Autor Tópico: ubuntu na agencia de publicidade  (Lida 4169 vezes)

Offline pananba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
ubuntu na agencia de publicidade
« Online: 24 de Abril de 2007, 12:05 »
Sou usuário linux no mais estrito termo da palavra "usuário" hehe

Mas quero deixar um depoimento por ser uma situação em que o linux foi usado inicialmente como um quebra galho em uma situação profissional e acabou ficando como SO vitalício.

Eu trabalhava em agência pequena de comunicação (como milhares que existem em são paulo  :) ) a agência foi crescendo, os clientes tambem, e logo começamos a ter problemas com a licensa dos nossos programas.. os quais eram, todos olho de vidro e perna de pau! Resumindo se nã comprassemos as licensas poderíamos começar a ter problemas.

Ainda no impasse do que fazer um programador que rabalhava lá veio com a solução por que não instalar   o linux (ele já usava slackware), foi então que um mundo novo se abriu.

Passamos a usar o linux para todos os trabahos comerciais, blender (esse é fantástico) para 3D, gimp, inkscape e scribus, quanta, krita, uma infinidade, tudo de conciencia limpa. É clrao, muitas dificuldades técnicas, para quem trabalha na area entende, sem suporte a CMKY, ausencia de aplicações mais especificas, como um bom gerenciador de fontes (alguem conhece um?), gerenciador de perfils de cores, sem a possibilidade de instalar o ppd de impressoras, e monte de outras que na época me deixavam maluco, mas que hj compreendo não ser um problema do "linux", mas sim do mercado que não enxerga uma possibilidade de ganhar dinheiro com o linux.

No começo ouve uma queda de produção, perdiamos mais tempo configurando e aprendendo do que produzindo, mas logo essa curva se alterou e trouxe uma coisa que para im não tem preço, que é o controle do processo, mesmo que o processo seja limitado, mas ele é seu você entende e domina, não importa se você é usuário, é só um questão de tempo para isso.

hj a agencia não possui mais da metade das estações com linux (devem ser 10 no total), uam metodologia própria de trabalho, e produz a mesma altura que com os programas propretários.

Eu já sai da agência, hj trabalho em uma multinacional, mas enquanto escrevo esse artigo estou instalando o ubuntu na maquina aqui ao lado. Não sei se va dar certo pois é uma area muito técnica, mas vamos ver. no que da.!

Efim. sei que o texto ta meio desconexo e cheio de erros rsrsrs, desculpem, mas senti muita vontade de contar esse "causinho"  aqui ,onde o linux provou sua qualidade graças ao trabaho de comunidades como essa.

Parabéns a todos




Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: ubuntu na agencia de publicidade
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2007, 13:11 »
gerenciador de fonts - o que eu faço é ter duas pastas:

~/.fonts
~/.fonts_disabled

e arrasto entre as duas as que eu queria instaladas ou desinstaladas (normalmente funciona...)

(era um bocado o que eu fazia no MacOS-Classic 7.1 - e fiquei com o vicio...)