Autor Tópico: Acessar pelo Windows as pastas do Linux (resolvido)  (Lida 25971 vezes)

Offline Himitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • SA BO NIM, KIENLHE!
    • Ver perfil
Acessar pelo Windows as pastas do Linux (resolvido)
« Online: 25 de Abril de 2007, 14:32 »
Fala galera, meu primeiro post aqui no fórum e sinceramente não foi sem antes tentar pesquisar bastante, mas não encontrei nada do que eu preciso...

Primeiramente, acho que o fórum é de Portugal (pelo menos num geral) e como vocês devem perceber, eu sou do Brasil, então não estranhem meu "português estranho" :)

Então, eu decidi testar o Linux, mais precisamente o Ubuntu 7.04 e to achando fantástico! Mas não exatamente só pelo ótimo sistema operacional que eu estou descobrindo aos poucos, mas pela dificuldade que eu estou enfrentando, tendo que aprender coisas que eu faria muito facilmente no Windows (já deixo claro: minha intenção não é de enfurecer ninguém não, porque eu já vi em alguns fórums algumas pessoas que não podem nem escutar o nome Windows, nem dar opiniões pessoais....) com uns 2 ou 3 cliques, que no Linux eu estou tendo que bater a cabeça pra poder fazer. Eu tenho várias dúvidas mesmo com o Linux, que com certeza muitas pessoas vão pensar "nossa, que besteira", mas lembrem-se que ninguém nasce sabendo e tem coisa que não da pra aprender sozinho, principalmente no Linux. Aos poucos eu vou postando as minhas dúvidas, pra tentar sanar a todas elas.

A primeira dúvida e a mais difícil (pra mim, pelo menos) está sendo em relação a rede. Eu tenho 2 pcs em casa, um rodando o XP e o outro rodando o Ubuntu. O Ubuntu acessa perfeitamente o XP, sem nenhuma complicação, mas o XP tá de sacanagem com minha cara, claro... Lembrando que eu não entendo NADA de Linux, eu tentei fazer as coisas intuitivas, que eu faria no Windows. No menu Sistema - Administração tem uma parte de "Pastas compartilhadas", bom, seguindo o bom senso, entrei e configurei minha pasta pessoal para ter acesso a rede (o próprio Ubuntu já baixou uns 8 pacotes, se não me engano, automaticamente) do Windows (SMB se não me engano que esta descrito lá). Teóricamente eu acho que fiz certo, pois o XP enxerga a minha máquina com o Ubuntu, mas ao clicar nela aparece uma caixa para colocar nome de usuário e senha, do qual eu não faço a menor idéia de como lidar... Seguindo, novamente, a lógica do bom senso, eu teria que criar um nome de usuário pro XP conseguir acessar o Linux, correto? Bom, aí é que eu me complico, pois não faço idéia mesmo de como fazer tal coisa.

Aguardo as respostas e por favor, lembrem-se de que sou um "NOOB" no Linux, não me coçõem (na medida do possível! :) ) e tentem simplificar ao máximo as respostas.

Valeu pessoal!
« Última modificação: 28 de Abril de 2007, 18:25 por Himitsu »
PC: AMD 4400x2 - A8N-Sli - 2GB DDR1 G.Skill - Extreme 450W - EVGA 7800GTX KO
Notebook: Sony Vaio VGN-FW455J

Offline fabricio.loco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Acessar pelo Windows as pastas do Linux
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2007, 08:49 »
também sou meio noob mas acho que posso te responder.

o windows xp não consegue enxergar os arquivos em partições Linux na verdade ele só enxerga as partições fat32 se a partição que ele esta instalado for fat32. e também a microsoft tem medo de colocar suporte para o Opensource já que os usuários de Linux dificilmente migram para o windows e isso facilitaria a imigração para o linux.

então o jeito e passar os arquivos pelo Linux.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Acessar pelo Windows as pastas do Linux
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2007, 09:29 »
Use o samba.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Goathi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • thiago-augusto.eti.br
Re: Acessar pelo Windows as pastas do Linux
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2007, 10:22 »
Himitsu,

Vou tentar te ajudar de uma forma bem simples, não vou me aprofundar muito, e vc vai mesmo ver que é simples.

Quando vc mandou compartilhar a pasta pelo Ubuntu ele automaticamente instala os pacotes do SAMBA.

Basicamente o SAMBA é um servidor e conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretório, impressão) através do protocolo SMB, mas e claro que ele faz muito mais coisas que isso.

O que ficou faltando foi só você adicionar o seu usuário ao próprio samba

No terminal:

sudo smbpasswd -a seu_usuario

Digite a senha ele vai pedir pra confirmar e pronto! seu usuário foi adicionado no samba
Agora vc poder ir no  windows e acessar o compartilhamento com o usuário e senha que vc acabou de adicionar.

PS- Pra vc adicionar um usuário no samba ele necessariamente terá que está cadastrado no seu sistema.

Boa sorte!


HP dv6140us
AMD Turion 64 X2 Dual-Core 1.8GHz, 2GB RAM DDR2 , NVIDIA GeForce 6150 256MB, HD SATA 120 GB, LightScribe Super Multi 8X DVD+/-RW w/Double Layer, 802.11b/g WLAN, Webcam 1.3 MP

[Blog]

Offline Himitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • SA BO NIM, KIENLHE!
    • Ver perfil
Re: Acessar pelo Windows as pastas do Linux
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2007, 11:02 »
Himitsu,

Vou tentar te ajudar de uma forma bem simples, não vou me aprofundar muito, e vc vai mesmo ver que é simples.

Quando vc mandou compartilhar a pasta pelo Ubuntu ele automaticamente instala os pacotes do SAMBA.

Basicamente o SAMBA é um servidor e conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretório, impressão) através do protocolo SMB, mas e claro que ele faz muito mais coisas que isso.

O que ficou faltando foi só você adicionar o seu usuário ao próprio samba

No terminal:

sudo smbpasswd -a seu_usuario

Digite a senha ele vai pedir pra confirmar e pronto! seu usuário foi adicionado no samba
Agora vc poder ir no  windows e acessar o compartilhamento com o usuário e senha que vc acabou de adicionar.

PS- Pra vc adicionar um usuário no samba ele necessariamente terá que está cadastrado no seu sistema.

Boa sorte!




Nossa senhora... Realmente é uma coisa simples, que poderia ter sido explicada ou até feita por uma caixa, sei lá, pelo próprio Ubuntu, na hora que eu instalei esse Samba.
Eu já tinha idéia que o que eu tinha instalado era realmente o Samba, mas, como disse, não teve nada dizendo onde que eu tinha que fazer o usuário...
Edit: Prontinho, já tá tudo funcionando perfeitamente! Brigadão mesmo! Agora é partir para as outras dúvidas... ( :o )
« Última modificação: 27 de Abril de 2007, 11:12 por Himitsu »
PC: AMD 4400x2 - A8N-Sli - 2GB DDR1 G.Skill - Extreme 450W - EVGA 7800GTX KO
Notebook: Sony Vaio VGN-FW455J

Offline Ramildo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Acessar pelo Windows as pastas do Linux (resolvido)
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2011, 11:40 »
amigo Goathi

A sua resposta foi simples, mais objetiva
estava com a mesma duvida e foi resolvido, graça a sua dica