Autor Tópico: Latex  (Lida 6641 vezes)

Offline marcelopdealmeida

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Latex
« Online: 26 de Novembro de 2005, 00:53 »
Alguém sabe como istalar o Latex no ubuntu. Tentei instalar os pacotes básicos, o tetex-bib, tetex-base e o sistema fala que estes pacotes não existem. No entanto todo o aplicativo para latex precisa destes pacotes. Obrigado, Marcelo

Darcamo

  • Visitante
Latex
« Resposta #1 Online: 27 de Novembro de 2005, 11:59 »
Aqui eu instalei o tetex-base, o tetex-bin e o tetex-extra.
Todos pelo synaptic.

Sei que esses três pacotes existem nos repositórios do ubuntu (estou usando hoary, então não sei se eles já existem no Breezy mas acredito que sim).

Se vc não achou no synaptic, procura aqui no fórum quais são os repositórios importantes e coloca na tua source-list.


Fora esses três pacotes instalei também o Kile que é muito bom para preparar documentos em Latex no Linux. Ele é do KDE, mas vale a pena gastar um pouco de espaço com algumas bibliotecas do KDE das quais ele depende.

Offline UBI

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Latex
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2006, 18:14 »
Oi

Como é que vocês conseguem adicionar pacotes extra no Latex???? tipo o fancyhdr,.... (eu estou a utilizar o kubuntu 6.10, e o Kile)

No SO XP uso o miktex e aí as coisas são diferentes é tipo o Adept, ..., aqui ainda não consegui perceber como se faz.

Obrigado pela futura ajuda

Um abraço
UBI

Offline OvelhaNegra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Latex
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:35 »
Também tenho o mesmo problema!

Estou acostumado com o MikTex + WinEdt no Ruindows e ainda não consegui fazer a actualização ou instalação de packages novos no TeTex... 
Ubuntu 6.06 Dapper Drake

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Latex
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2007, 22:18 »
Como instalar novos pacotes no latex

# Crie um diretório texmf em seu home.
# Depois de criado o diretório, os arquivos que fazem parte do pacote devem ser postos em subdiretórios de acordo com a extensão do arquivo, ou seja:

    * Todos os arquivos .bst and .bib vão para texmf/bibtex (ou subdiretorios)
    * Todos os arquivos relacionados a fontes vão para texmf/fonts (ou subdiretorios)
    * Todos os arquivos de documentação vão para texmf/docs
    * Todos os outros arquivos (.sty, .cls, .tex, etc.) vão para texmf/tex.

# Depois de instalar os arquivos nos subdiretórios corretos, basta executar o comando texhash.


Uso o Latex a uns 10 anos. Qualquer dúvida, é só perguntar.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Latex
« Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2007, 22:35 »
Engraçado, AlexBR, nunca tive que fazer isso e sempre utilizei pacotes extras... Hoje uso o texlive, mas ainda quando usava o tetex não precisava...

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Latex
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2007, 18:43 »
Engraçado, AlexBR, nunca tive que fazer isso e sempre utilizei pacotes extras... Hoje uso o texlive, mas ainda quando usava o tetex não precisava...

Ué! E como você faz para instalar novos pacotes? Simplesmente, coloca os pacotes novos na árvore do texlive?

Darcamo

  • Visitante
Re: Latex
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2007, 20:46 »
Quando vc usa um pacote extra o latex procura por ele em algumas pastas e usa o primeiro que encontrar. Então para instalar o pacote basta colocá-lo em uma dessas pastas.

A maneira mais fácil é colocar o pacote na mesma pasta onde estão os arquivos .tex que vc está compilando já que o latex também procura pelo pacote na pasta onde o .tex que o utiliza está. Isso não pode ser chamado exatamente de instalação já que só serve para esse projeto em particular, mas é um jeito fácil (talvez seja isso que o alexmatos esteja fazendo).

Outra maneira é seguir o que o AlexBR disse. Esse método faz com que o pacote instalado esteja disponível para o seu usuário e não requer poderes de root para a instalação. Essa é a melhor solução quando vc não tem acesso a senha de root ou não pode usar o sudo.

Por fim, vc pode instalar em uma pasta do sistema de forma que o pacote esteja disponível para qualquer usuário. Eu costumo colocar na pasta /usr/local/share/texmf/tex/latex  (essa pasta não existe e é necessário criar), mas existem outras opções. Lembrando que depois de copiar o pacote para a pasta você deve rodar o comando texhash (como root) ou então o comando texconfig e escolher a opção rerash no menu que aparece. Depois disso o pacote já pode ser utilizado normalmente.

Obs.: os pacotes no latex tem a extensão .sty. As vezes quando se faz o download de um pacote para latex (no CTAN, por exemplo, que tem praticamente tudo quanto é pacote pra latex) você acaba com uma pasta (depois de descompactar o que baixou) contendo arquivos .ins e .dtx. Nesse caso basta processar o arquivo .ins com o latex (latex arquivo.ins) para gerar o arquivo .sty.

Dica: existe um mecanismo de busca do firefox para fazer buscas direto no CTAN.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Latex
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2007, 10:31 »
Quando vc usa um pacote extra o latex procura por ele em algumas pastas e usa o primeiro que encontrar. Então para instalar o pacote basta colocá-lo em uma dessas pastas.

Ahhh... Bom. Entendi! Mas... Não gosto dessa solução porque a pessoa tem que instalar os pacotes toda vez que reinstalar o Latex ou o sistema. Colocando os arquivos em texmf fica mais fácil. Principalmente se você usa um sistema em rede. Quer dizer... Você não precisa instalar o pacote em todas as máquinas, basta instalar no seu home.

A maneira mais fácil é colocar o pacote na mesma pasta onde estão os arquivos .tex que vc está compilando já que o latex também procura pelo pacote na pasta onde o .tex que o utiliza está. Isso não pode ser chamado exatamente de instalação já que só serve para esse projeto em particular, mas é um jeito fácil (talvez seja isso que o alexmatos esteja fazendo).

Meu, essa alternativa é a pior, pois vc tem que copiar os arquivos todas as vezes que for criar um documento novo, em um diretório diferente.


Darcamo

  • Visitante
Re: Latex
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2007, 12:35 »
Citar
Citar
A maneira mais fácil é colocar o pacote na mesma pasta onde estão os arquivos .tex que vc está compilando já que o latex também procura pelo pacote na pasta onde o .tex que o utiliza está. Isso não pode ser chamado exatamente de instalação já que só serve para esse projeto em particular, mas é um jeito fácil (talvez seja isso que o alexmatos esteja fazendo).

Meu, essa alternativa é a pior, pois vc tem que copiar os arquivos todas as vezes que for criar um documento novo, em um diretório diferente.

Também não gosto desse método, mas nem sempre ele é a pior alternativa. As vezes é bem cômodo. Por exemplo, as vezes preciso trabalhar em um mesmo documento de latex com outras pessoas (normalmente cada um faz um ou dois capítulos em um relatório) e usamos o cvs para integrar a parte de todo mundo. Se alguém usar um pacote que eu não tenha na minha máquina daria um erro na hora que eu tentasse compilar, mas se a pessoa deixar o pacote junto com os arquivos .tex e o adicionar no cvs, então eu terei o pacote na próxima vez que fizer um checkout do cvs e o latex não reclamará de falta de pacote. Aí depois eu decido se vale a pena instalar o pacote na minha máquina ou não.

Offline clapton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Latex
« Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2008, 14:34 »
Olá!
Eu gostaria de usar português de Portugal no Kile, mas tenho obtido constantemente erros quando coloco os acentos.
Como posso instalar de forma definitiva o pacote português?
Quando me posso ver livre dos problemas relactionados com a acentuação?

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Re: Latex
« Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2008, 17:40 »
Bom, eu uso o latex aqui em casa e parece estar 100%.

Basta voce instalar o meta pacote "abntex" e depois instalar o "kile" caso goste deste  IDE pra latex.

No kile dá pra fazer a correção ortografica do texto digitado.

No mais, latex é essencial pra editar formulas. Sou acadêmico do curso de Física e no Instituto ele parece ser líder absoluto para uso na criação de textos que envolvem formulas.


Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: Latex
« Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2008, 18:41 »
@ clapton, no kile não sei, mas já marcaste português no babel (pacote de língua que o latex vai buscar). Eu uso o texmaker e não tenho problemas desses, verifica nos repositórios pois existe um pacote do texlive para português de portugal.



Offline clapton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Latex
« Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2008, 12:41 »
Obrigado pelas respostas.
O problema está no kile, não funciona a 100% no Ubuntu, leia-se gnome ;)
Estou a usar o texmaker, parece muito simples, penso é que não estou a conseguir configurar bem o spellcheck.
obrigado

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: Latex
« Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2008, 11:11 »
Realmente o spellcheck português do texmaker não é grande espingarda, mas procura nas configurações sobre o dicionário.
Agora que já aprendi os comandos que me interessam tenho usado é o gedit para escrever e aí o spellcheck funciona bem.
Como trabalho normalmente num Aspire One dá muito jeito estes editores, sendo de matemática ainda mais.
A minha tese foi escrita 100% em tex.