Autor Tópico: Excluir usuários que não logarem por 1 ano  (Lida 4156 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Excluir usuários que não logarem por 1 ano
« Online: 13 de Junho de 2007, 03:53 »
Eu estava dando uma olhada nesta seção do fórum:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?action=mlist;sort=posts;start=0

E reparei que havia 180 páginas (com 30 usuários listados em cada) com usuários sem nenhum post no fórum.
Fazendo as contas: 180 X 30 = 5.400 usuários registrados que nunca postaram !.
Cerca de 45% dos usuários registados deste fórum (de um total de 12 mil), não têm um post sequer!
Pelo menos 3.000 destes com cadastros de 2005.

--------

A minha sugestão é que os cadastros que não efetuarem login por mais de um ano sejam removidos.

Isso geraria um melhor acompanhamento do tamanho real da comunidade.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Excluir usuários que não logarem por 1 ano
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2007, 13:56 »
Obrigado pela sugestão. Conversamos na equipe e pontuamos que vários usuários são apenas ouvintes. Poderia-se excluir acesso de pessoas que participam ou podem voltar a participar.
O fato da exclusão de cadastros seria uma manutenção que poderia gerar problemas de tempo para os administradores.
Também, consideramos impossível saber o tamanho da comunidade pela quantidades de usuários ativos no fórum. Até o fato de ter "usuários ativos" é impreciso já que quanto mais fácil fica o Ubuntu menos suporte é necessário.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Excluir usuários que não logarem por 1 ano
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2007, 14:51 »
Eu particularmente não gosto da exclusão, seja ela qual for... Se o usuário não tem nenhum post no fórum, nenhuma mensagem enviada pode até ser que não cause problemas, mas e aqueles que tem? Vai excluir as mensagens também? os post's? Se não excluir como vai tratar o remetente destes post's/mensagens?

Isso é o mesmo problema de excluir em um sistema. Imagine excluir um Cliente num sistema... e as interações já gravadas tendo este Cliente como referência?

Exclusão para mim é problema, normalmente aconselho clientes a não fazer, nunca (com excessão de um cadastro errado ou algo do gênero), e explico ao usuário o porque disto.Não podemos esquecer também que um dos baratos  da informática e gerar facilmente históricos e consultas, que muitas vezes são a base para tomada de decisão, e para isso é importante manter os dados.
« Última modificação: 13 de Junho de 2007, 14:54 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Excluir usuários que não logarem por 1 ano
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2007, 00:38 »
Eu particularmente não gosto da exclusão, seja ela qual for... Se o usuário não tem nenhum post no fórum, nenhuma mensagem enviada pode até ser que não cause problemas, mas e aqueles que tem? Vai excluir as mensagens também? os post's? Se não excluir como vai tratar o remetente destes post's/mensagens?

Isso é o mesmo problema de excluir em um sistema. Imagine excluir um Cliente num sistema... e as interações já gravadas tendo este Cliente como referência?

Exclusão para mim é problema, normalmente aconselho clientes a não fazer, nunca (com excessão de um cadastro errado ou algo do gênero), e explico ao usuário o porque disto.Não podemos esquecer também que um dos baratos  da informática e gerar facilmente históricos e consultas, que muitas vezes são a base para tomada de decisão, e para isso é importante manter os dados.

Não haveria um aumento no desempenho do fórum se houvesse exclusão dos usuários que não tem nenhum Post ?? Não os que não logam por mais de um ano...mas tem gente lá registrada em 2005 que não postou nenhuma vez...2 anos sem postar..acho que haveria um ganho ai...não sei...só estou dando minha opinião...o que você acha ?

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Excluir usuários que não logarem por 1 ano
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2007, 12:25 »
A idéia original é boa: excluir os que não logam por um ano. Assim evita-se que aqueles que apenas lêem o fórum sejam excluídos, já que eles devem pelo menos se logar, além de incluir aqueles que já postaram, mas sumiram do mapa.

Uma outra idéia é mandar e-mails para os usuários que se encontram nessas circunstâncias, avisando que se não logarem nenhuma vez em um mês serão removidos.