Autor Tópico: Instalação do Ubuntu  (Lida 803300 vezes)

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #720 Online: 20 de Novembro de 2015, 12:40 »
Ta na hora de atualizar esse tutorial, ta muito antigo. Querem instalar o Ubuntu com um tutorial de "2007", por isso ta cheio de gente tendo problemas devido a instalação, bugs, etc... Hoje já existe o UEFI, vamos aposentar esse tutorial aí que ja passou da validade:

Um ótimo tutorial que serve para qualquer versão atual (Ubuntu 14.04 em diante):

https://lcomlinux.wordpress.com/2015/06/29/instalacao-do-ubuntu-15-04-desktop-em-uefi-unico-boot/

paulinho1971

  • Visitante
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #721 Online: 20 de Novembro de 2015, 13:35 »
Olá,

Ta na hora de atualizar esse tutorial, ta muito antigo. Querem instalar o Ubuntu com um tutorial de "2007", por isso ta cheio de gente tendo problemas devido a instalação, bugs, etc... Hoje já existe o UEFI, vamos aposentar esse tutorial aí que ja passou da validade:

Um ótimo tutorial que serve para qualquer versão atual (Ubuntu 14.04 em diante):

https://lcomlinux.wordpress.com/2015/06/29/instalacao-do-ubuntu-15-04-desktop-em-uefi-unico-boot/
Certo que, para quem está iniciando há sim a possibilidade da confusão, mas olhando o post titulo, vejo que a base ainda é a mesma, apesar de tabelas de partições GPT e tudo o mais, mas veja bem que não estou discordando de sua posição quanto ao tópico. Então o caso seria:

- Como e quem escrever um aqui com a experiência de detalhar?

Outro exemplo de que a dica ainda é uma certa base é que por exemplo se eu pesquisar na na NET sobre "Dual Boot" irei encontrar zilhos de dicas sobre dual boot entre Windows e Linux, mas eu quero dual boot entre Linux e LInux e pouco disso acharei, mas assim mesmo pego como base o tutorial de "W x Pinguim", alias desde que mudei foi assim, eu queria experimentar "N" Linux e descartar o Windows e só tinha um PC para o feito.

Meio que assim amigo, é bem melhor receber o ensinamento de como pescar, de que pegar o peixe já frito ;)

T+
« Última modificação: 20 de Novembro de 2015, 13:37 por paulinho1971 »

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #722 Online: 20 de Novembro de 2015, 14:09 »
Olá,

Ta na hora de atualizar esse tutorial, ta muito antigo. Querem instalar o Ubuntu com um tutorial de "2007", por isso ta cheio de gente tendo problemas devido a instalação, bugs, etc... Hoje já existe o UEFI, vamos aposentar esse tutorial aí que ja passou da validade:

Um ótimo tutorial que serve para qualquer versão atual (Ubuntu 14.04 em diante):

https://lcomlinux.wordpress.com/2015/06/29/instalacao-do-ubuntu-15-04-desktop-em-uefi-unico-boot/
Certo que, para quem está iniciando há sim a possibilidade da confusão, mas olhando o post titulo, vejo que a base ainda é a mesma, apesar de tabelas de partições GPT e tudo o mais, mas veja bem que não estou discordando de sua posição quanto ao tópico. Então o caso seria:

- Como e quem escrever um aqui com a experiência de detalhar?

Outro exemplo de que a dica ainda é uma certa base é que por exemplo se eu pesquisar na na NET sobre "Dual Boot" irei encontrar zilhos de dicas sobre dual boot entre Windows e Linux, mas eu quero dual boot entre Linux e LInux e pouco disso acharei, mas assim mesmo pego como base o tutorial de "W x Pinguim", alias desde que mudei foi assim, eu queria experimentar "N" Linux e descartar o Windows e só tinha um PC para o feito.

Meio que assim amigo, é bem melhor receber o ensinamento de como pescar, de que pegar o peixe já frito ;)

T+
Colega de fórum, Paulinho, boa tarde!
Seu comentário é muito oportuno, já que se trata de um tutorial muito antigo! Gostei também do link, que você indicou! Palmas a você e parabéns!
Editando:
Só para informar, que eu uso a distro 14.04.3 LTS desde o lançamento, só vou mudar para a próxima LTS em  Abril/16(16.04 LTS)!
Um fraternal abraço,
Marcopolo.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2015, 15:48 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline fenfabio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #723 Online: 23 de Novembro de 2015, 18:39 »
Olá Pessoas!

sou totalmente novo no forum e mais novo ainda no universo linux/ubuntu e afins....

pesquisei na net, aqui no forum, e vejo que minha dúvida é bem específica (ou não soube compreender os outros exemplos)

possuo um netbook ACER Aspire one 532h (ou AO532h) que tem winxp já instalado e com 1Gb de ram. Desejo insalar uma distro linux (a princípio ubuntu) nesta máquina e tenho várias dúvidas

1- vi que é possivel o dual boot, mas n compreendi se, ao particionar o HD, eu perco a "partição" OEM do win xp. Perco ou tem como não perder?

2- vasculhei tbm a net e vi que tem um ubuntu para netbooks e li que, na época de lançamento deste netbook, era recomendado a versão 10.10 adaptada a netbooks. Com isso pergunto: é melhor essa específica para netbooks ou é melhor instalar uma mais nova?

3- tenho usado o universal usb installer para criar pen drives "live" e testar as distribuições. Testando assim, vivencio 100% de como seria o ubuntu instalado ou tenho restrições?

bom, espero não estar infligindo nenhuma regra do forum e aguardo respostas!

desde já agradeço!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #724 Online: 24 de Novembro de 2015, 04:00 »
1- vi que é possivel o dual boot, mas n compreendi se, ao particionar o HD, eu perco a "partição" OEM do win xp. Perco ou tem como não perder?

Tem como não perder, se fizer com conhecimento e cuidado, já que este procedimento independente de sistema operacional, mas sim de conhecimento técnico de como.funcionam particionamento de disco.

2- vasculhei tbm a net e vi que tem um ubuntu para netbooks e li que, na época de lançamento deste netbook, era recomendado a versão 10.10 adaptada a netbooks. Com isso pergunto: é melhor essa específica para netbooks ou é melhor instalar uma mais nova?

A versão 10 do Ubuntu não recebe mais atualizações, está fora do período de vida.

Instale uma versão recente como a 14.04 que tem suporte extendido.

 

3- tenho usado o universal usb installer para criar pen drives "live" e testar as distribuições. Testando assim, vivencio 100% de como seria o ubuntu instalado ou tenho restrições?

Sim, terá restrições,  não pelo Ubuntu ou outra.distro, mas de hardware.

Tomadas USB como todos sabem funcionam numa taxa de transferência de dados na casa dos 600kbps, muito abaixo das taxas dos hd's e infinitamente menor que dos ssd's.

Aliado a isto, você perde qualquer modificações feitas no sistema ao desligar, exceto se criar no pendrive uma partição para modo persistente.


Para seu Acer, por ele ser muito fraquinho para os padrões de hoje, instale um ambiente gráfico leve como o Lubuntu ou o XUbuntu.

Ou escolha uma das várias distros derivadas do Ubuntu mesmo que não oficiais.

Para digitar textos e navegar na Internet seu Acer ainda dá um bom caldo.


Bons estudos

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #725 Online: 24 de Novembro de 2015, 09:08 »
Olá Pessoas!



possuo um netbook ACER Aspire one 532h (ou AO532h) que tem winxp já instalado e com 1Gb de ram. Desejo insalar uma distro linux (a princípio ubuntu) nesta máquina e tenho várias dúvidas

1- vi que é possivel o dual boot, mas n compreendi se, ao particionar o HD, eu perco a "partição" OEM do win xp. Perco ou tem como não perder?


desde já agradeço!
Bom dia, Fenfabio!
Além do que o grande Mestre Tota lhe passou, você ao instalar o Ubuntu 14.04 LTS, é bom ter mais um pouco de memória RAM e no minimo 6GB de espaço no HD, para uma instalação limpa e com espaço para a Home(onde ficam seus arquivos em geral), como outro para a Swap(que é um tipo de memória virtual, que deve ser no mínimo ao tanto de memória instalada)! Se a MoBo(placa mãe/CPU), contiver mais um slot de memória, adiciona outro módulo! Quanto ao XP instalado, aconselho você atualizar para o Seven(Win7), ficando em dual boot com o Ubuntu! Tenho um Note Dell com win7 e Ubuntu 14.04.3 LTS, assim como nos dois Desktop! Reforçando o que o Mestre Tota, falou, você ao instalar o Ububtu com o SO da microsoft, já instalado, não Hverá perda do mesmo, desde que você deixe uma partição somente para o Ubuntu. Caso você ainda não tenha parcicionado, faça pelo particionador do XP(no seu caso), teclando  as teclas "Mestra"(Janela do windows que fica entre as teclas Ctrl e Alt)+ a tecla PauseBreak. Quando abrir o balão, clique em "gerenciar" e depois em "Gerenciamento de disco". "diminuir partição", clica na partição do Windows e manda diminuir, fica aguardando o que você pode diminuir(não sei o tamanho do seu HD)! Quando diminuir, já surge outra partição livre para você instalar o Ubuntu! O prosseguimento em diante, você se orienta pelo tutorial de instalação da distro) Amigo Tota, me corrija, por favor! Um fraternal abraço!
Marcopolo, 
« Última modificação: 24 de Novembro de 2015, 09:13 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #726 Online: 24 de Novembro de 2015, 09:37 »
Marcopolo,

Código: [Selecionar]
Se a MoBo(placa mãe/CPU), contiver mais um slot de memória, adiciona outro módulo! Quanto ao XP instalado, aconselho você atualizar para o Seven(Win7), ficando em dual boot com o Ubuntu!
O celeron de primeira geração do Acer One não aguenta o Seven,  nem vista.

Memórias ram para ele são caras, pois fora de linha e raras hoje em dia.

É uma máquina boa, ainda funcional mas que terá que ter um sistema muito leve instalado.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #727 Online: 24 de Novembro de 2015, 10:36 »
Marcopolo,

Código: [Selecionar]
Se a MoBo(placa mãe/CPU), contiver mais um slot de memória, adiciona outro módulo! Quanto ao XP instalado, aconselho você atualizar para o Seven(Win7), ficando em dual boot com o Ubuntu!
O celeron de primeira geração do Acer One não aguenta o Seven,  nem vista.

Memórias ram para ele são caras, pois fora de linha e raras hoje em dia.

É uma máquina boa, ainda funcional mas que terá que ter um sistema muito leve instalado.
Mestre Tota, me desculpe! Nem me toquei que é uma máquina antiga! Realmente você tem razão e é um um ótimo colega de fórum! (palmas para você) e um abraço fraternal!
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #728 Online: 24 de Novembro de 2015, 10:37 »
triplice abraço

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline fenfabio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #730 Online: 24 de Novembro de 2015, 19:38 »
Olá!

Obrigado pelas respostas  :) . Esclareceram bem alguns itens. Mas ainda ficaram algumas dúvidas.


Tem como não perder, se fizer com conhecimento e cuidado, já que este procedimento independente de sistema operacional, mas sim de conhecimento técnico de como.funcionam particionamento de disco.

Tem algum tutorial, vídeo, postagem para indicar? Tenho interesse em manter o WinXP pq ele "ainda funciona bem" e caso precise de algum programa de windows msm...

Para seu Acer, por ele ser muito fraquinho para os padrões de hoje, instale um ambiente gráfico leve como o Lubuntu ou o XUbuntu.

Ou escolha uma das várias distros derivadas do Ubuntu mesmo que não oficiais.

Para digitar textos e navegar na Internet seu Acer ainda dá um bom caldo.

O uso dele é para internet msm, aplicativos do tipo office e, eventualmente, exibição de vídeos (filmes, documentários....). As distros citadas atendem essa expectativa? [vou testar via universal usb logo mais...]

Marcopolo,

Código: [Selecionar]
Se a MoBo(placa mãe/CPU), contiver mais um slot de memória, adiciona outro módulo! Quanto ao XP instalado, aconselho você atualizar para o Seven(Win7), ficando em dual boot com o Ubuntu!
O celeron de primeira geração do Acer One não aguenta o Seven,  nem vista.

Memórias ram para ele são caras, pois fora de linha e raras hoje em dia.

É uma máquina boa, ainda funcional mas que terá que ter um sistema muito leve instalado.
Mestre Tota, me desculpe! Nem me toquei que é uma máquina antiga! Realmente você tem razão e é um um ótimo colega de fórum! (palmas para você) e um abraço fraternal!

é uma máquina de 2009  e só tem um slot de memória, :o
e o manual do acer diz que é possível usar até 2gb de memória, mas substituindo o de 1gb para o de 2 gb
quanto ao processador, está assim:
Processador Intel® Atom™ 1.66GHz, 512Kb cache
Chipset Mobile Intel® NM10 Express

não tenho o sistema win7 "oficial" mas será que não aguentaria msm? [ficou offtopic essa ultima...desculpem]

bom, obrigado novamente pelas respostas e aguardo mais informações...

parabéns pelo forum!

Offline fenfabio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #731 Online: 09 de Dezembro de 2015, 14:18 »
1- vi que é possivel o dual boot, mas n compreendi se, ao particionar o HD, eu perco a "partição" OEM do win xp. Perco ou tem como não perder?

Tem como não perder, se fizer com conhecimento e cuidado, já que este procedimento independente de sistema operacional, mas sim de conhecimento técnico de como.funcionam particionamento de disco.

2- vasculhei tbm a net e vi que tem um ubuntu para netbooks e li que, na época de lançamento deste netbook, era recomendado a versão 10.10 adaptada a netbooks. Com isso pergunto: é melhor essa específica para netbooks ou é melhor instalar uma mais nova?

A versão 10 do Ubuntu não recebe mais atualizações, está fora do período de vida.

Instale uma versão recente como a 14.04 que tem suporte extendido.

 

3- tenho usado o universal usb installer para criar pen drives "live" e testar as distribuições. Testando assim, vivencio 100% de como seria o ubuntu instalado ou tenho restrições?

Sim, terá restrições,  não pelo Ubuntu ou outra.distro, mas de hardware.

Tomadas USB como todos sabem funcionam numa taxa de transferência de dados na casa dos 600kbps, muito abaixo das taxas dos hd's e infinitamente menor que dos ssd's.

Aliado a isto, você perde qualquer modificações feitas no sistema ao desligar, exceto se criar no pendrive uma partição para modo persistente.


Para seu Acer, por ele ser muito fraquinho para os padrões de hoje, instale um ambiente gráfico leve como o Lubuntu ou o XUbuntu.

Ou escolha uma das várias distros derivadas do Ubuntu mesmo que não oficiais.

Para digitar textos e navegar na Internet seu Acer ainda dá um bom caldo.


Bons estudos

Olá Pessoas!

instalei o lubuntu 15.10  e, aparentemente, consegui manter o XP e a partição original do acer.
inclusive estou digitando do lubuntu

Já percebo uma leveza nele...e agora, vou aprendendo a utilizar ele e instalar outros programas (inclusive colocar o firefox em PT-BR)

vim aqui para agradecer as dicas de todos!

Obrigado!

Offline china

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #732 Online: 22 de Janeiro de 2016, 20:46 »
Pessoal, tenho um notebook acer Aspire com Windows 10 (recém instalado) e gostaria de saber se é possível instalar o ubuntu junto com o Windows 10?

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #733 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 17:32 »
Pessoal, tenho um notebook acer Aspire com Windows 10 (recém instalado) e gostaria de saber se é possível instalar o ubuntu junto com o Windows 10?


É possível sim.

Se você tiver conhecimento já em ubuntu, sugiro instalar o grub-customizer que é em modo gráfico e configurar a tela do grub da maneira que você quiser.
No google, você vai encontrar tutoriais ensinando a instalar e usar o grub-customizer.

A dica também, é logo após instalar o ubuntu, atualiza-lo por completo, o que deixa o sistema bem bacana.

podes entrar no terminal e digitar

sudo apt-get update


sudo apt-get upgrade

Offline izaias11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Instalação do Ubuntu
« Resposta #734 Online: 14 de Maio de 2016, 20:18 »
olá meu nome é izaias e eu gostaria de fazer uma pergunta : instalei a ultima versão do linux em um pc (versão 15 ) com a seguinte configuração : 1 Gb ram , core 2 duo 1.6 mhz , e hd 160 , com o xp sp3 sunto , qual seria a melhor versão para por nesse pc ?
e eu gostaria também se possivel alguém me dizer , qual a melhor versão para meu notbook : pentiun 4 3.6 , 512 de ram ddr ( obs: vou por um pente de 1 gb )

o que vocês me recomendam do suporte ??