Autor Tópico: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?  (Lida 22496 vezes)

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Online: 29 de Abril de 2007, 22:40 »
Pessoal, alguem já instalou o novo Debian 4.0, o que achou?????

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2007, 10:20 »
Eu baixei aqui via netinstall e gostei muito da leveza. Só q dá um certo trabalho para configurar (saber quais pacotes instalar). Para mim, que possuo um pc não muito atual, é muito bom (O Gnome é tão leve que assusta, posso falar que é mais leve que o Xubuntu.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2007, 11:10 »
Eu baixei aqui via netinstall e gostei muito da leveza. Só q dá um certo trabalho para configurar (saber quais pacotes instalar). Para mim, que possuo um pc não muito atual, é muito bom (O Gnome é tão leve que assusta, posso falar que é mais leve que o Xubuntu.

caramba! me deixou de agua na boca...! Aê Galatus, você é o nosso test-man-distro, como diz o salsicha "cadê você Scoobi?" testa ela ai pra gente?

abraços.
« Última modificação: 30 de Abril de 2007, 11:14 por gony64 »

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2007, 13:05 »
Citação de: samuelbh
Eu baixei aqui via netinstall e gostei muito da leveza. Só q dá um certo trabalho para configurar (saber quais pacotes instalar). Para mim, que possuo um pc não muito atual, é muito bom (O Gnome é tão leve que assusta, posso falar que é mais leve que o Xubuntu.

Tentei usar o Debian Etch e por motivos de falha na gravação da imagem não fui bem sucedido na minha investida e não tive uma das melhores experiências. Mas muito me interessou esse fato do Gnome rodar tão leve... mas acredito que tenha sido pelo fato de ter retirado muita coisa que no Ubuntu é automatizada, não?

Citação de: gony64
Aê Galatus, você é o nosso test-man-distro, como diz o salsicha "cadê você Scoobi?" testa ela ai pra gente?

Apoiadíssimo e esperando os resultados! :D
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2007, 21:18 »
Eu baixei aqui via netinstall e gostei muito da leveza. Só q dá um certo trabalho para configurar (saber quais pacotes instalar). Para mim, que possuo um pc não muito atual, é muito bom (O Gnome é tão leve que assusta, posso falar que é mais leve que o Xubuntu.

caramba! me deixou de agua na boca...! Aê Galatus, você é o nosso test-man-distro, como diz o salsicha "cadê você Scoobi?" testa ela ai pra gente?

abraços.

Eu já testei. E não foi só ele. Antes do lançamento da versão final do Feisty andei testando Fedora 7 RC3, Mandriva 2007.1 e o Debian 4.0.

Instalei todos eles (um de cada vez né) no HD principal em dual Boot com a versão de teste do Feisty.  Vamos as minhas impressões do Debian 4.0 .

As configurações foram idênticas:
Pentium D 820, Gigabyte GA-945GM-S2, 2X512MB Kingston DDR2 667
HDs SATA 80GB (Seagate) e 160GB (Samsung) + HD IDE 10GB (Quantum)
Gravadora DVD/CD LG
Monitor 17Pol LCD LG 1750s
Caixas de Som A4 Tech 2.1

Os dois estavam no HGD SATA de 80GB formatados em EXT3 com suas opções padrões.

Fiz a instalação padrão do Debian apenas com o CD1, marquei a opção "Desktop", ele instala o Gnome e mais um monte de programas.  Depois procurei deixá-lo com os mesmos programas e funcionalidades do Ubuntu 7.04, como eu uso no meu dia-a-dia.

A instalação foi mais rápida que a do Ubuntu, 15 minutos para o Debian contra 20 minutos para o Ubuntu 7.04.  O Debian 4.0 instala menos pacotes que o Ubuntu 7.04 por padrão. O tempo de Boot do Debian é rapidíssimo, 26 segundos! O Debian não possui nenhuma animação gráfica no Boot, você fica vendo um monte de letrinhas passarem na sua tela. O Ubuntu 7.04 leva 46 segundos para o Boot montando meu HD de 160GB em ReiserFS e o HD IDE de 10GB em NTFS. O Debian não monta nenhum dos meus outros dois HD automaticamente na hora do Boot, tenho que fazer isso manualmente pelo terminal depois do Boot.

Aquela diferença enorme de desempenho que havia antes entre o Ubuntu e o Debian não existe mais. Sim, o Debian continua mais rápido, mas não tão mais rápido. Isso após eu "contaminar" o Gnome do Debian com bibliotecas QT, exatamente como faço no Ubuntu. O Opera 9.2 é tremendamente instável no Debian 4.0. E com muitas páginas com animações Flash abertas deixa o sistema num Lag terrível. Isso não é tão sentido no Ubuntu. Depois das aplicações estarem em cache, a diferença de desempenho entre os dois é praticamente nula. Com execeção do Nautilus do Ubuntu que continua mais lento.

Quanto ao consumo de RAM a diferença diminuiu também. O Debian 4.0 consumiu em média de 20 a 40MB menos que o Ubuntu 7.04. Mas  devo salientar que o Debian ainda usa o Gnome 2.14 com módulos do 2.16 que usam mais RAM que o 2.18 do Ubuntu 7.04!!!

Na qualidade de Som eles se equivalem, praticamente não notei diferença nisso. Já na parte da qualidade de Vídeo, o Xorg 7.2 do Ubuntu faz diferença na minha placa de vídeo OnBoard (Intel GMA 950), no Debian é o Xorg 7.1.  A qualidade das fontes, das cores e de vídeo foi superior no Ubuntu. Não consegui abrir todos os vídeos que possuo no Debian como abro no Ubuntu. Mesmo com dois colegas usuários do Debian "desde sempre" me falarem que ele abre e eu não tinha instalado os codecs necessários. Não instalei pois o Debian não possui todos os codecs que o Ubuntu possui. Eles me falaram que com o W32codecs e o Xine eu ia assistir tudo. Mas isso não funcinou tão bem quanto no Ubuntu.

Quanto a estabilidade do sistema, o Debian é Debian né! Não travou nehuma vez, fora algumas aplicações problemáticas dentro dele como o Opera 9.20. Nesse quesito não tenho o que reclamar até agora do Ubuntu 7.04, tem sido muito estável no meu sistema.

O Debian continua sendo mais complicado de personalizar que o Ubuntu, mas em contra partida, você terá um sistema completamente moldado as suas necessidades, desde que tenha paciência e conhecimento para isso.

Basicamente era isso.

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2007, 22:38 »
Conclusão minha: não vou trocar nunca o Ubuntu pelo Debian (pelo que disse o galactus).
E, acredito que isso vai perdurar por muito tempo...muito mesmo.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2007, 23:14 »
Eu particularmente gostei muito do Debian.
E vai ser a distro que eu irei utilizar na máquina alternativa, que eu irei pegar em breve.
Com um Fluxbox compilado direto da source, fica mais rápido ainda :)
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2007, 23:32 »
Eu já testei o Debian 4; tenho ele instalado em meu servidor e testei em meu desktop!
Vou comentar o uso dele em ambos serivços.

Desktop

Para quem não sabe, o Automatix agora tem uma versão para o Debian!
Então é possível instalar praticamente tudo que é necessário para um ambiente Desktop com apenas alguns cliques.
Por isso não achei tão difícil deixar o Debian todo configuradinho.
O que é mais notável nele é a velocidade de boot e dos aplicativos.
É muito, mas muito rápido mesmo!
E nem preciso falar na estabilidade do sistema né?
Mas depois de configurar o Debian com o Automatix e outros pacotes que uso percebi que eu estava utilizando o Ubuntu...
Então esperei o lançamento da versão 7.04 e voltei ao Ubuntu

Servidor

Não tenho PALAVRAS para descrever o quanto MAGNIFICO é esse sistema!!!
É fantástico, muito bom mesmo!
Rápido, versátil, estável, seguro e etc!
Enfim, um excelente sistema para Servidores!
Sem dizer que é extremamente fácil de se achar documentação para a criação de servidores no Debian.
Antigamente eu usava o Ubuntu Server, mas depois de testar o Debian em meu servidor vi que estava cometendo um crime em utilizar o Ubuntu Server.
Nada contra o sistema, mas acho que o Ubuntu deveria focar apenas no ambiente Desktop e recomendar o Debian como servidor.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2007, 00:03 »
Eu já testei o Debian 4; tenho ele instalado em meu servidor e testei em meu desktop!
Vou comentar o uso dele em ambos serivços.

Desktop

Para quem não sabe, o Automatix agora tem uma versão para o Debian!
Então é possível instalar praticamente tudo que é necessário para um ambiente Desktop com apenas alguns cliques.
Por isso não achei tão difícil deixar o Debian todo configuradinho.
O que é mais notável nele é a velocidade de boot e dos aplicativos.
É muito, mas muito rápido mesmo!
E nem preciso falar na estabilidade do sistema né?
Mas depois de configurar o Debian com o Automatix e outros pacotes que uso percebi que eu estava utilizando o Ubuntu...
Então esperei o lançamento da versão 7.04 e voltei ao Ubuntu

Servidor

Não tenho PALAVRAS para descrever o quanto MAGNIFICO é esse sistema!!!
É fantástico, muito bom mesmo!
Rápido, versátil, estável, seguro e etc!
Enfim, um excelente sistema para Servidores!
Sem dizer que é extremamente fácil de se achar documentação para a criação de servidores no Debian.
Antigamente eu usava o Ubuntu Server, mas depois de testar o Debian em meu servidor vi que estava cometendo um crime em utilizar o Ubuntu Server.
Nada contra o sistema, mas acho que o Ubuntu deveria focar apenas no ambiente Desktop e recomendar o Debian como servidor.

Vc já usou Ubuntu 7.04?
Já comparou com o Debian?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2007, 00:23 »
Vc já usou Ubuntu 7.04?
Já comparou com o Debian?

Foi como eu disse, no meu ponto de vista o Debian todo configuradinho é um Ubuntu só que um pouco mais rápido no Boot...
Não vale usar o Debian como desktop, em vista de que o Ubuntu já da conta do trabalho...
Seria interessante se o Ubuntu percebesse isso e investisse no Debian como servidor.
Entende?
Fazer uma parceria com a equipe do Debian.
Isso seria um passo enorme para o Linux em ambiente Desktop e Corporativo.

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2007, 00:27 »
eu uso o etch , nao tenho mais o feisty no hd meu PC agora eh so debian antes era esse dual boot, porem senti muito mais rapidez no debian que no ubuntu, e agora tambem tem automatix para debian entao fico muito mais facil pra deixar o SO configurado

[] 's


ta nas bancas o DVD do Etch R$19,90, lançado pela digerati !

Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2007, 11:06 »
Bem galera, ontem reinstalei o Debian aqui em casa via netinstall com Xfce. Achei muito mais leve que o Xubuntu, e como instalei apenas o que queria, muito mais personalizado. Ah, e com BrOffice 2.2 baixado direto do site do projeto. Será meu desktop padrão agora. E o Ubuntu com Gnome deixo lá para fuçar de vez em quando.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2007, 17:05 »
eu uso o etch , nao tenho mais o feisty no hd meu PC agora eh so debian antes era esse dual boot, porem senti muito mais rapidez no debian que no ubuntu, e agora tambem tem automatix para debian entao fico muito mais facil pra deixar o SO configurado

[] 's


ta nas bancas o DVD do Etch R$19,90, lançado pela digerati !




Esse dvd é a instalação sem a necessidade de obter pacotes via internet?

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2007, 18:44 »
eu uso o etch , nao tenho mais o feisty no hd meu PC agora eh so debian antes era esse dual boot, porem senti muito mais rapidez no debian que no ubuntu, e agora tambem tem automatix para debian entao fico muito mais facil pra deixar o SO configurado

[] 's


ta nas bancas o DVD do Etch R$19,90, lançado pela digerati !




Esse dvd é a instalação sem a necessidade de obter pacotes via internet?

Isso mesmo, sem necessidade de internet
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Debian 4.0 - Alguem ja usa ou testou?
« Resposta #14 Online: 04 de Maio de 2007, 09:45 »
Só para constar, se vocês fizerem uso do Debian como eu vejo os meus colegas daqui, que são usuários verteranos, realmente o Debian fica muito bala. É simples, faça uma instalação NetInstall (aquela onde você só tem o modo texto com arquivos básicos do sistema), depois você sabendo quais pacotes instalar e os comandos necessários, instala tudo o que você quiser e por fim recompila o Kernel do sistema para o seu PC ou Notebook!  ;D

Tudo isso não vai demorar menos que 4 horas para deixar o sistema todo pronto, e estou sendo muito otimista, isso se você tiver um dia de sorte com os repositórios dele estando com boa velocidade ou se tiver uma conexão banda larga de 10MB (caso dos meus colegas que usam a conexão da escola Técnica Tupy)!

Depois dessa "Odisséia" eu mesmo posso afirmar, pois já fiz isso, que você terá um dos sistemas mais rápidos, senão o mais rápido que você já usou, rocha sólida e consumindo muito poucos recursos!

Já instalei o XFCE no Debian, consome míseros 40MB após o Boot. Mas aí você coloca um CD ou um PenDrive e não acontece nada! Daí você vai descobrir que tem que instalar o HAL e Cia. Ltda., só por conta dessa comodidade ele passa a consumir mais 24MB!

É só dar uma olhada na lista de serviços que o Debian e o Ubuntu sobem para começar a perceber o motivo da diferença de desempenho. 

Como disse acima instalei o Debian 4.0 com o CD1, vou instalar minha impressora e ocorre o quê?  Ocorre que não estava lá a lista enorme de fabricantes e Drivers das impressoras como no Ubuntu.   Também não estava lá a biblioteca HPlips responsável por você plugar uma Multi-funcional da HP e ela funcionar mais fácil que no Windows XP. 

Os pacotes estão lá, você é que tem que instalar isso tudo, talvez pior que isso para um usuário Leigo, ele tem que saber qual pacote tem que instalar para fazer isso funcionar!  Mas eu acho esse tipo de comparação que fazem com um usuário Leigo do Windows totalmente injusta. Pois usuários Leigos do Windows não instalam o Windows! Eles pagam para um técnico deixar o PC todo prontinho para ele! Qualquer pepino no PC, leva de volta no Técnico para formatar o HD!  Se o Windows fosse tão fácil assim os técnicos morreriam de fome.

Para mim é como eu disse antes: "O Debian continua sendo mais complicado de personalizar que o Ubuntu, mas em contra partida, você terá um sistema completamente moldado as suas necessidades, desde que tenha paciência e conhecimento para isso".

Depois que deixei o Debian como o Ubuntu que uso diariamente a diferença de desempenho caiu sensivelmente. Pergunte a qualquer usuário do Debian como fica o sistema misturando bibliotecas de ambientes gráficos diferentes como eu faço, instalando "trocentos" programas, máquina virtual e tudo mais para ver como é que fica. Sem dúvida esse não é um sistema para PCs do arco da velha.


Desculpem o texto longo, mas é apenas mais um depoimento. Vejam que em momento algum eu disse que o Debian não presta, mas ele é voltado para um público diferente, um dos meus colegas que usa Debian reclama que a instalação padrão coloca muita coisa que ele não usa! Ele preferiria um sistema ainda mais espartano! Para vocês verem.     

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2