Autor Tópico: Pentium 200 64ram HD2G (Compaquão)... Ubuntu nele? Será???  (Lida 6035 vezes)

Offline mangojambo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Pentium 200 64ram HD2G (Compaquão)... Ubuntu nele? Será???
« Online: 24 de Novembro de 2005, 12:19 »
Tenho um pc aki P200 64ram hd2G com win98 rodando meio meia boca!!

E estava muuuito afim de instalar o ubuntu nele!!

Será ???

Só fico receoso se não vai ficar lento por demais!!

Opnem por favor!


p.s.: talvez eu consiga outro hd de 2g de um amigão... Bom, à princípio são essas as configurações!!

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Pentium 200 64ram HD2G (Compaquão)... Ubuntu nele? Será???
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2005, 12:25 »
creio que não vá dar certo

só no disco vai precisar de no mínimo 1.2 GB

me corrijam se eu estiver errado

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Pentium 200 64ram HD2G (Compaquão)... Ubuntu nele? Será???
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2005, 12:45 »
Acho que vai ficar lento também.
Mas por ter apenas 64 MB.

Se você utilizasse outra interface mais leve, tipo xfce, talvez ficasse mais rápido. Mas mesmo assim...
Egg

Offline mangojambo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Pentium 200 64ram HD2G (Compaquão)... Ubuntu nele? Será???
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2005, 12:57 »
isso que tenho receio ...
o pior é q a pessoa adorou o ubuntu e trocaria no lugar do Windows98, mas tem que funcionar nesse pc ...

já pensei em outros linux mais leves como o Dizinha, mas sei lá! Talvez o Dizinha com o XFCE!
O que sinto falta nas outras distros é
- a PRATICIDADE em trabalhar com os arquivos e programas...
- organização e resumo de idéia de trabalho, como exemplo menus enxutos (adoro Kurumin, show de bola... mas o menu!!!)
- facilidade em PERSONALIZAÇÃO, nao falo em temas e sim em deixar o mais parecido com a metodologia de usabilidade windows que já e tantos outros estão acostumados, músicas, vídeos e entretenimento em geral!!!

Ouvi falar de um Xubuntu, que seria uma versão com XFCE .. talvez solucione oque nosso amigo Eggx.geo falou, mas acho que acaba ainda assim caindo no problema indicado pelo amigo WalterFonseca.


Bom, falei falei e não disse nada .. hahahahaha ... muita constatação para pouca solução ... hehehe

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Pentium 200 64ram HD2G (Compaquão)... Ubuntu nele? Será???
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2005, 13:49 »
Também não recomendo instalar o Ubuntu em um PC tão limitado no Hardware. Principalmente em realação a quantidade de memória, não tem como aumentar isso aí não? Pelo menos para 128MB? Melhor seriam logo 256MB. O Ubuntu instalado na maneira padrão, não é uma distro leve para PCs antigos. Para isso você teria que partir para uma istalação server do Ubuntu e sair montando o sistema depois, o que acaba com as facilidades que ele te dá na instalação padrão.

É aquele velha história, ser ficar o bicho pega, se correr o bicho come. :)

Té +
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Pentium 200 64ram HD2G (Compaquão)... Ubuntu nele? Será???
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2005, 15:19 »
Sabe que existe uma distro muito boa para PCs antigos que é a DamnSmallLinux.
a menos de um ano atrás o meu computador era um pentiumII 200 com 32Mb de RAM e tentei de tudo instalar um línux nele.
O Kurumin nem pensar (quase uma hora para iniciar) daí instalei o Damn Small Linux.
é muito bom. Acabei instalando o XFCE, usando icones com o Rox-filer (se não me engano é isso). E funcionava rápido.
O problema era abrir algumas aplicações mais pesadas tipo Firefox e Gnumeric.
Talvez seja uma alternativa para ti.
Egg

Offline mangojambo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Pentium 200 64ram HD2G (Compaquão)... Ubuntu nele? Será???
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2005, 15:32 »
poxa eggx.geo, parece ser uma boa ideia. Só também terei o maior trabalho pra configurar tudo, desde a seleçao de linguas e vaaarias outras perfumarias!! hahaha

qto ao navegador me falaram q o opera é mais leve que o firefox. Isso é verdade?

Bom, mas se eu for fazer essa instalacao, farei com o intuito de gerar depois um cd-live, pra nao ter trabalho de, qdo precisar de novo, reinstalar do zero! e quem sabe distribuir para quem se interessar!

já remasterizei o kurumin uma vez... putz, me deu um trabalhao e nao ficou como eu pretendia ... hahaha

se tiver jeito de remasterizar o que está instalado no hd vai ser ótimo...

Porém me sinto também como reinventando a roda!!! Ooutra distro de novo...

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Pentium 200 64ram HD2G (Compaquão)... Ubuntu nele? Será???
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2005, 15:49 »
O Damn Small Linux roda tipo o kurumin, a iso é um live CD e depois de rodando, você tem a opção de instalar no HD.

O site é http://www.damnsmalllinux.org/

Tu consegue instalar aplicações .deb (ele é baseado no debian) com o synaptic e ele tem um formato proprietário que é .dsl.
Se vc tem banda larga é só clicar num icone que tem na tela que ele abre um painel (com o navegador Dillo que é levissimo) com vários programas para instalar. É só escolher os programas e pronto. Mais fácil de instalar do que o apt.

Eu por exemplo só usava programas mais leves tipo o gnumeric, opera (que entre os melhores browsers é o mais leve sim), Sylpheed para email.

Pra ti ter uma idéia, até o firefox dele é mais leve do que o firefox normal da mozilla.
"Browser: FireFox
The Firefox we use in DSL is built with GTK1.2 bindings and is i386 compatible, we also took the pains of reducing its space requirement as much as possible."

Vale a pena testar.

Agora se vc tiver a oportunidade de melhorar a tua máquina (mais memória RAM e HD) o Ubuntu fica show.
Egg