Opa, Kernel meu patrão deu-me uma folga hoje
Procurei aqui pelos criadores de games e o resultado foi melhor que o esperado, ok vou cita-los:
AgiStudio - Esse é de uma engine feita pela Sierra, 3D então acho que deve ser complicado e demorado de fazer algo nele.
Arkrpg - Esse acredito que vai te satisfazer, pois como tem dizendo na descrição basta criar os modelos os cenários e sair desenvolvendo a historia. Veja a descrição que tem no synaptic:
roleplaying kernel
Arkrpg is a powerful and flexible framework to create
(networked/single player) role playing games, without having to write a
single line of C++. All the user has to do is to create game data (models,
textures, world), and define the behaviour NPCs, in Lua. The engine contains
a full outdoor 3D engine, with support for skeletal animation, and
triangle-accurate collision detection. It also contains tools to create world
and quests, and loaders for the most common low-polygon 3D formats.
This package provides binaries needed to use the kernel.
Crystal Space - Esse é mais para criar as animações em 3D, e depois usa-las na engine, pelo menos foi isso que eu entendi pela descrição:
Multiplatform 3D Game Development Kit
Crystal Space is a free 3D game toolkit. It can be used for a variety
of 3D visualization tasks. Many people will probably be interested in using
Crystal Space as the basis of a 3D game, for which it is well suited.
It is divided in a main package containing engine, a dev package
containing dev related utilities, a doc package containing extended html
documentation.
Esses são os mais interessantes que achei, teve outros, so que iria ficar muito grande o post, então é isso amigo, da uma testada ai, qualquer coisa estamos ae, sabes que eu me interesso por código, portanto me chame se precisar, que eu posso tentar ajudar, ou até formarmos um projeto quem sabe!
As possibilidades são inúmeras, tem a engine de quake que agora é GPL, tem a do cube, esses 2 são mais complexas pois são em 3D, tem também as alternativas mais simples em 2D com o libalegro e guichan... enfim, está bem servido de ferramentas de produção de games e tudo ou grande parte opensource
Vamos que vamos! ( adoro roubar frases do Eunir >: )