Autor Tópico: jogos no ubuntu (wine) roda bem?  (Lida 21074 vezes)

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Online: 23 de Abril de 2007, 15:17 »
olá a todos.
bom, utilizo o pc só para jogos, irc e mp3... o irc tem varios clientes e o mIRC que eu uso sei que roda bem no wine, mp3 também tem players... mas e jogos?
keria saber se jogos tpw age of empires 3, gta... esses mais novos, rodam bem no ubuntu com o wine
se rodarem, dai vo instalar so o ubuntu msm, dexa o windows d lado... jah q uso so pra isso...

desculpem ai c eu postei no lugar errado... heheeh =D

abraços :)

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2007, 16:52 »
Hein, para o irc use o x-chat, eu uso irssi, só que é em modo texto.

Offline .:Shadow:.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2007, 17:25 »
Cara eu rodo aqui Warcraft III e CS 1.6 tranquilamente.
No counter chego a colocar 29 bots =) Sem lag. Nunca testei o GTA, mas esses que eu disse posso afirmar que funciona e muito bem!
Assinatura removida pela equipe do Fórum

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2007, 17:52 »
Complicado isso, rodar os jogos no Cedega já é questão de sorte, no WINE então a coisa complica um pouco mais.

Ultimamente tenho explorado um pouco mais essa parte de emulação de games e o WINE está evoluindo bastante neste sentido, mas não espere rodar tudo em 100% e seja "tolerante" as costumeiras falhas que podem acontecer dentro do game ou até mesmo na instalação.

O GTA III se eu não me engano o WINE roda, acho que o Age 3 só mesmo com o Cedega, uma visita a página deles pode te esclarecer melhor quanto a ele e outros jogos suportados.

http://cedega.com/gamesdb/

Um gamer não pode viver só de emulação, sugiro que você  use o Ubuntu mas não exclua sua partição Windows, afinal é só para isso que o Windows serve mesmo. ;D
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2007, 20:58 »
eh.. tinha pensando nisso...
em deixa uma parte so pra jogo no caso windows, e o linux pra outras coisas... problema eh q meu pc nao eh lah grandes coisa.... so 40gb de hd... muito poko pra ter windows+linux =\
seria bom so o linux e rodase os jogos no linux msm :(

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2007, 20:59 »
Quanto ao IRC eu sugiro o X-Chat (roda nativamente, nao precisa emular).

Pessoalmente, acho que emular jogos no Linux não presta, ainda mais com o WINE. Se quiser tentar aconselho usar o Cedega (que é um aplicativo próprio para emular jogos). Ele roda GTA sim, mas Age Of Empires não sei.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2007, 09:33 »
eh q pra irc eu acho melhor o mIRC mesmo... usei o xchat e nao curti muito... :P
isso q eh complicado pra mudar pro linux... os jogos.. ah c nao fossem eles :( ehehhehe

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2007, 07:53 »
roda bem sim, já jogo: Max payne 2, CS 1.6, Warcraft 3, starcraft broodwar, e vários outros... mas nem tudo é flores... o Age of empire 2 roda que é uma lerdeza.... naum sei pq... mas o Age 3 nunca tentei.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2007, 08:31 »
roda bem sim, já jogo: Max payne 2, CS 1.6, Warcraft 3, starcraft broodwar, e vários outros... mas nem tudo é flores... o Age of empire 2 roda que é uma lerdeza.... naum sei pq... mas o Age 3 nunca tentei.

lr.gamito, como ficou o Max Payne 2 no seu computador? aqui no meu toda vez que cena possui algum efeito de blur a tela deforma e fica com uma mancha no canto esquerdo. O "efeito Matrix" tá feio que dói...  :(
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Imigrante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
    • Ver perfil
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2007, 09:19 »
JOGOS NÃO RODAM BEM NO LINUX!

Uns funcionam, outros não, porém nenhum funciona 100%.
Se o seu hardware de vídeo for ATI, daí a coisa complica ainda mais.
Abraços...
Imigrante

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2007, 10:30 »
JOGOS NÃO RODAM BEM NO LINUX!

Uns funcionam, outros não, porém nenhum funciona 100%.
Se o seu hardware de vídeo for ATI, daí a coisa complica ainda mais.
Abraços...

Imigrante, seria melhor dizer que jogos do Windows não rodam bem no Linux, e mesmo assim não são todos. Counter Strike e World of Warcraft rodam perfeitamente no Cedega, eu não vi diferenças em comparação ao outro sistema.

Já jogou Quake 4? Doom 3? Return to Castle Wolfenstein? São exemplos de jogos nativos do Linux que rodam perfeitamente, em alguns casos até mesmo numa ATI.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Imigrante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
    • Ver perfil
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2007, 10:54 »
JOGOS NÃO RODAM BEM NO LINUX!

Uns funcionam, outros não, porém nenhum funciona 100%.
Se o seu hardware de vídeo for ATI, daí a coisa complica ainda mais.
Abraços...

Imigrante, seria melhor dizer que jogos do Windows não rodam bem no Linux, e mesmo assim não são todos. Counter Strike e World of Warcraft rodam perfeitamente no Cedega, eu não vi diferenças em comparação ao outro sistema.

Já jogou Quake 4? Doom 3? Return to Castle Wolfenstein? São exemplos de jogos nativos do Linux que rodam perfeitamente, em alguns casos até mesmo numa ATI.
Olá polaco,
Minha resposta foi ao chrystoffer, o qual claramente questionou jogos específicos para o Windows, emulados pelo Wine, em outras palavras.
Dos jogos "nativos" que vc citou, somente rodo o Doom3, mesmo assim nao consigo executá-lo com o desempenho que obtenho no Windows. O mesmo acontece com o UT2004, que é meu vício e no Linux se torna uma decepção.
Não obtive sucesso ao emular F.E.A.R., FarCry, Battlefield Vietnam, Battlefield 2, NFSU2 e NFSMW. Quando funcionam, da até nojo.
Sei que em alguns hardwares uns se comportam melhores que os outros, mas... Na maioria os jogos funcionam mesmo é no bom e velho Windows.
Abraços...


 
Imigrante

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2007, 15:00 »
e se eu nem tenho placa de video??  :-X
pc podre o meu =(

o warcraft precisa emula pelo wine ou da pra roda sussegado??

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #13 Online: 26 de Abril de 2007, 15:09 »

roda bem sim, já jogo: Max payne 2, CS 1.6, Warcraft 3, starcraft broodwar, e vários outros... mas nem tudo é flores... o Age of empire 2 roda que é uma lerdeza.... naum sei pq... mas o Age 3 nunca tentei.

lr.gamito, como ficou o Max Payne 2 no seu computador? aqui no meu toda vez que cena possui algum efeito de blur a tela deforma e fica com uma mancha no canto esquerdo. O "efeito Matrix" tá feio que dói...  :(

Roda melhor que no windows... mas demorei muito tempo pra fazer funcionar, usei praticamente toda a configuração do cedega pro wine pra funcionar. Mas se vc não tiver paciência, o cedega-small roda o Max payne muito bem...


JOGOS NÃO RODAM BEM NO LINUX!

Uns funcionam, outros não, porém nenhum funciona 100%.
Se o seu hardware de vídeo for ATI, daí a coisa complica ainda mais.
Abraços...

É compreensivel que jogos feitos pra windows não rodem direito no linux.... mesmo tentando de tudo não há maneira de ficar 100% fiel...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline Imigrante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
    • Ver perfil
Re: jogos no ubuntu (wine) roda bem?
« Resposta #14 Online: 26 de Abril de 2007, 15:20 »
Citar
e se eu nem tenho placa de video??  :-X

Daí a frustração é menor... Imagine se tivesse comprado uma placa de quase R$ 2.000,00 ... A frustração seria bem maior!!!
Deixa a maior p/ mim. :-(

Citar
o warcraft precisa emula pelo wine ou da pra roda sussegado??
Não estou bem certo, mas se não me engano é emulado.

Esqueça o Wine e parta p/ Cedega, é um Wine + otimizado para games... Mas não espere grande coisa. E quando tiveres novas experiências com games no Linux, conte-as para nós.
Abraços...
Imigrante