Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 803503 vezes)

Offline DeathDoor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #675 Online: 26 de Abril de 2014, 10:34 »
Como é o gerenciamento de espaço em disco do Ubuntu no pendrive? Quando criei com aquele assistente para USB ele pega 1GB para o sistema e deixa você escolher quando do espaço livre quer usar, usei 712MB. Mas o espaço live cada vez que uso diminui e não sei por quê, desinstalei alguns programas e o espaço livre diminuiu, loucura.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #676 Online: 27 de Abril de 2014, 05:15 »
Então, tem um Notebook aqui eu pensei em instalar o Ubuntu 14.04, mas é o seguindo, vou fazer isso via pendrive.
Tem um Windows 7 nele que não funciona mais, e ele estava abandonado aqui, mas ainda tem arquivos que eu acho bom salvar. Meu problema é como redimensionar o HD sem perder nada. Sei que é melhor desfragmentar o HD antes de reparticionar e criar uma partição no espaço live (está metade usado metade vazio), só que no Linux não tenho nenhuma ferramenta para isso. Teria que fazer pelo Windows, só que ele não funciona e o drive de CD está ruim.

Alguma ideia, de como eu consigo desfragmentar esse HD pelo Linux?
Acho que não tem como desfragmentar pelo Linux. Entretanto:
1) Existe um uma espécie de case que transforma o HD de notebook num HD externo USB. Neste caso você poderia conectar a outra máquina Windows e simplesmente desfragmentar por lá.
2) Também já vi uma vez um tal de "LiveXP", que era uma tentativa de LiveCD pro Windows XP, procura na internet pra ver se tem esse ou do Windows 7.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #677 Online: 27 de Abril de 2014, 07:32 »
Como é o gerenciamento de espaço em disco do Ubuntu no pendrive? Quando criei com aquele assistente para USB ele pega 1GB para o sistema e deixa você escolher quando do espaço livre quer usar, usei 712MB. Mas o espaço live cada vez que uso diminui e não sei por quê, desinstalei alguns programas e o espaço livre diminuiu, loucura.

Se voce fez alguma atualização, isto pode explicar o aumento

Se voce não limpou a lixeira idem

E se não apagou os logs na pasta /var/log idem

Offline Tenma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #678 Online: 03 de Maio de 2014, 21:49 »
Pessoal, estou tentando instalar o Ubuntu em meu computador porém irei manter também o windows. Quando inicio o disco para formatação o software não reconhece as outras duas partições que criei, dizendo que o HD está livre. Baixei ontem aqui pelo site o Ubuntu e estou formatando pelo CD. Há algo diferente na formatação desta versão ou pode ser algum passo que estou pulando?

Offline c_i_d_a_t_o_l_e_d_o

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • De bem com a vida!
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #679 Online: 26 de Junho de 2014, 11:11 »
Olá
Tive que tirar meu Ubuntu 12.04 da máquina e por estar sem conexão no dia instalei o 10.10. Agora baixei o iso 14.04 e não consigo atualizar pelo sistema. Alguém pode me ajudar? :-[
Abçs
Cida Toledo

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #680 Online: 26 de Junho de 2014, 15:15 »
Olá
Tive que tirar meu Ubuntu 12.04 da máquina e por estar sem conexão no dia instalei o 10.10. Agora baixei o iso 14.04 e não consigo atualizar pelo sistema. Alguém pode me ajudar? :-[

Está conectado a internet?

Se sim, em terminal (Ctrl + Alt + T) digite o seguinte:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
Dê <Enter>, digite a senha e dê <Enter> novamente.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline ishabel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #681 Online: 23 de Setembro de 2014, 12:47 »
boa tarde, preciso de ajuda comprei uma cpu nova com configuração ubuntu 12.10. nn tenho conhecimento na area. e acabei  instalar sozinha. o que acontece é que comecei a usar o computador sem instalar o cd. acabei entrando com usuario convidado, se mudo de usuario ele pedi uma senha. como vou saber ou colocar a senha se nn mi cadastrei como usuario administrador? queria iiciar td dinovo e instalar o cd. como faÇo. podem mi ajudar ???

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #682 Online: 01 de Outubro de 2014, 11:08 »
boa tarde, preciso de ajuda comprei uma cpu nova com configuração ubuntu 12.10. nn tenho conhecimento na area. e acabei  instalar sozinha. o que acontece é que comecei a usar o computador sem instalar o cd. acabei entrando com usuario convidado, se mudo de usuario ele pedi uma senha. como vou saber ou colocar a senha se nn mi cadastrei como usuario administrador? queria iiciar td dinovo e instalar o cd. como faÇo. podem mi ajudar ???

Você não explicou direito. Se não instalou no computador, está rodando pelo Live CD, ou seja, o computador só inicia se o CD do Ubuntu está no leitor. Se você instalou, deve ter criado uma senha, pois é pedido isso e é uma ação necessária. Se instalou, criou a senha e não lembra, vai der de pesquisar um método de recuperação, ou instalar tudo novamente.

Para ver um passo a passo resumido de como instalar, visite isso. Outra coisa, quando tiver uma dúvida, o correto é criar um novo tópico e perguntar.

Boa sorte, qualquer dúvida é só perguntar!  ;)

Offline Toni Rogerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #683 Online: 05 de Outubro de 2014, 15:38 »
não consigo instalar ubuntu no meu pc. sempre trava depois do login , será que meu pc não suporta ?

 Placa mãe:
      Tipo de processador                               TripleCore AMD Phenom X3 8600, 2271 MHz (11.5 x 197)
      Nome da Placa Mãe                                 Foxconn M61PMV Series  (2 PCI, 1 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 2 DDR2 DIMM, Audio, Video, LAN)
      Chipset da Placa Mãe                              nVIDIA nForce 6100-430, AMD K10

    Propriedades do procesador:
      Fabricante                                        AMD
      Versão                                            AMD Phenom(tm) 8600 Triple-Core Processor
     

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #684 Online: 05 de Outubro de 2014, 20:01 »
não consigo instalar ubuntu no meu pc. sempre trava depois do login , será que meu pc não suporta ?

 Placa mãe:
      Tipo de processador                               TripleCore AMD Phenom X3 8600, 2271 MHz (11.5 x 197)
      Nome da Placa Mãe                                 Foxconn M61PMV Series  (2 PCI, 1 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 2 DDR2 DIMM, Audio, Video, LAN)
      Chipset da Placa Mãe                              nVIDIA nForce 6100-430, AMD K10

    Propriedades do procesador:
      Fabricante                                        AMD
      Versão                                            AMD Phenom(tm) 8600 Triple-Core Processor
     
Verifique a md5sum da .iso que você fez o dowload, pois a mesma pode estar corrompida. Caso esteja, baixe novamente, verifique a md5sum e se bater grave o DVD ou pendrive de instalação.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Toni Rogerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #685 Online: 07 de Outubro de 2014, 18:25 »
Obrigado Rudregues , fiz o processo de novo mas mesmo assim ocorreu o mesmo erro, após vasculhar a internet vi vários métodos e muitas pessoas com o mesmo problema, por sorte consegui resolver o erro simplesmente atualizando os drivers da nvidia mais recentes , abaixo os passos que usei caso alguma outra pessoa precise também.

como travava logo depois de fazer login usei  Ctrl + Alt + F1 .

“sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates”

“sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade”

‘'sudo apt-get install nvidia-current‘'



Offline jeamorim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #686 Online: 11 de Outubro de 2014, 23:39 »
Boa noite galera,

Já utilizo o ubuntu faz alguns anos mas ainda sou meio leiga no assunto. Hoje tentei reinstalar o ubuntu e fiz repartições(raiz, home, swap e efi). No final da instalação deu uma notificação de erro a algo relacionado ao GRUB.

Repeti o processo, refiz as repartições, mas nada... Até que decidir tentar outra distro. Ao reiniciar o notebook apareceu a tela do BIOS e na parte onde configuramos a ordem do boot só aparece o pendrive e nenhum sinal do HD.

Na tentativa da instalação anterior, eu tinha apagado tudo e todas as repartições, não sei se é consequência disso.

Outro problema, quando dou boot no pendrive de instalação do ubuntu, ele simplesmente reinicia e volta para a tela da Bios. Já testei em outro computador e o pendrive funciona.



O HD só aparece quando eu clico em Advanced:
SATA Mode Slection [IDE]

Serial ATA Port 0
  Device Type: Hard Disk
  Model Name: ST500LT012-9WS142
  Serial Number: S0V6Q4FF


Alguém sugere alguma coisa?
Ficarei muito grata com qualquer tipo de informação, já estou desesperada e não faço ideia se é um problema no HD ou alguma configuração errada na BIOS.

Desde já, obrigada!!

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #687 Online: 12 de Outubro de 2014, 14:47 »
Tenta usar o LiveDVD.

Pode também fazer uma instalação a partir do próprio HD
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #688 Online: 12 de Outubro de 2014, 18:47 »
Olá jeamorim,

Tempo atrás aconteceu um problema parecido com meu HD, mas só que quando eu estava no Windows. O HD só aparecia quando eu iniciava pelo LiveCD do Ubuntu, mas mesmo assim haviam alguns problemas nele. Não tenho a mínima ideia de como esse problema ocorreu no HD, nem qual era o problema exatamente, mas esse procedimento resolveu e continuo com ele até hoje. Bem, para resolver, utilizei o GParted e exclui todas as partições do HD, na época, o GParted vinha instalado por padrão no Ubuntu, agora acho que ele deve ser instalado manualmente, simplesmente vá na Central de Programas e instale ele, e exclua todas as partições do HD que forem exibidas, caso sejam exibidas. Após excluir, reinicie o computador e após isso quando ele voltar para a tela de boot, desligue o computador. Espere um ou dois minutos, e ligue novamente. Caso nenhuma partição for exibida no GParted, acho que o correto seria criar um novo tópico com o problema aqui no fórum e esperar o pessoal mais experiente tentar ajudar.

Boa sorte!

 :)

Offline tatydara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu
« Resposta #689 Online: 13 de Outubro de 2014, 20:01 »
Muito bom, conseguir instalar sem erros.