O TEMPO, mas só se o Ubuntu não parar no tempo como o Debian que ficou com a mesma versão por anos, porquê o Windows está cada vez mais idiota de se mexer (quem usou o Windows Vista vai concordar comigo), e espero que o Linux também seja assim.
Peguei aqui o exemplo do thiago apenas pra tecer este comentário...
Muitos de vcs podem discordar do que vou dizer agora mas eu acho que, justamente o Vista é o que vai fazer com que muitos deixem o sistema operacional MS. Pelo menos por aqui...
Digo isso pelo simples motivo de que isso já acontece com as pessoas ao meu redor... A aceitação do Vista por parte de quem usava o XP não foi das melhores devido a problemas diversos: imcompatibilidade com programas, drivers, periféricos...
Tudo bem que a mudança do 2000 para o XP também não teve muita aceitação no começo... os usuários mais antigos reclamaram de um monte de coisas... Mas lembro que a mudança foi um pouco mais gradual. Eu tenho aqui jogos de 98 que funcionam no XP numa boa, mas que não rodam no Vista nem mesmo mudando a versão nas propriedades.
Pode ser que os usuários novos, que comprem as máquinas com o sistema jah instalado, possam até estar gostando do sistema... Mas pelo que vi até agora, enquanto eu trabalhava no ramo de vendas 50% dos clientes voltavam pra trocar o computador justamente por não terem se adptado ao Vista. Mesmo ele sendo "mais fácil de usar".
Isso acontecia principalmente por que as pessoas compravam máquinas potentes e quando ligavam o sistema a máquina parecia um 386 mais bonito.
Conheço muitos clientes que trocaram seu sistema Vista original por Xps piratas por que não aguentavam a lerdeza do sistema.
Minha esposa mesmo ficou impressionada quando viu a velocidade em que o Ubuntu rodava na minha modesta máquina. Eu aconselhei a instalar na dela, ela ficou com receio. Mas depois que ela viu que até o desempenho na internet do pc dela melhorou uns 50% ela preferiu o novo sistema. Tudo bem que eu tive de instalar o Mandriva por que a máquina dela é até mais modesta que a minha e eu ainda não tenho o Xubuntu.
E depois que eu instalei uns ícones toons e mudei as janelas para algo mais "feminino", ela adorou mais ainda!
Mesmo por que ela semre quis fazer isso no XP, mas sempre ficava pesado^^
Tem um amigo meu que jah instalou. Tem um outro que ficou muito chateado quando soube que a máquina dele não ia rodar o Vista com uma boa performance... E não é maquininha, não! É um p4 ht 3,6ghz com 512 mb, placa 3D Radeon de 128 e tudo o mais.
Mas quando mostrei os vídeos do Beryl, mostrando o que ele poderia fazer com o que já tem... ele já está considerando a idéia de instalar o Ubuntu e deixar o Windows só pra jogar.
Pra terminar a ladainha: Aos poucos as pessoas estão percebendo o descaso que a microsoft está tendo com elas. Daqui uns meses já não vai haver XP pra vener nem em camelô. E com certeza, a partir da hora que o suporte para o windows xp expirar (daqui um ano mais ou menos acaba o suporte), e essas pessoas perceberem que tem coisa nova no mercado que elas podem aproveitar com o que já tem o interesse delas vai crescer. Aí meus amigos, a migração pra outros sistemas vai ser em massa... Quando se trata de dinheiro acaba a preguiça de aprender^^
Podem escrever o que eu tô falando^^
Um abraço a todos e desculpa tomar todo esse espaço^^