Autor Tópico: Wireless no ubuntu 7.04 (algumas placas)  (Lida 67079 vezes)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Wireless no ubuntu 7.04 (algumas placas)
« Online: 25 de Abril de 2007, 07:21 »
Broadcom

A informação da sua placa pode ser obtida pelo comando:
# lspci
Deverá aparecer mais ou menos o seguinte:
Broadcom Corporation BCM 4306 802.11b/g wireless Lan controller.

O que necessita:
1.Ubuntu feisty
2.Uma placa wireless Broadcom, como a mostrada acima.
3.Um CD de instalação  com os drivers desta placa para windows. Estes podem também serem baixados diretamente da internet.
4.Repositório Ubuntu Universe no sources.list
Veja aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=18757.0

A primeira coisa a fazer é copiar o driver windows para o seu desktop.
No caso você vai precisar do arquivo bcmw15.sys e, pode ser, do próprio CD, do /windows/System32/Drivers/bcmw15.sys, ou mesmo da internet.

A segunda seria instalar o bcm43xx-fwcutter . Aqui a necessidade de ter o repositório ubuntu universe ativo.

sudo apt-get install bcm43xx-fwcutter

Pode também ser instalado pelo synaptic.


Para extrair o firmware do driver, ponha o arquivo bcmwl5.sys no seu diretorio /home, neste no terminal digite:
sudo bcm43xx-fwcutter -w /lib/firmware ~/bcmwl5.sys

Assumindo que seu arquivo bcmw15.sys esteja no diretorio do usuário e com letras minúsculas.
Isto criará uma série de arquivos no diretório /lib/firmware necessários para o funcionamento da sua placa no ubuntu 7.04

Caso tudo tenha corrido bem, você já está em condições de efetuar uma conexão sem fio.
Teclando com o mouse direito sobre o ícone da conexão que fica em cima do video, verifique se a rede está habilitada, como também, deve escolher o nome da conexão a utilizar.

Talvez seja necessário ativar a placa de wireless.
Sistema -> Administração -> Rede
Em propriedades -> nome de rede (ESSID) -> escolha o nome da conexão.
Veja também o firewall se está habilitado corretamente. No exemplo citado, foi configurado para eth1
Aguarde, as vezes demora no inicio.
 

Esta instalação foi feita usando o Ubuntu 7.04 num Laptop HP Compaq nx6110. 
Espero que também funcione  para vocês, pois é genérico para placas broadcom existente em muitos notebooks de alguns fabricantes.

Para ter certeza de que tudo correu bem, digite no terminal:

sudo modprobe bcm43xx

Não havendo mensagem de erro, o módulo foi instalado com sucesso.

Outras placas

Em determinadas situações a sua placa pode ser detectada e o driver correspondente carregado.
Foi o caso de um laptop HP dv2315us.
Feito o comando # lspci, o resultado foi o seguinte:

Código: [Selecionar]
05:00.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 3945ABG Network Connection (rev 02)
Vamos agora conferir em:
Sistema -> Administração -> Gerenciador de drivers restritos.
Caso seja mostrado assim:



Você terá grandes chances de sua placa funcionar corretamente bastando ativar a rede como mostrado sem necessidade de nenhum passo adicional.

Documentando o funcionamento

Com o ícone do monitor de rede instalado na parte superior direita, tecla-se com o lado direito do mouse
 

 
Verifique se está escolhido o ESSID da sua conexão. No exemplo, o nome é linksys.
Clicando o mouse do lado esquerdo



Vemos que está habilitada a rede sem fios e, fazendo um download com a mesma velocidade como se
estivesse usando a placa de rede com fio. 
 
Boa sorte
 
« Última modificação: 12 de Outubro de 2007, 06:40 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline jchacel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu 7.04
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2007, 11:51 »
Olá RC2006,
Utilizei o seu método na 6.10 e funcionou legal. Na 7.04, também. Com a diferença que o Synaptic na 7.04, quando instala o bcm43xx-fwcutter, pergunta se o usuário deseja que o programa já extraia os arquivos. Eu respondi que sim e ele instalou não sei de onde, porque não tive que dizer onde estava o driver.

Na página
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=201902

diz que o método do cutter do firmware faz com que a placa só trabalhe até 11MBps e com o Ndiswrapper, chega aos 54Mbps. Pra internet 11MBps está legal, mas pra rede interna fica lento. Você acha que procede esse limite de velocidade? Eu, particularmente, continuo achando melhor não usar o Ndiswrapper.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu 7.04
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2007, 22:48 »
Realmente jchacel, notei uma facilidade maior de instalação do bcm43xx-fwcutter no Ubuntu 7.04 e, em outra mensagem em notícias sobre esta nova versão , até citei que no tutorial para o 6.10 a instalação era em 3 etapas e no feisty na 2a. etapa vc já conseguia a conexão!
O arquivo bcmwl5.sys existe na internet para download ou em /windows/System32/Drivers/ se você tem o Windows instalado. Provavelmente com as novas features do Ubuntu feisty a procura e a instalação tenha sido automatica como já é feita com alguns codecs.
Quanto a diferença de velocidade entre os dois métodos, não notei.
Particularmente, eu prefiro este último método.
« Última modificação: 29 de Abril de 2007, 09:33 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline proberio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu 7.04
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2007, 00:14 »
A luz do meu note acende a wireless mas não consigo acessar a internet pelo wireless, meu note é um acer 3003, e usei o tutorial indicado neste tópico mas não funcionou!
Uso o 7.04.
Refiz a instalação do zero do 7.04, e mesmo assim não funcionou, o que pode estar acontecendo? se no 6.10 funcionava perfeitamente.
« Última modificação: 06 de Maio de 2007, 23:14 por proberio »
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu 7.04
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2007, 07:54 »
Proberio
Dá uma conferida em rede se o nome da conexão corresponde a que está sendo enviada.
Troque default pelo nome correto e também eth0 por eth1 ou wlan, se for o caso.
Veja também o firewall se está habilitado corretamente.
Veja também se o modulo bcm43xx foi carregado
sudo modprobe bcm43xx
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline proberio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu 7.04
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2007, 09:35 »
Proberio
Dá uma conferida em rede se o nome da conexão corresponde a que está sendo enviada.
Troque default pelo nome correto e também eth0 por eth1 ou wlan, se for o caso.
Veja também o firewall se está habilitado corretamente.
Veja também se o modulo bcm43xx foi carregado
sudo modprobe bcm43xx


Olá RC2006, realmente está trocado ou seja eth0-conexão a cabo, e wlan está como eth1, como faço a troca pelos nomes corretos?
O modulo bcm43xx está carregado
« Última modificação: 07 de Maio de 2007, 09:37 por proberio »
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu 7.04
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2007, 21:58 »
Se o sistema reconheceu tua rede sem fio como eth1, configura tudo como eth1 e não como wlan.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline proberio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu 7.04
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2007, 22:40 »
Se o sistema reconheceu tua rede sem fio como eth1, configura tudo como eth1 e não como wlan.

Sinceramente não sei mais o que fazer já tentei de tudo! tenho usado o seu e mais outros tutoriais e não consigo fazer funcionar.
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu 7.04
« Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2007, 19:38 »
Acabei de instalar num laptop HP Pavilion dv2315us conforme o tutorial descrito no topo.
Está funcionando beleza!!! Aliás, estou enviando esta mensagem por ele usando wireless.
Para quem interessar, o mini tutorial da primeira mensagem foi re-editado.
Abraços
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline tisuang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Wireless numa placa Broadcom usando o ubuntu 7.04
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2007, 13:05 »
Estou constantemente recebendo a seguinte mensagem de erro sempre que tento instalar o bcm43xx-fwcutter:

Código: [Selecionar]
Erros foram encontrados durante processametno de:
bcm43xx-fwcutter
E; Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Com isso, não apenas não consigo instalar meu wireless, mas também estou tendo problemas quando tento instalar outros pacotes.

Alguém saberia me dizer o que devo fazer?
ânderson

Offline tisuang

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu 7.04 (algumas placas)
« Resposta #10 Online: 15 de Agosto de 2007, 16:40 »
Além do problema com o bcm43xx-fwcutter, percebi que minha placa wireless não fica ativa de jeito algum. alguém saberia me dizer o que pode estar acontecendo?
« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 10:13 por tisuang »
ânderson

Offline mgrignoli

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu 7.04 (algumas placas)
« Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2007, 15:48 »
Olá pessoal, também estou com problemas para ativar a rede sem fio do meu notebook semp-toshiba, ele tem um botão para ligar o rádio, mas não funciona, o led permanece off, fiz a configuração pelo gerenciador de rede normalmente, verifiquei nos drives restritos e o driver da minha placa está lá. A placa é atheros AR5005G. Eu consigo ver em lspci, iwconfig na ath0.

Offline ninpo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu 7.04 (algumas placas)
« Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2007, 01:50 »
caros,
tenho uma intel 3945abg e o driver restrito está instalado mas não funciona, além disso só tem opção de wep.
tem alguma forma de fazer issocom driver do windows?
Obrigado
Ninpo

Offline titanium84

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu 7.04 (algumas placas)
« Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2007, 08:31 »
Instalei o ubuntu 7.04 feisty fawn recentemente. O ubuntu parece reconhecer a placa pois ao fazer #lspci aparece-me 02:00.0 Intel Corporation PRO/Wireless 2200BG Network Connection (rev 05), no entanto quando vou aos drivers restritos ele diz que não preciso de ter drivers restritos pois tudo se encontra a funcionar bem. Apesar disto não consigo que a placa apanhe o sinal da rede wireless, estou numa faculdade por isso o problema não é da rede mas sim da minha placa o que devo fazer?

Estou desesperado!!! ???

Offline jmbrunetto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Wireless no ubuntu 7.04 (algumas placas)
« Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2007, 11:58 »
Valeu pelo tuto ...eu consegui fazer funcionar a wireles atraves de um forum gringo ...com um tuto bem parecedido com esse (os metodos)

Mas o seu está melhor detalhado

Valeu!