Autor Tópico: [Dúvida] root no ambiente gráfico.  (Lida 3485 vezes)

Offline Fvox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
[Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Online: 12 de Maio de 2007, 19:35 »
Olá, comecei a pouco tempo a mexer no ubuntu...

Ontem fui tentar ver uns videos no youtube mas o flash player nao estava instalado.

Baixei ele, mas devo instala-lo na pasta usr/lib e /share

Copiei mas o Paste não estava disponível, pois eu apenas podia ler e executar.

Dei uma fuçada em System>Administração>Usuários e grupos.

No grupo root coloquei o usuário "junior" agora pouco mas não adiantou.

Gostaria de saber como proceder  ;)

Obrigado desde já

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2007, 21:32 »
Olá amigo,

primeiro defina uma senha pro root...
ai vai no terminal e digita:

Código: [Selecionar]
sudo passwdai ele pedira sua senha de usuário (que tem privilégios de root) e depois em seguida pedir a senha do root.

Em seguida vá em Sistema >> Administração >> "Login Window" (não lembro como é em português, acho que é "Tela de início da sessão")

ai vai na ABA "Segurança" e lá em baixo marca "Permitir administrador logar"...algo assim....

abraços... =)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2007, 22:25 »
Olha o ubuntu deixa o root desativado não é a toa, isso acontece por motivos de segurança, então apesar de terem te apresentado como usar o root e como logar com ele sugiro que não faça isso.

Entenda que qualquer programa que rodar no seu PC enquanto estiver logado como root terá os mesmos poderes dele, ou seja, poderá fazer tudo. Então vamos a um exemplo bem fácil de acontecer... Imagine-se navegando na internet usando o root e um programa malicioso escondido em uma pagina execute algo em seu pc... ele poderá fazer um estrago, entre outros problemas.

Pesquise mais aqui no fórum, não vai encontrar ninguém (ou quase ninguém) aconselhando a fazer isto.
« Última modificação: 12 de Maio de 2007, 22:29 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2007, 23:13 »
Olha o ubuntu deixa o root desativado não é a toa, isso acontece por motivos de segurança, então apesar de terem te apresentado como usar o root e como logar com ele sugiro que não faça isso.

Entenda que qualquer programa que rodar no seu PC enquanto estiver logado como root terá os mesmos poderes dele, ou seja, poderá fazer tudo. Então vamos a um exemplo bem fácil de acontecer... Imagine-se navegando na internet usando o root e um programa malicioso escondido em uma pagina execute algo em seu pc... ele poderá fazer um estrago, entre outros problemas.

Pesquise mais aqui no fórum, não vai encontrar ninguém (ou quase ninguém) aconselhando a fazer isto.

Olá clcampos...não é minha intenção criticar você, mas acho que você deve olhar...a pergunta dele não foi "É seguro usar root em modo gráfico ?"..a pergunta dele foi como usar o root no ambiente gráfico...ou seja...preste mais atenção nas perguntas das pessoas....
Seria o mesmo que eu postar "Como instalar o Firefox ?" ai você posta "O firefox não é bom" o não perguntei...
Só queria que desse mais objetividade AO TÓPICO...e menos as outras coisas...

flw

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2007, 23:28 »
Olha o ubuntu deixa o root desativado não é a toa, isso acontece por motivos de segurança, então apesar de terem te apresentado como usar o root e como logar com ele sugiro que não faça isso.

Entenda que qualquer programa que rodar no seu PC enquanto estiver logado como root terá os mesmos poderes dele, ou seja, poderá fazer tudo. Então vamos a um exemplo bem fácil de acontecer... Imagine-se navegando na internet usando o root e um programa malicioso escondido em uma pagina execute algo em seu pc... ele poderá fazer um estrago, entre outros problemas.

Pesquise mais aqui no fórum, não vai encontrar ninguém (ou quase ninguém) aconselhando a fazer isto.

Olá clcampos...não é minha intenção criticar você, mas acho que você deve olhar...a pergunta dele não foi "É seguro usar root em modo gráfico ?"..a pergunta dele foi como usar o root no ambiente gráfico...ou seja...preste mais atenção nas perguntas das pessoas....
Seria o mesmo que eu postar "Como instalar o Firefox ?" ai você posta "O firefox não é bom" o não perguntei...
Só queria que desse mais objetividade AO TÓPICO...e menos as outras coisas...

flw

Se você observar outros tópicos iguais aqui verá que isto é uma atitude normal.  Não estamos aqui simplemente para ensinar como fazer as coisas, estamos aqui para ajudar outros membros da comunidade e passar este tipo de informação (segurança) é algo bastante interessante. Acho isto uma ajuda responsável, me desculpe mas considerei que prestou uma resposta correta mas não completa.

Você que é um usuário mais avançado tem obrigação de ajudar quem esta iniciando, e explicar os efeitos de uma ajuda é algo essencial.

Ja apelando no exemplo, se alguém perguntar aqui como se usa uma arma para cometer suícidio você ensinaria a usar a arma, eu colocaria os problemas que isto poderiam trazer.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2007, 23:30 »
*Luto* pela ignorância

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2007, 23:51 »
*Luto* pela ignorância

Desculpe paozinho, até li novamente minha mensagem para saber se tinha algo errado. Você não deve ter entendido o que tentei passar, mas vou repetir para tentar esclarecer.

  • Queria te passar que é normal além de explicar como fazer alguma coisa, devemos explicar também quais consequencias as ações que esta ensinando acarretam (principalmente quando diz respeito a questões de segurança).
  • Também tentei te falar que exatamente sobre este assunto (que tem vários tópicos aqui perguntando exatamente a mesma coisa) todos preferem sempre falar das consequencias a falar como fazer, deixando sempre claro que existem muitas questões de segurança envolvidos nestas ações.
  • Por último falei que você que é um usuário avançado no linux, e um bom usuário, e que por ter mais conhecimento tem um certo dever de ajudar quem esta iniciando, igual muitos fizeram para você (até mesmo eu, que além de já ter te ajudado muitas vezes aqui, também passei horas ajudando pelo msn)

Então não entendi o porque de achar que teve ignorância. Talvez pelo exemplo?!?!?!? Mas deixei claro que era um exemplo extremo, de forma a deixar claro como é importante falar sempre de segurança.

Peço desculpas por ter achado isto, mas acho que se ler de novo, e ler com atenção, verá que não quis fazer isto, como nunca quis antes. Se pensar verá que não sou de xingar as pessoas.....
« Última modificação: 12 de Maio de 2007, 23:59 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline f.viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2007, 00:08 »
Todos os que respondem os tópicos estão empenhando solidariedade, e isso é ótimo, sempre. Se todos fôssemos solidários, o mundo seria um paraíso.

Como sou novato no Linux, e a pergunta foi feita por um novato ("Olá, comecei há pouco tempo a mexer no Ubuntu."), resolvi meter o bedelho na questão. Paozinho teve muito boa-vontade e efetivamente respondeu o que foi perguntado, sem dúvida. Mas creio que a intervenção do Clcampos foi igualmente proveitosa, porque é preciso, sim, advertir as pessoas dos possíveis prejuízos que poderão ter ao usar um conhecimento novo.

Desse modo, as abordagens diferentes e complementares construíram uma resposta consistente. Informou-se e fez-se advertências. Tudo de bom!




Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2007, 00:17 »
Todos os que respondem os tópicos estão empenhando solidariedade, e isso é ótimo, sempre. Se todos fôssemos solidários, o mundo seria um paraíso.

Como sou novato no Linux, e a pergunta foi feita por um novato ("Olá, comecei há pouco tempo a mexer no Ubuntu."), resolvi meter o bedelho na questão. Paozinho teve muito boa-vontade e efetivamente respondeu o que foi perguntado, sem dúvida. Mas creio que a intervenção do Clcampos foi igualmente proveitosa, porque é preciso, sim, advertir as pessoas dos possíveis prejuízos que poderão ter ao usar um conhecimento novo.

Desse modo, as abordagens diferentes e complementares construíram uma resposta consistente. Informou-se e fez-se advertências. Tudo de bom!





Putz f.viana você escreve muito bem, de forma clara e poderia dizer até "bonita". É bom "ver" quem escreve de forma clara assim, sendo que nem sempre consigo ser tão claro. Mas só para constar estamos todos sempre a disposição para ajudar, e as vezes a disposição é tanta que temos algumas discussões mais acalouradas, mas acho que quando a discussão se mantem apenas por assuntos técnicos como seu ponto central são sempre produtivas.

Seja muito bem vindo!
« Última modificação: 13 de Maio de 2007, 00:19 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline f.viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2007, 00:28 »
Quanto à escrita, bondade sua!

No mais, tenho encontrado excelente apoio aqui no Fórum, e tenho o maior respeito por todos os que dedicam parte do seu precioso tempo para ajudar os outros, como é o caso de vocês, Clcampos e Paozinho.

Abraço a todos.

Offline Fvox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2007, 00:33 »
Obrigado a todos, e o debate foi até interessante para mim.

Sobre segurança, isso não é problema para mim, pode ter certeza disso!  ;D

Obrigado paozinho, clcampos e f.viana por amenizar a coisa rsrs

Valeu pessoal!  ;D

Offline goofed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] root no ambiente gráfico.
« Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2007, 13:14 »
Só queria que desse mais objetividade AO TÓPICO...e menos as outras coisas...
Pense que isso me deixou *** também... Criei outro topico querendo saber como copiar configuracoes de um usuario para o outro (quero copiar as configs do meu para o usuario root) e falaram só "Nao aconcelho fazer isso"...
Õ povo chato. Nao sei como o linux ta crescendo com tanta gente chata. E é pq eu ainda falei que se eu perder todos os meus arquivos nao me importava, ja que so to usando a maquina pra testes.
Ubuntu Lover - Desde Abril/2007