Autor Tópico: mudando dono dos arquivos (trabalho urgente!)  (Lida 3783 vezes)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
mudando dono dos arquivos (trabalho urgente!)
« Online: 14 de MAR?O de 2006, 12:32 »
Estou numa fria agora. Por favor, leiam a situação e tentem me ajudar:

Eu tenho um trabalho da facudade para fazer e é a primeira vez q eu uso linux para isso. Me deram um cd-r que tem 30 pastas e cada uma dessas pastas tem 5 arquivos de documento word. Eu terei que fazer o meu trabalho usando esses arquivos como fonte (ou seja, eu precisarei de permissão para editá-los e lê-los).
A questão é a seguinte: quando eu copio todas essas pastas para o meu computador elas automaticamente são copiadas de modo que eu não tenho permissão para editar os aquivos, mas somente vê-los. Esse problema é muito fácil de se resolver, logando pelo terminal como root e dando permissão de execução para o meu user.
Só que isso é de um por um arquivo. Ouseja, eu tenho que ficar abrindo cada pasta e mudando as permissões pastas por pasta e arquivo por arquivo

no ritmo que vai simplemente n vai dar. o que eu quero saber é se existem opções do tipo: "aplicar essa configuração a todas as pastas, subpastas e arquivos delas"
ou se é possivel mudar a permissão de lotes de pastas e arquivos de uma só vez.

vlw!

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
mudando dono dos arquivos (trabalho urgente!)
« Resposta #1 Online: 14 de MAR?O de 2006, 12:35 »
num terminal sudo chmod -R 777 pasta/** isso vai liberar todos os arquivos para ti
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
mudando dono dos arquivos (trabalho urgente!)
« Resposta #2 Online: 14 de MAR?O de 2006, 17:58 »
brigadão

se n der muito trabalho
dá pra vc me explicar o q "signifca" cada parte desse comando !?

Offline LNAS90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://linux-sem-misterio.blogspot.com/
mudando dono dos arquivos (trabalho urgente!)
« Resposta #3 Online: 14 de MAR?O de 2006, 18:16 »
bom amigo o chmod é para mudar as permissões de um arquivo/diretorio
a opção -R é para aplicar as mudanças as sub-pastas também
777 , n vou entrar muito em detalhe mas esse valor serve para dar todos os direitos para todo mundo


espero ter ajudado
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

denisbr

  • Visitante
mudando dono dos arquivos (trabalho urgente!)
« Resposta #4 Online: 14 de MAR?O de 2006, 18:26 »
Para ajudar a compreender as permissões no Linux, dá uma olhada neste link e este

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: mudando dono dos arquivos (trabalho urgente!)
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2007, 14:46 »
   Ressucitando o tópico aqui... estou com um problema parecido, e estudando o comando chmod percebi que com a variável 777 eu libero o acesso pra todos os usuários, quando eu quero liberar esse acesso apenas para mim. Descobri que uma forma de apenas mudar o dono do arquivo pra lhe dar as permissões necessárias é o comando chown. Todos os arquivos e pastas da minha pasta pessoal tinham como dono root. Mudei eles de dono da seguinte forma:

Código: [Selecionar]
sudo chown -R usuário.grupo /diretório
   A variável -R é para que os sub-diretórios e arquivos mudem de dono recursivamente. Achei isso bem interessante, visto que não quero dar permissão à todos para ler/gravar/executar meus arquivos, apenas a mim mesmo.

arlei

  • Visitante
Re: mudando dono dos arquivos (trabalho urgente!)
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2007, 15:26 »
Este link de nosso wiki (documentação oficial do Ubuntu Brasil) também ira lhe ajudar, não só com esse mais com todos os demais comandos de uso mais rotineiro.

http://wiki.ubuntubrasil.org/ComandosBasicos#head-cd7ef0b9f7aeda593cbb2946b24f8fbb086a6a71

[EDITED]
Pô, agora que me liguei que este tópico é mais velho que minha avó.  ???
[/EDITED]

T+
Arlei
« Última modificação: 06 de Maio de 2007, 15:27 por arlei »

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: mudando dono dos arquivos (trabalho urgente!)
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2007, 15:56 »
Este link de nosso wiki (documentação oficial do Ubuntu Brasil) também ira lhe ajudar, não só com esse mais com todos os demais comandos de uso mais rotineiro.

http://wiki.ubuntubrasil.org/ComandosBasicos#head-cd7ef0b9f7aeda593cbb2946b24f8fbb086a6a71

[EDITED]
Pô, agora que me liguei que este tópico é mais velho que minha avó.  ???
[/EDITED]

T+
Arlei

   O tópico e histórico mesmo hehehe ;D Postei minha solução em caráter de registro, como cheguei nele pesquisando pra resolver um problema, achei que seria interessante postar também a forma que encontrei de solucioná-lo, caso alguém caia aqui pesquisando como eu já pode encontrar mais uma alternativa. Valeu pelo link da wiki, acabei de fazer uma instalação do zero aqui e meus favoritos estão vazios, o Ubuntu-br certamente vai pra lá. ;)