Autor Tópico: Programa para conectar celular ao Ubuntu  (Lida 8254 vezes)

Offline tbaroni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Online: 14 de Maio de 2007, 16:48 »
Tenho um celular Nokia 6600 e uso muito a transferencia de arquivos via bluetooth.
Alguém sabe como eu faço isso pelo Ubuntu?
"Obrigado pela atenção!"


Offline rodox12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
  • Coisinha fofa!
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2007, 17:06 »
Eh isso ai que ele disse ai em baixo... ;)
« Última modificação: 14 de Maio de 2007, 17:10 por rodox12 »
Temos que fixar o bug #1.

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2007, 17:07 »
Se você já tiver um Bluetooth Dongle USB faça o seguinte:

Instala o pacote gnome-bluetooth

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gnome-bluetooth
Conecte seu Dongle na porta USB, depois vá em:

Aplicações/Acessórios/Compartilhamento de Arquivos Via Bluetooth.

A partir de agora você já deve encontrar o seu PC no celular e conseguir enviar arquivos para ele.

Para enviar arquivos do PC para o Celular, faça o seguinte: Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo, selecione: Enviar Para, Escolha: Enviar como Bluetooth (obex Push), Escolha Enviar para: Selecione seu dispositivo aqui e clique em Enviar.

Deve funcionar.
Egg

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2007, 16:14 »
tbaroni,

   Sei que já passou um tempinho, mas só complementando o tópico para quem interessar:

      1) Como o eggx falou, mas para utilizar o Enviar para, você tem que instalar o pacote gnome-sendto

       2) Existe um pacote ótimo chamado gnome-vfs-obexftp , com ele, o nautilus passa a reconhecer endereços OBEX, e assim ele abre o diretório do seu celular como se fosse diretório local. É muito simples com ele, e se você for transferir muitos arquivos do celular para o PC, é melhor. Para utlilizar, ao colocar o dongle, vai aparecer o ícone do BT na barra e você manda "Browse" e escolhe seu celular... bem simples...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2007, 16:23 »
Citação de: Lex Luthor
2) Existe um pacote ótimo chamado gnome-vfs-obexftp , com ele, o nautilus passa a reconhecer endereços OBEX, e assim ele abre o diretório do seu celular como se fosse diretório local. É muito simples com ele, e se você for transferir muitos arquivos do celular para o PC, é melhor. Para utlilizar, ao colocar o dongle, vai aparecer o ícone do BT na barra e você manda "Browse" e escolhe seu celular... bem simples...

Puxa... essa uma uma das poucas coisas que me prende ao Windows ainda.

Toda vez que quero baixar as fotos do meu celular para o micro, tenho que abrir o XP no VirtualBox, pois só ali minha comunicação BT com celular funciona. Via Ubuntu dá erro no celular quando tento a comunicação com o BT USB. Já fiz o registro com a senha igual, mas nada.

No Windows tenho um drive instalado do fabricante do BT USB (Encore) que me abre uma tela para fazer a carga/descarga de arquivos via copiar/colar. Gostaria MUITO de fazer isso pelo Ubuntu e ticar na minha listinha menos um aplicativo de dependência do Windows.

Cheguei a baixar o OBEX do KDE (uso o gnome) pra ver se dava "uma forcinha" no ambiente. Mas nada... Um dos aplicativos reconhece o celular, mas é só para enviar arquivos pra ele, e o outro aplicativo é tipo um chat.

Perguntinha:
O gnome-sendto e o gnome-vfs-obexftp estão nos repositórios padrão? Quando procurei alguma coisa sobre o assunto no Synapict não encontrei para gnome, só para o KDE.

Com esta sua dica, vou tentar logo que chegar em casa!
 :)

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2007, 16:36 »
AquaMan,
   Comigo é o contrário. Comprei um dongle USB BT por 23 reais (pequenininho e muito fino), e no Ruindows tinha que instalar driver aqui e ali. O driver que veio com ele não prestava, e por acaso achei um que prestava, e só com ele que eu comecei a ser feliz com o BT->PC.

    No Ubuntu, bastou eu instalar os pacotes padrão do BT que passou a funcionar. Coloquei meu celular com vínculo para meu PC e nem senha ele pede. É claro que meu PC é seguro, e ninguém acessa, e meu BT do celular só ligo quando preciso fazer algo.

     Hoje tenho os pacotes instalados :

Código: [Selecionar]
dpkg -l |grep blue
ii  bluemon                                1.4-2.0.1                             Activate or deactivate programs based on Blu
ii  bluez-cups                             3.12-0ubuntu1                         Bluetooth printer driver for CUPS
ii  bluez-gnome                            0.11-0ubuntu1                         Bluetooth utilities for GNOME
ii  bluez-hcidump                          1.39-1                                Analyses Bluetooth HCI packets
ii  bluez-pcmcia-support                   3.12-0ubuntu1                         PCMCIA support files for BlueZ 2.0 Bluetooth
ii  bluez-pin                              0.30-2.1ubuntu3                       Bluetooth PIN helper with D-BUS support
ii  bluez-utils                            3.12-0ubuntu1                         Bluetooth tools and daemons
ii  gnome-bluetooth                        0.9.1-0ubuntu1                        GNOME Bluetooth tools.
ii  gtk2-engines-lighthouseblue            1:2.10.1-0ubuntu1                     LighthouseBlue theme for GTK+ 2.x (dummy pac
rc  libbluetooth1                          2.24-0ubuntu1                         Library to use the BlueZ Linux Bluetooth sta
ii  libbluetooth2                          3.13-0ubuntu1                         Library to use the BlueZ Linux Bluetooth sta
ii  libmultisync-plugin-irmc-bluetooth     0.82-8build1                          Adds Bluetooth support to the IrMC plugin
ii  python-bluez                           0.9.1-1                               Python wrappers around BlueZ for rapid bluet

Não sei se todos são necessários, como o bluez-cups, mas tá lá instalado. Funciona que é uma beleza.
Com esse gnome-vfs-obexftp ficou ainda mais fácil, pois não preciso mais de qualquer outra coisa senão o nautilus para copiar os arquivos, que fazia por sendto ou do Copiar pelo celular. Acho que ele está no diretório padrão sim.

Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2007, 16:50 »
Ok, Lex Luthor!

Vou procurar no Synapitc. Mas adianto que fiz minhas buscas por lá e não vi esse gnome-vfs-obexftp. Em todo caso, sua dica foi muito boa.

Qualquer coisa, posto nova msg aqui neste tópico, blza?

Abraço!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2007, 17:04 »
AquaMan,

   Verifiquei no Synaptic aqui e ele está em universe. Veja se está habilitado o repositório.

Abraço...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2007, 23:24 »
Lex Luthor,
instalei como você recomendou, executei o aplicativo, o ícone ficou na bandeja, e correu tudo bem. Consegui via Nautilus (send to) enviar arquivo para o celular, e do celular para o PC.

Mais uma função da qual não preciso do Windows!!
 :D

Mas ficaram algumas dúvidas, vê se você pode me ajudar:

1) Quando marco vários arquivos no celular para enviar para o PC, a cada arquivo recebido o Ubuntu abre uma caixa de mensagem perguntando se desejo abrir, exluir ou fechar. Não tem como ele receber todos os arquivos, um a um, sem perguntar nada?

Citação de: Lex Luthor
Para utlilizar, ao colocar o dongle, vai aparecer o ícone do BT na barra e você manda "Browse" e escolhe seu celular... bem simples...

2) Na minha barra aparecem 2 ícones: o do bluetooth (que já aparecia e corresponde ao serviço do gnome "Preferências Bluetooth", e serve para configurar o comportamento do dispositivo, estar visível, essas coisas) e a gora o do "Compartilhamento de Arquivos via Bluetooth 0.8.0". Mas em nenhum dos 2 ícones, ao clicar com o botão direito aparece a opção "Browse" como vc citou. Como faço para que, no Nautilus, eu consiga ver meu celular como pasta, via BT?

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2007, 08:56 »
Aqui o ícone do Preferências BT aparece e quando eu clico o botão direito aparece: Preferências, Sobre e Browse Device.
Agora pode ser que seja a minha versão, estou usando o gutsy. As versões dos meus pacotes, acho que é um desses dois:

bluez-gnome                            0.11-0ubuntu1                         Bluetooth utilities for GNOME
gnome-bluetooth                        0.9.1-0ubuntu1                      GNOME Bluetooth tools

No almoço vou testar em casa que estou com o Feisty.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2007, 09:31 »
Citação de: Lex Luthor
Aqui o ícone do Preferências BT aparece e quando eu clico o botão direito aparece: Preferências, Sobre e Browse Device.

Pois é, essa última opção do menu de contexto - Browse - não aparece pra mim. Pode ser por causa da versão do Ubuntu mesmo. Bem, fico aguardando sua verificação em casa, enquanto verifico as versões os aplicativos na minha instalação.

Valeu!
Abs

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2007, 00:41 »
AquaMan,

  Testei aqui em casa e realmente não aparece o Browse. Deve ser novo do Gutsy, de repente, instalando o novo pacote aí funciona direitinho.
  O nautilus recebe o endereço da seguinte forma: obex://[00:3e:ad:89:00:1a] , onde é claro esse número é o mac do seu celular.

Abraços....
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2007, 07:54 »
Lex Luthor,
fiz a pesquisa aqui e vi as versões que tenho:

Código: [Selecionar]
ii  bluetooth                                  3.9-0ubuntu4                           Bluetooth stack utilities
ii  bluez-cups                                 3.9-0ubuntu4                           Bluetooth printer driver for CUPS
ii  bluez-gnome                                0.6-1ubuntu3                           Bluetooth utilities for GNOME
ii  bluez-hcidump                              1.33-0ubuntu1                          Analyses Bluetooth HCI packets
ii  bluez-pcmcia-support                       3.9-0ubuntu4                           PCMCIA support files for BlueZ 2.0 Bluetooth
ii  bluez-pin                                  0.30-2.1ubuntu3                        Bluetooth PIN helper with D-BUS support
ii  bluez-utils                                3.9-0ubuntu4                           Bluetooth tools and daemons
ii  gnome-bluetooth                            0.8.0-0ubuntu4                         GNOME Bluetooth tools.
ii  libbluetooth2                              3.9-0ubuntu1                           Library to use the BlueZ Linux Bluetooth sta
ii  libmultisync-plugin-irmc-bluetooth         0.82-8build1                           Adds Bluetooth support to the IrMC plugin

E realmente as versões aqui são anteriores. Acho que terei que esperar o lançamento do Gutsy para aproveitar essa funcionalidade, pois não pretendo instalar antes do oficial.

Em todo caso, você saberia dizer se eu posso instalar as versões novas desses aplicativos aqui no Feisty? Ou pode dar problema? Se puder instalar sem erro, como faço isso, já que o repositório não me oferece a versão que você encontrou no Gutsy?

Obrigado pela ajuda e aquele abraço!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2007, 08:37 »
Aquaman, não vejo porque, acho que não vai ter problema nenhum instalar, e de qualquer forma, se ele der problema, é só desinstalar e reinstalar a versão antiga.

Procure na web um .deb da versão mais atual. Creio que seja o gnome-bluetooth.
Ou então, modifique seu sources.list, mande atualizar (update, não upgrade), aí mande instalar somente a versão dele mais atual e volte o sources.list antigo novamente.

Se não achar, posso pegar pelo meu gutsy aqui.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2007, 08:45 »
Ah, Aquaman, mas se você souber o mac do seu celular, o que com alguns comandos do bluez você descobre facim facim, você pode digitar diretamente no nautilus. Aí pelo menos você pode testar.
Conseguindo, pode adicionar o celular na lista de locais do nautilus, ali do lado, e não vai precisar digitar toda hora.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -