Autor Tópico: Programa para conectar celular ao Ubuntu  (Lida 8255 vezes)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #15 Online: 15 de Agosto de 2007, 10:05 »
Citação de: Lex Luthor
Se não achar, posso pegar pelo meu gutsy aqui.

Rapaz, agardeço mais uma vez sua ajuda e, se não for pedir muito, te peço para postar aqui as linhas que devo incluir no meu source.list. Sei que a essa altura do campeonato não é lá grandes coisas dizer que sou novato no Linux, e tal, mas se você tiver como pegar aí no seu micro, seria bacana.
 :)

Quanto à dica do Nautilus (ótima dica!), acessando via mac a memória do celular, vou testar mais tarde em casa. Eu acho que consigo pegar o mac via Windows.

Valeu!
Abraços

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #16 Online: 15 de Agosto de 2007, 10:38 »
Aquaman,

  Sem problema....
  Olha, para achar o mac facim facim no Ubuntu, basta colocar o dongle, ligar o BT no celular (no modo visível) e ditigar no terminal:

Código: [Selecionar]
hcitool scan
   Se ele achar o celular vai mostrar o mac e o nome dele. Senão volta sem nada.

   Vou pesquisar e ver qual o pacote que tem o applet do BlueTooh, pois é ele que interessa. Eu acho que não é esse gnome-bluetooth, pois removi aqui e não saiu o applet. Vou pesquisar, e qualquer coisa eu te passo.
Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #17 Online: 15 de Agosto de 2007, 10:59 »
Aquaman,
 
   Descobri, o pacote é o bluez-utils. São todos os programinhas relacionados ao BT.
   Olha, como não consegui achar o caminho exato do repositório sem você precisar modificar seu sources.list (e acho melhor também você trabalhar diretamente com os .deb), peguei do meu cache aqui e coloquei nos links abaixo.
   Acho que você pode fazer o teste, coloquei os 3 porque acho que vai precisar de todos, mas se precisar de algo mais, aí não vai ter jeito mesmo. Tenta instalar somente o bluez-utils, é só mandar abrir com o instalador de pacotes. Seele pedir o outro instala o outro também.

    Se não der certo, você desintala o pacote e manda reinstalar pelo synaptic mesmo, que aí vai voltar à versão anterior.

Bluez-utils 3.12:  http://www.optanet.com.br/alex/ubuntu/bluez-utils_3.12-0ubuntu1_i386.deb
Bluez-hcidump 1.39: http://www.optanet.com.br/alex/ubuntu/bluez-hcidump_1.39-1_i386.deb (acho que é dependência do bluez-utils)
Bluez-gnome 0.11: http://www.optanet.com.br/alex/ubuntu/bluez-gnome_0.11-0ubuntu1_i386.deb

Abraço...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #18 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:57 »
Salve, Lex Luthor!

Seguinte, segui suas dicas aqui, mas fiquei meio ressabiado com uma mensagem que recebi quando tentei instalar os pacotes. Eu baixei para disco e cliquei para instalar. Nos 2 primeiros apareceu uma mensagem em vermelho "Error: Dependency is not satisfiable: libbluetooth2" e no outro a mesma coisa, só que com libc6.

Fui procurar no Synapict e vi que essas duas bibliotecas já estão instaladas, mas o que deve estar ocorrendo é que as versões devem ser diferentes, acredito eu.

Bem, como eu me considero, e sou, um novato, preferi não arriscar. Não sei resolver esse problema, e com certeza não saberia resolver caso algum dano maior acontecesse.  :-[ Um dia chego lá!!
 :)

Quanto ao mac, o comando que você passou mostrou o número na boa, mas não consegui "colocar" esse número no Nautilus, para que ele enxergasse o celular como um dispositivo, como um drive. Fui na opção de menu "Ir > Localização", colei o mac, mas ele recusou pois não reconheceu este número como alguma coisa que ele pudesse acessar. Tem alguma forma mais eficiente?

No mais, te agradeço novamente pela sua ajuda e paciência. Acredito que esperar o Gutsy seja uma opção mais segura pra mim, que não tenho tanta desenvoltura com o Linux assim.

Aquele abraço!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #19 Online: 16 de Agosto de 2007, 10:07 »
Lex Luthor,
consegui chegar lá!

Ontem, lendo a lista de mensagens não-lidas, esbarrei com essa msg:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23998.0.html

Seguindo um link de uma dica do rjbgbo, fui pra cá:
http://wiki.ubuntubrasil.org/Utilitarios/GerenciandoCelular

E a partir deste link, cheguei nesta imagem aqui, cujo link tá no final da página:
http://static.flickr.com/72/216078971_c7910f5667_o.png

Pois bem, aquele endereço obex na caixa de texto do Nautilus foi uma dica de como eu deveria apontar para o celular. Tentei como estava lá, com o mac do meu cel, mas sem o ":10" no final. Deu erro. Inseri o ":10" e funcionou. Não faço a mínima idéia do que seja esse sufixo, mas o Nautilus passou a mostrar as pastas do celular.
 ;D

Tentei criar uma pasta-atalho, mas não consegui, pois o Nautilus não deixa (ou pelo menos eu não sei como) criar um atalho do nada (clique com botão direito na área de trabalho do diretório corrente não mostra opção "Criar atalho", como dá pra fazer no Windows). Então, na área de trabalho do Desktop criei um arquivo cujo comando era essa frase do obex + mac + ":10", e agora, ao dar duplo clique nele, abre o ambiente do celular.

Um outro caminho que tentei foi criar uma pasta qualquer (nova pasta) e logo após criar um atalho para esta nova pasta. Tentei alterar, pelas propriedades deste atalho, o conteúdo do link, mas o Nautilus não deixa editar esta informação. Existe alguma forma de criar um atalho "vazio" e fazê-lo depois apontar para onde se deseja?

O comando que você me passou, "hcitool scan", foi importante para chegar no resultado que cheguei.

Cada vez mais me surpreendo com o Linux-Ubuntu.
Menos uma tarefa que dependia do Windows. E feita de uma forma muito mais simples e clara.
 :D

Aquele abraço e, mais uma vez, obrigado pela ajuda!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Programa para conectar celular ao Ubuntu
« Resposta #20 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:27 »
AquaMan,

 Que bom que conseguiu !  O que gosto do Linux é isso: TUDO TEM JEITO, hehehe..
 As dependências com certeza é que no Gutsy está tudo mais atualizado... antão só esperando mesmo. Lá em casa tá a mesma coisa, mas o Gutsy só instalo lá quando sair a release, pois não sou só eu que mexo.
 
  Sobre o endereço, eu já tinha dito que era para colocar o obex://[mac], só que não tinha visto esse :10. Mas que bom que você descobriu por sí só, pois assim a gente se sente mais confiante com novos desafios...

Precisando estamos por aqui.
Um abraço....
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -