Autor Tópico: aos experts de plantão problemas! [PARCIALMENTE RESOLVIDO]  (Lida 15299 vezes)

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #15 Online: 18 de Maio de 2007, 10:44 »
Cara, eu tive um problema tão esquisito quanto o seu quando eu usava a versão 6.06 (Dapper Drake). Quando eu ligava o computador, começava um ruído no som como se fosse uma interferência elétrica do processador (eu acho que era isso, porque a "velocidade" do ruído ia aumentando). Se eu entrava no Ubuntu, ele continuava com o problema e eu não conseguia ouvir nada. Se eu entrava no Windows, na hora em que ele tava carregando o sistema dava um estalo e o som voltava a funcionar. Aí eu reiniciava o PC e entrava no Ubuntu com o som funcionando sem problemas. Depois de um tempo, eu descobri que, se eu ligasse, desligasse o computador, e ligasse de novo, ele funcionava normal.

O que eu acho que está acontecendo com você é algo parecido do que aconteceu comigo. O Windows carregava alguma coisa que consertava o meu som. Por algum tempo procurei essa tal coisa e não descobri. Veio a versão 7.04 (Feisty Fawn) e eu já estava acostumado a ter que ligar, desligar, e ligar de novo o PC, quando um belo dia eu esqueci de fazer isso e ouvi o estalo no carregamento do Ubuntu. Problema resolvido. Nunca mais tive que desligar o PC para fazer funcionar.

Agora, tenta o seguinte: quando abrir a tela de boot do GRUB, aperta a tecla "c" e na linha de comando que abrir, escreve "halt" e dá ENTER. Ele vai desligar o PC bem rápido (isso é bem menos doloroso do que entrar no Windows e reiniciar o PC). Liga de novo e tenta entrar no Ubuntu pra ver se tá funcionando.

Enquanto isso, tenta descobrir que módulos do kernel da parte gráfica que foram atualizados desde a versão 6.10 (Edgy Eft). Eu sei que isso é difícil, mas deve ser esse o problema. Tenta aí o que eu falei do GRUB e diz se funcionou.

Offline PP188

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #16 Online: 18 de Maio de 2007, 13:56 »
Cara, eu tive um problema tão esquisito quanto o seu quando eu usava a versão 6.06 (Dapper Drake). Quando eu ligava o computador, começava um ruído no som como se fosse uma interferência elétrica do processador (eu acho que era isso, porque a "velocidade" do ruído ia aumentando). Se eu entrava no Ubuntu, ele continuava com o problema e eu não conseguia ouvir nada. Se eu entrava no Windows, na hora em que ele tava carregando o sistema dava um estalo e o som voltava a funcionar. Aí eu reiniciava o PC e entrava no Ubuntu com o som funcionando sem problemas. Depois de um tempo, eu descobri que, se eu ligasse, desligasse o computador, e ligasse de novo, ele funcionava normal.

O que eu acho que está acontecendo com você é algo parecido do que aconteceu comigo. O Windows carregava alguma coisa que consertava o meu som. Por algum tempo procurei essa tal coisa e não descobri. Veio a versão 7.04 (Feisty Fawn) e eu já estava acostumado a ter que ligar, desligar, e ligar de novo o PC, quando um belo dia eu esqueci de fazer isso e ouvi o estalo no carregamento do Ubuntu. Problema resolvido. Nunca mais tive que desligar o PC para fazer funcionar.

Agora, tenta o seguinte: quando abrir a tela de boot do GRUB, aperta a tecla "c" e na linha de comando que abrir, escreve "halt" e dá ENTER. Ele vai desligar o PC bem rápido (isso é bem menos doloroso do que entrar no Windows e reiniciar o PC). Liga de novo e tenta entrar no Ubuntu pra ver se tá funcionando.

Enquanto isso, tenta descobrir que módulos do kernel da parte gráfica que foram atualizados desde a versão 6.10 (Edgy Eft). Eu sei que isso é difícil, mas deve ser esse o problema. Tenta aí o que eu falei do GRUB e diz se funcionou.

é eu tbm acho q aki eh similar... com algo ligado à placa de vídeo não sei...
então ligando e desligando não vai.. agora  vou tentar desligar pelo Grub, com certeza eh bem menos doloroso...
bom nao sei o q fazer...

vlw kra..

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #17 Online: 18 de Maio de 2007, 14:05 »
é eu tbm acho q aki eh similar... com algo ligado à placa de vídeo não sei...
então ligando e desligando não vai.. agora  vou tentar desligar pelo Grub, com certeza eh bem menos doloroso...
bom nao sei o q fazer...

vlw kra..

Tenta aí e fala se deu certo.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #18 Online: 18 de Maio de 2007, 14:22 »
Citar
detalhe: desabilitei o X, ai ele iniciou normal pelo modo texto.. sem ter q entrar primeiro no windows...

Me diz uma coisa... Quando você entra no modo texto tudo ocorre tranquilo, correto?

Já tentou entrar no modo texto e depois pelo terminal digitar sudo startx???

Já tentou reconfigurar?  sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #19 Online: 18 de Maio de 2007, 14:35 »
Salve!
Estranho,sinistro   ???
Quando começar a carregar ,aperte Alt + F1 para ver onde está travando.

já tentei kra.. mas ele carrega td certo, aparentemente...
mas ai.. fica na tela preta... :(
tem algum log que eu posso postar para alguem analisar?

t+

   PP188, gostaria que tu tentasse isso de novo, e dissesse exatamente em qual processo ele fica travado por último, ou qual o último a carregar... repara que cada vez que ele carrega algo com sucesso aparece um [ok] do lado, se for possível dá uma conferida nisso e trascreve aqui em qual deles fica parado, ou qual o último a carregar antes da tela preta.

Offline PP188

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #20 Online: 22 de Maio de 2007, 11:58 »
Citar
Cara, eu tive um problema tão esquisito quanto o seu quando eu usava a versão 6.06 (Dapper Drake). Quando eu ligava o computador, começava um ruído no som como se fosse uma interferência elétrica do processador (eu acho que era isso, porque a "velocidade" do ruído ia aumentando). Se eu entrava no Ubuntu, ele continuava com o problema e eu não conseguia ouvir nada. Se eu entrava no Windows, na hora em que ele tava carregando o sistema dava um estalo e o som voltava a funcionar. Aí eu reiniciava o PC e entrava no Ubuntu com o som funcionando sem problemas. Depois de um tempo, eu descobri que, se eu ligasse, desligasse o computador, e ligasse de novo, ele funcionava normal.

O que eu acho que está acontecendo com você é algo parecido do que aconteceu comigo. O Windows carregava alguma coisa que consertava o meu som. Por algum tempo procurei essa tal coisa e não descobri. Veio a versão 7.04 (Feisty Fawn) e eu já estava acostumado a ter que ligar, desligar, e ligar de novo o PC, quando um belo dia eu esqueci de fazer isso e ouvi o estalo no carregamento do Ubuntu. Problema resolvido. Nunca mais tive que desligar o PC para fazer funcionar.

Agora, tenta o seguinte: quando abrir a tela de boot do GRUB, aperta a tecla "c" e na linha de comando que abrir, escreve "halt" e dá ENTER. Ele vai desligar o PC bem rápido (isso é bem menos doloroso do que entrar no Windows e reiniciar o PC). Liga de novo e tenta entrar no Ubuntu pra ver se tá funcionando.

Enquanto isso, tenta descobrir que módulos do kernel da parte gráfica que foram atualizados desde a versão 6.10 (Edgy Eft). Eu sei que isso é difícil, mas deve ser esse o problema. Tenta aí o que eu falei do GRUB e diz se funcionou.

kra tentei.. e nâo deu certo... Eu liguei de novo e deu a maldita tela preta... :(

Citar
PP188, gostaria que tu tentasse isso de novo, e dissesse exatamente em qual processo ele fica travado por último, ou qual o último a carregar... repara que cada vez que ele carrega algo com sucesso aparece um [ok] do lado, se for possível dá uma conferida nisso e trascreve aqui em qual deles fica parado, ou qual o último a carregar antes da tela preta.

kra a mensagem que parece ser um erro é: "codec-read: codec is not valid [0xfee0000]" .... é a única mensagem que diz algo...
O resto dá tudo [OK].. vai aparecendo.. ai... parece que vai entrar no login.. td certo.. pisca o monitor... mas de repente... sem mais nem menos entra na tela preta.. :(

vlw

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #21 Online: 22 de Maio de 2007, 22:44 »
   Cara, pesquisando por essa mensagem de erro na internet, tudo o que pude encontrar está relacionado ao MSI, que é algo que está ligado aos dispositivos PCI, como por exemplo tua placa de vídeo, é PCI-express certo? Aqui tem um How-to em inglês com alguns esclarecimentos sobre MSI, mas tá em inglês. Se tu ou alguém que tente te ajudar (infelizmente tá além dos meus conhecimentos!) manjar o idioma, pode ser um guia. Tu diz que usa o Ubuntu 32-bits, fico pensando se a mesma coisa aconteceria no 64...
« Última modificação: 22 de Maio de 2007, 22:46 por glaubergoncalves »

Offline PP188

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2007, 23:12 »
Citar
detalhe: desabilitei o X, ai ele iniciou normal pelo modo texto.. sem ter q entrar primeiro no windows...

Me diz uma coisa... Quando você entra no modo texto tudo ocorre tranquilo, correto?

Já tentou entrar no modo texto e depois pelo terminal digitar sudo startx???

Já tentou reconfigurar?  sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg



kra tentei, mas qdo dou startx, aparece a mesma tela preta...
e qto a reconfigurar não dá certo tbm.. :(

Citar
Cara, pesquisando por essa mensagem de erro na internet, tudo o que pude encontrar está relacionado ao MSI, que é algo que está ligado aos dispositivos PCI, como por exemplo tua placa de vídeo, é PCI-express certo? Aqui tem um How-to em inglês com alguns esclarecimentos sobre MSI, mas tá em inglês. Se tu ou alguém que tente te ajudar (infelizmente tá além dos meus conhecimentos!) manjar o idioma, pode ser um guia. Tu diz que usa o Ubuntu 32-bits, fico pensando se a mesma coisa aconteceria no 64...

a minha placa não é pci não...
entendi kra... vou da uma olhada..
mas outra coisa..
sabe o que achei estranho.. acho q ele pára antes de montar a unidades FAT32...
esquisito.. qdo ele inicia normal.. ele aparece mais coisas (carregando .. [OK]) do que qdo eu inicio primeiro o linux... qdo dá a tela preta...
sei lá.. poderia ser algum erro qto a montar as unidades? sei lá...

vlw a todos

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2007, 23:22 »
sabe o que achei estranho.. acho q ele pára antes de montar a unidades FAT32...
esquisito.. qdo ele inicia normal.. ele aparece mais coisas (carregando .. [OK]) do que qdo eu inicio primeiro o linux... qdo dá a tela preta...
sei lá.. poderia ser algum erro qto a montar as unidades? sei lá...

Se você consegue entrar no Recovery mode, então não deve ser esse o problema. Eu continuo achando que é a placa de vídeo. Esses erros são muitos esquisitos, eu até hoje estou sem explicações para o meu do som. Será que se você tentar instalar a versão anterior do Xorg não dá certo?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2007, 23:35 »
Só para saber... Já tentou usar o KDE? Ou outra interface? Só para saber se pode ser alguma incompatibilidade? Desculpe se estiver falando besteira, mas venho queimando a cabeça pensando o que pode estar causando seu problema, e ai tem que ir descartando as prováveis hipóteses.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline PP188

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #25 Online: 24 de Maio de 2007, 09:54 »
Só para saber... Já tentou usar o KDE? Ou outra interface? Só para saber se pode ser alguma incompatibilidade? Desculpe se estiver falando besteira, mas venho queimando a cabeça pensando o que pode estar causando seu problema, e ai tem que ir descartando as prováveis hipóteses.

como assim usar o kde?
tipo ele pára antes do gdm sabe? antes do login...
vou tentar usar o kdm... sei lá...
eu acho q eh a montagem das particoes fat32... sei lá..
vlw a todos..

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #26 Online: 24 de Maio de 2007, 10:33 »
Só para saber... Já tentou usar o KDE? Ou outra interface? Só para saber se pode ser alguma incompatibilidade? Desculpe se estiver falando besteira, mas venho queimando a cabeça pensando o que pode estar causando seu problema, e ai tem que ir descartando as prováveis hipóteses.

como assim usar o kde?
tipo ele pára antes do gdm sabe? antes do login...
vou tentar usar o kdm... sei lá...
eu acho q eh a montagem das particoes fat32... sei lá..
vlw a todos..

Pelo que li nas suas mensagens anteriores se entrar pelo Recovery Mode você tem acesso tranquilo ao Ubuntu. Se for isso mesmo provavelmente seu problema é apenas com o ambiente gráfico, talvez uma incompatibilidade, talvez uma permissão errada em um diretório (teve um cara aqui com problema num PC porque a pasta /temp estava com permissões erradas).

Tem que ir descartando os problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline PP188

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #27 Online: 24 de Maio de 2007, 13:17 »
Citar
Pelo que li nas suas mensagens anteriores se entrar pelo Recovery Mode você tem acesso tranquilo ao Ubuntu. Se for isso mesmo provavelmente seu problema é apenas com o ambiente gráfico, talvez uma incompatibilidade, talvez uma permissão errada em um diretório (teve um cara aqui com problema num PC porque a pasta /temp estava com permissões erradas).

Tem que ir descartando os problemas.

e ae..
kra.. habilitei o kdm... ao invés do gdm.. não iniciou também...
eu entendo.. no recovery ele inicia normal... é com o X..
mas não entendo pq qdo inicio o windows primeiro.. depois reinicio... o X carrega.... mto estranho..
uma pergunta.. no recovery ele nao monta as particoes fat32 né?
sei lá... o q pode ser...

vlw pela ajuda

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #28 Online: 24 de Maio de 2007, 14:57 »
Citar
uma pergunta.. no recovery ele nao monta as particoes fat32 né?
sei lá... o q pode ser...

Fiquei curioso depois de ler isto, já que todas as vezes que entrei no modo Recovery Mode não prestei atenção se as partições eram montadas. Por curiosidade reiniciei um PC daqui e posso te dizer que tudo é montado normalmente.

Caso ai no modo Recovery Mode estas partições não sejam montadas faça o teste. Comente as linhas relativas a elas no arquivo /etc/fstab (para comentar basta colocar no início da linha o caracter #) e tente o boot normalmente.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Cassiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: aos experts de plantão problemas e problemas... [NÃO RESOLVIDO]
« Resposta #29 Online: 24 de Maio de 2007, 16:32 »
O meu aconteceu isso mas descobri que era o driver da nvidia. Desabilitei e usei o nv e foi normal. Aliás até postei dúvida sobre isso.