Autor Tópico: Problemas com Firewall no Ubuntu 6.06 (não consigo resolver)  (Lida 2072 vezes)

Offline luckenzy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • "Que Deus nos ajude!"
    • Ver perfil
Problemas com Firewall no Ubuntu 6.06 (não consigo resolver)
« Online: 19 de Abril de 2007, 16:13 »
Olá a todos os Ubuntuzeiros de Plantão!"A

Estou usando o Ubuntu 6.06 há 2 semanas, saindo direto do WinXP.
estou também adorando mexer neste S.O, confesso que estou almoçando e jantando Linux, e, tentando compreender o Sistema e seu funcionamento.
Está difícil ainda, não estou habituado com esses códigos manivelados e suas lógicas, mas pelo menos estou fazendo configurações e instalando programas numa boa!

Usando o aMSN, reparei que não conseguia mandar arquivos para outros usuários, apenas receber deles os arquivos. Achei que fosse algum problema de configuração deste messenger quando me dei conta que não consigo também enviar um simples MP3 para um site de hospedagem/HD virtual (4 Shared, sites de convertimento de arquivos on-line e até mesmo FTP)

O Problema que mostro aqui e não estou sabendo resolver é o Firewall nativo do Sistema - o Iptable -[/b] que não está deixando enviar arquivos do meu PC pra fora.
Fiz o que qualquer um faria: andei dando uma pesquisada pela net e forvns, pessoas explicando o mesmo assunto, mas tudo foi em vão - muitos também achavam que fosse problema do aMSN, e quando tentam explicar como funcionam o Firewall, é sempre a mesma coisa: palavras difíceis ou confusas partindo do meio de uma explicação completa, dando códigos que não levam para lugar algum.
Quando é a melhor explicação do mundo, é porque o site está escrito em inglês.

(essas explicações do tipo: "aperte ZTZ do BZB no PQP que funfa, o primo do meu amigo falou que deu certo!" não tá acontecendo aqui.)
Até aquele programa - o FireStarter - pra configurar diretamente tentei usar. Nem conseguí entender o programa como também não deu em nada.
Reparei que muitos sairam daqui sem essa explicação, e que muitos outros nunca tiveram este problema de envio de arquivos desde a instalação! (estranho)

Bem, desculpem a mão pesada e repetição do tópico, mas deixei explicado para que outros com o mesmo problemas se identifiquem, e o mais importante, que expliquem tudo desde o começo para os novos usuários.





Desde já, obrigadão, galéra!
Abraços do Luckenzy!


« Última modificação: 19 de Abril de 2007, 16:23 por luckenzy »

Offline AndyA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problemas com Firewall no Ubuntu 6.06 (não consigo resolver)
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2007, 20:46 »
Luckenzy, na aba de eventos do Firestarter, no instante em que você tenta enviar algo pelo aMSN, o que aparece?

Offline luckenzy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • "Que Deus nos ajude!"
    • Ver perfil
Re: Problemas com Firewall no Ubuntu 6.06 (não consigo resolver)
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2007, 11:21 »
Não aparece nada!
(pelo que entendia, o que aparecesse lá era porque estava bloqueado!)

Offline luckenzy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • "Que Deus nos ajude!"
    • Ver perfil
Re: Problemas com Firewall no Ubuntu 6.06 (não consigo resolver)
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2007, 11:54 »
PS: Meu Firewall (FireStarter) tanto parado como ativo ficam a mesma coisa...
eu achei por aí algo que mexesse no Iptables nativo, pra terem idéia que tá difícil mesmo.
Quase perdí a conexão com a net.

Lá estava escrito assim:

"Há vários tutoriais de como compartilhar internet com o iptables, eu mesmo já procurei vários e nenhum nunca funcionava! Até que um belo dia li em algum lugar tais comandos sem complicações alguma. Aí vai a dica, você irá compartilhar, simplesmente, sua internet com sua rede local.

Abra um terminal e digite os seguintes comandos:

# iptables -F
# iptables -F INPUT
# iptables -F OUTPUT
# iptables -F POSTROUTING -t nat
# iptables -F PREROUTING -t nat
# echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
# iptables -P FORWARD ACCEPT
# iptables -A POSTROUTING -t nat -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE"


Gente, tá difícil, muito difícil!

Offline AndyA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Problemas com Firewall no Ubuntu 6.06 (não consigo resolver)
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2007, 15:04 »
Olha, parece que não é com o firewall do Ubuntu, pode ser com o firewall do seu modem  ???

Aconteceu uma vez comigo, ficava com ID baixa no aMule, descobri que era por causa do firewall do meu modem que estava bloqueando a porta.

Qual a marca do seu modem? Se for isso, deve haver alguma forma de liberar portas do firewall dele.