Ou seria o começo do fim do software livre, no quesito qualidade?
Como diria Ferando Gabeira: O que é isso companheiro?
Por que é alguns usuários linux têm essa mania de achar que popularizar equivale a degradar? Talvez tal pensamento seja o resultado do que estamos experienciando no Brasil: máquinas vendidas de fábrica com distribuições linux que são um verdadeiro desastre.
Porém, devemos desfazer os mitos:
1) as distribuições linux vendidas nos computadores brasileiros são simplesmente horríveis: distribuições que a comunidade opensource nunca ouviu falar e que ainda por cima vêm mal configuradas.
2) O Ubuntu é uma grande distro.
3) A dell é uma empresa que presa pelas qualidades de seus produtos.
4) Juntando as informações do quesito 2 com o do 3, só podemos ter um ótimo resultado.
5) Apenas para completar: O Windows (assim como a maioria das distros vendidas nos PCs populares) dão problema não porque são populares, mas porque são assim mesmo: ruins (ou mal configuradas, no caso de algumas distros). Vocês acham que a dell vai vender um laptop com Ubuntu que não esteja funcionando a placa wireless ou os dispositivos multimídia?
Creio que uma distro configurada pra funcionar bem "out-of-the-box" ajuda a promover de forma sadia o sistema, acho que a Dell não vai dormir no ponto nesse sentido... é uma oportunidade bacana pro Ubuntu se estabelecer como uma alternativa viável aos sistemas proprietários: um sistema livre, sem custos de licença, altamente configurável, robusto e seguro, feito para funcionar em harmonia com o hardware onde veio instalado (ou assim espero hehe).
Espero que essa decisão sirva de incentivo para que empresas como a Positivo, CCE, Metron, Elgin, Amazon PC, Epcom, Kelow, Syntax entre outras, das quais se beneficiam com a isenção fiscal pela venda dos computadores com o Linux, e sigam o exemplo da Dell.
É impressionante a falta de qualidade das distribuições que vem nesses pcs que essas empresas comercializam aqui no Brasil.
Concordo... não tenho certeza, alguém pode confirmar esse dado, mas lembro de já ter lido que no Programa Computador para Todos um dos pré-requisitos é que seja uma distro nacional... mas o fato é que mesmo nesse caso, temos excelentes distros, uma pena que estes computadores estejam vindo com distribuições tão fracas e mal configuradas...
Acho a notícia bem positiva.
A Dell é uma companhia de peso e muitos fabricantes de softs até pagam para verem seus produtos saindo de fábrica com os seus programas instalados.
Pois é, vai ser uma vitrine e tanto para o Ubuntu, creio que o sistema vá ter uma grande exposição em função disso. Acho que atualmente o Firefox, o OpenOffice.org e o Ubuntu são algumas das maiores e mais visíveis bandeiras do Software Livre.
Alguém sabe a partir de quando começarão a ser vendidos?
Pois conheço algumas pessoas que estão planejando comprar um note (eu mesmo estou querendo trocar num futuro próximo), e quem sabe já posso indicar estes da Dell?
Indo pelo que o Cardoso postou no
Meio Bit, eventualmente os computadores com Ubuntu serão oferecidos aqui também. Vamos torcer pra que seja o quanto antes!