1- vi que é possivel o dual boot, mas n compreendi se, ao particionar o HD, eu perco a "partição" OEM do win xp. Perco ou tem como não perder?
Tem como não perder, se fizer com conhecimento e cuidado, já que este procedimento independente de sistema operacional, mas sim de conhecimento técnico de como.funcionam particionamento de disco.
2- vasculhei tbm a net e vi que tem um ubuntu para netbooks e li que, na época de lançamento deste netbook, era recomendado a versão 10.10 adaptada a netbooks. Com isso pergunto: é melhor essa específica para netbooks ou é melhor instalar uma mais nova?
A versão 10 do Ubuntu não recebe mais atualizações, está fora do período de vida.
Instale uma versão recente como a 14.04 que tem suporte extendido.
3- tenho usado o universal usb installer para criar pen drives "live" e testar as distribuições. Testando assim, vivencio 100% de como seria o ubuntu instalado ou tenho restrições?
Sim, terá restrições, não pelo Ubuntu ou outra.distro, mas de hardware.
Tomadas USB como todos sabem funcionam numa taxa de transferência de dados na casa dos 600kbps, muito abaixo das taxas dos hd's e infinitamente menor que dos ssd's.
Aliado a isto, você perde qualquer modificações feitas no sistema ao desligar, exceto se criar no pendrive uma partição para modo persistente.
Para seu Acer, por ele ser muito fraquinho para os padrões de hoje, instale um ambiente gráfico leve como o Lubuntu ou o XUbuntu.
Ou escolha uma das várias distros derivadas do Ubuntu mesmo que não oficiais.
Para digitar textos e navegar na Internet seu Acer ainda dá um bom caldo.
Bons estudos