Olá moçada,
vejam abaixo o que descobri no IDGNOW.
Usuários do Firefox pedem que Dell pré-instale browser em seus PCs
Por Gregg Keizer, para o IDG Now!*
Publicada em 03 de maio de 2007 às 11h31
Framingham - Comunidade entusiasta do navegador espera que Dell inclua browser em máquinas assim como fez recentemente com sistema Linux Ubuntu.
Usuários do Firefox estão usando o serviço IdeaStorm, da Dell, para pressionar a fabricante de computadores a pré-instalar o navegador de código-aberto em suas máquinas.
Com a oficialização feita na terça-feira (01/05) de que venderá máquinas com o sistema Ubuntu Linux, a petição para colocar o Firefox nos novos PCs chegou ao segundo lugar no IdeaStorm, atrás apenas de outro movimento para incluir o pacote corporativo OpenOffice.org.
No IdeaStorm, a petição do Firefox pré-instalado atraiu mais de 70 mil votos desde sua introdução, em 19 de fevereiro, um dia após o site que coleta opiniões dos usuários foi ativado pela Dell. Apenas as votações para instalação do OpenOffice e do Linux atraem mais atenção, com 96 mil e 132 mil, respectivamente.
O SpreadFirefox.com, página inicial do programa de marketing da comunidade, também começou a incitar os fãs do aplicativo a dar seus votos desde fevereiro.
"Queremos sempre achar novas maneiras de atingir novas audiências", afirma Asa Dotzler, diretor de desenvolvimento de comunidade da Mozilla, em e-mail.
"A grande parte dos nossos usuários atuais é de gente que baixou e instalou a partir da internet, mas estamos negociando com fabricantes e adoraríamos tê-los como parceiros", complementa.
A Dell não retornou às chamadas para comentar a novidade.
Mesmo que o principal parceiro do Firefox neste aspecto seja o Google, que paga milhões à Mozilla para ter seu sistema de busca usado como padrão no navegador, o grupo vem fechando acordos de distribuição recentes.
No ano passado, por exemplo, a Mozilla fechou um acordo com a RealNetworks para oferecer o Firefox como download dentro do programa RealPlayer.
Em 2005, boatos davam conta que a Dell britânica venderia máquinas com Firefox, mas a notícia se revelou apenas uma negociação sem resultados práticos. Atualmente, a companhia não oferece o Firefox instalado previamente em suas máquinas, mesmo que seu fundador e CEO, Michael Dell, use o aplicativo em casa.
"Uma fabricante conhecida como a Dell poderia ajudar a aumentar a visibilidade do Firefox com usuários que comprar PCs e não procuram softwares além dos que já vêm instalado na máquinas", afirma Dotzler.