Autor Tópico: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.  (Lida 6497 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
A margem de lucro que as empresas de software trabalham hoje, em 80% dos casos é muito fora da realidade. Um pouco antes do inicio do sucesso da Microsoft a grande vedete era a IBM que tinha com a venda de equipamentos seus rendimentos principais. Os mesmos executivos que se lamentaram anos depois, foram os que descartaram o projeto da Xérox, que foi comprado pela Apple, e copiado por Gates. Era nada mais nada menos que um tal de mouse e um sistema com ícones e orientado a objeto. Os executivos da IBM chegaram a rir daquilo tudo, mais hoje quem rir é Bill.

Com o tempo essa coisa toda explodiu, a Apple se fechou com seu hardware propietário, mais Gates mesmo com um sistema inferior ao da Apple, teve a visão da abertura de mercado e cresceu vertiginosamente dia após dia. Nesse primeiro trimestre de 2007 a divisão responsável pelo Windows, registrou US$ 5,27 bilhões em vendas, cerca de 67% mais do que no primeiro trimestre de 2006.

Sabe por que esse cara tem uma fortuna pessoal calculada em US$ 56 bilhões, por que ele criou uma coisa chamada monopólio. E é ela que faz com que a margem de lucro da Microsoft seja estratosférica.

Um empresa de chip ou de memória nem em sonho tem lucros superior a 6%, coisa que a empresa de Bill nunca fez. O custo teórico seria das pesquisas de desenvolvimento do software da caixinha e da mídia. Só que nesse caso a empresa dele por não ter concorrentes não fica nos 6% ou 10% líquidos e sem com lucros de 100%, 200%. Se ele tem como fortuna pessoal isso tudo, imagine a empresa. A Microsoft.

Então a função do Linux nisso tudo é quebrar um pouco desse monopólio, pois a Apple esta mais preocupada em ser exclusiva. Em ser uma grif. E que sobra nisso tudo?

O Linux é claro. Mais precisamente o Ubuntu, que leva sério o desktop. Eu diria que a maior preocupação da Microsoft é que a Canonical pode jogar um balde de água fria na maior empresa de treinamento gratuito do mundo. A Windows Piratation Trainer Inc. “Esse braço da Microsoft fornece milhares de copias piratas ao usuários” para que esses em suas casas instalem, usem o Windows, se adaptem e cheguem nas empresas treinados.

Pois é nas empregas, governos etc, que a Microsoft ganha dinheiro. Mais tudo bem.

Um abraço a todos.
Fred, Nq6
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2007, 00:31 »
http://www.youtube.com/watch?v=mJlWSoy-GLA

Esse ai é o comercial do Linux da IBM...isso é muito legal, fala bem o que você disse... =)

abraços.

Offline Tuxtu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2007, 00:59 »
Quem já assistiu o filme "Piratas do vale do silício" sabe que tudo o que você disse está de acordo!
Tenho a sensação que esse balde de água fria que a Canonical possa dar ainda demore um pouco.
Mesmo assim, continuo firme usando meu software livre mesmo sendo tachado de bobo pelas pessoas que não conhecem o linux, uma grande maioria.
Avatar removido por ultrapassar o limite regulamentado nas regras do fórum
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2007, 09:20 »
Porque queremos tanto derrubar a MS? Eh saudavel para o mercado ter concorrencia(nao monopolio). Teriamos que nos focar no crecimento do Linux, nao pela queda da MS. Sao ideias iguais, porem, diferentes.
« Última modificação: 11 de Maio de 2007, 13:20 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2007, 09:32 »
Porque queremos tanto derrubar a MS? Eh saldavel para o mercado ter concorrencia(nao monopolio). Teriamos que nos focar no crecimento do Linux, nao pela queda da MS. Sao ideias iguais, porem, diferentes.

Existe uma concorrência entre as próprias distribuições do Linux...Ubuntu, Kurumin, Red Hat e outras. Mas a MS deve realmente ser derrubada, pois ela prega o monopólio TOTAL e formatos FECHADOS. Estou "fulo" da vida pois não consigo assistir a TV TERRA, pois o formato é .wmv (formato padrão do windows) e eu quero a queda do windows. Cabei de mandar um e-mail pro tv terra, perguntando se eles vão me comprar o windows original para eu assistir o tv terra (pois sou assinante) ou se eles vão mudar os formatos de vídeo. Se fosse um formato aberto .ogg todos poderiam assistir...essa é a questão...fazer FECHADO ou fazer ABERTO...somos uma parecela de excluidos...somos a MINORIA...somos usuários de Linux !

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2007, 10:58 »
Citar
Existe uma concorrência entre as próprias distribuições do Linux...Ubuntu, Kurumin, Red Hat e outras. Mas a MS deve realmente ser derrubada, pois ela prega o monopólio TOTAL e formatos FECHADOS. Estou "fulo" da vida pois não consigo assistir a TV TERRA, pois o formato é .wmv (formato padrão do windows) e eu quero a queda do windows. Cabei de mandar um e-mail pro tv terra, perguntando se eles vão me comprar o windows original para eu assistir o tv terra (pois sou assinante) ou se eles vão mudar os formatos de vídeo. Se fosse um formato aberto .ogg todos poderiam assistir...essa é a questão...fazer FECHADO ou fazer ABERTO...somos uma parecela de excluidos...somos a MINORIA...somos usuários de Linux !

Não somos marionetes do monopolio imposto por empresas cujo o unico proposito é o lucro!A MS não é a unica, todos sabemos!
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Darcamo

  • Visitante
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2007, 11:47 »
O que o rodox12 e o paozinho falaram se complementa e acho que temos que nos preocupar é em derrubar formatos fechados e não essa ou aquela empresa de software.

Um exemplo: o formato doc. Alguns anos atrás mesmo que você tivesse satisfeito com sua versão do word você poderia ser obrigado a atualizar para uma mais recente por que documentos que você recebia de outras pessoas feitos no próprio word não abriam no seu porque foram feitos em uma versão mais recente que a sua. Ou seja, você não era refém apenas do word, mas também da versão do word e sempre que a microsoft lançava novas versões era venda garantida.

Para quebrar o monopólio da microsoft temos que nos preocupar é em quebrar formatos fechadas e melhorar cada vez mais o Linux. Só com isso o monopólio poderá ser quebrado.
Chega de site de banco que só abre no IE, vídeo que só roda no windows media player, etc.

Offline mdea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2007, 12:13 »
Citar
Para quebrar o monopólio da microsoft temos que nos preocupar é em quebrar formatos fechadas e melhorar cada vez mais o Linux. Só com isso o monopólio poderá ser quebrado.
Chega de site de banco que só abre no IE, vídeo que só roda no windows media player, etc.

Escreveu bem, concordo 100% contigo; ja viu algum ogg player por ai?
Os principais males que atacam o homem vêm da ignorância - Voltaire

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2007, 13:21 »
Citar
Para quebrar o monopólio da microsoft temos que nos preocupar é em quebrar formatos fechadas e melhorar cada vez mais o Linux. Só com isso o monopólio poderá ser quebrado.
Chega de site de banco que só abre no IE, vídeo que só roda no windows media player, etc.

Escreveu bem, concordo 100% contigo; ja viu algum ogg player por ai?
Eu tenho quase certeza que o winamp toca ogg...ateh a MS usa o ogg nos jogos do XBOX...=pp
Temos que fixar o bug #1.

Offline mientefuego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2007, 16:23 »
Desculpem, mas eu acho isso falta de respeito com outros desenvolvedores de sistemas operacionais.

Dizer que o Linux é a alternativa à quebra do monopólio é muito arrivismo pro meu gosto.

Temos vários SO's aí, bem parecidos com Linux é verdade, como as BSD's, o Solaris, as versões GNU do BeOS, assim como outras soluções menos desenvolvidas, como Minix e MenuetOS.

Acho que a comunidade Linux tá forçando a saída de um monopólio para a entrada em outro. Não acho isso benéfico.

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2007, 16:28 »
Acho que a comunidade Linux tá forçando a saída de um monopólio para a entrada em outro. Não acho isso benéfico.
Ninguem esta forcando a entrada de um novo monopolio. Como pode haver monopolio de softwares com licenca GPL? O Linux eh o mais famoso dos menos populares :P , soh isso.
Temos que fixar o bug #1.

Offline mientefuego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2007, 17:00 »
Cara, estaríamos saindo de um monopólio de mercado para um monopólio intelectual.

Hoje em dia, por exemplo, dentro das faculdades de computação, quem não usa Linux já é taxado como o deslocado, o burro, o que nunca vai ser nada.

Não venham me dizer que é mentira, vejo alguns amigos meus que não querem largar o Windows "sofrendo" com isso.

Eles estão no direito deles, utilizam o SO que quiserem. Boa parte da comunidade Linux não sabe coexistir com as diferenças.

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2007, 17:04 »
Citar
Cara, estaríamos saindo de um monopólio de mercado para um *monopólio intelectual*.

ISSO EH UM GRANDE AVANCO...
Voce nao acha?
Mesmo que exista este "monopolio intelectual".
Com o monopolio de mercado, voce nao pode usar outros produtos porque o mercado esta na mao de uma entidade. Com o monopolio intelectual, voce "nao pode" usar outros produtos porque a sociedade discrimina, mas voce tem como pois outros produtos estao no mercado e concorrendo.

Citar
Eles estão no direito deles, utilizam o SO que quiserem. Boa parte da comunidade Linux não sabe coexistir com as diferenças.

Bom, acho que isso chama se personalidade, eu nao uso o Linux porque ta todo mundo usando. Eu sou tarado pelo pinguim justamente por causa do monopolio.  ;D
« Última modificação: 11 de Maio de 2007, 17:14 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.

Offline mientefuego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2007, 17:14 »
Sinceramente, não acho avanço nenhum.

Um leigo deixar de usar o Windows porque o mercado usa para usar o Linux porque quem entende de computação usa não é avanço nenhum, na verdade é retrocesso.

Preferia, se leigo, gastar o tempo que perderia estudando aprendendo um novo SO para me tornar expert naquele que já sei mexer.

Quanto à questão da personalidade, sinceramente, não entendi a sua colocação.

Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: O Linux é isso, a possibilidade real da quebra do Monopólio.
« Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2007, 17:18 »
Quanto tempo voce usa Software Livre?
Acho que voce nao conseguiu compreender ainda toda filosofia que tem por traz...

Quem nao usa Linux nos dias de hoje eh careta, quem nao usava Windows 95 antigamente era careta.

Vamos supor que futuramente haja o monopolio que voce comentou, voce prefere ficar nas maos de uma empresa como a MS que preza pelo capitalismo selvagem ou em uma empresa que preza por uma filosofia humanitaria?
« Última modificação: 11 de Maio de 2007, 17:22 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.