Eu baixei aqui via netinstall e gostei muito da leveza. Só q dá um certo trabalho para configurar (saber quais pacotes instalar). Para mim, que possuo um pc não muito atual, é muito bom (O Gnome é tão leve que assusta, posso falar que é mais leve que o Xubuntu.
caramba! me deixou de agua na boca...! Aê Galatus, você é o nosso test-man-distro, como diz o salsicha "cadê você Scoobi?" testa ela ai pra gente?
abraços.
Eu já testei. E não foi só ele. Antes do lançamento da versão final do Feisty andei testando Fedora 7 RC3, Mandriva 2007.1 e o Debian 4.0.
Instalei todos eles (um de cada vez né) no HD principal em dual Boot com a versão de teste do Feisty. Vamos as minhas impressões do Debian 4.0 .
As configurações foram idênticas:
Pentium D 820, Gigabyte GA-945GM-S2, 2X512MB Kingston DDR2 667
HDs SATA 80GB (Seagate) e 160GB (Samsung) + HD IDE 10GB (Quantum)
Gravadora DVD/CD LG
Monitor 17Pol LCD LG 1750s
Caixas de Som A4 Tech 2.1
Os dois estavam no HGD SATA de 80GB formatados em EXT3 com suas opções padrões.
Fiz a instalação padrão do Debian apenas com o CD1, marquei a opção "Desktop", ele instala o Gnome e mais um monte de programas. Depois procurei deixá-lo com os mesmos programas e funcionalidades do Ubuntu 7.04, como eu uso no meu dia-a-dia.
A instalação foi mais rápida que a do Ubuntu, 15 minutos para o Debian contra 20 minutos para o Ubuntu 7.04. O Debian 4.0 instala menos pacotes que o Ubuntu 7.04 por padrão. O tempo de Boot do Debian é rapidíssimo, 26 segundos! O Debian não possui nenhuma animação gráfica no Boot, você fica vendo um monte de letrinhas passarem na sua tela. O Ubuntu 7.04 leva 46 segundos para o Boot montando meu HD de 160GB em ReiserFS e o HD IDE de 10GB em NTFS. O Debian não monta nenhum dos meus outros dois HD automaticamente na hora do Boot, tenho que fazer isso manualmente pelo terminal depois do Boot.
Aquela diferença enorme de desempenho que havia antes entre o Ubuntu e o Debian não existe mais. Sim, o Debian continua mais rápido, mas não tão mais rápido. Isso após eu "contaminar" o Gnome do Debian com bibliotecas QT, exatamente como faço no Ubuntu. O Opera 9.2 é tremendamente instável no Debian 4.0. E com muitas páginas com animações Flash abertas deixa o sistema num Lag terrível. Isso não é tão sentido no Ubuntu. Depois das aplicações estarem em cache, a diferença de desempenho entre os dois é praticamente nula. Com execeção do Nautilus do Ubuntu que continua mais lento.
Quanto ao consumo de RAM a diferença diminuiu também. O Debian 4.0 consumiu em média de 20 a 40MB menos que o Ubuntu 7.04. Mas devo salientar que o Debian ainda usa o Gnome 2.14 com módulos do 2.16 que usam mais RAM que o 2.18 do Ubuntu 7.04!!!
Na qualidade de Som eles se equivalem, praticamente não notei diferença nisso. Já na parte da qualidade de Vídeo, o Xorg 7.2 do Ubuntu faz diferença na minha placa de vídeo OnBoard (Intel GMA 950), no Debian é o Xorg 7.1. A qualidade das fontes, das cores e de vídeo foi superior no Ubuntu. Não consegui abrir todos os vídeos que possuo no Debian como abro no Ubuntu. Mesmo com dois colegas usuários do Debian "desde sempre" me falarem que ele abre e eu não tinha instalado os codecs necessários. Não instalei pois o Debian não possui todos os codecs que o Ubuntu possui. Eles me falaram que com o W32codecs e o Xine eu ia assistir tudo. Mas isso não funcinou tão bem quanto no Ubuntu.
Quanto a estabilidade do sistema, o Debian é Debian né! Não travou nehuma vez, fora algumas aplicações problemáticas dentro dele como o Opera 9.20. Nesse quesito não tenho o que reclamar até agora do Ubuntu 7.04, tem sido muito estável no meu sistema.
O Debian continua sendo mais complicado de personalizar que o Ubuntu, mas em contra partida, você terá um sistema completamente moldado as suas necessidades, desde que tenha paciência e conhecimento para isso.
Basicamente era isso.
Té+