Autor Tópico: monitor desconfigurado(640x480), somente...  (Lida 13252 vezes)

Offline Kenedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 122
    • Ver perfil
monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Online: 14 de Maio de 2007, 18:56 »
Seguinte...após sofrer para deixar meu "monitor & video" do jeito que eu queria, alguem mexeu no meu computador e, a tela esta "enorme" e não aceita mais configurações, por favor alguem me ajude a resolver este problemunha...Repito, o comando de configuração no "monitor & video" não aceita comandos...Desde já agradeço.
« Última modificação: 14 de Maio de 2007, 22:44 por Kenedy »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: monitor(video) desconfigurado, não aceita comandos...
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2007, 20:48 »
Kenedy,
não sei se isto vai ajudar, mas já vi problema semelhante em computadores com Windows, sempre que se combinava uma determinada marca/ modelo de monitor e uma determinada marca de placa de vídeo: a seta do cursor ocupava metade da tela, e era quase impossível mudar as configurações. Mesmo quando se conseguia, no próximo boot o problema reaparecia. A solução temporária foi obter novos drivers para o monitor, a definitiva foi dispensar tanto monitor quanto placa...
Parece-me que quem mexeu no seu micro mudou os drivers de um ou outro; sugiro que tente reinstalar os que estava usando.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Kenedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 122
    • Ver perfil
Re: monitor(video) desconfigurado, não aceita comandos...
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2007, 20:53 »
teria como vc me explicar como fasso esta troca de drivers....

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: monitor(video) desconfigurado, não aceita comandos...
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2007, 21:06 »
Você deve tentar obter os drivers para Linux adequados à marca e modelo de sua placa de vídeo, mas infelizmente poucos fabricantes os disponibilizam nos seus sites. Talvez você possa conseguí-los usando o Automatix ( foi o meu caso), ou alguém mais aqui possa dar outra idéia. Por favor, poste os dados do seu sistema, especialmente da placa de vídeo/monitor, bem com qual Ubuntu você está rodando, e se o problema é constante ou só surge com determinados programas; isso pode ajudar.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Kenedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 122
    • Ver perfil
Re: monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2007, 23:12 »
consegui esta ajuda, mas não sei como editar...teria como vc me ajudar, via terminal talvez !? veja abaixo a dica:

Essa dica é pra quem usa Ubuntu ou similares.

Sempre que é instalado o Ubuntu, tanto o monitor quanto a placa de vídeo são detectados, o problema está na resolução, onde a máxima permitida é 640x480 com frequência do monitor de 60Hz.

Em virtude disto sempre imaginamos que possa haver algum problema com o driver do vídeo, mas na maioria dos casos o problema não passa da má configuração da frequência do monitor.

A dica é: edite o arquivo de configuração do Xorg (geralmente /etc/X11/xorg.conf) e localize a seção "Monitor":

Section "Monitor"

Neste corpo de configuração adicione as informações relativas à frequência do monitor, que pode ser localizada no manual dele próprio, por exemplo:


HorizSync 30.0 - 72.0
VertRefresh 50.0 - 160.0

Grato...

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2007, 23:27 »
estou com um problema parecido, q talvez vcs possam me ajudar tbm, e ainda esclarecer nosso amigo kenedy.

eh o seguinte... eu fiz essas alterações no meu serviço, pra resolução no xorg.conf e deu certo

jah aki em casa, dah pau, pq tah em 1024x768, mas pro meu monitor TCE 14" eh melhor eu usar 800x600

no entanto, qdo coloco esta resolução fica totalmente ilegivel

onde encontro a frequencia exata do meu monitor? tipo, nao encontrei o site do fabricante

precisava de uma listagem do tipo: monitor marca X, modelo y -> frequencia horizontal e vertical eh z e y

brigadao pela ajuda

abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Kenedy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 122
    • Ver perfil
Re: monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2007, 23:30 »
Eunir...me explique como vc fez...pois esta configuração(1024....) era a minha antiga...mas não sei editar...Grato...

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2007, 23:43 »
Eunir...me explique como vc fez...pois esta configuração(1024....) era a minha antiga...mas não sei editar...Grato...

kenedy, eh o seguinte:

vai em aplicações -> acessórios -> terminal

no nosso querido terminal, vc digita o seguinte:

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

sendo:

- sudo: super usuario (vai te pedir a senha)
- gedit: editor de texto, tipo bloco de notas
- /etc/X11: local onde fica o arquivo de informações de hardware basicas (o X é maiúsculo)
- xorg.conf: nome e extensão do bendito arquivo que vc procura (sao 4 caracteres na extensão msmo)

dai vc olha, lah em baixo, onde tem "640x480"

dai vc acrescenta antes "1024x768" "800x600" "640x480"

exemplo: onde tiver:

Modes "640x480"

vc substitui por:

Modes "1024x768" "800x600" "640x480"

eu tive que alterar isso umas 5 vezes, dentro do xorg.conf

dai vc salva e fecha tudo e pressiona: ctrl + alt + backspace, pra reiniciar o ambiente grafico

eu fiz apenas isso no serviço e deu certo, agora aki em casa, num pc + simples, tah dando problema

boa sorte, cara, espero ter te ajudado

boa noite e [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2007, 23:47 »
Vamos ver... a primeira coisa é tentar reconfigurar o X ( ambiente gráfico). No Terminal:

          dpkg-reconfigure xserver-xorg

Em geral já resolve.

Kenedy,
para editar o xconf.org ( caso o acima não funcionar), vá no terminal e digite:
            sudo gedit /etc/x11/xorg.conf
e faça a mudanças necessárias. Salve, reinicie o X ( acho que é com "CTRL + ALT + BackSpace") e veja o que deu.

Eunir,
monitores têm limites de resolução possíveis. Como regra geral, os de 14 " devem ficar em 640x480, os de 15" em 800x600 e os de 17" em 1024x768. A frequência de varredura deve ser mais alta quanto mais alta a resolução, para evitar o "flicker" ( aquele piscar que se percebe numa tela totalmente branca);  em 17" é por volta de 75 a 85 Hz, em 15" aí por 68-70 Hz. Isso depende do monitor: os mais antigos não permitem aumentar a resolução sem derrubar a frequência para 60 Hz ( posso explicar isso melhor, mas não quero aumentar muito o post...).
Sugiro que você procure as especificações do seu em fóruns de hardware, mas adianto que dificilmente ele irá acima de 70 Hz, o que limita a sua resolução a valores inferiores.

Boa sorte!...

VB5


« Última modificação: 14 de Maio de 2007, 23:55 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2007, 23:53 »
VB5, obrigado pela atenção...

entendi o q vc disse, mas esclarece uma coisa pra gente, por favor: se eu to usando esse monitor TCE 14" em 1024x768, e no Windows 98 (a maquina nao aguenta nem o Me  ::)) eu usava 800x600, deve ter alguma forma de eu diminuir essa resolução pra 800x600 no meu Feisty, que eu nao abro mao... hehehe concorda? rsrs

o problema eh q eu to igual ao Popó, to apanhando de tudo qto eh lado rsrsrsrsrs

mas obrigado pela força, VB5, vou procurar no Tio Morimoto e ver se eu acho, pois aki no nosso forum soh tem citação pra scanner TCE, monitor tem nenhum rsrsrsrs

vlw, to indo olha la... tomara q o kenedy resolva o problema dele tbm

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2007, 00:06 »
Eunir,

A frequência de varredura define quantas vezes por segundo o feixe de elétrons varre a tela do topo ao fundo. Se você usa uma resolução com mais linhas horizontais ( tipo 1024x768), o feixe tem que ser mais rápido, ou a tela vai piscar ( mesmo que você mal note, isso dá uma dor nos olhos no fim do dia...  :( ). Para ajustar isso, edite o xorg.conf e selecione primeiro resolução 640x480, com frequência de varredura de 60 Hz - deve funcionar. Depois tente 800x600 e veja se pode subir um pouco mais a freguência. Mas não tente ir além disso, não vai dar... e mesmo que dê, seus olhos vão pagar o pato!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2007, 00:13 »
o feixe tem que ser mais rápido, ou a tela vai piscar ( mesmo que você mal note, isso dá uma dor nos olhos no fim do dia...

VB5 do ceu, vc acaba de me explicar o pq da dor nos olhos q sinto, q jah gastei dinheiro comprando tela anti-reflexo e ateh oculos de descanço, com lente "fresca" azulada kkkkkkkkkkkkk

nossa, nunca pensei q fosse isso, caraca

mas entao, VB5, o comando dpkg-reconfigure xserver-xorg resolve o problema do meu mouse serial aki em casa, que eu tive que resolver na unha rsrsrsrs mas nao resolveu meu monitor  ::)

tipo, se eu quiser usar 800x600, qual a frequencia ideal, vc sabe me dizer?

brigadao, VB5, vc salvou minha dor nos olhos  ;D
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2007, 00:25 »
É, Eunir, eu aprendi isso do pior jeito também...  ;D Bom, se você quer usar 800x600 ( o que é possível na maioria dos monitores 14"), tente elevar a frequência para perto de 70 Hz, tanto quanto possível. Se quiser testar se ainda há "flicker", abra uma tela toda branca ( como no editor de texto) e olhe não para o centro do monitor, mas um palmo à direita ou esquerda do monitor: sua visão periférica perceberá facilmente se a tela pisca ou não. Mas, com a queda de preço dos monitores CRT, se for possível troque para um de 17"... tenho um 100% plano que é ótimo, e deve estar no máximo uns 300 pilas...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2007, 00:30 »
VB5, brigadão pela força. vou fazer isso

fui procurar a frequencia do monitor e achei isso aki, ó

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=20029.0

pus pra gente dar risada lah no café com ubuntu

vou testar amanha, e posto aki se deu certo

abraçao... boa noite pra ti t++

obrigado, mais uma vez
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: monitor desconfigurado(640x480), somente...
« Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2007, 00:41 »
Certo, continuamos amanhã... o trampo pega cedo!... Abraço, e boa noite!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB