Autor Tópico: Primeiro Servidor Linux Na Empresa  (Lida 3564 vezes)

Offline dockism

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Primeiro Servidor Linux Na Empresa
« Online: 24 de Abril de 2007, 15:08 »
Boa Tarde, Galera

É vou implantar o meu primeiro servidor linux aqui na empresa, hehehe
já uso o linux a mais ou menos uns 4 meses somente, baixei a ultima versão do ubuntu e to gostando muito, sou muito novo nisso, mas sou metido, hehehe

O papo é serio, aqui na empresa, temos um sistema TI, que é desenvolvido para rodar nas estações windows, já tentei rodar pelo wine mas sem sucesso, então vou ter que esperar essa empresa desenvolver uma plataforma para linux, pelo o que eles me informaram eles começaram algo com multiplataforma apartir de 2008, até lá windows nas estações.

Mas esse sistema tem como banco de dado "FireBird", então o servidor pode ser linux tranquilo sem problemas, mas como eu sou novo em linux, queria saber essa versão do ubuntu 7.04 para servidores suporte firebird? e a interface dele é grafica? porque eu e o terminal não se damos muito bem sabe...hehehe

Mais uma coisa, alguem conheçe um sistema para gerenciar documentos? um pessoal me mostrou esse aqui "knowledgeTree", mas alguem conselha mais alguns? quero ver outros...

Sobre "Fax", Enviar e Receber, queria colocar como servidor de envio e recebimento em linux, algum coisa pessoal? pelo o que me li por ai, o dificil é configurar a placa de modem no linux, no ubuntu eu teria essa dificuldade?

Obrigado,
Daniel Docki

Offline rodox12

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Primeiro Servidor Linux Na Empresa
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2007, 12:18 »
Configurar um Hardmodem nao eh problematico, o problema sao os Winmodens. Mas acredito que com o gerenciador de drivers proprietarios do Feisty isso seja minimizado...
Temos que fixar o bug #1.

Offline josir

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Desde o Ubuntu Hardy / Hoje com Precise
    • Ver perfil
    • Curso Radix
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2007, 11:33 »
Olá Daniel,

o Ubuntu tem interface gráfica e roda Firebird sem problemas. Eu tenho 5 servidores em produção, todos rodando sem nenhuma falha. 

Vc deve instalar a versão Desktop pois a versão Server (a Server não vem com interface gráfica por default).

Se vc ainda não comprou o servidor: procure primeiro pelo hardware compatível com Linux. Por exemplo, placa de vídeo Nvidia, uma placa de rede que tenha drivers para Linux, etc. Se vc comprou, rode primeiro o LiveCD para ver quais os componentes que ele não reconhece e já faça a pesquisa de como obtê-los.

Sobre instalar Fax Server, etc. não recomendo. Nem para Ubuntu, nem para Windows, nem para qq sistema. Se o servidor vai ser de banco de dados, não instale outros serviços nele. Ou, pelo menos, só instale outros depois que o banco de dados esteja estável.

Boa Sorte,
Josir.
Josir Gomes
Rio de Janeiro - Brasil

Offline JotaEle

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2007, 23:12 »
Daniel,

Eu tenho um servidor com Ubuntu Server 6.06 LTS, cuja a interface gráfica foi instalada posteriormente. Recomendo esta versão por se tratar de uma versão com suporte de longo prazo. Acho bom também instalar o sistema em partições LVM e se possível com snapshot, já que isto pode facilitar a operação do BD e permite um aumento ou diminuição do sistema de arquivos facilmente. Se  possível utilize RAID por software para aumentar a confiabilidade do sistema.

Quanto ao sistema de documentação recomendo o Twiki que pode ser testado facilmente usando o vmware e um appliance pronto que está disponível no site do VMWare para download.

Boa sorte.

P.S.: Se for instalar a versão Desklop, use o CD de instalação Alternate.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

cadiles

• Visitante
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2007, 17:56 »
Meu conselho para começar a mexer em servidores é aprender a mexer no terminal. Isto é essencial. Além de que por convenção não se instala interface gráfica em servidores, pois isso irá deixar mais recursos disponíveis  para servir. Verá que no começo será um pouco difícil. Mas depois que aprender irá preferir mexer no terminal do que na interface gráfica.